A minha Rott

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta ago 26, 2004 3:56 pm

hehheheheehehe!!!!

Deu-me vontade de rir pela forma como descreveu a cena! é isso mesmo que se passa.
Mas se eu não correr como é que apanho a apanho?....é que por vezes ela apanha coisas que não deve (não só pelo facto de estragar, mas que lhe podem fazer mal se as engolir) vou ter de a forçar a parar não é?Mas vou tentar não correr...a danada quer é brincar (natural) além disso ladra muito! se eu lhe grito ela ladra sempre! acho que neste ponto também me desafia....
Devo ligar a isto? ou é só brincadeira?....
<strong>Rosita</strong>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 26, 2004 4:03 pm

novata Escreveu: hehheheheehehe!!!!

Deu-me vontade de rir pela forma como descreveu a cena! é isso mesmo que se passa.
Mas se eu não correr como é que apanho a apanho?....é que por vezes ela apanha coisas que não deve (não só pelo facto de estragar, mas que lhe podem fazer mal se as engolir) vou ter de a forçar a parar não é?Mas vou tentar não correr...a danada quer é brincar (natural) além disso ladra muito! se eu lhe grito ela ladra sempre! acho que neste ponto também me desafia....
Devo ligar a isto? ou é só brincadeira?....
No site do amigo do Rottweiler tem uns videos giros onde se mostra como ensinar um cão a vir para junto de nós quando este está longe. Normalmente usa-se uma trela muito longa. Assim que conseguimos que o cão venha, o recompensamos efusivamente. Aos poucos a trela acaba por ser retirada e o cão vem pela recompensa ( festa ou biscoito), e acaba por vir sempre com agrado.
Se perseguirmos o cão ele tem tendência a fugir, e se quando o apanhamos ou ele vem após '2 horas de fuga' ralhamos com ele, ele vai associar o castigo ao ter sido apanhado ou ter vindo, e na próxima vai fazer tudo para não ser apanhado ou não vir para junto de nós.
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta ago 26, 2004 4:16 pm

Pôxa!
As coisas que vocês sabem!!!
Inda tenho muito que aprender!
Paulo já consultei o site mas quando tiver mais tempo e com calma pois como estou no local de trabalho, não dá né? vou espreitando....

Essa dos filmes também está interessante....isto quase que é preciso tirar um curso.

hhehee!
<strong>Rosita</strong>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 26, 2004 5:19 pm

Excelentes conselhos, Aragão.
Não só para rotts mas todos os cães.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 12:57 pm

novata Escreveu: Pôxa!
As coisas que vocês sabem!!!
Inda tenho muito que aprender!
Paulo já consultei o site mas quando tiver mais tempo e com calma pois como estou no local de trabalho, não dá né? vou espreitando....

Essa dos filmes também está interessante....isto quase que é preciso tirar um curso.

hhehee!
Viva,

Antes de mais quero felicitar a novata pela sua nova cachorra Rottweiler e pelo seu futuro Golden. Duas raças distintas mas ambas de grande nobreza.

Embora um pouco na diagonal, dei uma vista de olhos sobre os assuntos aqui discutidos que mais uma vez, e neste caso, acabaram por ser os “receios” e duvidas habituais de quem tem um cachorro Rottweiler. Apesar dos conselhos úteis que foram avançados, gostaria de fazer um pequeno comentário:

Quem está a dar os primeiros passos com um cachorro, principalmente Rottweiler, sem duvida que deve obter o máximo de informação possível (livros, net, etc). Contudo, quando não se tem grande experiência, aquilo que inicialmente parece uma ajuda (Livros, net, concelhos) pode vir a revelar-se, apenas numa grande confusão, quer para o dono quer para o cachorro. Hoje experimenta-se “isto”, amanhã “aquilo”, não havendo um método constante.

Há uma grande diferença entre aquilo que se ouve ou lê e a forma correcta de aplicar. Eu próprio, já fui “vitima” disso mesmo e não é por acaso que frequento uma escola de treino. Se é certo que já aprendi muita coisa, ainda tenho muitas, mas muitas outras para aprender. Estas, só se conseguem com a orientação de um profissional.

Não é por acaso que as pessoas, quando chegam a uma escola, a primeira coisa que dizem é:

“O meu cão é um teimoso e desobediente, já fiz tudo o que vem nos livros e todos os conselhos que me deram, mas ele…Ele só faz aquilo que quer.”

Quando se pede à pessoa para mostrar como faz, logo se percebe, que julgava ela, que fazia como nos livros.

No sentido de auxiliar as pessoas, eu próprio, criei um site (já aqui referenciado) com concelhos e alguns vídeos inerentes a uma obediência básica. Contudo, os mesmos visam ”complementar” os treinos dessa mesma obediência, quando esta tem a orientação de um profissional. Nunca substitui-la.

Resumindo, gostava (não sabendo de onde é) de a convidar a aparecer, sem qualquer compromisso, na escola onde treino os meus cães. Podíamos falar pessoalmente e aí, através de alguns exemplos práticos esclarecer as suas duvidas. O objectivo deste convite, visa apenas, na altura certa, proporcionar-lhe um conjunto de informação e apoio para que possa no futuro ter uma relação tranquila com o seu Rottweiler e Golden.

Inconscientemente, depois de todos estes tópicos, a novata utilizou a seguinte expressão:” ....isto quase que é preciso tirar um curso.”. Porque será?...Pense nisso.

Acredite que através do site Amigo do Rottweiler, recebo inúmeros e-mails, de pessoas que hoje confessam, o que estão arrependidas por não terem seguido o caminho que agora a aconselho. Em cachorro, tudo é divertido e fácil, pior é na “adolescência” e as mazelas que ficam para sempre quando o cão atinge a maturidade.

Fica o conselho, o convite e o desejo que tudo corra pelo melhor.

Ensinar um cão a trazer - Dica

Nesta fase, esse exercício, deve ser executado com recurso a uma trela (corda) comprida. Agarrando no cachorro, atira-se um objecto (Bola, trança de puxar, etc) para perto ( dois metros ), solta-se o cachorro dizendo: Trás. A primeira tendência, será o cachorro fugir com aquilo que apanhou ou ficar renitente em trazer (contraria o seu instinto natural). Com ligeiros, toques na trela, vai-se puxando o cachorro incentivando-o a trazer. Embora “forçado”, quando ele chegar trocamos o objecto que tem na boca por uma guloseima a par de muitas festas. Repete-se o exercício apenas mais duas a três vezes no máximo. Quando o cachorro começa a antecipar a guloseima, ou seja vai apanhar o objecto, mas a meio do caminho (vinda) o larga ( a pensar na recompensa), devemos fazer com que o objecto seja apanhado e o exercício seja concluído. Caso contrario não há guloseima.

Partindo deste principio e tentado ajudá-la quando o seu cachorro foge com algo na boca, aconselho-a a recorrer à troca.
Exemplo: A sua cachorra foge com o pano da louça. Em vez de correr atrás dela, pegue numa guloseima ou em outro objecto (brinquedo de cão) e agite-o (no mínimo sem sair do lugar ou mesmo fugindo ), estimulando a sua vinda. Caso ela venha e agarre o brinquedo, brinque com ela e dê-lhe muitas festas. Não largue logo o brinquedo para ir apanhar o pano da louça. Se o fizer, a cadela não terá qualquer estimulo ou recompensa por ter ido ter consigo.
novata
Membro

sexta ago 27, 2004 1:34 pm

Mais uma vez agradeço a todos os conselhos que me vão dando.

Já consultei o site dos amigos do Rttweiler e só tenho que dar os prabéns a todos os que nele colaboram, está estupendo!

É verdade que aquilo que vem nos livros ás vezes até nos baralha um pouco, por mim penso que o melhor livro e a melhor forma de aprendizagem é de facto a troca de experiências entre os conhecedores desta raça.
No entanto, sei que um escola de treino seria o ideal, por outro lado já fui alertada para o facto dos animais passarem a ser obedientes apenas na presença do treinador e na presença do dono nem por isso....não sei.
Pra já vamos fazendo o melhor que sabemos e que pudemos na educação da Pacha, depois logo se verá...

Mais uma vez obrigada a todos pela ajuda!
<strong>Rosita</strong>
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sábado ago 28, 2004 1:16 pm

Viva,

Novata:

A decisão final e o caminho a escolher serão sempre seus, o que obviamente respeito. Contudo, deixe-me só esclarecer o seguinte:

1)
No entanto, sei que um escola de treino seria o ideal, por outro lado já fui alertada para o facto dos animais passarem a ser obedientes apenas na presença do treinador e na presença do dono nem por isso....não sei.
Em condições normais, o que lhe foi dito, não é verdade. Tal facto só poderá acontecer, nas seguintes circunstancias: Má orientação da escola/treinador, Treino do cão não efectuado pelo dono e não aplicação dos metodos de treino no dia-a-dia do cão.

NOTA: O conselho que lhe dou em recorrer a uma escola de treino é como utente de uma e não como treinador (que não sou) ou dono/socio de uma escola (que não sou). Os meu cães, obedecem a mim e não ao treinador da escola. Se não obtivesse resultados praticos, jamais lhe teria dado esse concelho.

2)
Para já vamos fazendo o melhor que sabemos e que pudemos na educação da Pacha, depois logo se verá...
Depois logo se verá...Esta é a postura da maior parte das pessoas em relação aos cães. Postura que em alguns casos, pode levar a situações desagradáveis, quer para os donos quer para os cães, sendo que estes últimos é que pagam a factura maior.

Posso-lhe adiantar que desde de ninhadas, a cães adultos, estão a ser oferecidos Rottweilers em catadupa à Policia. Tal facto, deve-se à nova legislação de cães potencialmente perigosos, onde se inclui o Rottweiler, e que obriga a um conjunto de deveres e obrigações (sabia que tem que colocar açaimo na sua cachorra?, sabia que tem que fazer um seguro de responsabilidade civil para a sua cachorra?, sabia que a tem que identificar com um chip?, sabia que a tem que registar na junta?, sabia que apenas a pode passear com uma trela de um metro de comprimento?) e também derivado a questões comportamentais. Estas ultimas, surgem como consequência do depois logo se verá. No primeiro caso, pode ser que a lei não vá para a frente…mas foi. No segundo caso, pode ser que ele seja obediente e sociável…depois não é. Neste caso, não porque não pudesse ser, mas simplesmente porque não o ensinaram a ser.

Se não pode recorrer a uma escola por questões de tempo, financeiras ou de paciência, estas variáveis deviam ter sido equacionadas, quando decidiu optar por um Rottweiler.

Gostaria que visse este comentário não como uma mera critica ou o apontar do dedo, mas sim como algo de positivo que possa vir a contribuir para a sua qualidade de vida e relacionamento com os seus cães. Pelo menos foi essa a minha intenção.

Desde já grata pela sua atenção. Obrigado.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda ago 30, 2004 11:34 am

novata Escreveu: Mais uma vez agradeço a todos os conselhos que me vão dando.

Já consultei o site dos amigos do Rttweiler e só tenho que dar os prabéns a todos os que nele colaboram, está estupendo!

É verdade que aquilo que vem nos livros ás vezes até nos baralha um pouco, por mim penso que o melhor livro e a melhor forma de aprendizagem é de facto a troca de experiências entre os conhecedores desta raça.
Pra já vamos fazendo o melhor que sabemos e que pudemos na educação da Pacha, depois logo se verá...

Mais uma vez obrigada a todos pela ajuda!
Novata, deixa-me juntar-me ao CMNogueira, no que se refere à escola. As dicas que recebes neste fórum devem servir para complementar uma escola, ou para aguentar os primeiros tempos antes de ir a uma escola.
Como poderás ver (ler) existem muito erros de interpretação humana-canina. Muitas vezes aquilo que o nosso bom senso acha que estamos a fazer algo correcto, mas na realidade estamos a transmitir ao cachorro uma mensagem completamente e diferente da que queríamos.
A escola serve, também, para educar os donos. Há países em que não levar um cão (seja lá que cão for) há escola é um pensamento absurdo!
novata Escreveu: No entanto, sei que um escola de treino seria o ideal, por outro lado já fui alertada para o facto dos animais passarem a ser obedientes apenas na presença do treinador e na presença do dono nem por isso....não sei.
Isso pode acontecer em escolas de treino em que deixas o cão uma semana e vais busca-lo depois! A maioria das escolas obriga à presença do dono durante todo o treino, sendo inclusivamente o dono (e não o treinador) a ensinar o cão.

novata Escreveu: Pra já vamos fazendo o melhor que sabemos e que pudemos na educação da Pacha, depois logo se verá...
O logo se verá é muito perigoso! Por causa do “logo se verá” há muito animal que não tem a vida feliz que merecia. Muitas vezes sem qualquer maldade por parte de ninguém…
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda ago 30, 2004 11:34 am

repetida!
Responder

Voltar para “Cães”