Acasalar???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça ago 24, 2004 5:21 pm

Olá!!
Gostaria de uma opinião dos mais entendidos... gostaria de acasalar a Winkie e o Woody, mas o problema é que a procura talvez não seja tanta como a oferta, por isso não sei o que fazer!! é que gostaria de castrar o woody, mas queria pelo menos uma ninhada dele. no que é que eu fico? começo a angariar possiveis compradores? :lol:
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça ago 24, 2004 7:00 pm

Isso é uma decisão muito pessoal, Laura, mas ainda bem que estás ciente do que pode acontecer se a Winky não tiver o cio muito cedo e as cias nascerem mais lá para o verão...
Mas talvez seja ainda cedo para pensares nisso. Pode acontecer que as pessoas que agora querem ter um furão já não tenham essa vontade na próxima primavera. Ou o contrário. Mas desde o cruzamneto ao nascimento e até estarem prontos para sair de casa, são três meses e meio. Mesmo que ela tivesse bebés em Março, só em Junho estariam prontos para sair. Ainda falta um bocadinho... ;)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça ago 24, 2004 11:18 pm

A Moya tem uma técnica que tem dado resultados na quantidade de furanitos gerados. Tem nascido um por ninhada. Se usar essa técnica não terá de se procupar muito se tem ou não dono para eles.

MHZ
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

quarta ago 25, 2004 8:11 am

Adorava saber essa tecnica... sim pk a minnie teve logo NOVE :o ate dava pena e assim sendo so um ou acabava por ficar com ele, ou ia ser o mais mimado ;)
che
Membro Júnior
Registado: quarta jul 07, 2004 2:38 pm

quarta ago 25, 2004 12:28 pm

Boa tarde,

Nós somos os donos da Pimpas, ela teve 6 crias. Foi fantástico acompanhar todo o processo, desde a gravidez, o nascimento, o começarem a comer, a abrir os olhos, a mãe super protectora (não sabemos onde foi ela aprender tudo aquilo).

Desde o início que queriamos ficar com uma delas, o Cheguevara. 3 dessas crias (Amazonas, Apolo e Aristoteles) conseguimos, oxalá que sim, bons lares para eles.

Quanto ao Atila (o maior e lider do grupo), talvez pela sua rebeldia nunca reuniu as preferências dos possiveis donos, talvez por isso tenha conquistado especial destaque nos nossos corações, ou seja, ficamos com ele também!

A Âmbar, desde cedo que esteve reservada, como o dono foi sempre desmarcando os encontros combinados para ir busca-la, nós fomo-nos apegando a ela e ela a nós, também, quem não se comove com uma criança esquecida no infantário!? Olha, ficamos com a Âmbar também, é a nossa princezinha! :D

O Cheguevara, é o polegarzinho da ninhada e é mau como as cobras, muito ágil, está sempre a pedir colo trepando pelas minhas pernas.

Estes 3, mais a Pimpas (que doce que ela está) dão trabalho para dar e vender, mas podemos garantir que ficaram bem entregues! :)

Mas é um peso tão grande quando nos separamos deles... é de uma responsabilidade muito grande, existe para aí muita gente de apetites, apetece-lhes agora ter um Furão, e se for de "borla" melhor! Durante estes 3 meses, ficamos também com a sensação, de pessoas que nos procuraram, que julgavam que tinham, com estes bichinhos, encontrado alguma mina de ouro... mas não queriam dispender de muito dinheiro, contraditório, não!?

Esta foi a primeira ninhada do Sotão dos Piratas e será a última concerteza!

Pretendemos partilhar convosco a experiência que tivemos, quer nos aspectos positivos, quer nos negativos, esperamos que tenha ajudado na decisão.

Cumprimentos,

Luís, Luísa, Pimpas, Atila, Che e Âmbar :D
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

quarta ago 25, 2004 6:34 pm

Obrigada por partilharem as vossas experiências. :D
A ideia de tirar uma ninhada não só passou pela cabeça da Kahoro mas também pela minha :roll:
Realmente uma das preocupações é arranjar bons donos que os tratem como merecem. E não olhem para eles como uma futura fonte de rendimento.

beijinhos
rubbi
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta ago 26, 2004 8:36 am

che Escreveu: Durante estes 3 meses, ficamos também com a sensação, de pessoas que nos procuraram, que julgavam que tinham, com estes bichinhos, encontrado alguma mina de ouro... mas não queriam dispender de muito dinheiro, contraditório, não!?
Exactamente, são os chamados oportunistas, que vão pôr as fêmeas a reproduzir que nem malucas (provavelmente até as vão pôr a apanhar banhos de sol porque ouviram que quanto mais luz apanharem mais cios têm), vão achar que estão a gastar muito dinheiro em ração por isso vão dar uma porcaria qualquer (se calhar o vizinho caçador alimenta os deles a pão e água com açúcar, isso sim é barato). Quanto a vacinas, nem pensar, cada um fica em 90€!

E pensemos com os pés bem assentes no chão: quantos mais poderemos recolher? Será que temos condições para ficar com os que sobrarem de cada ninhada? Quando formos de férias, com quem os deixamos?
Este é um aspecto em que cada um sabe de si, da sua disbonibilidade financeira, de espaço e de tempo. Enfim, esses pormenores...

Este ano correu tudo bem, felizmente, e temos um crescimento saudável da comunidade furónica. (Tenho pena de a maioria dos novos donos não apareça aqui no fórum, e acabamos por perder o rasto dos bebés....)
O que me preocupa é "para o ano" - uma ninhada não terá certamente problemas de escoamento, mas e se todos pensarmos assim?

Outro pormenor: sem desprimor para a técnica que a nossa Rita desenvolveu, é de notar que quer a Babushka quer a Nina, que de facto só tiveram uma cria cada, são situações pontuais: uma estava com o cio há muitos meses e portanto anémica, a outra teve uma perda de sangue que significou a perda de embriões. Logo, nos dois casos, o número reduzido de crias pode ter sido resultado de circunstâncias clínicas que não queremos ver repetidas com as outras fêmeas.
É melhor não arriscar...

No final, creio que a decisão fica por conta do bom senso de cada um.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta ago 26, 2004 8:46 am

Olá a todos:
Pois... o mais dificil mesmo é saber que eles ficam bem entregues e nisso acho que foi realmente o sucesso do Clã dos Ursos... Todos os bebes estão muito bem entregues... e embora alguns membros não participem aqui, mantenho contactos telefónicos e por msn com quase todos. E recebo fotos :D E alguns ate visitam e tudo :)
São muitos os factores a ponderar e realmente tem de partir de quem os cria todos os factores que já enumeraram aqui :)
No entanto, quanto à minha "tecnica"... Pois é... Mas para a Nina ter 1 bebe a Buffy teve 8 ;) Pois não se esqueçam que o truque era pôr o Godot com outra menina antes ;) E com a Babushka o mesmo se passou. :)
No entanto, a Babushka tambem vai à faca em breve... Pois é a matriarca mais velha e já passou por muito pelo que quero ficar muito descansadinha em relação a ela :) Ninhadas dali, mais não :)
A Kena fez aquele cio que o Opale tão bem deu conta e nunca mais... Espero que este ano não tenha mais meninas com cios... Pelo menos, tudo indica que não :) *cruzar os dedos*
Beijinhos,
Rita
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta ago 26, 2004 10:49 am

É provável que a PETFIL vá criar curiosidade sobre estes bichinhos e aumente a procura deles.
Mas é capaz de ser preferível jogarem pelo seguro enquanto não há certezas disso. Porque também há que seleccionar os bons donos, para depois não virmos a ter os tais problemas de abandono, etc. E se não estivermos "com a corda na garganta", essa selecção poderá ser feita com mais cuidado.
Uma das regalias do nosso clube, poderia ser mesmo o colocarmos à disposição dos nossos associados um macho vasoctomizado, evitando assim a injecção hormonal e respectivas preocupações.

MHZ
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:38 pm

Olá Kahoro,

Penso que em relação ao "que acontece com as crias depois" já foi tudo dito. Por isso, vou dar-te a minha opinião sobre se deves castrar ou não o bichinho sem antes ter cruzado. Repara que é apenas uma opinião pessoal.

Tal como nos humanos, a reprodução é uma dádiva da natureza que provoca estimulos, bem estar (tanto fisico como psicológico), entre outras coisas. Quem tem apenas um furanito e adquire outro para fazer companhia, o primeiro vai começar a reagir de maneira diferente no sentido positivo. Por isso, não concordo com a castração de qualquer animal sem antes ter cruzado e apreciado aquilo que é o primeiro sentido da vida deles: a reprodução com o objectivo da continuidade da raça.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PeaceFerrets
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 5:10 pm

quinta ago 26, 2004 3:57 pm

É pá, thanks, thanks e thanks...
Tb tava com duvida sobre a minha Yoko, mas lendo isto!!!

Mta paz! 8) :D :D :D
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta ago 26, 2004 5:03 pm

Olá!!!

Obrigado pela a opinião de todos...
:)
realmente eu não estou aqui pa fazer dinheiro com os meus peludinhos fedorentos :p mas concordo com o Imv e acho que devia dar a alegria aos meus dois amores de serem papás :D como ainda falta algum tempo para eles poderem procriar vou pensar e até lá vou ver as condições que tenho para receber novos furanitos em casa(da minha mãe :? ). acho que tenho tempo de ver se está a haver ou não interesse por este animal por parte das pessoas.
resumindo... acho que não vou castrar o woody ;) adoro-os muito e quero que as crias sejam iguais aos dois. não era justo po woody, um dia mais tarde, a winkie ter crias de outro :lol: :lol:

Obrigado!!
che
Membro Júnior
Registado: quarta jul 07, 2004 2:38 pm

sexta ago 27, 2004 10:02 am

Pois é Laura, isso o Woody nunca lhe iria perdoar !!! :lol: :lol:
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 1:30 pm

Já agora, aproveitanto o topico lollll
Se alguem precisar de um belo macho para acasar com a sua femea, o Kit, um albino de boas familias, manso e respeitador, está à disposição de qualquer furanita que precise dos seus serviços hi hi hi :8
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

segunda ago 30, 2004 11:42 am

:D :D :D

uau, Hyza, seria um espectaculo acasalar a minha Ichi com o Kit, que anda ainda à procura de companheiro.
A Ichi tem ainda só 4 meses, mas já vou tendo que me preocupar com isso... ainda estou de ferias, quando regressar a casa mando fotos da minha menina. que precisava tanto de companhia....

e já agora, alguém me explica como funciona o ciclo reprodutor masculino dos furões? o macho está "sempre" pronto para acasalar, "quase" sempre ou dificilmente?
Responder

Voltar para “Furão”