...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 12:35 am

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 1:00 am, editado 1 vez no total.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo ago 22, 2004 2:31 am

That´s the spirit!!! ;)

gostei da atitude! independentemente do seu problema a ser debatido no outro topic, o que é importante aqui é ser forista! e abrir um novo topic de carcter formativo é um acto de um!

cmp
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

domingo ago 22, 2004 1:47 pm

Ois

Pois eu Retrognatismo nem ouvi falar... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição... por acaso até gostava de saber um pouco mais sobre estes 2 problemas... não é que esteja a pensar comprar um cão... mas nunca se sabe ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo ago 22, 2004 4:38 pm

Imagem
Exemplos de prognatismo

O prognatismo, em termos latos, é o alongamento do maxilar inferior, que se verifica por exemplo nalgumas espécies de macacos.

Quando, ao fechar, os dentes do maxilar superior ficarem atrás dos do maxilar inferior, o exemplar "sofre" de prognatismo ( exemplo (a) da figura).
O mais comum em quase todas as espécies de mamíferos é exactamente o contrário. Os dentes de cima ficam à frente dos de baixo quando se fecha a boca.
Julgo, não tenho a certeza, que há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio.

Só uma curiosidade.
Nos humanos os casos de prognatismo são muito comuns.
Neste momento, os guarda-redes de futebol portugueses mais conhecidos são prógnatas: Vitor Baía, Ricardo e Moreira.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda ago 23, 2004 9:39 am

amus Escreveu: Pois eu Retrognatismo nem ouvi falar...
Já somos dois... prognatismo inferior e superior, turquês, tesoura... agora retrognatismo :o
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda ago 23, 2004 9:46 am

Eu ja ouvi falar dos dois...

Nunca me deparei com nenhum amiguito de quatro patas com estes problemas, mas no outro dia tive que lidar com uma pessoa prognata...

Muito estranho... a dicçao como podem imaginar e horrivel alem de parecer que estao a bater castanholas com os dentes... :o

Ja agora, uma pergunta...

Quais as maiores dificuldades que os caes enfrentam com estes problemas?!
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 23, 2004 9:55 am

DonaVela Escreveu: Eu ja ouvi falar dos dois...

Nunca me deparei com nenhum amiguito de quatro patas com estes problemas, mas no outro dia tive que lidar com uma pessoa prognata...

Muito estranho... a dicçao como podem imaginar e horrivel alem de parecer que estao a bater castanholas com os dentes... o
...
Não necessáriamente... ;) Eu sou prognata, ou melhor, já não sou... Usei durante anos e anos aparelhos fixos e amovivéis, porque tinha a boca toda "trocada", mas nunca bati castanholas e a dicção nunca foi problema, e eu até era (sou ;) ) um caso complicado porque o meu céu da boca em vez de fazer arco era a direito. Nada que muitos anos de dentista não resolvam.

Com os cães, já vi vários. Conheço um Golden Retriever que o veterinário anda a convencer os donos a porem-lhe um aparelho fixo.
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

segunda ago 23, 2004 9:57 am

nel Escreveu: Julgo, não tenho a certeza, que há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio.
Também sou da tua opinião, acho que nos boxers isso acontece, embora não tenha certeza.

nel Escreveu: Só uma curiosidade.
Nos humanos os casos de prognatismo são muito comuns.
Neste momento, os guarda-redes de futebol portugueses mais conhecidos são prógnatas: Vitor Baía, Ricardo e Moreira.
:lol: Estranha coincidencia, se vir alguém prognata a partir de agora já sei que o tenho de pôr na baliza!

Na minha opinião, acho que o prognatismo nos cães, desde que não muito acentuado, é só mais um problema de estética do que outra coisa.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 23, 2004 10:00 am

O meu irmão tb tem o maxilar inferior chegado á frente e juro que em 39 anos nunca me pareceu que batesse castanholas com os dentes :roll:
Penso que isso acontece dependendo da deslocação do maxilar ser muito pronúnciada ou não!
8)
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda ago 23, 2004 10:01 am

Pois... acredito. Mas no seu caso houve força de vontade e uma correcçao.

Aquela senhora ja tinha alguma idade e se pensarmos um pouco, nao é preciso recuar muito no tempo para verificarmos que a medicina avançou a olhos vistos quer ao nivel da investigaçao quer tecnologicamente...E cada caso é um caso.

Mas isso de ter a boca trocada é cá dos meus, usei o aparelho no bolso e fiquei com os dentinhos trocadinhos na mesma... resultado, quando digo alguma coisa disparatada.. tenho sempre a desculpa que nao posso falar direito já que tenho os dentes tortos ;)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 10:50 am

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 1:01 am, editado 1 vez no total.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 23, 2004 11:34 am

Não altera a qualidade de vida do cão, mas anula outras aspirações….
Que “aspirações” ???
Por acaso algumas das raças prognatas até têem dificuldades respiratórias, mas penso que a sua ideia não era essa.

... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição...
É como a inteligência … nuns também falha parcial e/ou totalmente…..
... há raças de cães em que o prognatismo não é defeito, é feitio. ...
Vejam lá bem que nalgumas até se prevê que o cão fica fora do estalão da raça se não for prognata …
... Na minha opinião, acho que o prognatismo nos cães, desde que não muito acentuado, é só mais um problema de estética do que outra coisa. ...
Claro que é estético, mas também funcional porque ajuda a beber água sem recurso a bebedor…quando chove

:roll: :roll:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda ago 23, 2004 11:47 am

LindAlba Escreveu:
... Prognatismo já percebi que tem a ver com uma falha a nível de dentição...
É como a inteligência … nuns também falha parcial e/ou totalmente…..
Peço desculpa pela minha falta de conhecimento a/o ofender tanto... nem todos nascem ensinados...

:o :roll: livraaaaaaaa... que neste fórum nem se podem fazer perguntas...
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:48 am

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 8:46 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:48 am

Olá,
Existe prognatismo Inferior ou Superior, mas o superior é também conhecido por retroprognatismo ( espro ter escriti bem!!).
Em alguma raças, ( muitas das que têm focinhos achatados) o prograntismo não só é permitido como é requerido.
O facto de noutras raças o prognatismo não ser aceite, faz com que os cães que tenham esta característica não possam ter 'aspirações' a participar em exposições.
Eu já tive um Rottweiler que quando foi adquirido ( 8 semanas) tinha prognatismo. Via-se que era um excelente exemplar, mas o criador avisou-me que muito provavelmente não seria cão para exposições ( unicamente por causa daquele defeito). O cão mudou a dentição e..SURPRESA, deixou de ser prognata (superior). De facto, já nos dentes de leite o prognatismo não era assim tão acentuado como isso, e quando os dentes novos nasceram, fiaram a fechar em 'tesoura' como é característico da raça. O resultado é que eu fiquei com um cão excelente.
Infelizmente, morreu com 10 meses vitima de uma doença infecciosa grave e súbita que o fuminou em 24 horas ( da familia da Parvovirose).

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”