bem só deixo aqui a minha ultima intervenção neste tema, no forum do Dobermann
".... na minha opinião a unica razão valida para o corte, que é o simples estalão de uma raça, agora o problema presiste em saber entender na realidade o que é um estalao em todos os seus aspectos e o que isso implica, logo, admitindo isso, devemos saber que a parte funcional do cão e as suas implicaçoes(as razoes primordiais dos cortes designadas pelo estalao), são pontos fundamentais no estalão, embora hoje em dia, essa parte funcional tenha sido transformada num componente historico/cultural, mas o que nao implica deixar de ser importante!
conclusao: um estalao hoje em dia não é um mero regulamento de uma certa morfologia canina, mas sim uma "reliquía" histórica onde existe a união de todo o tipo de informaçoes de uma raça!
a minha intençao é apenas esta, quem defende o corte deve faze-lo pelos motivos certos perante a raça! pq dizer, nao conseguir ver um dobermann neste caso "com orelhas" e com cauda por um simples
"habito visual"...não é um discurso suficientemente valido, acho que tem que se entender a verdadeira essência do assunto e quem defende o corte deve faze-lo deste modo!
.....agora falando no meu caso...eu pessoalmente nao gosto de efectuar qualquer tipo de amputaçoes, apesar de ter como preferencia canina o grupo2 dos molossoides do tipo dogo, que como julgo terem conhecimento, muitos molossos tem um forte historial de amputaçoes principalmente das orelhas, onde as mesmas ainda sao mt utilizadas!
mas apesar da minha opcção, nao sou contra ao corte como é natural pelos motivos que falei em cima!
mas ponho a hipotese..de com o tempo mts estaloes evoluirem para o nao corte! No entanto, nao é por isso que nao deixo de achar validos os estaloes presentes, muito pelo contrario!(os que ainda nao foram mudados)
para ser mais concreto eu acho que as amputaçoes devem ser efectuadas em qualquer caso onde uma raça ainda matenha o seu papel funcional original, visto que todas as amputaçoes foram pensadas em funçao do bem estar do cão perante a sua funcionalidade especifica,logo, sao beneficas para o animal quando ele delas usufrui!
em casos da simples premanencia do cao como animal de companhia, exposiçao etc... quanto a mim, tanto efectuar o corte como não...é me indiferente...embora por minha opcção nao o fazer! "
(agora matem-se e esfolem-se...que eu tb vou comer pipocas

cmp