A minha Rott

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:03 pm

Confesso que esta do "Ais"nunca usei...mas é capaz de resultar.
Eu prefiro 'enfiar-lhes a mão pela boca dentro". É isso mesmo....se eles mordem a mão, em vez de tirar, eu enfio a mão pela boca a dentro até eles se agoniarem. ;) Eles, como é lógico, não gostam e param na hora. É bom que com esta atitude se use um comando, como por exemplo o 'NÃO', para que mais tarde baste isso para que o cão pare ( e não tenhamos de estar a enfiar-lhes a mão.
Se a sua filha é muito pequena, o melhor mesmo é você não deixar a cadela abusar. Uma vez que está sempre presente, não há perigo da cadela tentar abusar quando você não estiver lá. No entanto, é bom que a sua filha vá também dando algum tipo de indicação de que ocupa um lugar superior na matilha. Aproveite agora que a cadela é pequena e façam alguns 'exercicios' e brincadeiras em que a sua filha mostre que manda. Coloque-a de barriga para o ar e deixe a sua filha estar sobre ela, por exemplo. A sua filha que brinque com um brinquedo com ela e no final da brincadeira fique com o brinquedo em posse da sua filha. Faça a sua filha participar nos exercicios de comandos básicos ( ex: senta, deita), assegurando-se que os comandos são compridos, nem que seja "à força" ( e com a sua ajuda)...etc....

Abraços
Paulo C.

P.S. - Escrevi isto antes de ler o post do Aragão. Afinal estava lá tudo ;)
Última edição por PauloC em quinta ago 26, 2004 2:08 pm, editado 2 vezes no total.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta ago 26, 2004 2:05 pm

Ó Paulo, essa dos peixinhos era para aqui?
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:06 pm

PauloC Escreveu: Eu conheço o Sr. Rui e é uma pessoa espectacular e superentendido em aquariofilia. Mas de há uns anos para cá a loja 'abandalhou' um bocado e já não é o que foi em tempos. Continuo a confiar nele, mas já me aconteceram uma quantas com peixes comprados lá e que não estavam nas melhores condições ( talvez porque os aquários da loja não são tão cuidados como dantes).

Se ainda morasses na margem Sul eu aconselhava-te a visitar a outra loja. É junto à Rotunda do Centro Sul naqueles predios todos coloridos. Não me lembro do Nome ( acho que é AVIPEIXE, mas não tenhoa certeza!), mas aquilo vê-se da rotunda. O acesso é através da Praceta Bento Gonçalves.
Ó PauloC, acho que te enganaste no aquário! :lol: :lol:
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta ago 26, 2004 2:12 pm

Não peça desculpas!
Eu é que lhe fico grata pelas "lições"!

A minha filha tem 9 anos, já não é própriamente uma bébé....no entanto, acho que a cadela sente que é superior a ela.
O que eu pretendia era que fosse o contrário, mas a miúda acho que lhe está a ganhar medo.... nós dizemos pra ela a enfrentar mas esta tarefa está a revelar-se um pouco complicada, vamos dar tempo ao tempo pois a Pacha ainda lá está á pouco tempo, ainda nem fez um mês.

Vou adoptar essa atitude do castigo.

O outro cachorrinho qu está pra chegar é macho, mas sendo um Golden Retriever acho que não vou tentar problemas de dominância, até porque são quase da mesma idade, vamos ver...
<strong>Rosita</strong>
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:13 pm

:lol: :lol: :lol:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:15 pm

Bolas....Vocês não deixam passar nada! Como a arca está a demorar 'horas' a carregar, escrevi uma mensagem para outro forum enquanto esperava que a caixa de resposta abrisse. Quando finalmente abriu, fiz paste e distraidamente enviei a mensagem (que era a do outro forum)!!! Depois para conseguir aceder e colocar a mensagem correcta foram mais 'duas horas? !!!! :roll: :roll:
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta ago 26, 2004 2:21 pm

Deixe lá Paulo.....até podia dar jeito é que lá em casa também "moram" peixinhos!! Discos....mas confesso que desse assunto não entendo nada!!
O meu marido é que toma conta do aquário...
<strong>Rosita</strong>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:25 pm

novata Escreveu: Deixe lá Paulo.....até podia dar jeito é que lá em casa também "moram" peixinhos!! Discos....mas confesso que desse assunto não entendo nada!!
O meu marido é que toma conta do aquário...
Pois era mesmo de discus que se estava a falar...hehehehe! Eu actualmente tenho dois ( um turquesa e um malboro) , mas aqui há uns anos atrás tive um montão deles porque consegui fazer criação ;)

Bem...mas isso é para o forum dos peixes ( ou para o outro forum onde eu estava)...hehehehe!

Abraços
Paulo C.
Aragao
Membro Veterano
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:29 pm

novata Escreveu:A minha filha tem 9 anos, já não é própriamente uma bébé....no entanto, acho que a cadela sente que é superior a ela.
O que eu pretendia era que fosse o contrário, mas a miúda acho que lhe está a ganhar medo.... nós dizemos pra ela a enfrentar mas esta tarefa está a revelar-se um pouco complicada, vamos dar tempo ao tempo pois a Pacha ainda lá está á pouco tempo, ainda nem fez um mês.
Ok, medo é mau! Muito mau! Um cão, qualquer cão, sente isso.
Faça como o Paulo disse, realize o exercício do massajar a barriga da cachorra com a sua filha, ela que lhe faça festa na barriga. Sempre muito lentamente, mas com firmeza. (Nunca me tinha lembrado de fazer o exercício a dois! :( )

Note-se que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o cão está-se marimbando para quem lhe dá a comida (apesar de ele fazer uma associação feliz entre a comida e a pessoa). Mas, o cão tem medo que lhe roubem a comida e apenas permite que os seus “superiores” lhe mexam na comida (isto claro sem nenhum ensinamento em contrário).
Isto tudo para dizer o seguinte: pegue na refeição da cadela (o jantar por exemplo) e não a coloque no prato dela, em vez disso a sua filha que coloque parte da comida na mão e a cadela que coma da mão da sua filha. Depois de repetir isto a sua filha que encha o prato da cadela e lhe dê o resto. Após repetir isto algumas vezes e de ter observado a reacção da cadela, a sua filha após ter dado a comida à cadela deve ir brincar com a cadela (interrompendo o jantar da cadela), mais uns dias a repetir e depois a sua filha que mexa na comida que a cadela enquanto está a comer, mais uns dias a repetir e a sua filha que retire por completo o prato da cadela, espere uns segundos e volte a dar-lho.
Durante todos estes exercícios, muita atenção à cadela, se ela rosnar, ladrar ou tentar apanhar a comida, logo um forte NÃO, palmada no focinho. Se a cadela insistir retirar a comida e só voltar a tentar dali a meia hora. Isto ensina à cadela que a sua filha é “superior” e por outro lado ensina a sua filha a não ter receio de mexer ou lidar com a cadela.
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:29 pm

repetida, juro que não sou eu!
novata
Membro

quinta ago 26, 2004 2:43 pm

Vou experimentar essa de massajar a barriga (juntamente com a miúda) pois eu já o faço praticamente desde o dia que ela chegou lá a casa, aliás já o fazia com o Simão....
A Pacha gosta e fica muito quietinha sem fazer força.... além disso também já a "obriguei" a ficar nessa posição mesmo sem ela querer para ela perceber que não era ela que mandava.

Quanto á comida não há problemas, ela adora comer da nossa mão, incluindo da mão da minha filha, além disso já está habituado a que lhe mexam na comida enquanto ela está a comer, nunca experimentei foi tirar-lhe o prato, vou experimentar para ver a reacção.
Ela também gosta muito de "roubar" coisas (como qualquer outro cachorro) e quando nós a chamamos pra nos entregar o que roubou ela cada vez foge mais e corre, corre que nem uma doida, até que no fim quando a agarramos não quer dar, aí eu abro-lhe a boca á força e digo-lhe: "É meu!" e fico com o objecto, só lho devolvo quando me apetece.
<strong>Rosita</strong>
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta ago 26, 2004 3:07 pm

Novata,

Primeiro, parabéns pelos novos "membros" da família!

Não "conheço" a raça como outros membros (PauloC e Aragao) mas na minha experiência com cães, e eles se acharem que não é assim que o refiram, acho que deve conversar com a sua filha e dizer-lhe o que pretende que ela faça e se ela estiver de acordo então passem à acção, mas sem receios ou hesitações. Os animais pressentem o medo que sentimos e acho que isso ainda lhes dá mais força, logo o V/ "jogo" iria funcionar ao contrário... Penso eu de que ...

Gelly

P.S. - Fiz questão de fazer o "jogo" do dar e tirar comida com o meu filho de 2 anos vs. cães e agora é divertido ver um piolho com a taça da ração e os 2 "monstros" sentadinhos à espera que ele coloque tudo no sítio para depois lá irem!!!! :D
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2004 3:40 pm

novata Escreveu:Ela também gosta muito de "roubar" coisas (como qualquer outro cachorro) e quando nós a chamamos pra nos entregar o que roubou ela cada vez foge mais e corre, corre que nem uma doida, até que no fim quando a agarramos não quer dar, aí eu abro-lhe a boca á força e digo-lhe: "É meu!" e fico com o objecto, só lho devolvo quando me apetece.
Heheh, vamos traduzir essa cena pelos olhos do cão:
“hummm? Quando eu “roubo” aquele objecto a minha dona farta-se de brincar comigo, corre atrás de mim a tentar-me apanhar e tudo, mas eu sou rápida e consigo fugir muito. Isto é muito giro. È chato é quando ela me apanha, pois ralha comigo. Mas eu já eprcebi que ela fica zangada comigo porque me apanha, e isso é mau. Da próxima vez vou tentar com mais genica para que ela não me apanhe, assim ela não se zanga e eu brinco mais. Gosto muito deste jogo!”

(nota: a “tradução” não é minha, não me lembro exactamente do texto mas a ideia era essa.)

Correr atrás de um cão é brincar com ele! Se queres que ele devolva um objecto, dirige-te calmamente a ele e retira-lhe o objecto! Se ele fugir, mais vale ignorar que ir atrás dele.

Em relação ao comportamento, pelo o que dizes já fazes tudo ok, por isso é apenas uma questão de tempo e repetições. Toma o hábito de que a tua filha todas as refeições mexa na comida da cadela (tirar, mexer, etc.), depois é só uma questão de tempo.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta ago 26, 2004 3:50 pm

Algumas destas dicas, também as vou aproveitar ;)

O meu tem 16 meses, mas é como se tivesse 6... dona inexperiente e canito sempre doente :(
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta ago 26, 2004 3:55 pm

Se queres que ele devolva um objecto, dirige-te calmamente a ele e retira-lhe o objecto!
Podes tentar também fugir dele.... com a minha resulta :oops: :lol: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”