Creio que, de facto, quanto maior for o cão, mais as pessoas fogem...
Tenha tal atitude lógica ou não... Creio que é mais instintivo...
Mas, acho que as pessoas não fogem só dos grandes... Eu tenho um Pequinês (ou seja, como alguns chamam, uma espécie de "cão a pilhas") e há pessoas que se afastam e fogem quando o vêem.
Contudo, muito sinceramente, eu às vezes até prefiro que fujam, pois quando se põem a mexer no cão sem mais nem para quê, irritam-me bem mais. Devem julgar que o cão é um peluche, mas não é.
Podem considerar que isto é algo "mau" da minha parte, mas eu explico...
1º) Já me aconteceu estar numa feira, com o cão ao colo (porque estava lá muita gente, o cão é pequeno e não era a primeira vez que o pisavam por não o verem), num malabarismo tremendo para retirar o porta-moedas da mala para pagar qualquer coisa, e de repente sinto alguém quase a apalpar-me, porque sem mais nem para quê lhe apeteceu fazer festas ao cão e ao que estiver de premeio! Digamos que por mais elogiada que me sinta por gostarem do meu cão, o facto de um(a) estranho(a) se pôr a mexer no cão, enquanto eu estou com ele ao colo a tentar fazer qualquer coisa, não dá lá muito jeito. Fora que o cão não gosta muito de colo e nem sempre gosta de estranhos. Ou seja, o cão agita-se quando isto acontece e o malabarismo complica-se!
2º) O cão nem sempre "vai com a cara" de toda a gente e, às vezes, chateia-se com as festas indesejadas e desata a ladrar e a rosnar. (Atenção: Ele faz barulho, mas nunca mordeu ninguém!) Poderão vocês perguntar qual é o mal... O mal é que quando isto acontece, as pessoas assustam-se e desatam a refilar comigo como se fosse eu que as tivesse mandado mexer no cão! O que até é algo irónico, porque geralmente estas pessoas nem sequer me perguntam antes se o cão morde, ou não; ou se lhe podem fazer uma festa; ou me dizem seja lá o que for! (O que seria o mínimo de boa educação, na minha opinião.)
3º) Por causa de tudo isto, se eu não estiver distraída, aviso as pessoas que o cão não gosta muito de festas. Porém, após eu fazer tal comunicado ou pegar no cão ao colo para evitar "chatices", há pessoas que se põem a mandar bocas pró ar, do género: "Não mexas, que a Srª não gosta que lhe mexam no cão". Pelo amor de Deus!!! Eu fico doida! Se mexem e o cão ladra/rosna, a culpa é minha; se eu aviso, a culpa também é minha!

[size=10][Há o promenor de que eu digo "se não estiver distraída", porque já por inúmeras vezes que isto aconteceu, quando eu estava descansada a tomar café numa esplanada, o cão estava deitado ao meu lado e, de repente já alguém lhe está a mexer (se ele gostar da pessoa) ou então ele a ladrar.][/size]
Com isto tudo só quero dizer o seguinte: é que as pessoas "desatarem a correr" quando vêem um cão, não tem lógica e é chato, mas, por outro lado, não terem medo nenhum e mexerem no cão, como se o dono não exitisse e o cão fosse um peluche, pode ser também bastante chato...
P.S. Provavelmente, haverão pessoas que me dirão que o cão está mal educado... Contudo, eu acho que ele simplesmente não gosta de algumas pessoas. Até porque, mesmo quando isso acontece, eu digo-lhe: "caluda" e ele pára de ladrar. ..
Quanto a fazê-lo gostar de toda a gente, é que já não sei que faça. O Boqui até é um cão bastante dócil e só reage assim com algumas pessoas. Porquê? Não sei.
Contudo, se alguém tiver alguma solução para tal, por favor, diga-me.