noInfo Escreveu:
cindelP
o meu avo no passado era caçador e criador de perdigueiro portugues.. a preocupaçao fundamental dele era msm a funcionalidade do cão onde o objectivo dele era ter exemplares dotados para a caça e claro está...a cauda era cortada pelos motivos que sabemos..e nao pq o estalão dizia mas sim pq era benefico na função do cão!
Aí está, o proprio estalão é feito tendo em conta a funcionalidade, só o beneficiando nesse aspecto.
em relação ao corte das orelhas...o exemplo dos antigos caes de luta onde as orelhas eram cortadas para eliminar pontos fracos no cao,devido a serem locais de facil acesso ao seu adversario....hj em dia que sentido isso faz??? para que ter um mastim napolitano ou um pit para companhia com orelhas cortadas??? e mesmo para guarda?? ng vai puxar as orelhas aos caes....lol
[/quote]
Mas noINFO, os cães já não lutam, isso é verdade ... mas sendo assim bato novamente na mm tecla, para que manter as raças? Se já não trabalham, não faz mutio sentido mantê-las com as caracteristicas - pêlo, porte ..., né?
De qq das formas, convêm salientar que também nos cães de guarda o corte das orelhas é tb factor de dissuasão, evitando que o canito se veja numa situação in extremis.
Realça-se tb o facto que muitos cães de guarda são mantidos em matilha (este factor é a razão principal do corte das orelhas nos CAOs) e de tal modo, sendo dominante é comum haver lutas para estabelecer hierquias. Deste modo, o corte das orelhas aqui tb actua de forma preventiva.
[quote_nelsonk]se formos pelo seu ponto de vista que em certos caso até tem razão de o ser como o caso dos bracos e outros cães de caça ! no caso dos cães de guarda hoje em dia são poucos aqueles que efectivamente fazem guarda ao que quer que seja !
e neste caso voltamos á mesma discussão de sempre que é a funcionalidade de certas raças ! será que os rotts ainda são utilizados como guardas puros ou sim como mais um cão de companhia como um labrador ou um golden ? e nesse caso qual a justificção para se continuar a cortar a cauda ? [/quote]
boas Nelson,
Pessoalmente encaro as raças como um todo, de modo que ainda acredito que quase todos os rotts sejam realmente usados na guarda de propriedades ou de pessoas. Para mim, um rott numa vivenda continua a ser um cão de guarda, aliando a essa função a companhia. Mas que continua cão de guarda, lá isso continua.
E agora é a tal coisa, se vamos partir do pressuposto de que já não usados realmente na guarda, porque razão vamos manter a côr nos rotts? Porque não permitir o castanho ou o branco? Afinal, assim sendo, já não precisam da camuflagem
E felizmente, cada vez vejo mais as raças voltarem às origens, ou seja, voltarem aos trabalhos iniciais. Os Serras cada vez mais são usados na guarda de quintas e vivendas, cada vez mais o caçador recorre a cães puros para a sua actividade ...
Por outro lado, sendo realista todos sabemos que muitas destas raças ,num futuro a medio prazo estarão extintas. Apenas ficará o fisico mais nada. O caracter e a funcionalidade, juntamente com o misticismo de cada raça estará extinto devido à sociedade em que vivemos ... mas agora, e a meu ver, cabe a nós tentar preservar isso!
nelsonk Escreveu: como é obvio o cão ñ é dado nem achado no assunto ! e nesses caso a minha opinião converge com a do noinfo .
Aqui Nelson, sou egoista. O cão é meu e tem que acatar as minhas decisões
Ãfinal, eu sou a dona e eu é que decido como e onde come, quando vai à rua, quando é altura de brincadeira ... e acredite Nelson, se eu realmente considerasse o corte uma crueldade, nunca o defenderia!
Saudações
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!