Optei por não identificar os autores das prosas, para não estimular os bate-bocas:
Ora se eu tenho um cão que está de acordo com o estalão da raça, ao escolher que caracteristicas vou aperfeiçoar no meu cão, não estarei a personalizar o meu cão em vez de evoluir a raça????ou seja, a contribuir para que o meu canito tenha determinadas caracteristcas, em prol de outras, que até são mais apreciadas por outro criador???
É que cada criador escolhe o que prefere aperfeiçoar...logo....ficam cada um com um cão a seu gosto...
Isto falando de exemplares que reunem todas as características do estalão da raça.
… como é que um criador desenvolve um cao da mesma raça para ter ou apurar determinadas caracteriscas diferentes de outro?? …
qualquer apuramento do cão é em prol do estalão como é obvio! …
a questao nao está relacionada a um criador gostar mais de tal caracterisca que outro, mas sim por carecer dessa tal caracterisca, e querer ou aprefeiçoa-la com o cruzamento com um exemplar que a possua!
o seguimento do estalao é a unica coisa valida para o desenvolvimento da raça correctamente, logo o obejectivo é sempre o mesmo, ou melhor deveria ser....
Nesse caso, certos cruzamentos, entre raças parecidas, cujos filhotes por vezes são um meio termo, entre ambas(estou-me a lembrar do Pinscher Miniatura e do Chiuaua), se um dos filhotes estiver mais parecido com uma das raças, fixe...é puro????
Para mim, se fosse criadora, era um aborrecimento ter pura e simplesmente que conformar-me a uma imagem pré-definda.
Havia de querer deixar a minha marca pessoalissíma na raça da minha eleição.
Até podia acontecer que fosse a do estalão.
Mas se não fosse, não era isso que me iria perturbar.
Fiquemos por aqui nesta enorme miscelânia de ideias e conceitos… e vejamos :
Não há no mundo um animal perfeito, no conceito de estar 100% dentro do estalão definido para a sua raça (já agora, não são os juízes, nem o público a estabelecer os estalões, ok?).
Sou feliz. Sou orgulhoso. Vou a todo o lado com a foto dele/a estampada em t-shirts. Mandei fazer pins. Tatuei o/a bicho no meu corpo. Os meus (ex)amigos já fogem de mim quando abro a boca, porque já sabem do que vou falar. Limpo todos os títulos em exposições. Tenho uma lista de espera para cobrições e/ou cachorros que venha a criar.
MAS ELE/A INFELIZMENTE NÃO VIVERÁ PARA SEMPRE.
Aí, numa sempiterna tentativa de
MELHORAMENTO e de
CONTINUIDADE procurarei atempadamente obter novos cachorros com outro reprodutor (ou vários), obedecendo, entre outros considerandos, ao seguintes pressupostos :
-
um “casamento” dentro da mesma raça
-
dentro do estalão definido para a raça e com as características morfológicas e de temperamento que considerarei mais adequadas para obter cachorros o mais parecidos com a “estrelinha” de que sou orgulhoso proprietário
-
tentarei conjugar as mais-valias do/a meu cão/cadela, com as dos outros animais seleccionados, ainda que estes sejam “menos perfeitos” que o meu
Por favor deixem-se de tretas, se os reprodutores não forem da mesma raça (
um Pincher Miniatura e um Chihuahua são “parecidos”????), o que obtêm são
SRD’s, popularmente designados
RAFEIROS , e que até poderão ser adoráveis !!!!!
Claro que a criação selectiva pressupõe uma dose elevada de “personalização” que reflecte o gosto do(s) criador(es), a utilidade pretendida, o temperamento idealizado e mesmo as cores do manto.
Agora não me venham com essa de que pelo facto de alguém preferir, por exemplo e já que é a “
minha raça”, um boxer com pelo comprido e malhadinho (até me arrepio de pensar…) e de fazer tanta m… que finalmente até conseguiu uns quantos SRD em conformidade com esse “ideal”, o estalão acabará por mudar porque muita gente achou piada e passou a querer ter um igual.
Os estalões definidos para as raças existem e dão bastante latitude para se trabalhar neles.
Desenvolver "novas raças" é um trabalho de gerações (caninas e nossas) e têm de se fixar características bem definidas, tanto morfológicas, como temperamentais e funcionais.
Não chega inventar um cruzamento entre um Rottweiller e um Dobermann para criar uma raça nova com o nome Rottmann, que será um rott magrinho e altinho