Aparas de madeira podem PERIGOSAS - informaão IMPORTANTE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

Usa aparas de madeira para os seus roedores?

Sim
8
47%
Não
9
53%

Total de votos: 17
Hamster_Pompeu
Membro
Registado: terça dez 16, 2003 3:46 pm

segunda ago 30, 2004 11:03 am

Oi!
Venho comunicar algo importante sobre as aparas de madeira, muitas vezes utilizadas para cobrir o fundo da gaiola de roedores.
É muito importante.
As aparas, mesmo aquelas que se vendem para animais, são perigosas. Li isso numa revista que guardei e agora encontrei. Estava em inglês e já não me lembro bem, talvez daqui a um bocado vá lá ver, mas agora estou com preguiça ;) . Bem, o que se passa é que aquilo pode matar os animais, porque a urina deles faz qualquer coisa à madeira...
É por isso que devemos ter cuidado, porque até mesmo as areias especiais, tipo as de gato, podem ser abrasivas.
Depois eu vou lá ver...
Ai a preguicite aguda ;) .
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda ago 30, 2004 2:55 pm

Realmente estou curiosa. Tirando o pó que pode afectar os pulmões e os olhos, e o tipo de madeira (algumas são venenosas), o que será que as apareas de madeira podem fazer para mater os roedores? Ponha lá a preguicite de lado e elucide-nos por favor.
Hamster_Pompeu
Membro

segunda ago 30, 2004 3:09 pm

Ok... parece que quem disse isso originalmente, foi um tal de R. Kelly wagner (?? que dirige (ou dirigia, não sei) um centro de salvamento de porcos (da Índia, talvez?) em Austin, no Texas. Parece que certos tipo de madeiras, como o cedro e pinho exalam hidrocarbonos tóxicos, que podem causar muitos problemas ao ainimais, pois estes inalam os hidrocarbonos. E o mesmo se passa com outros tipos de madeiras. No artigo, diz - se também que alfafa é boa para cobrir o chão (eu unha isto quando tive um coelho).
Hamster_Pompeu
Membro

segunda ago 30, 2004 3:09 pm

Ok... parece que quem disse isso originalmente, foi um tal de R. Kelly wagner (?? que dirige (ou dirigia, não sei) um centro de salvamento de porcos (da Índia, talvez?) em Austin, no Texas. Parece que certos tipo de madeiras, como o cedro e pinho exalam hidrocarbonos tóxicos, que podem causar muitos problemas ao ainimais, pois estes inalam os hidrocarbonos. E o mesmo se passa com outros tipos de madeiras. No artigo, diz - se também que alfafa é boa para cobrir o chão (eu unha isto quando tive um coelho).
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda ago 30, 2004 4:30 pm

Olá a todos:
Pois...Eu tambem não uso aparas! Já há uns tempos que mudei o pessoal de gaiolas todo para corn cobs... E a meu ver, vale mesmo a pena. ;)
Cumprimentos,
Moya
ShinChan
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 2:34 pm

segunda ago 30, 2004 9:52 pm

ola,

Moya, como é que funciona isso das espigas de milho?

já se compram prontas para por no fundo das gaiolas ou és tu que lhes dás o "tratamento"?

Uso as aparas de madeira na gaiola da Shin mas começo a não confiar muito nisso...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 31, 2004 12:02 am

As aparas de madeira são seguras desde que não sejam de madeiras resinosas como o cedro ou pinho, sendo o cedro bem pior que o pinho.

De qualquer forma eu sempre usei pinho e nunca tive problemas nenhuns, mas se houver alternativas mais seguras, é preferivel.
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça ago 31, 2004 12:03 am

As aparas de madeira perigosas mesmo são as de cedro...nos artigos estrangeiros falam muito nas aparas de madeira (inclusive as de pinho), mas no estrangeiro o pessoal tem a mania de ir às "oficinas" buscar as aparas que restam, por isso eles chamam muito a atenção para essas aparas...e normalmente até sugerem que se compre nas lojas de animais (as de pinho) porque essas já são tratadas propositadamente para o efeito.
A covering is required for the floor of the cage to provide a soft, comfortable surface for the hamster and also to soak up the urine. The most common type of floor covering available is woodshavings - fine sawdust should be avoided as this can cause irritation to the eyes.

Cedar woodshavings (usually distinguished by a red tint) should not be used as the phenols they contain can cause severe irritations in hamsters. Although Pine is also a softwood Pine wooodshavings cause less problems than Cedar and kiln dried Pine can be used without problems.

Any form of scented shavings should be avoided as these can also cause irritation and Corn cob bedding is not generally recommended as it has a tendency to mould and hamsters have been known to eat it and it can then swell when wet inside the stomach.

Woodshavings from hardwoods such as Aspen or small animal litter made from wood pulp (such as Carefresh) are the safest forms of floor covering to use.
(retirado de http://www.petwebsite.com/hamsters/woodshavings.htm).

Nunca uses alfafa em gaiolas de porquinhos-da-índia! A alfafa tem altos níveis de cálcio e apenas deve ser usada em porquinhos bebés, porquinhas grávidas e porquinhos idosos. Utilizada em excesso provoca pedras nos rins! E mesmo nos hamsters não convém dar alfafa também, cuidado com isso :?

Podes usar para forrar a gaiola as raspas de madeira de pino das lojas de animais e de uma boa marca, feno, ou outros produtos. Também já usei uns rolinhos prensados de madeira que também são bons, mas acho que não compensam o preço... :p

beijinhos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 31, 2004 12:10 am

Exactamente.... realmente as aparas que usava não cheiravam a pinho, provávelmente já não tinham esses oleos aromáticos, ao terem sido tratadas para usar como litter.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça ago 31, 2004 3:01 am

Olá a todos:
As aparas que eu usava antes eram tal e qual como a Elsa descreveu... e tanto com os hamsters, porquinhos, esquilos, sugar gliders, furões etc, nunca tive problemas de saude com os baixinhos... Mas com os gerbos foi diferente... Comecei a notar que alguns dos gerbos bebes tinham problemas respiratórios e até perdi alguns assim :( Comecei a procurar alternativas e acabei por chegar aos corn cobs... Claro que as opiniões são variàveis e há sempre que possa achar que não é o mais indicado... pela minha parte estou muito satisfeita com os resultados que obtive com o produto e cá em casa está tudo "corrido" a corn cobs ;)
Quando tentei os tais rolinhos de madeira prensados, fazia imenso po e agarrava-se ao pelo dos animais (como tenho porquinhos e coelhos de pelo comprido era um "stress") além de que enchia tudo de pó.
O Cat-Litter está fora de questão por variadissimas razões que já falamos aqui.
O Corn Cobs é um produto natural e bio-degradavel (o ambiente é importante ;) ), não deita pó e nem se agarra com facilidade ao pêlo dos animais... Não, não é mais barato que qualquer outro dos produtos e eu que o diga que tenho um consumo de 100/ 120 Kgs mensais... :oops:
Até aparecer no nosso mercado outra solução que preencha os niveis de qualidade que procuro para o bem-estar dos meus animais, é com este que vou continuar ;)

ShinChan, o corn cobs é vendido já pronto a ser utilizado em sacos de 1 kg, 3 kgs e por ai fora... Este é o aspecto dele:
http://www.hagen.com/uk/small/product.c ... 2530030101

Um abraço,
Moya
Hamster_Pompeu
Membro

terça ago 31, 2004 8:31 am

Bem, eu costumo usar areia de gato. Mas temos de ter cuidado, porque há umas tóxicas para eles.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça ago 31, 2004 10:56 pm

Ora vejamos:

As aparas de madeiras resinosas são perigosas pois os roedores têm mania de comer alguma da sua cama, e essas aparas são tóxicas para eles, contudo existem umas compressadas, previamente tratadas (mesmo de madeiras resinosas), em que toda a apara é previamente tratada, e deixa de ser tóxica.

Ter sempre em conta que os roedores podem comer o material da sua camaque muitos deles mesmo em pouca quantidade pode-lhes ser fatal.

Ñ usar areia de gato, ou areias em geral, que contenha muito pó, pois os roedores podem ficar mais expostos e propícios a apanharem uma pneumonia, expecialmente se tiverem a mania que são topeiras ou coveiros de minhocas :lol: .

A alfafa é boa para coelhos, agora para outros roedores, ñ faço a mínima, mas normalmente já vem incluída em muitos pacotes de feno.

Os cristais novos que servem de casa de banho aos gatos são altamente tóxicos para os roedores, devido aos gases que libertam em contacto com a sua urina e\ou se eles comerem.

Eu uso nos meios uma areia de gato sem qualquer tipo de cheiro em pedras normais, e por cima coloco uma cama de feno, assim ao invés de andarem a comer as pedras (que lhes pode danificar algum orgão do aparelho digestivo) comem o feno, e ao mesmo tempo ñ têm cheiro de urina.

Se alguém quiser alguma dica sobre como tirar aquelas manchas que ficam da urina de roedores (especial coelhos) utilizem vinagre, pois é um ácido, e todos os ácidos reagem com o carbonato de cálcio que é muito concentrado nas urinas de roedores
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta set 01, 2004 3:53 pm

Deram-me uma gaiola que já tinha sido utilizada por hamsters, e como a limpeza não devia ser o forte da dona/o, a gaiola tem uma espécie de calcário no fundo. Também sai com vinagre?
Experimentei água e lixívia e nicles, e hoje foi à máquina da loiça...
é de plástico...seria mais adequado de metal? Mas aí não se podiam pôr ácidos muito tempo, né?

Em relação à madeira, é bom de ver que com resinas e restos de madeira com verniz, ou com cheiros artificiais não é muito aconselhável.
Mas li em qq lado que se devia por jornal para eles rasgarem e acho que isso também não é boa ideia, uma vez q tem chumbo.

A alfafa parece-me melhor, pode-se sempre ir variando, não?
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta set 02, 2004 11:03 am

O jornal absorve bem, mas ñ retém odores, por isso vai-lhe cheirar mal :D

Quanto ao vinagre experimente, eu tive bons resultados já :D
Hamster_Pompeu
Membro

quinta set 02, 2004 11:44 am

Ao lavar asgaiolas, é preciso ter cuidado, pois restos de produtos podem fazer mal aos bichinhos. O jornal, não se deve dar, pois atinta faz - lhes mal. Li algures (não sei é se é fiável), que o jotnal reciclado impresso com tinta de soja era bom :?: :!: .
Responder

Voltar para “Exóticos”