Agility - O que se deve ter em conta para que o cão faça este "desporto"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça ago 24, 2004 4:06 pm

Aqui há uns tempos aconselharam-me a ir a uma Escola, para que o Oskar possa fazer Agility, visto que ele é muito enérgico, ágil, rápido e elegante, além de outras qualidades mais ;) ( dona babada :oops: ).

Como sei que há aqui treinadores/monitores, gostaria que me dessem a vossa opinião em relação ao seguinte:

:arrow: O que devo ter em conta, ao inscrever o cão nesse "desporto" ?

:arrow: Tem algum tipo de pré requisitos?

Não pretendo colocá-lo me competição, mas apenas proporcionar-lhe momentos agradáveis.

Aguardo vossas opiniões.[/i]
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça ago 24, 2004 4:38 pm

É melhor ser o Kroz a responder-lhe, mas pelo menos na Ataac antes de agility, os cães tinham que ter aulas de Obediência, por razões óbvias. Mas espere que ele apareça por aqui ;)
valis
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 9:50 am

terça ago 24, 2004 8:47 pm

Por norma todas as escolas onde enssinam agility pedem alguns requesitos nomeadamente:

- Ter tido aulas de obdiencia na escola ou noutra com certificado (tipicamente o COB, mas podem aceitar caso o cao passe alguns testes internos)

- Ter mais de 1ano (tipicamente mas depende da raça e do tipo de treino de inicio)

- Embora poucas escolas requesitem isso e conveniente que o cao faça despiste a displasia. O desporto exige bastante da estrutura ossea e como tal pode agravar um problema latente.

- Um consselho ... AQUECIMENTO, AQUECIMENTO, AQUECIMENTO nao inicie NUNCA uma actividade fisica com o cao sem um aquecimento conveniente, mesmo que nao seja "pratica corrente" na escola ... brinque com o cao antes do treino mesmo que seja um treino basico e aparentemente inocoo e de bom tom efectuar um aquecimento (serve de habito)

- De resto deverá existir uma EXCELENTE ligação entre condutor (ou dono) e cão essa e a base de qualquer treino e especialmente num desporto em que a condução e feita sempre a distancia (pouca ou muita depende sempre do grau de treino)

- Não desista ... como em qualquer treino o agility nao e facil e embora seja divertido pode ser saturante "batalhar" algumas coisas, não se esqueça que o cão nao sabe portugues e por vezes uma coisa simples como estar um passo mais a frente ou mais atras faz muita diferença ... especialmente no inicio.

- Leia muito ... ninguem nasce ensinado e felizmente existem muitos metodos de enssinar os obstaculos se um metodo nao funciona ... passe ao seguinte (depois de ter esgotado todas as hipoteses do primeiro), existem na net varios poços de informação e nao custa nada ler por vezes encontram-se verdadeiras perolas (no bom e no mau sentido)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 25, 2004 10:54 am

valis Escreveu: - Ter tido aulas de obdiencia na escola ou noutra com certificado (tipicamente o COB, mas podem aceitar caso o cao passe alguns testes internos)

- Ter mais de 1ano (tipicamente mas depende da raça e do tipo de treino de inicio)
Vou só alterar aqui duas coisas, mas claro que a decisão depende de escola para escola. De qualquer modo, comigo o agility pode ser começado logo a partir do momento que o cão entra na escola, independentemente da idade. Deixando apenas os saltos para depois e sendo efectuados de maneira graduada.

Quanto à obedência, a frequência das aulas de obediência é obrigatória na ataac, mas o cão começa logo também a efectuar os obstáculos desde o inicio.

Alias, na ataac, aquecimento, obediência e condicionamento fisico (agility por ex) são vertentes obrigatórias e todas integradas no treino.
Se bem que muitos não gostam do aquecimento, pricipalmente no verão :lol: .

Agora ponho-me a imaginar a mmpa a fazer o aquecimento. Tinha de andar sempre a gritar com ela para não correr com as mãos nos bolsos. :p
MMPA
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 11:08 am

KROZ Escreveu: Agora ponho-me a imaginar a mmpa a fazer o aquecimento. Tinha de andar sempre a gritar com ela para não correr com as mãos nos bolsos. :p
Obrigadinha Pedrinho, como sempre és um queridinho :lol: :lol: :lol:
Não tenho culpa de sofrer de preguicite aguda... ;) Vamos lá ver se este ano consigo ir lá com o "Botas" :p Já tenho saudades do "Split"
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 11:11 am

vais vais... já te estou lá a ver e tudo...
MMPA
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 11:14 am

Não prometi nada! Mas posso tentar mexer-me mais um bocadinho... (quem ler isto deve achar que sou uma gorda balofa... :p )
arval_13
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:11 am
Localização: Luna, Serra da Estrela e Balzac, Rafeiro do Alentejo

quarta ago 25, 2004 11:54 am

Olá!

Um pouco off topic, mas achei que não valia a pena abrir um novo só para me responderem a esta questão:

Será que alguém me pode indicar uma boa escola de treinos na zona de Coimbra?

Mais uma vez, desculpem o "desvio"....

:D

Fiquem Bem
aNa_ZoPhYa
Membro Júnior
Registado: sexta abr 30, 2004 7:40 pm
Localização: Luna (Golden Retriever), Pipoca (x siamesa) e Ísis (Epagnéul Bretão)

quarta ago 25, 2004 2:14 pm

Por acaso também estava interessada em saber de uma escola de treinos em Coimbra...
valis
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 9:50 am

quarta ago 25, 2004 2:28 pm

Aqui fica a lista de clubes reconhecidos pelo CPC.

http://www.cpc.pt/8_clubes/clp_filiados.htm

Kroz: apenas um reparo ... eu falei no geral obviamente que cada escola tem os seus metodos e regras, seja como for nao e "recomendavel" nenhum cao fazer agility antes da sua estrutura ossea estar formada (ou qualquer outro desporto que abuse do fisico) isto nao implica que nao se faça uma INTRODUÇÃO desde que a mesma seja isso mesmo uma introdução aos obstaculos (nada de saltos, contactos rentes ao chao, duração do treino limitada, etc).

Mas isto claro e apenas a minha opiniao ;)
KROZ
Membro Veterano

quinta ago 26, 2004 9:19 am

valis Escreveu: Kroz: apenas um reparo ... eu falei no geral obviamente que cada escola tem os seus metodos e regras
Eu reperai, por isso disse que isso dependia de escola para escola e referi como era na ataac.

E escolas em Coimbra... não há. Lá para o Porto apenas...
Responder

Voltar para “Cães”