Olá a todos!
Eu sempre adorei cães grandes, e em miúda o meu sonho era mesmo ter um Husky e um São Bernardo. Porém tenho um pequinês, ou seja, um cão toy...
Sinceramente, a razão pela qual tenho este cão e não outro, é porque apesar de concordar que desde que se passeiem os cães, todos se dão bem em apartamentos, continuo a achar que estes seriam muito mais felizes se tivessem também espaço para correr e não só.
Atenção: Não é questão do espaço que eles ocupam! Nenhuma casa é assim tão pequena! (Acho...) É questão do espaço que considero que eles necessitam. É que, como já alguém disse acerca de um gato, enquanto o meu pequinês corre que se farta pela casa e ainda se diverte a enrudilhar os tapetes todos, porque vai a correr e depois deixa-se deslizar neles; um cão grande já não teria espaço para o fazer. Como eu gostaria de dar as melhores condições aos cães, prefiro esperar até ter uma casa maior.
Quanto aos passeios, acho que o meu cão se pudesse passava o dia inteiro na rua! Só depois de andar umas boas horas é que ele fica cansado e já não se importa de ir para casa.
De facto, as despesas com o veterinário e comida são mais pequenas, mas isso não teve nada a ver com a minha escolha. Pelo menos, para mim, isso não "pesou" na balança na altura de escolher um cão.
Por outro lado, o facto de ele ser pequenino pode ser bom, mas também tem os seus inconvenientes, na minha opinião. Por exemplo:
1- As pessoas não mudam de passeio, mas, às vezes, tenho eu que mudar. O meu cão é uma "miniatura" com mania que é mau e os cães maiores (não digo todos, mas alguns) não acham piada à amostra que não pára de lhes ladrar. Se tivesse um cão maior não tinha tanto medo de que fosse mordido.
2- Em sítios cheios de pessoas, tenho que o levar ao colo, senão as pessoas não o vêem e pisam-no (aconteceu-me, acreditem). A um cão grande todos vêem.
3- Porque é pequeno, algumas pessoas julgam que é um peluche e não páram de lhe mexer. Tendo em conta que uma pessoa nem sempre tem paciência para aturar os outros e às vezes está com pressa, isto pode ser bastante aborrecido. Ora, no caso de um cão grande, a maioria das pessoas não se põe a mexer-lhe sem mais nem para quê.
Resumindo e respondendo à questão do tópico: No meu caso, o cão pequeno veio, porque considero que não tenho todas as condições que considero ideais para ter um maior... O que, no que me toca, significa: falta-me espaço.
De qualquer modo, adoro o meu pequenito e não o trocaria por nenhum outro!
P.S. Maktub: Acho que o meu cão é mesmo movido a bateria... Acredito mesmo que, quando ele está a dormir, está, na realidade a recarregá-la.
Mas o carregamento de pilhas dava jeito para os comandos cá de casa! Não sabe onde posso arranjá-lo?