Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda ago 23, 2004 12:32 pm

LindAlba Escreveu: Os estalões definidos para as raças existem e dão bastante latitude para se trabalhar neles.
Desenvolver "novas raças" é um trabalho de gerações (caninas e nossas) e têm de se fixar características bem definidas, tanto morfológicas, como temperamentais e funcionais.
Não chega inventar um cruzamento entre um Rottweiller e um Dobermann para criar uma raça nova com o nome Rottmann, que será um rott magrinho e altinho
:roll:
Não percebo as suas palavras já que todos temos a percepção de são necessárias gerações para que se consiga introduzir as alterações desejadas.
Além disso, o tópico engloba não só as cruzas com o objectivo de aproximar-se o mais possível ao estalão, como engloba as cruzas com o intuito de criar linhas, dando a marca do criador e engloba também os que vão além da criação de linhas.
Outra coisa é que já por mais de uma vez que vejo dizerem que não há cão nenhum 100% dentro do estalão. Com a margem de manobra que o estalão dá, se um cão não está 100% dentro do estalão, o que é um cão de raça pura, ou seja, que percentagem dentro do estalão, é que precisa ter para ser considerado puro?

Desculpem as minhas perguntas, mas como ignorante que sou, estou apenas a procurar aprender. Espero que não me levem a mal por isso.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 23, 2004 1:28 pm

repetido
Última edição por PauloC em segunda ago 23, 2004 1:34 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 1:28 pm

Outra coisa é que já por mais de uma vez que vejo dizerem que não há cão nenhum 100% dentro do estalão. Com a margem de manobra que o estalão dá, se um cão não está 100% dentro do estalão, o que é um cão de raça pura, ou seja, que percentagem dentro do estalão, é que precisa ter para ser considerado puro?
Eu com esta afirmação de que não há cães 100% dentro do estalão, não concordo. Na minha opinião, um cão para ser excelente em exposição tem de estar 100% dentro do estalão!! O que acontece é que estar dentro do estalão não quer dizer que se tenha atingido o 'Cão perfeito'! Há sempre a tal margem de manobra, bem como uma serie de aspectos da morfologia ou do caracter do cão que não são considerados no estalão. São estas coisas e a subjectividade da apreciação dos juizes (humanos) que, apesar de termos por vezes vários cães 'excelentes', nos permitem atribuir as diferentes classificações.
Aliás, que esteja 100 % dentro do estalão é o que se espera como 'normal' quando de adquire um cão de raça! Mas se não vier a ser assim, não quer dizer necessariamente que o cão não é 'puro'! Um cão "puro" é um cão cuja ascendência é constituída por cães de determinada raça ( com reconhecimento oficial). Se um cão tem defeitos ou faltas graves nas suas características que o afastem do estalão, não quer dizer necessariamente que não é puro. Lógico que não deve ser usado para reprodução ( e a reprodução dos seus pais poderá também ser repensada), mas não tem de deixar de ser puro!

Abraços
Paulo C.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda ago 23, 2004 4:03 pm

PauloC
Estou certo que os ascendentes do Dogo Argentino (por exemplo) seriam meros rafeiros, até por um trabalho exaustivo de selecção e cruzamentos os caracteres da raça se fixarem e passarem a ser 'Dogos Argentinos".
ó paulo espero que se esteja a referir aos primeiros resultados dos cruzamentos das varias raças a que lhe deram origem!

mas como voçe disse e bem a raça por fim resultou dum trabalho tremendo!
Devido a ser uma raça mais recente,o seu desenvolvimento começou simplesmente pelo objectivo de criar um cão ideal para a pessoa em questao ( Dr Antonio Nores Martinez )ou seja, começou do vazio, sem nenhum "modelo" de cão ja existente a apurar, a unica base do começo foi a antiga raça local o Viejo Perro de Pelea Cordobés, onde entao começou a seleçao de varias raças puras , que na sua união resultassem num equilibrio morfologico/comportamental, isto para o Dr Martinez(para quem nao está de acordo). seleçao essa que composta por dogues alemaes arlequins, bull terrier, bulldog ingles, boxer, antigos mastiffs, mastim dos pirineus, pointer, wolf hound... basicamente foram estas unioes, que deram o contributo morfologico e comportamental ao dogo argentino,
tb nao me vou adientar mt..pq isto era só um pequeno aparte...

Paulo espero que entenda o motivo..da minha pequena intervençao..
pq quando voçe fala em rafeiros, que penso que esteja a falar dos 1ºs caes resultantes dos cruzamentos entre as raças que falei em cima,
o que de facto é correcto!
mas pode passar a ideia que se pegou em rafeiros e se fez a raça
e eu como sou amante dessa raça meteu-me confusao...as possibilidades de interpretaçao da sua frase!
espero que nao tenha levado a mal o meu acrescento ;)

cmp

Em relaçao ao tema do topic acho que encontrei a pessoa com a explicaçao mais explicita! pelo menos...tem a opiniao igual á minha..

LindAlba
ESTALÃO
(do b. Lat. stallone) s. m. Padrão, bitola, medida, craveira

VERDADE DE LA PALISSE
Não há no mundo um animal perfeito, no conceito de estar 100% dentro do estalão definido para a sua raça (já agora, não são os juízes, nem o público a estabelecer os estalões, ok?).

Imaginemos que sou criador e tenho um cão/cadela que se ENQUADRA mesmo no estalão definido para a raça (até aos 99,9% .. era maravilhoso, mas isto é 1 exemplo, ok??)

Sou feliz. Sou orgulhoso. Vou a todo o lado com a foto dele/a estampada em t-shirts. Mandei fazer pins. Tatuei o/a bicho no meu corpo. Os meus (ex)amigos já fogem de mim quando abro a boca, porque já sabem do que vou falar. Limpo todos os títulos em exposições. Tenho uma lista de espera para cobrições e/ou cachorros que venha a criar.

MAS ELE/A INFELIZMENTE NÃO VIVERÁ PARA SEMPRE .
Aí, numa sempiterna tentativa de MELHORAMENTO e de CONTINUIDADE procurarei atempadamente obter novos cachorros com outro reprodutor (ou vários), obedecendo, entre outros considerandos, ao seguintes pressupostos :

- um “casamento” dentro da mesma raça
- dentro do estalão definido para a raça e com as características morfológicas e de temperamento que considerarei mais adequadas para obter cachorros o mais parecidos com a “estrelinha” de que sou orgulhoso proprietário
- tentarei conjugar as mais-valias do/a meu cão/cadela, com as dos outros animais seleccionados, ainda que estes sejam “menos perfeitos” que o meu

Por favor deixem-se de tretas, se os reprodutores não forem da mesma raça ( um Pincher Miniatura e um Chihuahua são “parecidos”???? ), o que obtêm são SRD ’s, popularmente designados RAFEIROS , e que até poderão ser adoráveis !!!!!

Claro que a criação selectiva pressupõe uma dose elevada de “personalização” que reflecte o gosto do(s) criador(es), a utilidade pretendida, o temperamento idealizado e mesmo as cores do manto.

Agora não me venham com essa de que pelo facto de alguém preferir, por exemplo e já que é a “ minha raça ”, um boxer com pelo comprido e malhadinho (até me arrepio de pensar…) e de fazer tanta m… que finalmente até conseguiu uns quantos SRD em conformidade com esse “ideal”, o estalão acabará por mudar porque muita gente achou piada e passou a querer ter um igual.

Os estalões definidos para as raças existem e dão bastante latitude para se trabalhar neles.
Desenvolver "novas raças" é um trabalho de gerações (caninas e nossas) e têm de se fixar características bem definidas, tanto morfológicas, como temperamentais e funcionais.
Não chega inventar um cruzamento entre um Rottweiller e um Dobermann para criar uma raça nova com o nome Rottmann, que será um rott magrinho e altinho
simplificando
todas e quaiqueres linhas de uma raça têm que obrigatoriamente estar dentro de um estalao, ao ultrapassar essa barreira ja nao poderá ser chamado de melhoramento ou personalizaçao, mas sim de sair do que é esperado da raça, ou seja esses caes tornam-se inuteis para a raça
apesar do seu "sangue"! isso é como voltar para trás!
outra coisa é falar em melhorar ou personalizar até dar origem a uma nova raça!
1º uma nova raça nunca poderá apenas partir de uma só, como é logico, logo, o desenvolver uma nova raça implica "mexer a serio!" com ela, cruzamentos etc...e o que nao se faz do dia para a noite...como LindAlba frisou!

o dogo argentino é um excelente exemplo do sucesso da criação de uma raça pura significativamente recente (5/07/64)
isto para dizer que é possivel sim senhor criar novas raças! mas isso requer largos conhecimentos...muitos anos, muito trabalho...etc...
só que na minha opiniao hoje em dia acho que temos é que pensar é em preservar as que já temos, pq muitas delas já andam a ser estragadas e de que maneira!
não é altura para pensar em criar novidades mas sim de manter raridades!

cmp
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda ago 23, 2004 4:19 pm

noInfo Escreveu: simplificando
todas e quaiqueres linhas de uma raça têm que obrigatoriamente estar dentro de um estalao, ao ultrapassar essa barreira ja nao poderá ser chamado de melhoramento ou personalizaçao, mas sim de sair do que é esperado da raça, ou seja esses caes tornam-se inuteis para a raça
apesar do seu "sangue"! isso é como voltar para trás!
outra coisa é falar em melhorar ou personalizar até dar origem a uma nova raça!
1º uma nova raça nunca poderá apenas partir de uma só, como é logico, logo, o desenvolver uma nova raça implica "mexer a serio!" com ela, cruzamentos etc...e o que nao se faz do dia para a noite...como LindAlba frisou!

o dogo argentino é um excelente exemplo do sucesso da criação de uma raça pura significativamente recente (5/07/64)
isto para dizer que é possivel sim senhor criar novas raças! mas isso requer largos conhecimentos...muitos anos, muito trabalho...etc...
só que na minha opiniao hoje em dia acho que temos é que pensar é em preservar as que já temos, pq muitas delas já andam a ser estragadas e de que maneira!
não é altura para pensar em criar novidades mas sim de manter raridades!

cmp
ok agora vamos ver um ponto o que é que o dogo trouxe de novo á canicultura ?

o que é que ele tem que ñ houvesse já noutros cães ?

;)

Nelson
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 23, 2004 4:25 pm

nelsonk Escreveu: ... ok agora vamos ver um ponto o que é que o dogo trouxe de novo á canicultura ?

;)

Nelson
Se pensássemos todos assim, nesta altura do campeonato só haveria 3 raças, uma pequena, uma média e uma grande. Afinal, cão é cão, cada um com as suas características.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 4:27 pm

ó paulo espero que se esteja a referir aos primeiros resultados dos cruzamentos das varias raças a que lhe deram origem!
É claro que sim! :)

Vamos lá ver o estalão de uma raça...o Rottweiler por exemplo ( hehehehe!):
Aspecto Geral
O Rottweiler é um cão de estatura mediana, robusto, nem pesado nem leve, nem alto de extremidades nem delgado. A sua aparência em proporções correctas é compacta, alargada e forte, indicando uma grande força, agilidade e resistência.
Proporções importantes
A distância medida entre o esterno e a protuberância isquiática nunca deverá ultrapassar mais de 15% da altura à cruz.
Comportamento
É um cão amável, aprazível e amante das crianças; é muito a afectuoso, obediente e com grande disponibilidade para a brincadeira e para o trabalho. A sua aparência denota a sua ancestralidade, o seu comportamento é seguro de si mesmo, não é nervoso e é valente. Reage com muita atenção a tudo o que se passa à sua volta. Perante um estímulo desagradável é duro. Nervos firmes e destemido, os seus sentidos são altamente desenvolvidos. Quando surge uma ameaça, acciona o instinto de defesa, devido ao seu espirito de luta e protecção. Às experiências dolorosas ele resiste sem medo e sem hesitação, porém passada a ameaça, o instinto de luta extingue-se rapidamente, transformando-se numa atitude pacífica. Entre muitas virtudes constam: é apegado à casa e quintal, posui instinto de guarda altamente desenvolvido, possuí uma boa rastreabilidade, é muito perserverante, gosta de àgua e ama as crianças, possui olhar tranquilo e revela bom humor. Não possui uma paixão expressiva pela caça. É bom por natureza, não é nervoso, agressivo ou vingativo.
Cabeça
Crâneo:
De tamanho médio, largo entre as orelhas e, visto de lado, é moderadamente convexo na linha frontal. Ponta do osso occipital bem desenvolvida, mas sem exagero. Stop bem marcado.
Região facial:
Nariz: Cana nasal rectilínea, de base plana e estrachamento moderado. Trufa bem desenvolvida, mais plana que redonda, de entradas relativamente grandes, sempre de cor negra.
Focinho: Em relação com o crâneo, nunca deve dar uma aparência de alargado ou curto.
Lábios: negros, fortemente juntos, comissuras labiais fechadas, o pigmento interno da boca deve ser escuro.
Dentadura: forte e completa (42 dentes), os incisivos superiores fecham em tesoura sobre os inferiores.
Olhos: São de tamanho médio, em forma de amêndoa e cor castanha escura. Expressam fidelidade e ternura. As pálpebras unem-se bem.
Orelhas: de tamanho médio, caídas, triangulares, muito separadas entre sí e de inserção alta na cabeça, de modo que aparente maior largura quando o cão está com as orelhas em alerta.
Pescoço: Forte, de comprimento moderado, emerge dos ombros formando uma linha dorsal ligeiramente arqueada, seco, sem papada nem pele solta na garganta.
Tronco
Dorso: Recto, forte e firme.
Garupa: Plana, de comprimento mediano e ligeiramente arredondada. Não é nem recta nem muito caída.
Peito: Amplo, largo e fundo ( aprox. 50 % da altura à cruz) a parte anterior bem desenvolvida e costelas bem apoiadas.
Abdómen: Flancos não encolhidos até cima.
Cauda: Em condição natural, nivelada com a extensão da linha dorsal ; à vontade poderá ficar pendurada.
Extremidades
Membros anteriores:
Generalidades: vistos de frente os membros dianteiros são rectos e não têm uma posição fechada. Vistos lateralmente os traços são rectos. A omoplata é longa e a implantação posterior deverá formar um ângulo de 45°.
Ombro: bem junto ao corpo.
Antebraço: bem aderido ao tronco.
Pernas: fortemente desenvolvidas vigorosas e musculadas. Ossos pesados e direitos.
Codilhos: Não afastados, ficando sob o corpo. Distâncias iguais do garrote ao codilho e do mesmo até ao chão.
Quartelas: Fortes, flexíveis e quase perpendiculares ao solo.
Mãos: redondas, bem fechadas e com dedos arqueados, sem se apresentarem voltados para dentro ou para fora. Almofadas duras e com unhas curtas, negras e fortes.
Membros posteriores:
Generalidades: vistos de trás os membros posteriores são direitos e suficientemente afastados para melhor sustentarem um corpo bem constituído.
Parte superior da coxa: Bastante comprida, Larga e musculada.
Parte inferior da coxa: Comprida, robusta e bem musculada, prolongando-se até ao forte jarrete.
A Soldra (articulação da rótula) é moderadamente angulada.
Pés: Um pouco mais compridos que as mãos, igualmente bem fechados, com dedos arqueados sem ficarem virados para dentro nem para fora. Dedos robustos e sem presunhos.
Andar
O Rottweiler é um trotador. O dorso mantém-se relativamente firme e quieto. O movimento é harmonioso , seguro, potente, livre e com passos amplos. Transmite uma sensação de elasticidade, resistência e determinação.
Pele
Pele da cabeça: Esticada em toda a sua extensão, embora em momentos de grande atenção possa formar ligeiras pregas à frente.
Manto:
Características do pelo: compõe-se de pelo de cobertura e de sub pelo. O pelo de cobertura é duro, de comprimento médio, espesso, forte, liso e aderido ao corpo; o sub pelo não deve sobressair . Nas extremidades posteriores o pelo é um pouco maior.
Cor: negro com marcas bem delimitadas de coloração que pode variar entre a cor de ferrugem e o mogno. As marcas devem ter as seguintes localizações: uma mancha sobre cada um dos olhos, outra no arco zigomático, como se apresentasse uma faixa em volta do focinho, mas não na parte superior do nariz; na papada; uma marca triangular de cada lado do externo; nos membros anteriores, desde o carpo até aos dedos; na parte interna dos membros posteriores; na base da cauda.
Tamanho e peso:
Altura à cruz dos machos é de 61 a 68 cm .
61 a 62 cm = pequeno
63 a 64 cm = mediano
65 a 66 cm = grande= estatura correcta.
67 a 68 cm = muito grande
Peso aprox. 50 Kgr.
Altura à cruz das Fêmeas é de 56 a 63 cm.
56 a 57 cm = pequena
58 a 59 cm = mediana
60 a 61 cm = grande = estatura correcta
62 a 63 cm = muito grande
Peso aprox 42 Kgr.

Defeitos
Aspecto geral: Ligeiro, alto de patas, ossatura e musculatura
débeis.
Cabeça: Cabeça de cão de caça, estreita, ligeira, demasiado curta, larga, basta, frente plana (stop ausente ou demasiado pequeno).
Focinho: Largo ou pontiagudo, trufa deformada ou partida, dorso nasal descendente ou fundido, trufa clara ou manchada.
Lábios: Abertos, rosáceos ou manchados, comissuras abertas.
Mandíbula: Maxilar inferior estreito.
Bochechas: Muito proeminentes
Dentadura: Em tenaz
Orelhas: De inserção demasiado baixa, pesadas, largas, débeis, dobradas até atrás, muito separadas ou proeminentes.
Pescoço: demasiado largo, delgado, de musculatura débil, papada ou pele solta na garganta.
Tronco: Demasiado largo, demasiado curto ou demasiado estreito.
Peito: Caixa toráxica de costelas planas, peito em tonel ou pouco profundo.
Cauda: O Início da Cauda demasiado em cima ou demasiado em baixo. (NOVO)
Dorso: demasiado largo, débil, descaído ou encurvado.
Garupa: brusca, demasiado curta, demasiado recta ou demasiado larga.
Cauda: inserção demasiado alta ou baixa.
Extremidades anteriores: demasiado estreitas ou não rectas. Ombros empinados, codos ausentes ou deficientes, antebraço demasiado curto ou empinado, metacarpo brando ou empinado, mãos abertas, dedos demasiado planos ou muito arqueados, dedos torcidos, unhas claras.
Extremidades posteriores: pouco musculadas, juntar janetes, extremidades bambas ou encurvadas, angulações demasiado grandes ou demasiado pequenas, presunhos.
Pele: pele da cabeça rugosa.
Características do pelo: pelo brando, demasiado curto ou comprido, ondulado, ausência de sub pelo.
Cor: Cores diferentes das indicadas, marcas pouco definidas ou demasiado extensas.

Faltas desqualificativas:
Generalidades: marcada inversão de caracteres sexuais ( machos com tipo feminino ou vice-versa).
Comportamento: assustadiço, medroso, cobarde, que se assuste com tiros, malicioso, exageradamente desconfiado, nervoso.
Dentadura: prognatismo inferior ou superior, falta de premolares e molares.
Olhos: olhos amarelentos, olhar penetrante de aves de rapina, ou com olhos de diferente cor, pálpebras descaídas ou enroladas até dentro (entrópio) o ou fora (ectrópio).
Cauda: Cauda 'vincada'; Cauda enrolada, com um desvio lateral acentuado sobre o corpo (vide imagem em exemplo de cauda)
Testículos: machos monorquídios ou criptorquídios. Ambos os testículos devem de estar bem desenvolvidos e ser perfeitamente visíveis no saco escrotal.
Características do pelo: pelo muito comprido e/ ou muito ondulado.
Cor do pelo: Cães que carecem das marcas castanho fogo características do Rottweiler e manchas brancas.
Será que é assim uma exigência tão extraordinárias se pedirmos que um Rottweiler cumpra este estalão? Será que não há cães que cumpram estes simples requisitos a 100%? Será que a avaliação da qualidade e excelência de um cão se deve limitar à avaliação da conformidade com estes parâmetros?

Abraços
Paulo C.
nelsonk
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 4:50 pm

MMPA Escreveu:
nelsonk Escreveu: ... ok agora vamos ver um ponto o que é que o dogo trouxe de novo á canicultura ?

;)

Nelson
Se pensássemos todos assim, nesta altura do campeonato só haveria 3 raças, uma pequena, uma média e uma grande. Afinal, cão é cão, cada um com as suas características.
acha mesmo ou disse isso só por dizer ?

:o

Nelson
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 23, 2004 5:15 pm

nelsonk Escreveu: ...acha mesmo ou disse isso só por dizer ?

:o

Nelson
Não é o que o nelsonk pensa? É que pela pergunta que fez parecia que queria dizer isso...
noInfo
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 5:36 pm

ó Nelson segundo o ideal do Martinez trouxe...por isso respeita la o homem sfv! :)
e nao sao todos os caes que sao tao multifacetados como o dogo!
agora em exemplos concrectos... por exemplo...uma mais valia para a canicultura em termos cinegeticos o dogo argentino é considerado o cao mais capaz no trabalho de casa grossa!
no sentido que estas a falar(penso eu..) nao trouxe nada de novo.."novo", um cão é sempre um cão né, se formos a ver...a essencia de um e instintos primarios nao variam assim tanto de uns para os outros....
mas se queres alguma coisa nova.."nova" leva uma arca frigorifica a uma exposiçao! ;) :D

bem mas tb posso te responder de outra maneira,
o dogo argentino deu á canicultura isto :
Imagem

mas agora eu!!!!!!
fala-me tu tb do Berner! :D
acho que tb nao precisas de te esforçar muito!

olha pelo menos para mim..o BB e os restantes caes boiadeiros suiços...tem uma carateristica que bate todos os caes....o andar..o acto de seguir o dono é simplesmente notavel e espetacular, na minha opinião é um cao que tem o acompanhar perfeito, ao contrario dos caes de defesa que seguem o dono por norma smp ao lado com um enorme instinto protector, os caes de aptidoes cinegeticas que acompanham o dono na sua frente, mostrando sempre uma agitaçao e interesse excessivo pelos locais onde onde passa.
os caes boiadeiros suiços mantem aquele andar descontraido e seguro de si...sempre acompanhando, ligeiramente atras do ultimo passo do dono!
quanto a mim tem a postura ideal no acompanhemento do dono!
é ou nao é Nelson? ;)

pelo menos com os que eu convivo e os que vejo sao assim!

cmp
nelsonk
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 6:08 pm

era essa a resposta que tava á espera ganhou-se um cão de caça grossa como ñ há outro !
(pelos vistos alguem percebeu o que eu queria dizer com aquela pergunta)

agora diz-me quantos é tu conheces que realmente sejam utilizados em matilha para a caça grossa ?
mais uma vez desenvolveu-se uma excelente raça que mais cedo ou mais tarde vai começar a ser noticia por razões menos nobres que a caça ( e olha que eu ñ sou caçador) ou então para certos meninos andarem a enfeitar a ponta da trela para mostrar que são machos !
eu como já disse aqui várias vezes sempre que se toca de falar do dogo já os vi em acção várias vezes e são uma verdadeira máquina a trabalhar em matilha ( embora volta e meia ataquem cavalos e cavaleiros se tiverem o azar de andar por perto ) ;)

em relação aos BB tens razão no que dizes mas acima de tudo eles tem algo que eu admiro que é a coragem , nada os assusta e são sempre os primeiros a defender o dono ( principalmente as femeas ) e olha que eu posso compara-los com os outros que tenho que até tem mais fama nesse aspecto ! ;)

Nelson
noInfo
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 7:59 pm

pois Nelson isso é um facto...
dos com que eu mais lido, por acaso 2 sao caçadores....e um que é de companhia
mas eu pessoalmente apesar de apreciar esse cao nao sou caçador!
aprecio essa funcionalidade no cao, e tento mante-la de outra maneira..e para alem disso dá para se desfrutar das outras tantas qualidades do dogo...mas enfim como ja te tinha dito os molossos para mim superam tudo, qualquer um deles!!!...(até mesmo os que parcem que levaram com uma tabua no focinho gosto:lol: ;)) em aspectos morfologicos tenho como preferencias os molessoides mais amastinados, mas em termos de carcater tendo a cair mais para o lado dos de montanha e boiadeiros..
já viste o meu problema?!?!....smp acho que tenho que criar uma raça :lol:...nao mas sinseramente ainda nao consegui escolher uma raça para mim...mas tb
ainda tenho mt tempo...a malta é nova...e tá no inicio de vida..:D
e ainda anda a começar a criar condiçoes para a coisa...
mas já que falamos a falar em dogos...que até é o cão que mais interesse me suscita em termos morfologicos...
disses-te uma coisa muito importante..e é o que já começa a estragar a raça...esta e nao sou....todos os molossos do tipo dogo/mastiff ja começam a ser prejudicados tb...
pq hj em dia qualquer monte de fezes....que tenha alguma "carencia de segurança na sua masculinidade"... e "goste de cães" arranja os que lhe parecem com aspecto mais poderoso para ajudar na sua afirmaçao..
e que devido em muitos casos serem caes de caracter dominante..e necessitem de um pulso firme e alguns conhecimentos..
tem sido um descalabre total, que já deu origem no caso do dogo a bela da presença nas "raças pontencialmente perigosas" que dá logo uma imagem excelente ao cao....

enfim...

mas já agora, tu que és agricul. tb utilizas os teus caes para guardar vacas? ou compensas isso de outra maneira? :roll:
nelsonk
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 8:26 pm

por acaso utilizo-os para a guarda tanto da casa como da quinta onde tenho a minha exploração , mas tenho a sorte de ser o unico que ñ se dedica á produção animal , logo todos os meus visinhos tem gado seja ovino,bovino ou equino . o que faz com que eles estejam constantemente em contacto com gado e é vê.los felizes da vida :D !

mas para te rires um pouco o unico problema que tive com gado foi graças á minha labradora ( tão estupida , Deus me perdoe ) que uma vez decidiu meter-se com uma cria de uma égua de um amigo e foi ve-la voar alguns 8 metros depois de a égua a levantar no ar e jogá-la como se fosse um mosquito ;) !
com os BB niente são demasiado inteligentes para cometer erros desses

em relação ao quereres criar uma raça do grupo 2 boa sorte mas primeiro tenta saber tudo e mais alguma coisa sobre ela visita todos os bons criadores e só depois de teres a certeza é que te deves meter nisso !

eu fiz isso tudo antes de ser proprietário da minha primeira BB e esperei um ano para ter a certeza de que era a raça que me preenchia completamente e cheguei a ter mais de 30 contactos de criadores e comprei meia duzia de livros , fiz cerca de 3000 kilometros com a minha esposa e visitei uma catrafada de criadores alem de que passei noites inteiras a pesquizar todas as linhas que havia pelo mundo inteiro ( ou seja abrir uma empresa ñ me dava tanto trabalho ) e eu nem nunca me passou pela cabeça ser criador , agora imagina se fosse essa a minha ambição :D

e nem imaginas como descobri a raça ;) é uma história que dava para escrever um livro !

Nelson

p.s. se for em termos económicos escolhe algo que ainda ñ haja em Portugal e olha que no grupo dois há alguns e bons ;)
noInfo
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 8:46 pm

Nelson uiiiiiiiiiiii....onde que tu ja andas...
calma lá com a criaçao...eu nem tava a falar ainda em patamares tao altos...por equanto o reunir condiçoes que falava era ainda para os ter, como por exemplo tempo etc......ainda tou numa altura de organizaçao pessoal...
pq eu tal como agora tu me falaste de ti...sou um pouco prefecionista nas coisas...e nao gosto de me meter nelas de qualquer maneira...e isso começa logo na parte da aquizição tal como tu.. pq as que tenho tido têm sido em meio familiar ate mesmo antes de eu existir...tirando uma...
e como ambiciono mais e como deve ser..isto tem que ser com calma..
mas longe de mim pensar em criaçao já...
se bem que metodos como os da Sealords por exemplo sao de me suscitar interesse mas mais ...mas muitooooo mais futuramente....

e em relaçao ao teu p.s! mas nem tenhas duvidas nenhumas...!
farto de monotonia ando eu! eu gosto de desafios! ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda ago 23, 2004 9:16 pm

nelsonk Escreveu: mais uma vez desenvolveu-se uma excelente raça que mais cedo ou mais tarde vai começar a ser noticia por razões menos nobres que a caça ( e olha que eu ñ sou caçador) ou então para certos meninos andarem a enfeitar a ponta da trela para mostrar que são machos !
Nelson
100% correcto.
Não tarda muito, é mais uma raça dita "perigosa" e que pela sua compleição física, sem sombra de dúvida, será usado em lutas, pelos betinhos que os usam como se de um objecto se tratasse....
Quando será que essa mentalidade irá mudar????....
:(
Responder

Voltar para “Cães”