Cães com orelhas partidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 17, 2004 6:42 pm

noInfo Escreveu: exatamente cindel!
ora ai está os cortes ERAM feitos por motivos funcionais!....mas até que faz sentido continuar sim..(apesar de eu discordar) pelo facto de toda a envolvencia historica da raça etc....á que se preservar tradiçao...só que...nao é assim tao..indespensavel a meu ver...
Eram e ainda são ;)

Os cães de caça ainda caçam, os cães de guarda ainda guardam ...

Mas repare, se formos por esse lado já não há razão para mantermos as raças, certo?
Afinal, e tendo em conta que a fisionomia de cada raça está associada à função da mesma, já não havendo função tb já não há razão para mantermos o fisico.

Mas já agora, ao certo, pq razão é contra o corte?

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça ago 17, 2004 8:29 pm

cindelP
o meu avo no passado era caçador e criador de perdigueiro portugues.. a preocupaçao fundamental dele era msm a funcionalidade do cão onde o objectivo dele era ter exemplares dotados para a caça e claro está...a cauda era cortada pelos motivos que sabemos..e nao pq o estalão dizia mas sim pq era benefico na função do cão!
em relação ao corte das orelhas...o exemplo dos antigos caes de luta onde as orelhas eram cortadas para eliminar pontos fracos no cao,devido a serem locais de facil acesso ao seu adversario....hj em dia que sentido isso faz??? para que ter um mastim napolitano ou um pit para companhia com orelhas cortadas??? e mesmo para guarda?? ng vai puxar as orelhas aos caes....lol

com isto quero dizer que eu sou contra o corte nos casos onde o mesmo nao seja utililizado para o seu fim especifico!

cmp
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

terça ago 17, 2004 8:31 pm

CindelP Escreveu:
noInfo Escreveu: exatamente cindel!
ora ai está os cortes ERAM feitos por motivos funcionais!....mas até que faz sentido continuar sim..(apesar de eu discordar) pelo facto de toda a envolvencia historica da raça etc....á que se preservar tradiçao...só que...nao é assim tao..indespensavel a meu ver...
Eram e ainda são ;)

Os cães de caça ainda caçam, os cães de guarda ainda guardam ...

Mas repare, se formos por esse lado já não há razão para mantermos as raças, certo?
Afinal, e tendo em conta que a fisionomia de cada raça está associada à função da mesma, já não havendo função tb já não há razão para mantermos o fisico.

Mas já agora, ao certo, pq razão é contra o corte?

Saudações
nem todos Nanci !

se formos pelo seu ponto de vista que em certos caso até tem razão de o ser como o caso dos bracos e outros cães de caça ! no caso dos cães de guarda hoje em dia são poucos aqueles que efectivamente fazem guarda ao que quer que seja !
e neste caso voltamos á mesma discussão de sempre que é a funcionalidade de certas raças ! será que os rotts ainda são utilizados como guardas puros ou sim como mais um cão de companhia como um labrador ou um golden ? e nesse caso qual a justificção para se continuar a cortar a cauda ?
a verdade é que ambos sabemos que a grande maioria dos cortes são feitos por questões estéticas ( retiro do lote os de caça ) e como é obvio o cão ñ é dado nem achado no assunto ! e nesses caso a minha opinião converge com a do noinfo .
isto de seguir a tradição só por seguir tem muito que se lhe diga .

Nelson
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça ago 17, 2004 8:36 pm

Eu estou de acordo com o corte de rabos...Porque nos cães grandes se abanarem o rabo de felicidade, parece um chicote, então lá em casa ia tudo ao chão :o ñ haveria jarra que resistisse...Já viram o que era um Fila de São Miguel com cauda inteira a andar por casa todo feliz...pareceria que tinha passado por lá um furacão ...

E um cão de caça ñ é assim tão grande mas parecem que têm pilhas, e quando abanam o rabo, ñ o abanam, agitam-no freneticamente, até abanarem todo o corpo, parece mesmo um chicote, a minha cadela é raçada de perdigueira e espagnol Breton, quando ela abana o rabo para cima de nós fica lá a marca onde quer que ela bata com ele.
:D
nelsonk
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 8:44 pm

leoa_nova_ Escreveu: Eu estou de acordo com o corte de rabos...Porque nos cães grandes se abanarem o rabo de felicidade, parece um chicote, então lá em casa ia tudo ao chão :o ñ haveria jarra que resistisse...Já viram o que era um Fila de São Miguel com cauda inteira a andar por casa todo feliz...pareceria que tinha passado por lá um furacão ...

E um cão de caça ñ é assim tão grande mas parecem que têm pilhas, e quando abanam o rabo, ñ o abanam, agitam-no freneticamente, até abanarem todo o corpo, parece mesmo um chicote, a minha cadela é raçada de perdigueira e espagnol Breton, quando ela abana o rabo para cima de nós fica lá a marca onde quer que ela bata com ele.
:D

já que você gosta de brincar então vamos brincar mas primeiro edite lá a sua mensagem que ainda me estou a rir com tantas calinadas que deu !
depois de corrigir eu terei muito prazer em responder-lhe !

Nelson

P.S. é verdade olhe eu ñ começo a gostar de si porque estou aqui para falar de cães e ñ para gostar ou detestar quem quer que seja e olhe que o papel que você tenta passar é capaz de enganar qualquer miudo de 15 anos que ñ é o meu caso !
;)

passe bem
noInfo
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 8:51 pm

Ui!!!
pronto...agora é que vai haver mocada a serio!!! lol

Nelson tb nao perdoas nada...lol
Última edição por noInfo em terça ago 17, 2004 9:04 pm, editado 1 vez no total.
leoa_nova_
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 8:58 pm

Eu já sabia que ele ia responder assim :D
noInfo
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 8:59 pm

Ui!!!
pronto...agora é que vai haver mocada a serio!!! lol

Nelson tb nao perdoas nada...lol
Última edição por noInfo em terça ago 17, 2004 9:02 pm, editado 1 vez no total.
leoa_nova_
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:01 pm

Mas é verdade, eu sou de acordo com cortes de cauda por estas razões, mas apenas em raças de cães de grande porte que gostem muito de abanar o rabiosque, ou cães de caça!

Agora cortar orelhas é que ñ, eles são bonitos assim como são!! (ou como foram escolhidos para ser)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 9:11 pm

noInfo Escreveu: cindelP
o meu avo no passado era caçador e criador de perdigueiro portugues.. a preocupaçao fundamental dele era msm a funcionalidade do cão onde o objectivo dele era ter exemplares dotados para a caça e claro está...a cauda era cortada pelos motivos que sabemos..e nao pq o estalão dizia mas sim pq era benefico na função do cão!
Aí está, o proprio estalão é feito tendo em conta a funcionalidade, só o beneficiando nesse aspecto.

em relação ao corte das orelhas...o exemplo dos antigos caes de luta onde as orelhas eram cortadas para eliminar pontos fracos no cao,devido a serem locais de facil acesso ao seu adversario....hj em dia que sentido isso faz??? para que ter um mastim napolitano ou um pit para companhia com orelhas cortadas??? e mesmo para guarda?? ng vai puxar as orelhas aos caes....lol
[/quote]

Mas noINFO, os cães já não lutam, isso é verdade ... mas sendo assim bato novamente na mm tecla, para que manter as raças? Se já não trabalham, não faz mutio sentido mantê-las com as caracteristicas - pêlo, porte ..., né?

De qq das formas, convêm salientar que também nos cães de guarda o corte das orelhas é tb factor de dissuasão, evitando que o canito se veja numa situação in extremis.
Realça-se tb o facto que muitos cães de guarda são mantidos em matilha (este factor é a razão principal do corte das orelhas nos CAOs) e de tal modo, sendo dominante é comum haver lutas para estabelecer hierquias. Deste modo, o corte das orelhas aqui tb actua de forma preventiva.

[quote_nelsonk]se formos pelo seu ponto de vista que em certos caso até tem razão de o ser como o caso dos bracos e outros cães de caça ! no caso dos cães de guarda hoje em dia são poucos aqueles que efectivamente fazem guarda ao que quer que seja !
e neste caso voltamos á mesma discussão de sempre que é a funcionalidade de certas raças ! será que os rotts ainda são utilizados como guardas puros ou sim como mais um cão de companhia como um labrador ou um golden ? e nesse caso qual a justificção para se continuar a cortar a cauda ? [/quote]

boas Nelson,

Pessoalmente encaro as raças como um todo, de modo que ainda acredito que quase todos os rotts sejam realmente usados na guarda de propriedades ou de pessoas. Para mim, um rott numa vivenda continua a ser um cão de guarda, aliando a essa função a companhia. Mas que continua cão de guarda, lá isso continua.
E agora é a tal coisa, se vamos partir do pressuposto de que já não usados realmente na guarda, porque razão vamos manter a côr nos rotts? Porque não permitir o castanho ou o branco? Afinal, assim sendo, já não precisam da camuflagem ;)

E felizmente, cada vez vejo mais as raças voltarem às origens, ou seja, voltarem aos trabalhos iniciais. Os Serras cada vez mais são usados na guarda de quintas e vivendas, cada vez mais o caçador recorre a cães puros para a sua actividade ...

Por outro lado, sendo realista todos sabemos que muitas destas raças ,num futuro a medio prazo estarão extintas. Apenas ficará o fisico mais nada. O caracter e a funcionalidade, juntamente com o misticismo de cada raça estará extinto devido à sociedade em que vivemos ... mas agora, e a meu ver, cabe a nós tentar preservar isso!
nelsonk Escreveu: como é obvio o cão ñ é dado nem achado no assunto ! e nesses caso a minha opinião converge com a do noinfo .
Aqui Nelson, sou egoista. O cão é meu e tem que acatar as minhas decisões ;)
Ãfinal, eu sou a dona e eu é que decido como e onde come, quando vai à rua, quando é altura de brincadeira ... e acredite Nelson, se eu realmente considerasse o corte uma crueldade, nunca o defenderia!

Saudações
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:29 pm

leoa_nova_ Escreveu: Mas é verdade, eu sou de acordo com cortes de cauda por estas razões,
Que razões? Deitar os bibelots abaixo ? Digam-me, esta moça não existe mesmo, pois não? :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
leoa_nova_
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:31 pm

Existo, e ñ é por deitar os jarros abaixo, mas sim pelas chicotadas que dão aos donos cada vez que ficam contentes!!! :D
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:33 pm

Ainda melhor razão.

Céus, não há mesmo pachorra :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
nelsonk
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:37 pm

leoa_nova_ Escreveu: Existo, e ñ é por deitar os jarros abaixo, mas sim pelas chicotadas que dão aos donos cada vez que ficam contentes!!! :D

olhe lá se alguem lhe cortasse os dedos para eu ñ ter que ler aquilo que escreve !
ñ era engraçado pois ñ ?

Nelson

Boas Nanci eu respondi mas pelos vistos isto foi abaixo e nunca cá chegou e agora como estou com sono respondo noutra altura !

mas só diferimos na parte do corte e da propriedade ! mas olhe que isto com umas frizes ainda lá vai ! ;)
leoa_nova_
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 9:38 pm

Ainda ñ viu um Fila de São Miguel com a cauda inteira e o dono a lamentar-se de ñ a ter amputado a tempo... :lol:

Eles têm rabos grandes e uma grande força, é necessário ter precauções, eu sou a favor de cortes de cauda por isso, pois a minha cadela me aleija muito com o rabo, e tenho visto que os cães de caça são todos assim :lol:

Cada um tem as suas razões,estas são as minhas!!!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”