Morte prematura de Piriquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Jordania
Membro
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm

segunda ago 23, 2004 10:00 am

olá a todos.

Recentemente tem-me morrido inúmeros periquitos, quer adultos já a criar com 1 e 2 anos, quer juvenis, na voadeira, aparentemente sem doença ou ferimento.

O espaço e alimentação não foram alterados, nem há nadas que os perturbe (gatos ou roedores)

Haverá alguma razão para o sucedido.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

segunda ago 23, 2004 2:34 pm

Boas,Não terá sido a "faca"?Não estavam debilitados?um pouco mais magros?reparou em alguma alteração no peito dos animais?
Será do calor?estão em locais frescos?
:roll: :roll:
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

segunda ago 23, 2004 2:38 pm

Dá tratamentos? Dá vitaminas?
Ah e tal...
Jordania
Membro

terça ago 24, 2004 9:10 am

Bom dia

Julgo que não tenha sido a "faca", não estavam debilitados, nem apresentavam alteração no peito dos animais.

Penso que não será do calor, porque este mês não tem sido propriamente quente, muito embora o local em que estão não seja fresco, mas e como referi, estão-me a morrer indivíduos com 1 ano e 2 anos, e se vocês se lembram no ano passado foi um ano de calor insuportável, e as instalações eram as mesmas, no ano passado tive por varias vezes que “regar” as telhas para arrefecer, este ano só uma vez em maio tive de o fazer.

Esporadicamente dou vitaminas

Obrigado,
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 24, 2004 7:04 pm

Não será melhor consultar um vet conhecedor de aves ?
Quer dizer, da maneira como conta, parece uma doença qualquer transmissível...o que seria grave.
Vou perguntar a alguns conhecidos.
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

terça ago 24, 2004 7:05 pm

ola... n poderá ser muda francesa?? :roll:
n sei se isso ataca adultos mas axo k nao:P...

ja agora ha kuanto tempo tem os peris?tem kompredo novos i mundado os casais prokriadores?
kaso n, isso pode ser um kaso de konsanguiniedade...
pode dever s a tumores ou malformaçoes kardiacas...(isso akonteceu aos meus avos ha 7 anos)

[]abc[] i boa sorte
vasco
Jordania
Membro

quinta ago 26, 2004 8:28 am

Oi

Julgo não ser uma doença “qualquer” transmissível, porque a lógica seria que morressem os indivíduos do mesmo viveiro ou os companheiros, o que não acontece, eles vão morrendo pelos 4 cantos, em apenas dois casos reparei que estes tinham problemas de “equilíbrio” visto estarem no chão do viveiro com as asas abertas apoiadas.

Já tenho periquitos há 8 anos, embora só a 3 me tenha dedicado a criação, e sempre tive muito cuidado para que não houvesse consanguinidade, tenho em outros viveiros, forpus, caturras e mandarins, e em nenhuma outra aves está a ocorrer este fenómeno, nem foram introduzidas aves ou objectos novos nos viveiros.
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quinta ago 26, 2004 12:51 pm

jordânia,

pode ser da muda embora ainda seja cedo.
à algum tempo isso também me aconteceu e morreram-me alguns periquitos ondulados, d um dia para o outro começavam a ficar meio adontados e depois caiam mortos no chão.
morreram-me apenas 2 e nunca mais me aconteceu.
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

quinta ago 26, 2004 1:13 pm

AlexandreM

-chegas-te a saber o que era?

-mudaste a alimentação?

-alguma causa para que isso tenha acontecido, e deixado de acontecer?
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quinta ago 26, 2004 1:18 pm

não mudei nada.
Responder

Voltar para “Aves”