...
Moderador: mcerqueira
...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 1:00 am, editado 1 vez no total.
Ois
Pois eu Retrognatismo nem ouvi falar... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição... por acaso até gostava de saber um pouco mais sobre estes 2 problemas... não é que esteja a pensar comprar um cão... mas nunca se sabe
Pois eu Retrognatismo nem ouvi falar... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição... por acaso até gostava de saber um pouco mais sobre estes 2 problemas... não é que esteja a pensar comprar um cão... mas nunca se sabe

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:

Exemplos de prognatismo
O prognatismo, em termos latos, é o alongamento do maxilar inferior, que se verifica por exemplo nalgumas espécies de macacos.
Quando, ao fechar, os dentes do maxilar superior ficarem atrás dos do maxilar inferior, o exemplar "sofre" de prognatismo ( exemplo (a) da figura).
O mais comum em quase todas as espécies de mamíferos é exactamente o contrário. Os dentes de cima ficam à frente dos de baixo quando se fecha a boca.
Julgo, não tenho a certeza, que há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio.
Só uma curiosidade.
Nos humanos os casos de prognatismo são muito comuns.
Neste momento, os guarda-redes de futebol portugueses mais conhecidos são prógnatas: Vitor Baía, Ricardo e Moreira.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm
Eu ja ouvi falar dos dois...
Nunca me deparei com nenhum amiguito de quatro patas com estes problemas, mas no outro dia tive que lidar com uma pessoa prognata...
Muito estranho... a dicçao como podem imaginar e horrivel alem de parecer que estao a bater castanholas com os dentes...
Ja agora, uma pergunta...
Quais as maiores dificuldades que os caes enfrentam com estes problemas?!
Nunca me deparei com nenhum amiguito de quatro patas com estes problemas, mas no outro dia tive que lidar com uma pessoa prognata...
Muito estranho... a dicçao como podem imaginar e horrivel alem de parecer que estao a bater castanholas com os dentes...

Ja agora, uma pergunta...
Quais as maiores dificuldades que os caes enfrentam com estes problemas?!
Não necessáriamente...DonaVela Escreveu: Eu ja ouvi falar dos dois...
Muito estranho... a dicçao como podem imaginar e horrivel alem de parecer que estao a bater castanholas com os dentes... o
...

Com os cães, já vi vários. Conheço um Golden Retriever que o veterinário anda a convencer os donos a porem-lhe um aparelho fixo.
Também sou da tua opinião, acho que nos boxers isso acontece, embora não tenha certeza.nel Escreveu: Julgo, não tenho a certeza, que há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio.
nel Escreveu: Só uma curiosidade.
Nos humanos os casos de prognatismo são muito comuns.
Neste momento, os guarda-redes de futebol portugueses mais conhecidos são prógnatas: Vitor Baía, Ricardo e Moreira.

Na minha opinião, acho que o prognatismo nos cães, desde que não muito acentuado, é só mais um problema de estética do que outra coisa.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
O meu irmão tb tem o maxilar inferior chegado á frente e juro que em 39 anos nunca me pareceu que batesse castanholas com os dentes
Penso que isso acontece dependendo da deslocação do maxilar ser muito pronúnciada ou não!

Penso que isso acontece dependendo da deslocação do maxilar ser muito pronúnciada ou não!

-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm
Pois... acredito. Mas no seu caso houve força de vontade e uma correcçao.
Aquela senhora ja tinha alguma idade e se pensarmos um pouco, nao é preciso recuar muito no tempo para verificarmos que a medicina avançou a olhos vistos quer ao nivel da investigaçao quer tecnologicamente...E cada caso é um caso.
Mas isso de ter a boca trocada é cá dos meus, usei o aparelho no bolso e fiquei com os dentinhos trocadinhos na mesma... resultado, quando digo alguma coisa disparatada.. tenho sempre a desculpa que nao posso falar direito já que tenho os dentes tortos
Aquela senhora ja tinha alguma idade e se pensarmos um pouco, nao é preciso recuar muito no tempo para verificarmos que a medicina avançou a olhos vistos quer ao nivel da investigaçao quer tecnologicamente...E cada caso é um caso.
Mas isso de ter a boca trocada é cá dos meus, usei o aparelho no bolso e fiquei com os dentinhos trocadinhos na mesma... resultado, quando digo alguma coisa disparatada.. tenho sempre a desculpa que nao posso falar direito já que tenho os dentes tortos

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 1:01 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Que “aspirações” ???Não altera a qualidade de vida do cão, mas anula outras aspirações….
Por acaso algumas das raças prognatas até têem dificuldades respiratórias, mas penso que a sua ideia não era essa.
É como a inteligência … nuns também falha parcial e/ou totalmente…..... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição...
Vejam lá bem que nalgumas até se prevê que o cão fica fora do estalão da raça se não for prognata …... há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio. ...
Claro que é estético, mas também funcional porque ajuda a beber água sem recurso a bebedor…quando chove... Na minha opinião, acho que o prognatismo nos cães, desde que não muito acentuado, é só mais um problema de estética do que outra coisa. ...

<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Peço desculpa pela minha falta de conhecimento a/o ofender tanto... nem todos nascem ensinados...LindAlba Escreveu:É como a inteligência … nuns também falha parcial e/ou totalmente…..... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição...

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 8:46 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Existe prognatismo Inferior ou Superior, mas o superior é também conhecido por retroprognatismo ( espro ter escriti bem!!).
Em alguma raças, ( muitas das que têm focinhos achatados) o prograntismo não só é permitido como é requerido.
O facto de noutras raças o prognatismo não ser aceite, faz com que os cães que tenham esta característica não possam ter 'aspirações' a participar em exposições.
Eu já tive um Rottweiler que quando foi adquirido ( 8 semanas) tinha prognatismo. Via-se que era um excelente exemplar, mas o criador avisou-me que muito provavelmente não seria cão para exposições ( unicamente por causa daquele defeito). O cão mudou a dentição e..SURPRESA, deixou de ser prognata (superior). De facto, já nos dentes de leite o prognatismo não era assim tão acentuado como isso, e quando os dentes novos nasceram, fiaram a fechar em 'tesoura' como é característico da raça. O resultado é que eu fiquei com um cão excelente.
Infelizmente, morreu com 10 meses vitima de uma doença infecciosa grave e súbita que o fuminou em 24 horas ( da familia da Parvovirose).
Abraços
Paulo C.
Existe prognatismo Inferior ou Superior, mas o superior é também conhecido por retroprognatismo ( espro ter escriti bem!!).
Em alguma raças, ( muitas das que têm focinhos achatados) o prograntismo não só é permitido como é requerido.
O facto de noutras raças o prognatismo não ser aceite, faz com que os cães que tenham esta característica não possam ter 'aspirações' a participar em exposições.
Eu já tive um Rottweiler que quando foi adquirido ( 8 semanas) tinha prognatismo. Via-se que era um excelente exemplar, mas o criador avisou-me que muito provavelmente não seria cão para exposições ( unicamente por causa daquele defeito). O cão mudou a dentição e..SURPRESA, deixou de ser prognata (superior). De facto, já nos dentes de leite o prognatismo não era assim tão acentuado como isso, e quando os dentes novos nasceram, fiaram a fechar em 'tesoura' como é característico da raça. O resultado é que eu fiquei com um cão excelente.
Infelizmente, morreu com 10 meses vitima de uma doença infecciosa grave e súbita que o fuminou em 24 horas ( da familia da Parvovirose).
Abraços
Paulo C.