Great Japanese Dog

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda ago 30, 2004 9:39 pm

monte_de_goyos Escreveu: um campeonato do mundo que se iria realizar num país da américa latina com forte influencia dos EUA (ou Porto Rico ou COsta RIca, não sei bem qual...)
Porto Rico.

Isabel
monte_de_goyos
Membro
Registado: segunda mar 08, 2004 11:18 am
Contacto:

segunda ago 30, 2004 10:01 pm

Pedra

Não me pode dizer em que ano e em que mês foi????
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 31, 2004 8:19 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:29 pm, editado 1 vez no total.
MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

terça ago 31, 2004 8:20 am

Oi Monte_Goyos,

O site de onde eu tirei a informação foi:

www.akitasnet.com.br

Ainda tentei editar a minha mensagem para incluir a fonte, mas a internet estava muito lenta e bloqueava.

De qualquer das formas concordo consigo quando diz que ambos os tipos de Akitas são primos afastados. O Hachiko parece um mistura dos 2 akitas.

Sobre criadores de grande cão japonês, tal como Akitas Inus, existem muito poucos em Portugal. Apenas conheço o de Coimbra que costuma ir a exposições. Tem alguma informação sobre criadores em Espanha ?

Junto envio um link, com diversas páginas de criadores de "Akitas", de todo o Mundo.

http://home.online.no/~kintos/britt/lin ... nese%20Dog

UA,
André
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

terça ago 31, 2004 4:34 pm

Sealords,

Creio que está enganado...

Se consultar:

http://www.fci.be/nomenclatures_detail. ... ile=group2

na secção 4 (Outras raças)

Poderá ver que de acordo com a FCI o país de origem do Grande Cão Japonês, portanto, aos olhos da FCI, cabe a esse país a alteração do estalão...eis a razão do meu receio em importar...

Mura,
obrigado pelo endereço,
eu conheci um criador de Akita Inu em Espanha que ganhou na raça em algumas exposições e que inclusivé na última exposição de Penafiel, crio que ganhou "Jovens Promessas Machos"
Vou procurar o cartão desse canil e logo que possível enviar-lhe-ei o contacto

Miguel Roda
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 5:45 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:29 pm, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça ago 31, 2004 8:46 pm

monte_de_goyos Escreveu: Pedra

Não me pode dizer em que ano e em que mês foi????
1997, se não me engano em Junho, mas já lhe confirmo o mês, mais logo.

Isabel
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

terça ago 31, 2004 8:46 pm

Sealords,

É lógico que se analizarmos qualquer pedigree de akitas (GJD) na europa poderemos ver campeões americanos, eles são a base do que existe aqui na europa... mas, que eles inventam não duvide.

Se puder visite o seguinte site (é um em vários que eu conheço):

http://www.akikoakitas.com/opening.htm

(Os akitas de akiko são sem margens para dúvidas muito bonitos, mas se reparar muitos deles são na aparência perigosamente próximos do Akita Inu, alguns até são, na minha opinião, mais akita inu que GJD)
Muitos criadores procuram akitas de akikos para melhorarem determinados aspectos.
Eu para melhorar determinados aspectos nunca poderia fazer isto pois na minha opinião não estaria a fazer pela raça, uma vez que poderia ter cachorros espectaculares mas, que poderiam transmitir aos seus descendentes caracteristicas indesejáveis aos olhos do estalão do GJD.
Por isso, creio que dentro da tipicidade com qualidade que existe na europa poder-se-á fazer um bom trabalho com a raça sem recorrer aos EUA (apesar de nos EUA existir um canil com aquilo que procuro, o que eu e um amigo criador espanhol chamámos de "akita akita").
Aqui na Europa existem descendentes de excelentes akitas que marcaram o akita nos EUA...
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

terça ago 31, 2004 8:56 pm

MURA

Aqui vai o site (não sei se conheçe)

http://www.kensha.com/
SeaLords
Membro Veterano

terça ago 31, 2004 9:19 pm

monte_de_goyos Escreveu: Sealords,

É lógico que se analizarmos qualquer pedigree de akitas (GJD) na europa poderemos ver campeões americanos, eles são a base do que existe aqui na europa... mas, que eles inventam não duvide.
Pois, até inventaram o Great Japanese Dog.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 31, 2004 9:30 pm

SeaLords Escreveu:

Pois, até inventaram o Great Japanese Dog.
E tb, para além de não ter percebido porque razão se encontra no segundo grupo, já que nem tem fisico de 2º nem função para lá estar, gostava que me explicassem porque razão, uma raça "inventada" pelos americanos se chama Great Japanase Dog ....
Os americas ainda teem assim tanto medo dos japoneses?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

terça ago 31, 2004 9:35 pm

Sealords,

Não pode dizer que inventaram o GJD...

mais uma vez lhe digo para visitar a seguinte web page:

http://akita.no.sapo.pt/curorigens.htm

o que vê são GJD no japão...

Os americanos apenas trabalharam a raça...

Os americanos no fundo fizeram o que toda gente fez...
O estalão é o travão natural à adulteração e ainda bem que surgiu...
No fundo isto aconteceu um pouco em quase todas as raças, não acha???
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

terça ago 31, 2004 9:53 pm

CindelP,

Agora fiquei baralhado....
o que é que entende por não ter físico para o 2.º grupo????
Pelo que eu sei, quanto ao físico é muito diversificado, temos desde o Pinscher ao S. Bernardo...

Se ler com atenção tudo o que foi dito poderá verificar que o GJD não foi criado pelos americanos (segundo a fci é uma raça oriunda do Japão)...
Mas, se assim quiser, sempre poderá não concordar com a fci e ficar na sua....

Quanto à sua inclusão no grupo 2 é minha opinião que quanto ao seu aspecto deveria ser enquadrado no 5.º grupo (em França assim o é...não sei se sabia) apesar de ser minha opinião que quanto ao seu temperamento está muito bem no grupo 2...

Mas, se reparar, apesar das nossas opiniões serem dispares, para por ordem existe a fci e de nossa parte só nos resta acatar :)
SeaLords
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 8:29 am

Não pode dizer que inventaram o GJD...

Os americanos apenas trabalharam a raça...

Os americanos no fundo fizeram o que toda gente fez...
O estalão é o travão natural à adulteração e ainda bem que surgiu...
No fundo isto aconteceu um pouco em quase todas as raças, não acha???
Os americanos "apenas" trabalharam a raça? Acha pouco? Se não fossem os americanos, hoje não havia Great Japanese Dogs para ninguém.

O estalão do Great Japanese Dog é americano (até as dimensões vêm em polegadas ...) e já existia muito antes dos japoneses terem dado o braço a torcer e, portanto, antes de haver estalão FCI. Logo, se há gente a respeitar o estalão são de certeza os americanos. Já agora, diga-me lá, quantos Great Japanese Dogs existem no Japão?

Sabe que mais? Eu se estivesse interessada na raça havia de me informar muuuuuuuuuito bem sobre quem tem o poder de alterar o estalão. É que os japoneses já tiraram o tapete a toda a gente no início dos anos 90, nada impede que o façam outra vez - e, tal como da outra vez, gente com anos de trabalho vê-se, de um momento para o outro, com um punhado de rafeiros nas mãos.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
monte_de_goyos
Membro
Contacto:

quarta set 01, 2004 5:48 pm

Sealords,

Sim, os americanos apenas trabalharam a raça e não quero dizer que é pouco....pois, na minha opinião, é o principal, e não só no GJD mas também em todas as raças.
E tem toda a razão quando diz que se não fossem os americanos não existiria o GJD...
E será que se não fossem os americanos possivelmente hoje não existiria o akita inu???
E se não fossem os americanos será que não existiria o que existia até ao momento que eles começaram a dominar em quantidade e qualidade o universo do akita da linhagem Dewa o que obrigou os japoneses a meter o "travão" à intromissão americana no akita (seu orgulho, seu monumento nacional).
Já reparou que faz afirmações, pleno da razão e do conhecimento total de causa, aplicando o "se".

O estalão do Great Japanese Dog é americano (até as dimensões vêm em polegadas ...)...
E também em centimetros...
Como eu nada tenho a ver com o American Kennel Club, mais uma vez visitei o site da FCI que tem as dimensões em centimetros (polegadas em parentisis)...
Diz-me que se há gente a respeitar o estalão são os americanos...
já visitou, ou visita os sites dos americanos???
O que eles tem à vista respeita o estalão... e os inúmeros akitas de pelo comprido que vão nascendo, e os inúmeros casos de despigmentação que surgem.
E viu os akitas de AKIKO??? Respeitam o estalão mas estão perigosamente perto do Inu....
Para mim trabalhar assim não é fazer pela raça, para o espirito americano o que interessa é melhorar, não interessam os meios mas os resultados.
Para mim bom será erradicar completamente os defeitos da raça.
Nem sonha a minha alegria ao ver nascer uma ninhada sã e que respeita o estalão.
Isso, na minha opinião é fazer pela raça.

Quanto aos GJD existentes no Japão não lhe posso responder porque não sou Deus, nem me interessa....já agora diga-me voçê.

Quanto a quem tem o poder de alterar o estalão, tenho quase a certeza que é o Japão, pois o país de origem da raça é o Japão.
Só não posso afirmar porque não encontro o livro sobre o akita onde creio ter lido como todo esse precesso foi conduzido.
Quando encontrar dir-lh-ei qual o livro e autor.

E se me tirarem o tapete só me resta criar GJDR(r de rafeiro) :lol:
Responder

Voltar para “Cães”