Briga entre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta ago 18, 2004 4:06 pm

Olá a todos, sou nova no forum e preciso muito de sugestões.
Tenho uma gata com 6 anos que adoptei em bébé e que adoro; embora seja meiga, nunca perdeu o lado felino e é muito senhora do seu nariz. Há 3 anos e meio, tive de receber um casal de gatos da minha mãe e foi o início da guerra entre estes dois e a minha menina. O pior de tudo foi ela ter virado a agressividade contra mim, atacando-me e ferindo-me frequentemente. Passei a tê-los separados desde então. Há 1 ano, o macho morreu, ficando a minha gata e a gata da minha mãe, que deve ter uns 10 anos e é lingrinhas (não foi esterilizada) e muito meiga para nós. A minha gata é grande e gorducha (ronda os 7kg, está preparada) mas tem medo da outra e a guerra entre as duas continua. Só consigo tê-las juntas se puser uma dentro da box e, mesmo assim, com muitos rosnados e bufadelas da lingrinhas. Contudo, a minha já deixou de me atacar e está muito mais calma.
Eu é que estou já farta de ter portas fechadas com gatos lá dentro e pedra por todo o lado da casa porque não posso fechá-las sem lhes pôr a pedra e a comida. Não tenho varandas nem marquise, logo ficam nos quartos e é a maior confusão na casa.
Por favor, se alguém já passou por uma situação parecida, dêm-me dicas de como as aproximar sem que fiquem feridas. Li no forum que é preciso tempo e paciência mas já lá vão quase 4 anos!!! Eu adoro os meus bichos e não quero desfazer-me de nenhuma delas.
HELP!!!
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta ago 18, 2004 4:28 pm

Olá!

Às vezes é complicado e eles nunca se chegam a adaptar completamente uns aos outros, mas acabam por adoptar territórios dentro da casa que respeitam.

A questão torna-se deveras complicada em casas pequenas pois o espaço não lhes permite que consigam conviver reservadamente uns dos outros...

Uma amiga minha teve que dar o gato que adoptou adulto na rua, pois a gata dela adulta e mais idosa nunca o aceitou e passou a viver por cima dos armários. Ao fim de um ano, ela decidiu levar o gato para casa dos pais...

Porque é que não leva a gatinha para a casa da sua mãe novamente? Ou em alternativa dá-la a outra pessoa de família ou conhecida?
mce
Membro Veterano

quarta ago 18, 2004 4:49 pm

Obrigado Susana pela dica mas não posso: 1º, a minha mãe está comigo, não lhe posso "devolver" a bichinha, 2º, não sou capaz de me separar delas, gosto demasiado das minhas gatinhas, aliás só assim tenho conseguido aguentar a situação.
Pensei em pôr as duas frente a frente, presas por trelas para evitar que se firam, mas não sei se não irá ser pior... Nas raras vezes que se cruzam (porque se escapam da "prisão"), uma delas acaba sempre toda ferida (geralmente, é a minha) e, se tento ficar no meio, acabo por ser eu a arranhada. Não tenho coragem para as deixar à solta e vê-las a sangrar.
Pessoal da Arca: haverá alguma forma de "descondicionar" este tipo de comportamento?
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta ago 18, 2004 5:13 pm

Já tentou pedir conselho ao seu vet assistente?
Ás vezes com medicação especifica, tipo calmantes ou ansiolíticos, a coisa melhora, mas é muito complicado...
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta ago 18, 2004 5:38 pm

Esterilizar a gatinha que está inteira poderá ajudar (talvez se torne menos territorial).
Existe medicação indicada para diminuir a agressividade (p.e. prozac), dá-se durante uns meses e quando o comportamento estabiliza retira-se a medicação aos poucos. Tem ajudado alguns animais, com outros não resulta... De qualquer modo a medicação e o controlo da situação tem de ser acompanhado por um vet.
catopa
Membro Júnior
Registado: quarta dez 17, 2003 9:41 am

quarta ago 18, 2004 9:05 pm

Olá mce

Costuma cortar as unhas às suas gatas?

É que eu estou a passar por um caso semelhante. Eu tenho um gato que adoptei em Janeiro que tem cerca de 10 meses e por indicação do vet sempre lhe cortei as unhas para ele não magoar, principalmente as minhas filhas embora ele agora já não arranhe ao brincar.

à duas semanas adoptei uma gatinha com cerca de 10 meses a Maggie, e como ela vinha muito assustada e não se dava com o gato mantive-os separados uns dias, até porque ela tem as unhas muito afiadas e não queria cortá-las logo para não a assustar.

Hoje consegui cortar-lhe as unhas e estou a deixá-los aproximarem-se, e embora bufem e até deêm umas patadas, não se magoam. Espero que assim se habituem um ao outro.

Não sei se ajuda, mas se cortar as unhas às suas gatas, poderá deixá-las mais tempo juntas (supervisionadas claro) sem pelo menos se magoarem da mesma forma.

Carla
mce
Membro Veterano

quinta ago 19, 2004 6:38 pm

Olá novamente

Obrigado a todos pelas ajudas.

Já tentei o vet; sabem como ele chama à minha Tucha? A Fera. Quando ela lá vai, tem de ser fechada numa gaiola especial ou ligeiramente anestesiada porque se atira a ele. Quanto à outra, a Pipita, é uma tourada com todos nós, vet inclusivé, a correr atrás dela para a agarrar. Contudo, o vet desaconselhou formalmente os calmantes pelo perigo de habituação.

A Pipita, que está inteira, já é demasiado velha para ser operada

Mas essa dica das unhas é boa, vou experimentar e depois digo.

Se mais alguém tiver ideias.....

Abraços
Cristina :D
Dark_Kitten
Membro Júnior
Registado: quarta jul 23, 2003 9:32 pm

quinta ago 19, 2004 7:33 pm

Eu tb tive um problema semelhante quando a minha Ruby veio ca pra casa. A Daisy ja ca vivia à 4 anos, escuso de dizer q era rainha e dona de tudo e viu-se bastante ameaçada quando a Ruby chegou.

Tb eram lutas atras de lutas, mas nunca me metia no meio pois sabia q ia ficar mal. O k fiz pra resolver foi apenas começar a atirar agua, isto é, sabes akeles sprays limpa vidros, utilizava-os com agua e cada x q elas começavam a soprar burrifava-lhes um cadinho de agua pra cada e elas afastavam-se logo uma da outra. Era eu com dois sprays em cada mao, tipo à cowboy :lol:
Levou o seu tempo claro e paciencia mas agora sao as melhores amigas, inseparaveis.

Outra coisa q assusta os gatos e afastam-se é um molho de chaves atirado pro chao ao pé deles, fogem logo. Foi assim q eduquei as minhas gatas para nao arranharem os sofas e mobilias e agora arranham sempre as suas uninhas num sitio proprio.

Boa sorte mce! Depois conta como foi ;)
mce
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 2:41 pm

Boa tarde a todos

Experimentei cortar as unhas! Pois é... esqueci-me que também têm dentes!!!!

Mas, entretanto, encontrei um site com informação sobre comportamento animal, dado por especialiastas. É em inglês mas deu-me algumas ideias sobre o que fazer. Vai ser demorado (longas semanas) mas vou tentar até ao fim.

http://www.nhahonline.com/index.htm

Torçam por mim e pelas minhas gatinhas, p.f.

Cristina
Xino
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 1:41 pm

segunda ago 23, 2004 3:08 pm

[quote=mce]
Experimentei cortar as unhas! Pois é... esqueci-me que também têm dentes!!!!

[/quote]

:D Pois, e sabem usá-los! A minha gata quando vai ao vet vai toda artilhada: funil, para não se conseguir virar totalmente, açaime e luvas para o vet e donos....

Quanto ao comportamento, passei por isso durante 1 ano, tinha um gato inteiro e a gata, que lhe dava sovas de morte.... Depois ela foi esterlizada e agora vivemos todos em paz.... Menos ele, porque se antes era violência, agora é excesso de amor! Ele esconde-se dela para poder dormir....

Já acolhi outros gatos, temporariamente, e geralmente costuma dar resultado fechar cada um em seu quarto, mas de maneira a que se possam cheirar e ouvir. Eles começam a habituar-se à presença do outro e aos poucos deixam de ser tão territoriais. Mas nem sempre dá resultado....
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 23, 2004 4:13 pm

Dark_Kitten Escreveu: Eu tb tive um problema semelhante quando a minha Ruby veio ca pra casa. A Daisy ja ca vivia à 4 anos, escuso de dizer q era rainha e dona de tudo e viu-se bastante ameaçada quando a Ruby chegou.

Tb eram lutas atras de lutas, mas nunca me metia no meio pois sabia q ia ficar mal. O k fiz pra resolver foi apenas começar a atirar agua, isto é, sabes akeles sprays limpa vidros, utilizava-os com agua e cada x q elas começavam a soprar burrifava-lhes um cadinho de agua pra cada e elas afastavam-se logo uma da outra. Era eu com dois sprays em cada mao, tipo à cowboy lol
Levou o seu tempo claro e paciencia mas agora sao as melhores amigas, inseparaveis.

Outra coisa q assusta os gatos e afastam-se é um molho de chaves atirado pro chao ao pé deles, fogem logo. Foi assim q eduquei as minhas gatas para nao arranharem os sofas e mobilias e agora arranham sempre as suas uninhas num sitio proprio.

Boa sorte mce! Depois conta como foi ;)

Ai dark já me ri com essa de cowboy! E vivendo e aprendendo! Essa do molho de chaves tb nunca experimentei. Mas nunca se sabe, quando é preciso saber estas coisas...

Fiquem bem!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda ago 23, 2004 4:47 pm

Experimenta também uma daquelas embalagens de spray (tipo aquelas de lavar os vidros) bem lavadas e com água depois lá dentro, para borrifá-las quandos se pegam ;) .
Pisar prata de alumínio ou mesmo agitar moedas no bolso, chaves, etc, resulta porque os chateia imenso também.
Mantenha-as separadas e em sítios fixos, não as mude, para além disso troque as mantas delas para terem o cheiro da outra...Se tiver algum sítio onde se possam ver mas não tocar, convinha. Insista na box e continue a cortar-lhes as unhas.
De resto, também não sei que mais se possa fazer :?
Responder

Voltar para “Gatos”