Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda ago 23, 2004 9:53 pm

nelsonk Escreveu:
ok agora vamos ver um ponto o que é que o dogo trouxe de novo á canicultura ?

o que é que ele tem que ñ houvesse já noutros cães ?

;)

Nelson
Trouxe uma curiosidade nos cães de agarre com a sua dentição em pinça, e um retrocesso medieval ao cão de agarre, ou se preferirem do alão e da sua descendência, que foi o retorno do branco (cor), mas e na minha opinião, com um carácter demasiado mole no resto (demasiada especialização talvêz?)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda ago 23, 2004 10:13 pm

P1TuXk4 Escreveu: 100% correcto.
Não tarda muito, é mais uma raça dita "perigosa" e que pela sua compleição física, sem sombra de dúvida, será usado em lutas, pelos betinhos que os usam como se de um objecto se tratasse....
Quando será que essa mentalidade irá mudar????....
está a ver pq que eu as vezes falo...
leia as coisas com atençao para nao se induzir em erro...
e espero que o motivo de tal "desatençao" nao seja o facto de ter ficado "lixado" comigo por razoes inciais ao topic...e despresse os meus posts...pq dps fala sem ter a certeza do que se trata...visto que ao que voçe respondeu foi uma conversa que surgiu entre mim e o Nelson

mas eu explico-lhe a raça que estava-mos a falar era o dogo argentino..que ao contrario do que voçe disse, infelizmente já é uma raça considerada pontencialmente perigosa segundo a lei..
em relaçao ao que voçe disse posteriormente, tem quase.. toda a razão
devido a uma pequena fuga á realidade...pq o problema nao é só as lutas...é a falta de experiencia, conhecimentos e maneabilidade para possuir um cao desses..e é o que por norma se passa com os "betinhos" como voçe referiu...mas que penso que com o tempo..a moda passará..
quanto ao problema das lutas...é um pouco mais complicado...pq por norma quem "se mete nisso" nao sao betinhos...pode ter a certeza, antes fosse...assim podia ser que com umas "chapadinhas" fosse lá.. ;)
só para ser mais explicito...se quer ver um meio onde as lutas sao pao do dia...aconselho-lhe a nao ir a Cascais...;)
pare pelos lados de setubal..mais propriamente na bela vista na zona dos predios azuis (isto se lá conseguir entrar)....ou para os lados do barreiro, vale da amoreira! ;)
e outra correcçao....infelizmente o cao em questao(dogo argentino) já é usado em lutas em pt! alias...o unico combate que eu presenciei foi com um, contra um pitbull! e parece que está a se tornar popular nesse meio...
:( não há dele já estar inserido na lei...enfim.............................
(isto de ter um colega na informatica a viver num bairro social, dá nestas estas informaçoes...e mesmo presenciamentos de coisas do genero)

cmp e espero que a tal desatençao de facto nao tenha sido pelos motivos que eu referi...
noInfo
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 10:30 pm

casadiscaes

acho que a palavra mole deveria ser substituida por equilibrado
na minha opinião claro..

só uma coisa a mordedura em tesoura tb é aceita na raça

cmp
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:06 pm

noInfo Escreveu: casadiscaes

acho que a palavra mole deveria ser substituida por equilibrado
na minha opinião claro..

só uma coisa a mordedura em tesoura tb é aceita na raça

cmp
Acredito que o considere equilibrado, mas e saliento, que na minha opinião e por isso não gosto do dogo (para além de ser branco) o acho mole[/b]... mas ainda bem que temos gostos e opiniões diferentes... se fossemos todos iguais isto não tinha piada nenhuma ;)

Eu sei que a mordedura em tesoura é aceite, mas o ponto que queria salientar é a novidade nos cães de agarre da mordedura em pinça, vulgar nos cães feitos para matar presas de pequeno porte...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
noInfo
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 11:30 pm

casadiscaes

claro que sim ;)
mas eu tb nao intrevi com outro sentido se não o de dar a minha opniao tb!

eu entendi o que quis dizer, com o facto da "dentada" em pinça, apenas quis referir o facto de nao ter sido uma mudança bem definida, visto tb ser permitido a tesoura...
o que na minha opinião...continuo a defender a mordedura em tesoura em caes de agarre...e no dogo nao é excepçao...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:51 pm

noInfo Escreveu: eu entendi o que quis dizer, com o facto da "dentada" em pinça, apenas quis referir o facto de nao ter sido uma mudança bem definida, visto tb ser permitido a tesoura...
o que na minha opinião...continuo a defender a mordedura em tesoura em caes de agarre...e no dogo nao é excepçao...
Se virmos bem história do cão, temos cães de agarre com dentição em tesoura ao longo da história, e desde +- os descobrimentos os prognatas... a grande "inovação" que o dogo trás é a mordedura preferida em pinça, o que outro grande cão de agarre, o Fila Brasileiro, por exemplo, admite, embora não prefira...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça ago 24, 2004 12:19 am

noInfo Escreveu: está a ver pq que eu as vezes falo...
leia as coisas com atençao para nao se induzir em erro...
e espero que o motivo de tal "desatençao" nao seja o facto de ter ficado "lixado" comigo por razoes inciais ao topic...e despresse os meus posts...pq dps fala sem ter a certeza do que se trata...visto que ao que voçe respondeu foi uma conversa que surgiu entre mim e o Nelson
Eu não respondi, pois a conversa como você mesmo disse, nã era comigo.
Apenas manifestei a minha concordância com o que o Nelson disse.
Como pode ver...você também anda desatento... :)

noInfo Escreveu: mas eu explico-lhe a raça que estava-mos a falar era o dogo argentino..que ao contrario do que voçe disse, infelizmente já é uma raça considerada pontencialmente perigosa segundo a lei..
Eu apenas disse, "não tarda muito, será" pois não conhecia a raça até aquele momento em que falaram dela. Daí eu não querer me armar em chico esperto e ter dito, "não tarda muito, será".... :)
Mais uma vez, não estava atento... :)

noInfo Escreveu: se quer ver um meio onde as lutas sao pao do dia...aconselho-lhe a nao ir a Cascais...;)
Engana-se....nem imagina as peixeiradas que as TIAS fazem...
(just kiding...lololol)

noInfo Escreveu: pare pelos lados de setubal..mais propriamente na bela vista na zona dos predios azuis (isto se lá conseguir entrar)....ou para os lados do barreiro, vale da amoreira! ;)
e outra correcçao....infelizmente o cao em questao(dogo argentino) já é usado em lutas em pt! alias...o unico combate que eu presenciei foi com um, contra um pitbull! e parece que está a se tornar popular nesse meio...
Essa é uma triste realidade, resultante da miséria que se vive nos bairros sociais(alguns)....

noInfo, fica bem.. ;)
(Já agora, em que area trabalhas, mais especificamente???)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 24, 2004 9:13 am

A Portaria 422/2004, define como 'Raças Potencialmente Perigosas', as seguintes:
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

Portanto....esse 'qualquer dia' já é hoje em dia ;)
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça ago 24, 2004 9:39 am

nelsonk Escreveu: era essa a resposta que tava á espera ganhou-se um cão de caça grossa como ñ há outro !
(pelos vistos alguem percebeu o que eu queria dizer com aquela pergunta)

agora diz-me quantos é tu conheces que realmente sejam utilizados em matilha para a caça grossa ?
...
Ok, então desculpe se não percebi a sua pergunta... ;)

Por acaso conheço alguns, não sou grande apreciadora de caça, mas posso-lhe dizer que tenho conhecimento de alguns matilheiros (portugueses e espanhóis) que têm Dogos nas suas matilhas. Até lhe arranjo umas fotografias (se estiver interessado).
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 24, 2004 10:20 am

PauloC Escreveu: A Portaria 422/2004, define como 'Raças Potencialmente Perigosas', as seguintes:
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
VII) Tosa inu.

Esta Portaria tem que data de publicação?
É que por acaso estava a ler o D-L 312/2003 e andava á procura da lista que era referido no PROJECTO DE LEI N.º 255/IX, e como não encontrei andei por aqui a zanzar, mas não encontro nada e como o nosso Dept.Jurídico está em mãos com um outro trabalho não puderam me elucidar, tenho de esperar até o final da semana (fiquei em lista de espera! ;) para eles é mais fácil porque têm o DR on-line!)
Com a portaria e respectiva data fica mais fácil ir á procura no arquivo físico!

Obrigada
LindAlba
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 10:34 am

Jordan Escreveu:
PauloC Escreveu: A Portaria 422/2004, define como 'Raças Potencialmente Perigosas', as seguintes:
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
VII) Tosa inu.

Esta Portaria tem que data de publicação?
Portaria 421/2004, de 24.04.2004 .... Licenciamento Juntas Freguesia
Portaria 422/2004, de 24.04.2004 .... Raças "Perigosas"
Portaria 585/2004, de 29.04.2004 .... Seguro "Obrigatório"
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 24, 2004 10:57 am

LindAlba Escreveu: Portaria 421/2004, de 24.04.2004 .... Licenciamento Juntas Freguesia
Portaria 422/2004, de 24.04.2004 .... Raças "Perigosas"
Portaria 585/2004, de 29.04.2004 .... Seguro "Obrigatório"
Obrigada LindAlba!

Cumprimentos,
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça ago 24, 2004 11:03 am

MMPA Escreveu:
nelsonk Escreveu: era essa a resposta que tava á espera ganhou-se um cão de caça grossa como ñ há outro !
(pelos vistos alguem percebeu o que eu queria dizer com aquela pergunta)

agora diz-me quantos é tu conheces que realmente sejam utilizados em matilha para a caça grossa ?
...
Ok, então desculpe se não percebi a sua pergunta... ;)

Por acaso conheço alguns, não sou grande apreciadora de caça, mas posso-lhe dizer que tenho conhecimento de alguns matilheiros (portugueses e espanhóis) que têm Dogos nas suas matilhas. Até lhe arranjo umas fotografias (se estiver interessado).
Pelo que tenho ouvido de matilheiros, a introdução dos Dogos foi uma aposta perdida. Sobretudo porque estes cães são muito "egoistas" desrespeitando todo o trabalho da matilha.

O dogo foi criado para caçar aos pares ou em quadras.

Em Espanha a maior parte das matilhas resulta do cruzamento de alano com podengo grande.

Cumprimentos

Tiago fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça ago 24, 2004 11:20 am

FAbarm Escreveu: Pelo que tenho ouvido de matilheiros, a introdução dos Dogos foi uma aposta perdida. Sobretudo porque estes cães são muito "egoistas" desrespeitando todo o trabalho da matilha.

O dogo foi criado para caçar aos pares ou em quadras.

Em Espanha a maior parte das matilhas resulta do cruzamento de alano com podengo grande.

Cumprimentos

Tiago fortuna
Pois, isso já não sei. Não gosto de caça, apesar de toda a minha família gostar. Os cães da "nossa" matilha eram Podengos Ibicencos (acho que é esse o nome) e Podengos grandes de pêlo cerdoso. Dogos nunca passaram lá por casa, mas cheguei a ver alguns em montarias, não em "acção" porque quando vou a montarias é só mesmo pelos pequenos-almoços e almoços "ajantarados" :D .
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 24, 2004 11:22 am

Jordan,
Se for ao site http://www.rottpt.net, no tópico legislação, tem lá tudo excepto a Portaria 585/2004 ( que ainda não me apeteceu ir lá actualizar aquilo ;) ). Mas se quiser esta Portaria eu posso enviar-lha por PM.

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”