sometimes Escreveu:
Não resisto, mas considerar o Staffordshire bull terrier uma raça potencialmente perigosa é uma verdadeira barbaridade!!!

assim como as outras raças, mas desta posso falar com mais à vontade. O Staffy uma raça perigosa????? Eles que até são considerados os "nanny dogs", completamente loucos por miudos, não podem ver uma criança à frente sem lhe espetarem uma lambidela

perigosos?? só vem mostrar, mais uma vez, que quem escreve essas leis não sabe mesmo nada do que está a falar.
Ok, desculpem, foi só um desabafo, ufff ...
Mas a propósito do tema deste fórum, por exemplo, e quando é que uma nova raça passa a ser raça?? por exemplo o BoerBoel, que é uma raça relativamente nova, com muitos exemplares um pouco diferentes entre si. É reconhecido como raça quando houver maior uniformidade/homogeneidade dentro da raça?? Quando se tornar mais conhecida?? Que entidade é que tem a legitimidade de a reconhecer, o FCI??? No caso dos Filas de são miguel?? Já foi reconhecido?? o que lhe falta? (é que a tanto tempo que ouço falar que o cão de fila de São Miguel ainda não foi reconhecido pelo FCI). Desculpem o testamento...
Em relaçao ao staffbull tem toda a razão....
mas vejamos...
eu pelo menos penso assim....
na minha opinião o problema nao está no apelidar das raças...
pq acho perfeitamente aceitavel o termo
PONTENCALMENTE
PERIGOSOS.....pq é uma realidade! nao só nas raças descritas como tal como qualquer outro cão incentivado nesse sentido.... Mas....existem diferenças, e convem tomarmos noçao disso...o problema está na capacidade de de provocar danos por por parte de um cão....
ou seja, existem raças que devido a sua morfologia...e com o acrescento de temperamento um pouco mais dominante, que tem o poder de provocar maiores danos num ataque do que outras raças...
e ao meu ver é ai que reside a diferença das raças Potencialmente perigosas...o que mais uma vez volto a referir que nao deve ser visto como uma má apelidaçao...e segundo a lei só 7 raças com esse poder é que estao definidas assim....existem mts outras...e isso so demonstra a ignorancia com que a lei foi feita...
o que dá má fama a esse termo é a lei a que o mesmo implica...
a estupides da coisa...começa ai a meu ver...
pq a soluçao a meu deveria controlados logo apartir da aquiziçao...
pq devido aos factos que acontecem surgidos pela falta de controlo nessa area é que a lei surgiu...
em relaçao as raças...tornarem-se conhecidas acho que sim passa em primeiro lugar pelo que referiu "uniformidade/homogeneidade "...
mas para explicar isso nao devem tardar ai os criadores...eles saberao informar melhor..
o fila de sao miguel penso que continua com permanencia temporaria no FCI
cmp