Raças mais populares
Moderador: mcerqueira
...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:48 pm, editado 1 vez no total.
Fang
por mais estranho que pareça é dificil arranjar uma explicaçao..pq isto é uma coisa que se tem vindo arrastar á tanto tempo..
mas lembrei-me do exemplo do husky cá em portugal, que a no incio devido ao factor novidade, os seus olhos coloridos etc... foi uma coisa louca em termos de aquiziçoes se bem se lembra!
por isso julgo que muitas vezes a pop. deve começar pela apreciaçao morfologica do cao, que depois resulta na facilidade em adquirir a raça devido a se tornar comum e por ser mais rentavel devido á procura (para quem a vende claro) e por fim resulta no simples facto...de "ai o outro tem eu tb quero ter...e bla bla"
penso que seja por ai...
por mais estranho que pareça é dificil arranjar uma explicaçao..pq isto é uma coisa que se tem vindo arrastar á tanto tempo..
mas lembrei-me do exemplo do husky cá em portugal, que a no incio devido ao factor novidade, os seus olhos coloridos etc... foi uma coisa louca em termos de aquiziçoes se bem se lembra!
por isso julgo que muitas vezes a pop. deve começar pela apreciaçao morfologica do cao, que depois resulta na facilidade em adquirir a raça devido a se tornar comum e por ser mais rentavel devido á procura (para quem a vende claro) e por fim resulta no simples facto...de "ai o outro tem eu tb quero ter...e bla bla"
penso que seja por ai...
ó noinfo eu gosto de todos do grupo 2 tirando aqueles que parece que levaram com a tabua no focinho
em relação ao berner sennehund ñ me preocupa tanto até porque de momento o preço de um mau exemplar se mantem estabilizado nos 1000 euros e os numeros vão nos 50 por ano mas quase todos registados ao contrário do dogo que pelo menos aqui junto á raia virou moda e são raros aqueles que estão registados já que na sua maioria são utilizados (como deve ser ) na caça e a maioria ñ se preocupa com lop`s !
o grosser schweizer é um lindo cão mas falta-lhe duas condições essenciais para mim peso e pelo
Nelson

em relação ao berner sennehund ñ me preocupa tanto até porque de momento o preço de um mau exemplar se mantem estabilizado nos 1000 euros e os numeros vão nos 50 por ano mas quase todos registados ao contrário do dogo que pelo menos aqui junto á raia virou moda e são raros aqueles que estão registados já que na sua maioria são utilizados (como deve ser ) na caça e a maioria ñ se preocupa com lop`s !
o grosser schweizer é um lindo cão mas falta-lhe duas condições essenciais para mim peso e pelo

Nelson
Falei no caso do husky pq foi o mais gritante em termos de expansão da raça e posterior abandono de animais em associações (qd não eram mm na rua)... é um tipico exemplo de olhar primeiro à moda e depois às características da raça... e qd estas se descobrem "lá foi o cão"...
Relativamente ao outro exemplo, o que não falta é confusão entre as 2 raças... se por vezes até acham que o o preto e o amarelo são raças diferentes... pior ainda é qd o labrador preto é apelidado de "rafeiro" só pela cor... é de ficar
Relativamente ao outro exemplo, o que não falta é confusão entre as 2 raças... se por vezes até acham que o o preto e o amarelo são raças diferentes... pior ainda é qd o labrador preto é apelidado de "rafeiro" só pela cor... é de ficar

....
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:49 pm, editado 1 vez no total.
Não concordo muito com isto.Golden_ Escreveu:Não acho que seja por aí. Como hà muita procura, acaba por haver demasiada oferta, o que consequentemente leva à redução de preços. Daí que, para quem vende, o «lucro» foi drásticamente reduzido.noInfo Escreveu: ...
... que depois resulta na facilidade em adquirir a raça devido a se tornar comum e por ser mais rentavel devido á procura (para quem a vende claro) e por fim resulta no simples facto...de "ai o outro tem eu tb quero ter...e bla bla"
penso que seja por ai...
...
Anita
Por exemplo um labrador de "qualidade exposição" está, na média, com preços bem acima de um malamute com a mesma qualidade. E a diferença no nº de exemplares é abismal.
Idem para os exemplares de qualidade média.
Falo de cães criados e vendidos em território nacional.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
O problema está no facto das pessoas não comprarem um labrador com qualidade de exposição... compram um cão que vem registado como labrador, parece um labrador, custa menos que num Criador, é neto, bisneto ou trisneto de campeões, mas a morfoligia já foge ao estalão (e de vez enqd foge de uma maneira que nem a correr o apanhafang Escreveu:
Não concordo muito com isto.
Por exemplo um labrador de "qualidade exposição" está, na média, com preços bem acima de um malamute com a mesma qualidade. E a diferença no nº de exemplares é abismal.
Idem para os exemplares de qualidade média.
Falo de cães criados e vendidos em território nacional.

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:51 pm, editado 1 vez no total.
offtopic
Nelson mas o Berner(BB) é mais pesado que o Grosser ?
tinha a sensação que era o contrario, acho que o pêlo do Berner engana um bocado, e dá a sensaçao de ser mais posante e tb pelo facto do Grosser ser maior....
mas tb nunca tive perto de nenhum grosser...e tu ja deves ter estado..
mas se já deste banho aos teus bb, como é natural né
, deves ter reparado que a vista do pêlo molhado dá para ver que nao sao assim tao incorpados..tenho um amigo meu que tem uma com 11 meses e que tá uma bestinha diga-se de passagem...mas quando assisti a um banho dela fiquei impresionado pela diferença visual do porte do cao quando tem o pelo ensopado!
mas de qualquer maneira nem um nem outro têm o peso definido no estalao pois nao?
cmp
tinha a sensação que era o contrario, acho que o pêlo do Berner engana um bocado, e dá a sensaçao de ser mais posante e tb pelo facto do Grosser ser maior....
mas se já deste banho aos teus bb, como é natural né

mas de qualquer maneira nem um nem outro têm o peso definido no estalao pois nao?
cmp
estalão do Grosser é de aproximadamente 40 kilos para o macho e 35 para a femea !noInfo Escreveu: offtopic
mas se já deste banho aos teus bb, como é natural né, deves ter reparado que a vista do pêlo molhado dá para ver que nao sao assim tao incorpados..tenho um amigo meu que tem uma com 11 meses e que tá uma bestinha diga-se de passagem...mas quando assisti a um banho dela fiquei impresionado pela diferença visual do porte do cao quando tem o pelo ensopado!
cmp
o do BB ñ diz claramente o peso no estalão oficial do fci embora seja mais ou menos concensual entre alguns criadores que deve ser entre 40 para as femeas e de 50 para os machos coisa que raramente acontece a ñ ser na linha belga que tendem a ser mais pequenos e menos pesados !
a minha mais nova com 10 meses tem neste momento 44 kilos e pelos meus calculos vai parar aos 49

normalmente os machos podem chegar aos 60 embora seja um pouco exagerado e as femeas aos 52, 53
o Grosser é sim maior em termos de altura 72 cm enquanto o BB deve ir até aos 70 para os machos ( que tb é raro diga-se de passagem) é um excelente cão de companhia e adora crinças como o BB e graças a Deus é caro e raro ( se é que me percebe )
Nelson
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não me espanta nada a posição no 1ºlugar do lab.
Não só cá em Portugal mas também nos USA, etc.
É um cão de um temperamento excepcional.
Obediente, sociável, meigo, não ladra, brincalhão, amigo de crianças e d e outros cães costumo dizer que até os mais bestas tem dificuldade em abandonar um labrador.
Tem um defeito aos olhos do cliente comum - não guarda, não protege coisa nenhuma, não defende ninguém, é afável com desconhecidos e é médio/grande.
Digo isto porque o comprador comum não conhece os outros inconvinientes - larga pêlo como o c***, destrói tudo em que consegue ferrar o dente, é tendencialmente gordo.
Daí que não apareçam muitos abandonados ou para doação.
Até o Zé Parolo que comprou por acaso (ou por causa do anúncio da Scottex) dá por si a gostar mesmo do cão.
É o caso oposto ao do Husky - tão bonitos mas tão difíceis.
Agora é claro que um bom lab custa muito mais que o lab do jornal Ocasião.
E é verdade que a vulgarização do cão tem efeitos na degradação da raça, nomeadamente do temperamento.
Apetece-me dizer - Deus proteja o Lab dos maus criadores e dos oportunistas - eu adoro labs, é uma pérola na sua espécie.
Obediente, sociável, meigo, não ladra, brincalhão, amigo de crianças e d e outros cães costumo dizer que até os mais bestas tem dificuldade em abandonar um labrador.
Tem um defeito aos olhos do cliente comum - não guarda, não protege coisa nenhuma, não defende ninguém, é afável com desconhecidos e é médio/grande.
Digo isto porque o comprador comum não conhece os outros inconvinientes - larga pêlo como o c***, destrói tudo em que consegue ferrar o dente, é tendencialmente gordo.
Daí que não apareçam muitos abandonados ou para doação.
Até o Zé Parolo que comprou por acaso (ou por causa do anúncio da Scottex) dá por si a gostar mesmo do cão.
É o caso oposto ao do Husky - tão bonitos mas tão difíceis.
Agora é claro que um bom lab custa muito mais que o lab do jornal Ocasião.
E é verdade que a vulgarização do cão tem efeitos na degradação da raça, nomeadamente do temperamento.
Apetece-me dizer - Deus proteja o Lab dos maus criadores e dos oportunistas - eu adoro labs, é uma pérola na sua espécie.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Há muitas raças com estas qualidades todas (e mais algumas), mas que não estão no Top Ten (bem longe disso). Os fenómenos de moda são de facto muito difíceis de explicar.aisd Escreveu: Não me espanta nada a posição no 1ºlugar do lab.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)