Acasalar???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça ago 31, 2004 9:29 am

Pipiu:

No seu habitat, os machos tenderão a ter um só período de cio que começa com o aumento de luz, Fev/Março e acaba com o declinar dela Agost/Set., igual que as fêmeas.
Nas nossas casas, vulgarmente com mais horas de exposição à luz poderão ter cio mais prolongado ou também 2 vezes como a fêmea.
E também depende do macho. Desconfio que um Godot, desperta logo se vir uma fêmea...
O macho é muito territorial e no período de cio fica agressivo com os outros machos podendo haver necessidade de os separar, sobretudo se um é mais velho que o outro.

Sabia que na natureza fêmea e macho não se suportam? Fazem trèguas só no período de cio e até ela engravidar.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça ago 31, 2004 12:14 pm

pipiu Escreveu: D D D

...seria um espectaculo acasalar a minha Ichi com o Kit...
... a Ichi tem ainda só 4 meses, mas já vou tendo que me preocupar com isso...
Espectáculo seria ir-se preocupando também em arranjar bons donos para as crias - sobretudo se todos concordarem que as fêmeas não devem ser esterilizadas sem antes terem experimentado o doce sabor da maternidade... :o

Pelos registos deste ano, nasceram 12 fêmeas para juntar às já existentes e às outras que não estão registadas.

Se cada uma tiver 7 crias por ninhada, serão precisos mais de 80 bons donos.

Sendo o furão um animal ilegal, é bom que não caiamos numa febre de optimismo ("donos arranjam-se sempre") esquecendo o que será dos bebés que tivémos a responsabilidade de querer que viessem ao mundo.

Talvez devessemos pensar nisto também - nem que seja acessoriamente, é claro... :roll:
MHZ
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 1:01 pm

ines_faria

Muito bem lembrado! E não é de mais repetir.

E 12 fêmeas que tenhamos conhecimento, fora as outras cujos donos não frequentam o fórum... se todos pensarem assim, ainda vamos acabar por ter a casa cheia de furanitos, na melhor das hipóteses...
Tenho lido em relação às gatas que estas não sofrem com o facto de serem castradas antes de terem gatinhos, se calhar as furanitas também não...
Eu, entre as duas situações, sempre prefiro não ter de andar a recolher furanitos abandonados...
Embora o clube futuramente vá prever essa hipótese, primeiro temos de crescer e ganhar espaço.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 1:23 pm

MHZ, mas é exacatmente isso que deveria ser evitado. Tudo bem que haja um abrigo, mas e depois quem é que sustenta esses furanitos? Limpar cocós, dar miminhos, pagar as contas do Vet...:( Não acredito que quem os faça nascer vá contribuir para o abrigo, quer finaceira quer materialmente - muito embora isso pudesse ser contemplado no regulamento interno do clube. Nos meus sonhos, vejo um furil exemplar, com boas condições de espaço, higiene, carinho... com ração seca, com pessoas a irem buscar furões para adopção... Vejo quotas de reprodução, em que os membros do clube combinam todos juntos a quem calha este ano reproduzir as suas fêmeas, evitando assim monopólios, oligopólios, imbróglios... :roll: Os outros utilizariam os serviços do macho vasectomizado. Enfim, um sonho...
É muito triste, mas temos de ser realistas. O ideal seria evitar o abandono de furões, mas com o andar da carruagem e com furões a nascerem às dúzias... :? :
MHZ
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 1:37 pm

E porque isso não será possível?
Por aquilo que tenho lido neste fórum, pelo menos estes foristas, parecem-me todos responsáveis e amigos dos furanitos. São capazes de estar entusiasmados com serem "vóvós", mas tenho a certeza que antes o vão fazer conscientemente, pesar prós e contras, ver com antecedência se conseguem futuros donos com qualidade e só o farão se virem reunidas todas as condições.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 2:45 pm

A MHZ tem toda a razão, e eu estou provavelmente a ser alarmista (característica minha).

Por enquanto somos poucos mas bons. Espero que continuemos bons, mas muitos!
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

terça ago 31, 2004 4:21 pm

Mas também não nos podemos esquecer que agora com a PETFIL a fama dos furões pode quadriplicar, para não dizer mais, e pode vir a haver muita procura no proximo ano ^^
PeaceFerrets
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 5:10 pm

terça ago 31, 2004 6:33 pm

Mas temos k ver k ñ é apenas necessária procura. É sim procura com qualidade :o
E ixo sim tlvz acabe por ser uma beka dificil encontrar...Pois ñ vamos entregar os noxos amigos a apenas alguém k os keira pk está, ou virá a estar na moda :?
As pexoas tb têm k ver k apesar de vir (E SERÁ!), a ser legalizado é muito mais sensível do k kk outro animal!É a alimentação, a paciência, o carinho, o amor...Ñ é comprá-lo e dps eskexê-lo dentro da gaiola.

Saudações...

Paz 8)
culas
Registado: quarta set 01, 2004 2:03 pm

quarta set 01, 2004 2:06 pm

[quote=Kahoro]
Olá!!
Gostaria de uma opinião dos mais entendidos... gostaria de acasalar a Winkie e o Woody, mas o problema é que a procura talvez não seja tanta como a oferta, por isso não sei o que fazer!! é que gostaria de castrar o woody, mas queria pelo menos uma ninhada dele. no que é que eu fico? começo a angariar possiveis compradores? :lol:
[/quote]

vc tem pra vender?????
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta set 02, 2004 4:56 pm

culas Escreveu:
vc tem pra vender?????
Olá culas!!
não tenho nenhum furanito agora, mas estou a pensar em tê-los. fique atento aqui ao forum e no meu site. vou dando noticias. aproveite para conhecer bem este animal antes de o comprar, eles são espectaculares mas dão muito trabalho. antes de mais... veja se tem reunidas as condições para receber este animal como ele merece ;) se quiser saber o que precisa contacte-me por pm :)

Olá Pessoal furómaniaco!!!
concordo com a inês_faria e a MHZ, por isso é que pus esta mensagem aqui, para saber a vossa opinião. eu não quero que os meu "netinhos" sejam mal tratados. quero que eles tenhas donos que os adorem como eu adoro os meus :D :D e antes de os ter vou fazer muita publicidade para os poder reservar antes de nascerem, assim ficam com donos (quase) garantidos!
ines_faria
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 5:23 pm

Só mostras que estás consciente e preocupada com o bem dos furões, Laura.
Sabes, talvez a minha ideia seja um bocadinho "castradora", mas eu acho mesmo que se terá de fazer um acordo entre os membros do Clube relativamente a quotas de reprodução.

Porque se cada um que tem fêmeas as quiser reproduzir, então vamos ter furões à dúzia para dar (e vender. talvez ao preço da uva mijona) :p .
Porque A Laura tem a Winkie, o Luis tem a Minky, eu tenho a Dotty, a Rita tem a Beffy, a Bianca, a Ayla, a Jill (mais alguma, miga?), a Rubbi tem a Mina e a Eva, o André tem a Yoko, etc, etc.

É claro que ninguém tem o direito de dizer "tu não podes fazer criação este ano", mas o bom senso de cada um é que deve imperar. E quem já criou este ano talvez pudesse dar hipótese a outras pessoas, para o ano.

Por exemplo, a minha Nina teve uma ninhada de uma só cria este ano. Ela já foi esterilizada, mas tenho a Dotty, que é um exemplar muito bom, com um temperamento maravilhoso, e é Pontas de Champanhe, uma cor muito popular e ainda rara. Excelente para criação. Provavelmente não teria dificuldades em vender a descendência. Seja como for, já tive uma ninhada este ano. Para o ano, prefiro não cruzar a Dotty para dar oportunidade a quem nunca teve crias.

Por favor não levem isto a mal, é só uma ideia. Mas eu acho que cada fêmea de reprodução (e se queremos obter bons furões devemos criar critérios de escolha das fêmeas e machos reprodutores) apenas deveria ter crias de 2 em dois anos. Entretanto "tratava-se" com o tal macho vasectomizado que o Clube irá ter.

Isto porque os furões são ainda ilegais, e parece-me que às vezes nos esquecemos disso. É necessário um certo controlo no número de ninhadas, senão é a desgraça: pessoal a vender furões ao desbarato, a exporem as fêmeas a demasiada luz para terem o cio mais cedo e serem os primeiros a vender, pessoas quaisquer (ignorantes do que é ter um furão) a comprar, a abandonar... exactamente como vemos com cães e gatos por aí... :?
MHZ
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 7:42 pm

Inêsfaria:

Acho uma boa ideia, essa de aconselhar o pessoal a criar alternado. É preferível mantermos a procura superior à oferta, evitando assim o abandono deles. Mesmo que haja quem se queira desfazer deles, fácil será arranjar novo lar. Até porque se começa a haver cruzamento destes furões (abandonados), com o toirão, teremos as autoridades (ICN) à perna... e desconfio que não só.

Kahoro:

Não conte com o Culas, que ele é brasileiro de Minas Gerais...É capaz de ser uma viagem um bocado grande...

MHZ
MHZ
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

sexta set 03, 2004 4:35 pm

MHZ Escreveu: Kahoro:

Não conte com o Culas, que ele é brasileiro de Minas Gerais...É capaz de ser uma viagem um bocado grande...
lol.... :)

acho que é bom essa de acasalarem alternado.. mas não é que eu esteja com pressa, mas prefiro que os meus acasalem já no ano que vem porque queria castrar o woody rapidamente por causa do cheiro. na verdade na minha casa não noto pq utilizo de tudo para não se notar, mas se o levo para outro sitio as pessoas sentem o cheiro e chega mesmo a ficar dias e dias numa divisão da casa.

por isso a razão desta mensagem no forúm :)
gostava de saber a vossa opinião....
obrigado!!
Gunnhild
Registado: segunda set 20, 2004 3:48 pm

terça set 21, 2004 3:53 pm

Boas...

Relativamente ao tal macho vasectomizado que o clube irá ter... não há já pessoas aqui no forum que tenham machos já esterilizados que possam "emprestar" num encontro "romântico" a combinar?

Eu ainda não tenho nenhum, mas estou à procura de uma furanita para mim e só quando tiver mais dinheiro é que passo a pensar em adquirir um menino para lhe fazer mais companhia, mas não queria esterilizar a minha futura menina.

Uma outra questão... eu sou de Leiria, mas estou a estudar em Lisboa, pelo que todos os fins-de-semana, com rara excepção, vou a Leiria. São 130km, e vou sempre de carro, não vou de expresso. Acham que há algum problema para a pequenita? Quando estiver mais calor liga-se o ar condicionado e resolve, não? Acima dos 23º, talvez...

Não vou poder ir este fim-de-semana à Fil, para grande pena minha, mas gostava de saber onde posso fazer o download da petição ou se me poderiam enviar por mail ou msn ([email protected]) para recolher umas quantas assinaturas. A minha já está entregue há uns dias via onlinejavascript:emoticon(';)')
Wink.

Bem, por agora é só, desejo-vos muita sorte na Petfil!

Ana
Gunnhild
Registado: segunda set 20, 2004 3:48 pm

terça set 21, 2004 3:54 pm

Boas...

Relativamente ao tal macho vasectomizado que o clube irá ter... não há já pessoas aqui no forum que tenham machos já esterilizados que possam "emprestar" num encontro "romântico" a combinar?

Eu ainda não tenho nenhum, mas estou à procura de uma furanita para mim e só quando tiver mais dinheiro é que passo a pensar em adquirir um menino para lhe fazer mais companhia, mas não queria esterilizar a minha futura menina.

Uma outra questão... eu sou de Leiria, mas estou a estudar em Lisboa, pelo que todos os fins-de-semana, com rara excepção, vou a Leiria. São 130km, e vou sempre de carro, não vou de expresso. Acham que há algum problema para a pequenita? Quando estiver mais calor liga-se o ar condicionado e resolve, não? Acima dos 23º, talvez...

Não vou poder ir este fim-de-semana à Fil, para grande pena minha, mas gostava de saber onde posso fazer o download da petição ou se me poderiam enviar por mail ou msn ([email protected]) para recolher umas quantas assinaturas. A minha já está entregue há uns dias via onlinejavascript:emoticon(';)')
Wink.

Bem, por agora é só, desejo-vos muita sorte na Petfil!

Ana
Responder

Voltar para “Furão”