Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

terça ago 24, 2004 8:51 pm

Não resisto, mas considerar o Staffordshire bull terrier uma raça potencialmente perigosa é uma verdadeira barbaridade!!! :o :o :o assim como as outras raças, mas desta posso falar com mais à vontade. O Staffy uma raça perigosa????? Eles que até são considerados os "nanny dogs", completamente loucos por miudos, não podem ver uma criança à frente sem lhe espetarem uma lambidela :D perigosos?? só vem mostrar, mais uma vez, que quem escreve essas leis não sabe mesmo nada do que está a falar.
Ok, desculpem, foi só um desabafo, ufff ...
Mas a propósito do tema deste fórum, por exemplo, e quando é que uma nova raça passa a ser raça?? por exemplo o BoerBoel, que é uma raça relativamente nova, com muitos exemplares um pouco diferentes entre si. É reconhecido como raça quando houver maior uniformidade/homogeneidade dentro da raça?? Quando se tornar mais conhecida?? Que entidade é que tem a legitimidade de a reconhecer, o FCI??? No caso dos Filas de são miguel?? Já foi reconhecido?? o que lhe falta? (é que a tanto tempo que ouço falar que o cão de fila de São Miguel ainda não foi reconhecido pelo FCI). Desculpem o testamento...
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça ago 24, 2004 9:16 pm

FAbarm

desculpe mas acho que nao o entendi ao certo...

discorda com o que?

com as caçadas de matilhas enormes onde a presa ao ser capturada, é simplesmente abocanhada por tudo o que é sitio ,devido ao pescoço e o focinho nao dar para todos....?

ou no caso da caça com pequenos grupos de 2 ou 3 cães que atacam estrategicamente , onde existe uma ainda uma tentativa mais acentuada de defesa por parte da presa, que obriga o dogo a mostrar todo o seu pontencial(agilidade, manobras tacticas) onde os caes apanham a presa na zona pescoço/cara! e que quanto a mim tem uma morte menos sofredora do que no 1º caso!
claro que com menos caes fica mt mais arriscado mas tb isto uma caça que requer um bom treino dos caes! inclusivé...cá em PT nao sei sinceramente....mas na argentina, USA etc...bons criadores de matilhas de dogos para caça, treinam os cachorros desde tenrra idade...e só os levam a caçadas "a serio" quando o cão já tem alguma experiencia!

eu pessoalmente....acho que a 1º situçao que falei nao é mt digna....
mas apesar de apreciar a 2º hipotese
como nao sou caçador..tb sou apologista da hipotese existir outras maneiras de manter a funcionalidade do dogo sem ser com a caça...

mas diga-me uma coisa voçe que é caçador e amante de canicultura por certo o seu gosto por caça não passará apenas pela obtençao de presas
mas tb por apreciar ver o seu cao a trabalhar (a dar graça á sua funcionalidade original)
certo?
mas de qualquer modo...estou a dizer isto, mas realmente nao entendi o que quis dizer no seu post..

cmp
noInfo
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 9:44 pm

sometimes Escreveu: Não resisto, mas considerar o Staffordshire bull terrier uma raça potencialmente perigosa é uma verdadeira barbaridade!!! :o :o :o assim como as outras raças, mas desta posso falar com mais à vontade. O Staffy uma raça perigosa????? Eles que até são considerados os "nanny dogs", completamente loucos por miudos, não podem ver uma criança à frente sem lhe espetarem uma lambidela :D perigosos?? só vem mostrar, mais uma vez, que quem escreve essas leis não sabe mesmo nada do que está a falar.
Ok, desculpem, foi só um desabafo, ufff ...
Mas a propósito do tema deste fórum, por exemplo, e quando é que uma nova raça passa a ser raça?? por exemplo o BoerBoel, que é uma raça relativamente nova, com muitos exemplares um pouco diferentes entre si. É reconhecido como raça quando houver maior uniformidade/homogeneidade dentro da raça?? Quando se tornar mais conhecida?? Que entidade é que tem a legitimidade de a reconhecer, o FCI??? No caso dos Filas de são miguel?? Já foi reconhecido?? o que lhe falta? (é que a tanto tempo que ouço falar que o cão de fila de São Miguel ainda não foi reconhecido pelo FCI). Desculpem o testamento...
Em relaçao ao staffbull tem toda a razão....
mas vejamos...
eu pelo menos penso assim....
na minha opinião o problema nao está no apelidar das raças...
pq acho perfeitamente aceitavel o termo PONTENCALMENTE
PERIGOSOS.....pq é uma realidade! nao só nas raças descritas como tal como qualquer outro cão incentivado nesse sentido.... Mas....existem diferenças, e convem tomarmos noçao disso...o problema está na capacidade de de provocar danos por por parte de um cão....
ou seja, existem raças que devido a sua morfologia...e com o acrescento de temperamento um pouco mais dominante, que tem o poder de provocar maiores danos num ataque do que outras raças...
e ao meu ver é ai que reside a diferença das raças Potencialmente perigosas...o que mais uma vez volto a referir que nao deve ser visto como uma má apelidaçao...e segundo a lei só 7 raças com esse poder é que estao definidas assim....existem mts outras...e isso so demonstra a ignorancia com que a lei foi feita...
o que dá má fama a esse termo é a lei a que o mesmo implica...
a estupides da coisa...começa ai a meu ver...
pq a soluçao a meu deveria controlados logo apartir da aquiziçao...
pq devido aos factos que acontecem surgidos pela falta de controlo nessa area é que a lei surgiu...

em relaçao as raças...tornarem-se conhecidas acho que sim passa em primeiro lugar pelo que referiu "uniformidade/homogeneidade "...
mas para explicar isso nao devem tardar ai os criadores...eles saberao informar melhor..

o fila de sao miguel penso que continua com permanencia temporaria no FCI

cmp
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça ago 24, 2004 10:27 pm

Estou a gostar muito deste tópico. :)
Por favor MMPA, poderia mostrar as fotografias de que falou lá atrás? Gostaria muito de ver. ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça ago 24, 2004 11:11 pm

A lei fala em raças potencialmente perigosas.
A lei acho que fala na obrigatoriedade de os cães dessa raça terem de andar com açaimo, e trela.
Digamos que eu cruzo um PitBull, com um Roottweiler.
Passo a ter um rafeiro.
A lei refere rafeiros????
Desculpem a pergunta, é que gostava que alguém com bons conhecimentos da lei, me pudesse confirmar isso e já agora, por ser rafeiro, um cão resultante desta cruza, já não será perigoso???

Acho que isto é um exemplo da lei tonta que temos....
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta ago 25, 2004 12:10 am

noInfo Escreveu: FAbarm

desculpe mas acho que nao o entendi ao certo...

discorda com o que?
Boa Noite

Quando discordo é no sentido de haver criadores e não só, para quem o elemento central do acto venatório é o cão, independentemente do tipo de raça e caça.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
noInfo
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 12:40 am

P1TuXk4

nesse caso que falou sim!...
ou nem seria necessario cruzar essas 2 raças
nem que cruza-se um pitbull com um canixe..
qualquer cão resultante de cruzamentos efectuados com qualquer das 7 raças "potencialmente perigosas" fica automaticamente sujeito á lei!
noInfo
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 1:19 am

FAbarm

exatamente! eu tb concordo!
acho que tem que existir um equilibrio entre as 2 coisas...

mas nao sei pq...acho que voçe ficou com a ideia que eu so penso na funcionalidade do cão...foi?

é pq eu quando defendo a pratica deste tipo de caça com menos cães, nao é só pela melhor mostra do desempenho funcional do cao..mas sim tb pq nao é tao sanguinario quanto a caça com matilhas enormes... onde a presa coitada....
acho que é mais nobre para a presa quanto para o cão o modelo que referi...
e dps como tb nao sou grande adepto de caça...nao acho que seja assim tao imprescindivel ver a funcionalidade do dogo na caça...existem outros meios...mas para quem goste de caça grossa e queira utilizar dogos na minha opninião deveria ser feito da maneira que referi e pelas causas que referi!

cmp
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta ago 25, 2004 9:19 am

noInfo Escreveu: ...claro que com menos caes fica mt mais arriscado mas tb isto uma caça que requer um bom treino dos caes! inclusivé...cá em PT nao sei sinceramente....mas na argentina, USA etc...bons criadores de matilhas de dogos para caça, treinam os cachorros desde tenrra idade...e só os levam a caçadas "a serio" quando o cão já tem alguma experiencia!
...
Cá também é assim, ou como é que queria que os cães aprendessem?

ladyxeus posso mostrar as fotografias daqui a uns dias, não as tenho comigo e não estão digitalizadas, mas não me esqueço de as mostrar ;)
noInfo
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 4:04 pm

MMPA

eu estou a falar de treinos a serio! nao tou a falar de "brincadeiras"...
1º a caça que estamos a falar nao é uma nacional...embora ja se pratique cá...
treinar um dogo argentino para ganhar experiencia de saber evitar um javali..encontrar um ataque eficaz...etc...
nao é a mesma coisa que treinar um perdigueiro a trazer caça!
e nao estou a falar em termos de facilidade de treino..um cão de trazer, ou de parar.. têm um treino mais complexo com certeza!
eu estou a falar numa caça arriscada onde o cão necessita de uma vasta experiencia! para saber evitar uma presa apesar de isso já está no seu instinto, mas no inicio o cao requer algum tempo de treinos com situaçoes semelhantes ás reais...mas mais controladas...
é que um perdiz nao se vai virar ao cão, quanto mais feri-lo de morte...
e o dogo cá é utilizado maioritariamente em montarias com mais de nao sei quantos caes...onde a presa quase que se deixa de ver com tanto cão em cima...
eu estou a falar na CAÇA do dogo...que é rara cá...onde vao 2..3 exemplares...onde o cão tem que se saber mover...e necessita de alguma experiencia de treinos..para nao ser tao ingenuo!
experimente a ir ver uma caçada com 2..3 dogos e vai entender o que lhe digo....
e como isto nao é uma pratica mt comum cá...acho que nao existe assim tanto treino nesse sentido

cmp
MMPA
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 4:39 pm

noInfo Escreveu: MMPA

treinar um dogo argentino para ganhar experiencia de saber evitar um javali..encontrar um ataque eficaz...etc...
e nao estou a falar em termos de facilidade de treino..um cão de trazer, ou de parar.. têm um treino mais complexo com certeza!
eu estou a falar numa caça arriscada onde o cão necessita de uma vasta experiencia! para saber evitar uma presa apesar de isso já está no seu instinto, mas no inicio o cao requer algum tempo de treinos com situaçoes semelhantes ás reais...mas mais controladas...
e o dogo cá é utilizado maioritariamente em montarias com mais de nao sei quantos caes...onde a presa quase que se deixa de ver com tanto cão em cima...
eu estou a falar na CAÇA do dogo...que é rara cá...onde vao 2..3 exemplares...onde o cão tem que se saber mover...e necessita de alguma experiencia de treinos..para nao ser tao ingenuo!
experimente a ir ver uma caçada com 2..3 dogos e vai entender o que lhe digo....
e como isto nao é uma pratica mt comum cá...acho que nao existe assim tanto treino nesse sentido

cmp
noInfo
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 4:51 pm

MMPA

isso foi oque? :lol:
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta ago 25, 2004 4:53 pm

noInfo Escreveu: MMPA

cmp
Boas

Volto a repetir que esse metodo de caça em portugal é proibido. ;)

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
MMPA
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 4:53 pm

Desculpem, mas já respondi 2 vezes ao post do noinfo e a minha resposta não aparece, isto está complicado...

Como já lhe disse não costumo ir a Montarias, mas que eu saiba uma largada e uma montaria não são o mesmo, logo os cães usados também não são do mesmo tipo.
Também já lhe disse que cães tinha "em casa", Podengos. Eram levados muito novos para o campo, com o matilheiro, para aprenderem a "pistear", não eram logo levados para caçadas e soltos ao desbarato.
Mas não me venha dizer que por muito que um cão esteja ensinado / treinado, que se livra de levar uma navalhada ou mesmo de morrer. Nem um Dogo nem cão nenhum.
O meu post anterior não era só sobre Dogos, era sobre todos os cães.
Tenho pena de já não termos matilha, senão convidava-o com todo o gosto para ir para o campo com os cães, essa é a única parte que gosto nas caçadas.

(Vamos lá ver se é desta que o post segue...)
MMPA
Membro Veterano

quarta ago 25, 2004 4:58 pm

FAbarm Escreveu: Boas

Volto a repetir que esse metodo de caça em portugal é proibido. ;)

Cumprimentos

Tiago
Mas eu não me estou a referir ao "ataque dos cães" (não sei como dizer isto, estou é a falar do "levante" dos javalis em direção ao posto, isso que eu saiba é permitido. O agarre dos cães é depois rematado com faca de mato, mas só depois de atingido a tiro pelo atirador. Isto não é permitido? Já agora gostava de saber, porque apesar de viver rodeada de caçadores nunca me interessei muito pelo assunto.
Responder

Voltar para “Cães”