Displasia da anca - Operação quais os resultados reais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 08, 2004 4:24 pm

espe Escreveu:
Cindel escreveu:
Sobre Serras, olhe que não há assim tanto serras displasicos e a maior parte vem tudo do mesmo. Há tambem, mt bom Serra aí, isento de displasia com uns movimentos que metem medo ao susto ;)

Espe, escreveu:
Quando referi a alta percentagem de Serras displásicos, tinha apenas como referência os estudos do Dr. Mário Ginja...

Boas Férias ;)
Bem vamos por partes:
1º ( e posso estar a dizer uma grande disparate, mas é a opinião que tenho neste momento, pelo que observo, apenas)
- Movimento. Para mim os bons ou maus movimentos são algo que o cão nasce com eles. Há realmente cães sem displasia que se movimentam mal, e cães com com "alguma" displasia (e neste caso, o "alguma" subentende-se que não é A), e que se movimentam 5 estrelas. Posso dar um exemplo que tenho em casa, 2 irmãos de ninhada, um A, movimenta-se bem, mas nada fora de série. Outro B, movimento 5 estrelas.
No entanto, o que eu entendo por bom movimento, é um movimento fluido, que cobre terreno, e que dê a sensação de força, em especial de posteriores.
Um animal pode nascer com este dom, mas se se confirmar displasico (D, por exemplo. ou mesmo alguns C´s), custa-me a acreditar que este movimento dure muito para além de algum tempo, a não ser com os truques do costume.
Um animal que se tapa atrás, ao ponto de quase fazer tricot, se me dizem que é um A... eu pergunto, então a que se deve aquele tricotanço?

2º - Aqui há uns tempos, perguntei por curiosidade a um criador de Serras, sobre o problema da displasia na raça, pois suponha que deveria existir bastante. Foi-me dito, que na raça não havia esse problema. Ok, vale o que vale.

3º - Pela afirmação da Esperança, as minhas suspeitas confirma-se e afinal, o problema existe e não é assim tão pouco quanto isso. No entanto, e sem querer ofender o Dr em questão, acho um pouco falta de ética, comentar o facto com um cliente. OU melhor, a Esperança, deveria filtrar as coisas, pois estou certa que o Dr. Mário Ginga não iria gostar que colocassem palavras na boca dele, num fórum publico.

Penso que a Esperança, não pensou nisso.

Isabel
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

domingo ago 08, 2004 6:04 pm

[quote=Pedra]

2º - Aqui há uns tempos, perguntei por curiosidade a um criador de Serras, sobre o problema da displasia na raça, pois suponha que deveria existir bastante. Foi-me dito, que na raça não havia esse problema. Ok, vale o que vale.

3º - Pela afirmação da Esperança, as minhas suspeitas confirma-se e afinal, o problema existe e não é assim tão pouco quanto isso. No entanto, e sem querer ofender o Dr em questão, acho um pouco falta de ética, comentar o facto com um cliente. OU melhor, a Esperança, deveria filtrar as coisas, pois estou certa que o Dr. Mário Ginga não iria gostar que colocassem palavras na boca dele, num fórum publico.

[/quote]

:o :o
Se o problema existe? Claro que existe e não sei porquê escondê-lo! Por ser num fórum público?!

Colocar palavras na boca do Dr. Mário Ginja?:o

Aliás há estudos feitos e qualquer pessoa pode ter acesso a eles.
Se quiser posso lhe enviar alguns dados (tem é que ser com algum tempo, pois tenho que procurar onde tenho isso)

Sinceramente não vejo onde está o problema em fazer este comentário: o problema existe, há é que "trabalhar" com seriedade e procurar atenuar o problema e... não é a negá-lo que se vai conseguir!

Cumprimentos
Esperança
espe
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 6:13 pm

[quote=Pedra]

Isabel
[/quote]

Gostava que ficasse bem claro que quando refiro os estudos do Dr. Mário Ginja não me refiro apenas a uma troca de palavras com o Dr. e... só com ele
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 6:58 pm

Ò Esperança, eu não disse isso. Penso que me fiz entender mal.
O que eu queria dizer era o seguinte. Se eu fosse vet, se fosse uma das pessoas com quem o clube de raça tem um protocolo, para despiste dessas doenças, e comentasse por acaso com um associado ou cliente que os serras estão minados de HD, talvez não gostasse que essa mesma pessoa o dissesse aqui, usando o meu nome como referencia. Só isso.

Isabel
espe
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 7:42 pm

[quote=Pedra]
Ò Esperança, eu não disse isso. Penso que me fiz entender mal.
O que eu queria dizer era o seguinte. Se eu fosse vet, se fosse uma das pessoas com quem o clube de raça tem um protocolo, para despiste dessas doenças, e comentasse por acaso com um associado ou cliente que os serras estão minados de HD, talvez não gostasse que essa mesma pessoa o dissesse aqui, usando o meu nome como referencia. Só isso.

Isabel
[/quote]

Tudo bem, mas não se trata de apenas um comentário... com um associado ou cliente...
Se fosse isso, claro que eu não utilizaria essa informação.
Também não vamos dizer que a raça está minada de HD :(
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 8:10 pm

Ok Esperança, se há estudos publicados, se há estatisticas e são publicas, então.. tudo bem.
Quando aos minanços, talvez uma questão de interpretação da minha parte, quando li o seu comentário de que havia uma alta percentagem de HD nos Serras.
No entanto, acho que é muito bom, voces terem alguém que se interesse por isso, que faça os despistes a preços bem acessiveis, e que vos encaminhe. Já é uma ajuda muito boa para trabalhar e para minimizar o problema. Tomara muitos criadores de outras raças, terem esses incentivos.

Isabel
valis
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 9:50 am

segunda ago 09, 2004 6:37 am

Alguém conhece bóias específicas para cães?
Em relação a isto existem efectivamente coletes salva-vidas para caes que pode e deve usar por uma questão de prevenção, claro que como para quase tudo nem todos os caes sabem instintivamente nadar e pode ser necessario "enssinar-lhes" como o devem fazer especialmente se são novos, outra situação a ter em atenção é o canssaço do cão apos algum tempo a nadar (depende de cão para cão) especialmente em caes de pelo medio/comprido os mesmos tem tendencia a "afundar" o rabo o que leva a um "nadar a prego" e que se deve ter em conta.

Os meus serra de aires adoram agua e podem passar bastante tempo dentro de agua a nadar o que leva a que tenha de ter sempre atenção e manda-los para terra ou para uma zona mais baixa sempre que vejo algum sinal de fadiga por mais pequeno que seja (nada como 5 ou 10 minutos de descansso por uma questão de segurança)
Pedra
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 11:03 am

Bem, a minha questão não tem a ver com operações mas com uma realidade, que acontece e que baralha os neurónios dos criadores.
Pais testados e aptos para reprodução. Da mesma ninhada há animais A, B, e D. Repete-se o cruzamento, e "saiem" As e Bs. A única diferença aqui, tem a ver com o facto de a ninhada da qual apareceu Ds, nasceu no inicio do Inverno, a outra na Primavera.
Alguma relação nisto? Ou mera casualidade?

Isabel
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 15, 2004 12:46 am

Então? nada.... :cry:

Nanci, ainda gostava de saber como é que esse tal estudo chegou á conclusão que uma certa displasia era saudavel..... ;)

Isabel
espe
Membro Veterano

domingo ago 15, 2004 7:19 pm

[quote=CindelP]

Boas,

Este estudo foi desenvolvido à volta do Pastor do Caucasso (caucassian ovcharka) e devo tê-lo lá em casa (neste momento estou de férias), se quiser depois posso lhe enviar por correio.

De qualquer das formas, o estudo defendia que para certos molossos de montanha a tal displasia era normal, ou seja, a tal "laxidão" será normal e até certo ponto saudavel, sendo tipica da estrutura do cao.

[/quote]

CindelP,
Diga alguma coisa quando puder ;)

Tenho andado à procura de um estudo sobre displasia da anca, no qual, me recordo ter visto dados, numa tabela comparativa entre várias raças...
Diz-lhe alguma coisa?

Boas férias!
Esperança
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda ago 16, 2004 8:14 am

:)
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

segunda ago 23, 2004 10:11 pm

Ora bem, hoje finalmente lá rumámos à Invicta com consulta marcada com o Dr. Mário Santos do Hosp Vet do Porto (que ainda não conhecia. Fiquei muito bem impressionada).
Feito novo Raio-X ele teve uma longa conversa explicativa. Não aconselhou a osteotomia tripla porque já há início de luxação defendendo, neste caso, a ablação da cabeça do fémur.
Et voilá... Deu-me já uma estimativa (com valores mínimo e máximo), e provavelmente para a semana ou daqui a duas semanas o Tomezito vai à faca.
Em relação ao pós-operatório: disse que o canito sairá do hospital já pelo seu próprio pé (ou melhor, patas) sendo muito importante a fisioterapia a seguir. Por fisioterapia, entenda-se exercício físico aconselhado- a natação é o ideal.
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

terça ago 24, 2004 12:28 am

Eu tenho um Golden Retriever que tem este problema nas patas traseiras... Já foi operado à pata esquerda, à que estava pior... Foi operado no Hospital Veterinário do Porto... Foi muito bem tratado lá... Não tenho razão de queixa... Costumamos ir lá regularmente para as consultas de rotina... Até porque a pata direita parece que está a ficar pior... Mas o Grifo nunca se queixou... Reparamos que ele tinha displasia pois ele ao andar bamboleia muito e a pata, na anca, estalava... Mas ele nunca se queixou... Só quer brincadeira... Saltar para o sofá... para a cama... correr... O veterinário lá nas consultas ao fazer-lhe uns movimentos com a pata é que vê que lhe dói, porque diariamente o Grifo não se queixa... Estamos contentes com o resultado da operação... Se fosse (ou se for preciso fazer na outra pata) voltavamos a fazer a operação...
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

terça ago 24, 2004 12:29 am

Eu tenho um Golden Retriever que tem este problema nas patas traseiras... Já foi operado à pata esquerda, à que estava pior... Foi operado no Hospital Veterinário do Porto... Foi muito bem tratado lá... Não tenho razão de queixa... Costumamos ir lá regularmente para as consultas de rotina... Até porque a pata direita parece que está a ficar pior... Mas o Grifo nunca se queixou... Reparamos que ele tinha displasia pois ele ao andar bamboleia muito e a pata, na anca, estalava... Mas ele nunca se queixou... Só quer brincadeira... Saltar para o sofá... para a cama... correr... O veterinário lá nas consultas ao fazer-lhe uns movimentos com a pata é que vê que lhe dói, porque diariamente o Grifo não se queixa... Estamos contentes com o resultado da operação... Se fosse (ou se for preciso fazer na outra pata) voltavamos a fazer a operação...
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça ago 24, 2004 1:28 am

firmuga

e no raio x?? ele ja apresentava alguma anormalia significativa? o femur ja estava com a cabeça gasta e defeituosa ? ou era apenas um desnivel na posiçao de encaixe na anca?
Responder

Voltar para “Cães”