Pastor alemão ou lavrador????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

laurindo
Registado: terça set 24, 2002 8:49 am

terça set 24, 2002 10:56 pm

Olá pessoal.

É a primeira vez que participo neste forum portanto desculpem lá qualquer coisinha (já enviei uma mensagem mas acho que não funcionou !!!???).
Como dizia na nessa dita mensagem, estamos na nossa (e do banco) casa nova desde agosto. e como temos muito terreno e todo vedado, decidimos comprar um cachorro.
Antes estava a pensar num pastor alemão, mas como tenho dois miudos (5 e 9 anos), aconselharam-me o lavrador.
Pelo que disseram e pelo que já me informei, tambem eu me começo a convencer que sim.
Mas como tambem tenho consciencia da responsabilidade que é ter um cão, não quero decidir sem termos certeza disso.
peço então a vossa ajuda :

1º- Será melhor cão ou cadela ???
2º- Será que o lavrador faz minimamente tambem o lugar de cão de guarda ???
3º- Haverá algum criador ou alguem na zona do minho que possua lavradores preto e amarelo (adultos) para melhor podermos decidir???

Desde já agradeço

100 + e com um abraço

Laurindo Guedes
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça set 24, 2002 11:22 pm

Oi!

Bom, o lavrador, é labrador. E espero que a sua intenção não seja colocar o cão na rua preso por corrente.

Continuando o seu assunto, vários são os cães que servem para guarda e vários são os cães que são bom com crianças. Só lhe deram duas raças mas existem dezenas que podem ser do seu agrado.
Tanto o labrador como o pastor alemão servem para os dois efeitos que referiu.
Em relação a cão ou cadela, as cadelas por normas são mais meigas.

Como disse que mora no minho, se morar numa zona em que neve no inverno tenha isso em consideração na escolha de um cão. Não que o cão morra gelado se tiver um casota protegida, mas há cães que se adaptam melhor a esses climas.

laurindo Escreveu: Olá pessoal.

É a primeira vez que participo neste forum portanto desculpem lá qualquer coisinha (já enviei uma mensagem mas acho que não funcionou !!!???).
Como dizia na nessa dita mensagem, estamos na nossa (e do banco) casa nova desde agosto. e como temos muito terreno e todo vedado, decidimos comprar um cachorro.
Antes estava a pensar num pastor alemão, mas como tenho dois miudos (5 e 9 anos), aconselharam-me o lavrador.
Pelo que disseram e pelo que já me informei, tambem eu me começo a convencer que sim.
Mas como tambem tenho consciencia da responsabilidade que é ter um cão, não quero decidir sem termos certeza disso.
peço então a vossa ajuda

1º- Será melhor cão ou cadela ???
3º- Haverá algum criador ou alguem na zona do minho que possua lavradores preto e amarelo (adultos) para melhor podermos decidir???

Desde já agradeço

100 + e com um abraço

Laurindo Guedes
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 24, 2002 11:33 pm

Boas,

Eu pessoalmente, não confiava ao labrador a função de guarda. Com estranhos, é um cão extremamente sociavel. De tal modo que um labrador (labrador mas mm labrador, e não uns desses tipo labrador q se vendem em lojas) o maximo que fará será talvez ladrar, mas penso que nunca irá ser um bom cão de guarda.

De qualquer maneira, a "aisd" (um membro deste forum) poderá falar mais desta raça.

Falamos à pouco tempo de raças portuguesas, e se me permite a ousadia, sem ser essas duas raças, já pensou numa raça portuguesa ? Talvez o Serra D'Aires ? Castro Laboreiro ? Serra da Estrela ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 25, 2002 7:38 am

Mesmo os cães ditos de raças perigosas são extremamente dóceis para a família.
Há aqui donos de pit-bull que podem confirmar (ou desmentir) o que eu digo.
O labrador é um cão que pode dar alerta (ladrar) se pessoas estranhas tentarem penetrar no seu território.Mas não é um cão de guarda, nem de defesa pessoal.
É muito meigo e sociável (para com pessoas e outros animais).
O que já não acontece com a maioria dos cães de guarda que tem de ser sociabilizados.
Também, normalmente, os cães de guarda ou defesa pessoal são dominantes.
O que implica algum trabalho na àrea da obediência.
Se me permite sugeria que visse a sua disponibilidade e da sua família para ensinar o cão.
Também os seus vizinhos.Como são ? Ladrar muito faz diferença ? Têm crianças ? É uma àrea perigosa ? Têm espaço para um cão relativamente grande brincar ?Têm tempo para o passear ?
Escolhi o labrador por não dar muito trabalho (nem ocupar muito tempo) e por ser muito meigo e sociável.
Ladra pouco e é obediente.
Nota : precisa de exercício regular (senão ficam muito gordos e feios).

A minha escolha baseou-se no meu interesse próprio (tempo, disponibilidade e boas relações de vizinhança) e também em ter um jardinzinho onde ele pode estar com algum conforto.

Se não fosse o pêlo tinha optado por um cão de àgua.
Se não fosse a falta de disponibilidade tinha escolhido um cão de guarda.
Se houver tempo e disposição, todos os cães são bons membros de família.
Escolha o que melhor se adequa à sua vida.Para não se arrepender depois.
Lembre-se que vai viver (para o bem e para o mal) os próximos quinze anos com ele.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta set 25, 2002 10:03 am

Ola Laurindo
Sobre o labrador não me vou pronunciar pois a aisd já o fez com conhecimento de causa e eu não conheço a raça a fundo. Sobre o Pastor Alemão é uma raça sobejamente conhecida .São excelentes cães de guarda , bastante amigos da família que protejem com a sua vida se necessário, dóceis com crianças , polivalentes ,muito obedientes e extremamente inteligentes.Mas atenção é um cão de guarda o que significa todos os cuidados inerentes a isso.Deverão ser treinados em obediência desde pequenos .Devem ser muito sociabilizados desde pequenos afim de evitar o desenvolvimento de instintos agressivos contra animais e pessoas o que significa maior disponibilidade de tempo por parte do dono.Até porque têm tendência a desenvolver instintos de super proteção.São cães que precisam de espaço pois têm grande actividade física. Também significa que têm capacidade para guardar grandes espaços pois aguentam grandes caminhadas sem se cansarem .Não devem ser deixados sózinhos com crianças ( o que se aplica a todos os cães ) sem a supervisão de um adulto.Não é que o cão possa ter intenção de fazer mal , mas pelo seu porte grande podem magoar as crianças.
As cadelas normalmente são mais dóceis que os machos não significando com isso que sejam piores guardas.
No caso de optar pelo Pastor Alemão atenção na compra pois não só há descendências com temperamentos fracos como o Pastor , como raça média/grande , tem incidência de displasia .
Saudações
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta set 25, 2002 10:30 am

Se me permite, porque não um Serra da Estrela?
São bons cães de guarda e dão-se bem com crianças.
Eu tenho uma amiga que mora em Esposende e tem um com ano e meio e está super feliz com o cão, é claro que quando é possivel vai com ele fazer exercicio para a praia. Já a gora o dela é de pelo longo, segundo o vet dão-se melhor em climas humidos e chuvosos.

Felicidades Alex
Zita
Membro Veterano

quarta set 25, 2002 11:14 am

Loá Laurindo,

seja bem-vindo e deixe-se lá de desculpas, não entre aqui já intimidado! ;)

pelas circunstâncias que descreve, eu no seu caso, optava pelo Labrador.
É claro que isto é só uma opinião...não deve descurar outras hipóteses...
Pensando bem, talvez a simples função de Alerta seja suficiente...talvez não precise de facto da função de guarda. E para as crianças os Labradores são excelentes.
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

quarta set 25, 2002 11:37 am

Por mim escolhia era os dois , não vejo diferença nenhuma neles em relação a crianças nem para guardar a casa já que se forem treinados/ensinados desde pequeninos não existe diferença nenhuma.

a minha sobrinha de dois anos está no meio de dobermans, cão de fila brasileiro, huskys, rafeiros/as, griffon e nunca mas nunca lhe fizeram mal, no princípio eles até davam "banho" á rapariga, mas cedo fizemos ver que ela não era um "filhote":lol: :o . Podemos deixá-los sosinhos com ela que não lhe fazem mal, embora ficamos á espreita, mas não existe problema nenhum.

espero que corra tudo bem

Sandra ;)
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quarta set 25, 2002 2:23 pm

Acho que já quase tudo foi dito.
Venho apenas reforçar a ideia da reflexão. Deve reflectir muito bem se terá ou não tempo suficiente para cuidar do cachorro, especialmente no caso do pastor alemão, já que será necessário treiná-lo muito bem desde pequeno, ainda mais se deseja que ele se torne num cão de guarda.

Quanto à relação com crianças, o labrador tem tendência para ser mais paciente e tolerante, mas é sempre relativo já que, se tiver tempo a dispender em educar o cachorro, qualquer um deles se pode tornar no que você quiser que ele se torne. E o pastor alemão também é conhecido por gostar muito de crianças.

Em relação à guarda da casa, visto que a casa está minimamente resguardada, talvez o efeito labrador (noticiar a presença de estranhos pelo ladrar) seja suficiente. O pastor alemão necessita de ter um objectivo de vida bem vincado e se quiser que este seja a guarda da casa, ele dedicar-se-á profundamente a isso e se a casa estiver minimamente bem protegida, não há essa necessidade eminente...
Contudo, e penso que é consensual, o labrador é um cão mais indicado do que o pastor alemão para pessoas com pouca experiência na matéria, uma vez que exigem menos... Para além de comerem tudo o que se lhes puser à frente e de uma escovagem regular no pêlo e muito carinho dos donos e brincadeiras com os pequenos, não precisam de quase mais nada...

Mas há "aquele" contra do labrador que já foi referido: precisa de fazer muito exercício senão engorda mesmo... É obrigatório ter um grande jardim à disposição onde possa correr livremente, caso não tenha paciência para ir correr com ele pela rua. Depois uns grandes passeios a pé fazem sempre bem. Isso cá no norte é difícil, porque grande parte do ano a chuva incomoda-nos bastante. A eles não, adoram andar à chuva no jardim e depois saltar para cima de nós todos sujos de lama :D

Ah! Quanto ao criador, o melhor é pedir a lista de criadores reconhecidos ao C.P.C., ou comprar revistas de cães, onde há bastantes anúncios a criadores afamados (e os habituais classificados). Tudo dependerá do dinheiro que está a pensar dispender e da qualidade do cachorro que procura.

Por fim, e concluindo, pense muito bem antes de tomar qualquer decisão. E não se esqueça que o que vai pagar para o adquirir não é nada comparado com o que vai gastar na sua "manutenção". Informe-se bem sobre os veterinários existentes na zona e visite-os para melhor tomar contacto e informar-se sobre os preços que praticam. Se já pensou em tudo, óptimo! Falta só mesmo a raça.

Eu dizia uma coisa que já foi dita: porque não os dois? Teria um cão de guarda e um cão de companhia que fariam companhia um ao outro. Se eu não vivesse com os meus pais (que nem por isso são fãs de animais- mas têm que me aturar) pode ter a certeza que teria mais do que um cão. É que por mais que tentemos evitar, é inevitável, nós temos a nossa vida, o nosso trabalho, a nossa rotina e não podemos viver para os animais 24h por dia... E às vezes isso pesa-me... Pensar que "lá está ele agora, sozinho num jardim tão grande, sem ninguém para brincar... E será que ele está com saudades minhas? E o que será que ele está a fazer?" Provavelmente são manias, e aquele fenómeno a que ninguém resiste chamado "humanização" dos cães, mas não consigo evitar... E escusado será dizer que a solidão normalmente causa inércia, e caso opte por um labrador, é problemático.

Mas se só quer mesmo um seja por que motivo for, tome a sua decisão. Só você sabe qual será a mais indicada para si. Só dei a minha opinião. Espero ter ajudado, pelo menos a pensar.

Esperamo-lo em breve, com fotografias do novo membro e novos tópicos no fórum.

Helena
ruinestoky
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 3:24 pm
Contacto:

quarta set 25, 2002 2:47 pm

Aproveita que temos no forum o Gonçalo da casa dos cães e pergunta-lhe se tem para vender os A.S.B.T, cadela, são optimos guardiões e a cadela sera uma segunda mãe dos teus filhos.

Abraços nuno

Como disseram em cima os pit Bull são uma optima opção.E todas as raças o são dependendo do cão, e seu temperamento.

O mais importante é escolheres bem, um bom criador e os pais do cachorro, que devem ser exemplares muito equilibrados, e com um temperamento exemplar, afinal de contas são os teus fihos.

ABraços
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta set 25, 2002 6:54 pm

Olá

Eu tenho um Labrador e, exceptuando a parte do "guardar", é um cão excepcional em todos os sentidos.

No que diz respeito às crianças, penso que qualquer animal (cão), se for criado c/ elas, não existirá qualquer problema, pelo contrário, os cães tem tendência a zelar pelos seus pequenos donos.

Um Labrador é um poço de virtudes. É de uma paciência infinita, de uma amizade extrema, companheiro, enfim, para aqueles que o conheçem, não digo nada de extraordinário. Têm um senão. É teimoso qb. Mas quem não o é!?

O meu cão não é bom guarda, nem o poderia nunca ser. Não está nas suas características. Ladra, dá sinal, mas nada mais que isso.

Pessoalmente, estou c/ o mesmo problema e, por isso dentro em breve irei ter outro cão, p/ guarda, de raça Portuguesa, o Fila de São Miguel.

Mas conforme você referiu, o Pastor Alemão, também é uma boa opção. Tenha cuidado ao adquiri um exemplar, porq estes tem tendência a poder ter problemas de displasia de anca ( o Labrador também).

Aconselho-o em qualquer dos casos, a procurar bem e, exiga que o esclareçam o mais possível, veja os pais, etc.

Existe neste forum, membros mais habilitados para falar disto do que eu.
laurindo

quarta set 25, 2002 7:20 pm

Olá.
Obrigado por todas as sugestões.
Fiquei decidido pelo lavrador!
O pitbull não porque mesmo acreditando que é uma exelente opção por todas as qualidades que lhe apontam, não confio na pressão das suas mandibulas, eu sei que os outros cães tambem mordem mas os estragos são menores !
A escolha pelo lavrador é pelas crianças, por ter um terreno grande (7000 m2) e vedado com grades, que até por não serem muito altas do lado interior (do lado exterior são + ou - 2m com o muro) o cão pode assustar quem passa (no caso de um pitbull seria complicado he he he), e porque o facto de estar alerta já é suficiente.

""(labrador mas mm labrador, e não uns desses tipo labrador q se vendem em lojas)""
Já agora qual o problema se forem portadores de pedigree (???) e vacinas em dia ?

""E espero que a sua intenção não seja colocar o cão na rua preso por corrente.""
Compreendo a sua preocupação mas terá uma jaula grande e com condições que só estará fechada quando da visita de estranhos.

Para terminar sou de Guimarães e se alguem tiver conhecimento de algum bom criador desta raça por favor me ajude, que no entanto vou continuar procurando.

100 +
Um abraço
Laurindo Guedes
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

quarta set 25, 2002 8:20 pm

sem dúvida que o labrador é uma optima escolha em todos os sentidos, ou quase todos! É muito tolerante e compreensivel com a crianças! sabe brincar sem magoar e é um bom companheiro para elas! Agora bom cão de guarda? nem pensar, é um cão demasiado sociavel, apesar que o seu ladrar e o seu porte assustem qualquer um que passe por sua casa e não o conheçam!

diz que o vai prender numa jaula quando receber visitas mas penso que não sera necessario!

já decidiu se quer macho ou femea? como já foi referido a femea é mais terna, mais docil, tem aquele instinto maternal. Mas sem duvida que um cão também será um bom amigo e um bom companheiro!

Cumprimentos e depois diga qualquer coisa
laurindo

quarta set 25, 2002 9:12 pm

Olá novamente.
""diz que o vai prender numa jaula quando receber visitas mas penso que não sera necessario! ""

Eu compreendo que não é necessario mas normalmente os menos conhecedores não confiam muito perante um cão com esse porte!
Vou confiar na vossa experiencia e optar por uma cadela.
Quanto às outras sugestões de optar por dois cães mesmo compreendendo as razões, por enquanto ser mais responsavel optar apenas por um.

100 +
Um abraço
Laurindo Guedes
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 25, 2002 9:30 pm

Já agora qual o problema se forem portadores de pedigree (???) e vacinas em dia ?
Não sei se sabe, mas os cachorros que se vendem em lojas em grande parte provêm ou de puppy-mills (de grande ou pequeno tamanho) ou de criadores de ocasiao. Em qualquer dos casos, ao comprarmos um cachorro numa loja de animal estamos a encorajar a criação desemfrada, sem etica e principios de cães, tendo apenas como fim o lucro ( à custa dos cães).

Além que é cruel para o cachorro ser enfiado num cubiculo de 1m quadrado à espera que o primeiro caramelo o compre.

Aconselho que veja este post já antigo : http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1474

Sobre o pedigree (LOP), não é maneira nenhuma garantia que arranja um exemplar saudavel nem de caracter tipico da raça. Se o LOP fosse garantia .........

Sobre criadores contacte o CPC e peça a lista de criadores
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”