Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quinta set 02, 2004 12:50 am

hehe...de novo..

bem só deixo aqui a minha ultima intervenção neste tema, no forum do Dobermann

".... na minha opinião a unica razão valida para o corte, que é o simples estalão de uma raça, agora o problema presiste em saber entender na realidade o que é um estalao em todos os seus aspectos e o que isso implica, logo, admitindo isso, devemos saber que a parte funcional do cão e as suas implicaçoes(as razoes primordiais dos cortes designadas pelo estalao), são pontos fundamentais no estalão, embora hoje em dia, essa parte funcional tenha sido transformada num componente historico/cultural, mas o que nao implica deixar de ser importante!
conclusao: um estalao hoje em dia não é um mero regulamento de uma certa morfologia canina, mas sim uma "reliquía" histórica onde existe a união de todo o tipo de informaçoes de uma raça!
a minha intençao é apenas esta, quem defende o corte deve faze-lo pelos motivos certos perante a raça! pq dizer, nao conseguir ver um dobermann neste caso "com orelhas" e com cauda por um simples
"habito visual"...não é um discurso suficientemente valido,
acho que tem que se entender a verdadeira essência do assunto e quem defende o corte deve faze-lo deste modo!
.....agora falando no meu caso...eu pessoalmente nao gosto de efectuar qualquer tipo de amputaçoes, apesar de ter como preferencia canina o grupo2 dos molossoides do tipo dogo, que como julgo terem conhecimento, muitos molossos tem um forte historial de amputaçoes principalmente das orelhas, onde as mesmas ainda sao mt utilizadas!
mas apesar da minha opcção, nao sou contra ao corte como é natural pelos motivos que falei em cima!
mas ponho a hipotese..de com o tempo mts estaloes evoluirem para o nao corte! No entanto, nao é por isso que nao deixo de achar validos os estaloes presentes, muito pelo contrario!(os que ainda nao foram mudados)
para ser mais concreto eu acho que as amputaçoes devem ser efectuadas em qualquer caso onde uma raça ainda matenha o seu papel funcional original, visto que todas as amputaçoes foram pensadas em funçao do bem estar do cão perante a sua funcionalidade especifica,logo, sao beneficas para o animal quando ele delas usufrui!
em casos da simples premanencia do cao como animal de companhia, exposiçao etc... quanto a mim, tanto efectuar o corte como não...é me indiferente...embora por minha opcção nao o fazer! "
(agora matem-se e esfolem-se...que eu tb vou comer pipocas ;) )

cmp
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta set 02, 2004 10:11 am

Guida__F Escreveu: Era uma vez...

... num mundo imaginário...

...Um dia os Donos decidiram que os seus humanos necessitavam de sofrer uma alteração estética funcional.

Como todos sabem os humanos têm as orelhas sempre esticadas para cima. No entanto tendo em conta as suas funções os e os trabalhos que realizavam para os Donos, seria muito mais prático que as suas suas orelhas dobrassem para baixo e que a sua parte inferior fosse amputada.

Claro que nem todos os Donos pensavam da mesma maneira e muitos humanos foram poupados.

Aos restantes foram-lhes dobradas as orelhas, as quais foram depois presas com talas e coladas com colas especiais, isto ao mesmo tempo que a parte inferior era retirada.

Isto devia ser muito incómodo para os humanos, se calhar até doloroso, mas tal não importava para os Donos, pois era assim que devia ser.

Séculos mais tarde várias organizações humanitárias fizeram pressões sobre os governos dos Donos para que estas práticas fossem proíbidas.
Nessa altura os Donos que alteravam as orelhas dos seus humanos responderam que esta era um tradição já muito antiga e que, as orelhas cortadas e dobradas eram uma caracteristica da raça humana, a qual devia ser mantida.

Moral da Estória

"Não faça aos outros o que não gostava que lhe fizessem a si".
Guida Guida mas sempre foi assim !

ñ sei se deu na escola mas no egipto cortava-se lingua a quem trabalha-se na construção das piramides e a pindrica a quem tivesse contacto com as nobres o que tb acontecia em roma !

nos paises árabes cortava-se as mãos aos ladrões embora hoje em dia se corte a cabeça a quem ñ seja fundamentalista !

em frança cortava-se a cabeça a quem ñ estivesse de acordo com as dinastias reinantes !

em israel corta-se o prepucio por uma questão de higiene e religiosa tb !

sabe que isto das tradições é uma coisa muito forte ! temos por exemplo a tradição ibérica de dar um valente enxerto de porrada há mulher logo que entramos em casa ( esta nalguns casos é pena que se perca ) alíás nesta aproveitava-se e em vez de ser com a mão dáva-se com a esfregona ;)

ñ leve isto tão a peito são tradições que concerteza daqui a 100 anos já ninguem se lembra

hehehehe

Nelson

venham as pipocas
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 10:19 am

CindelP Escreveu: ... Mas é que não vale a pena ... vamos a ver se algum deles, com mente aberta, ao menos lê os posts antigos ...
CindelP, mente aberta (expressão habitual em ti) é próprio de pessoas tolerantes e não só.
Por outras palavras, as pessoas que não concordam com os teus pontos de vista têm a mente fechada? É isso?
Ora reconsidera. Não deverias ter tu a mente um pouco mais aberta?

Este tema é polémico, sempre o foi e por isso é que eu fui buscar as pipocas. Mas acaba com a leitura das TUAS intervenções anteriores? É isso?
Isso é o mesmo que chegar, disse e ponto final, que é sinceramente uma atitude que me irrita muito particularmente. Então há aqui verdades absolutas ou detentores da verdade e o resto do maralhal tem a mente fechada?

Eu sinceramente não me lembro das tuas intervenções e, para ser muito frontal, não vou dar-me ao trabalho de as ler (por que raio haveria de ir?) e até é muito provável que nesta matéria estejamos de acordo.
Mas estejamos ou não de acordo, não é isso que eu ponho aqui em causa. É a forma arrogante e presunçosa como alguns membros se dirigem à "plebe".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 10:32 am

CindelP Escreveu:
nynf Escreveu: Não vale a pena Nancy ;) mais vale refastelarmo-nos com uma pipocas mesmo...
...eu sou a favor do corte de orelhas e de caudas também. Mas não me apetece repetir-me nem voltar a ter esta discussão ;)
Boas

Mas é que não vale a pena ... vamos a ver se algum deles, com mente aberta, ao menos lê os posts antigos ...

De resto Cristina, mais vale mm é comer umas queijadas ;)

E os rotts?

Nanci
Pois...mas é sempre giro ver a forma como humanizam os animais...enfim! Ai se os cães pudessem falar LOL não seria dos cortes que eles se iam queixar ;) Se calhar era sobre os banhos excessivos, a ração, a falta de exercício, de liberdade, os beijos e os abraços, as unhas compridas, etc etc...

Os Rotts estão porreiros. A Shiva continua uma delinquente juvenil de primeira, e o Shot está quase no ponto para começara treinar, mas depois ligo-me no MSN para te dar as novidades ;)
E como têm corrido as coisas por aí?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 10:49 am

nel Escreveu:
CindelP Escreveu: ... Mas é que não vale a pena ... vamos a ver se algum deles, com mente aberta, ao menos lê os posts antigos ...
CindelP, mente aberta (expressão habitual em ti) é próprio de pessoas tolerantes e não só.
Por outras palavras, as pessoas que não concordam com os teus pontos de vista têm a mente fechada? É isso?

Este tema é polémico, sempre o foi e por isso é que eu fui buscar as pipocas. Mas acaba com a leitura das TUAS intervenções anteriores? É isso?
Isso é o mesmo que chegar, disse e ponto final, que é sinceramente uma atitude que me irrita muito particularmente. Então há aqui verdades absolutas ou detentores da verdade e o resto do maralhal tem a mente fechada?

Eu sinceramente não me lembro das tuas intervenções e, para ser muito frontal, não vou dar-me ao trabalho de as ler (por que raio haveria de ir?) e até é muito provável que nesta matéria estejamos de acordo.
Mas estejamos ou não de acordo, não é isso que eu ponho aqui em causa. É a forma arrogante e presunçosa como alguns membros se dirigem à "plebe".
Oh Nel, desculpa mas não resisto a comentar ;)
Eu não entendi a intrevenção da Nancy dessa forma, e tal como postei, concordo com ela.
Este tema, a meu ver, não vale a pena discutir. Porquê?? Porque se reparares, quem é a favor dos cortes aceita perfeitamente e RESPEITA quem opta por não cortar as orelhas ou a cauda ao seu cão.
Agora o contrário não acontece. Nós, cortadores de orelhas e caudas (salvo seja :lol: ) somos a pior espécie de donos á face da terra; somos atacados a torto e a direito com as lamechices habituais e temos (caso queiramos) que defender as nossas opções e justificá-ls (quanto a mim ridiculo!).
E penso ser por isto que muitos de nós já se recusam a entrar neste tipo de discussão que não leva a lado nenhum a não ser á troca de palavreado impróprio :?
Por outro lado, para quê repetir opiniões que já foram dadas tantas vezes?? Até eu aproveitei o apanhado da Nancy, visto que também eu participei nos mesmos tópicos... levou a alguma coisa? Os anti-cortes respeitaram a nossa opinião? LOL Não. Então o que querem??
Nel, isto é como o tema caça, que tanta celeuma tem dado no Forum dos Direitos dos Animais.
E a verdade é que quem não tem mente aberta são muitos dos supostos defensores dos animais (muitos deles defensores só através do teclado ou do sofá). Vê lá que houve pessoas que ficaram muito indignadas porque eu sou a favor da caça e reconheço quer os seus beneficios, quando feita em determinados moldes, e adoro ver o trabalho das raças Portuguesas de caça a caçar mesmo, e não a brincar.
E isso faz com que o trabalho que tenho todo o orgulho em desenvolver com animais abandonados se perca??? O facto de eu ter ideias diferentes e de respeitar outras formas de estar na Natureza e com os animais faz de mim um monstro??? Mas tem piada que não vejo repeito nenhum no sentido contrário...
Acho que já me alonguei o suficiente. ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 11:16 am

nynf Escreveu:
Oh Nel, desculpa mas não resisto a comentar ;)
Eu não entendi a intrevenção da Nancy dessa forma, e tal como postei, concordo com ela.
Este tema, a meu ver, não vale a pena discutir. Porquê?? Porque se reparares, quem é a favor dos cortes aceita perfeitamente e RESPEITA quem opta por não cortar as orelhas ou a cauda ao seu cão.
Agora o contrário não acontece. Nós, cortadores de orelhas e caudas (salvo seja :lol: ) somos a pior espécie de donos á face da terra; somos atacados a torto e a direito com as lamechices habituais e temos (caso queiramos) que defender as nossas opções e justificá-ls (quanto a mim ridiculo!).
E penso ser por isto que muitos de nós já se recusam a entrar neste tipo de discussão que não leva a lado nenhum a não ser á troca de palavreado impróprio :?
Por outro lado, para quê repetir opiniões que já foram dadas tantas vezes?? Até eu aproveitei o apanhado da Nancy, visto que também eu participei nos mesmos tópicos... levou a alguma coisa? Os anti-cortes respeitaram a nossa opinião? LOL Não. Então o que querem??
Nel, isto é como o tema caça, que tanta celeuma tem dado no Forum dos Direitos dos Animais.
E a verdade é que quem não tem mente aberta são muitos dos supostos defensores dos animais (muitos deles defensores só através do teclado ou do sofá). Vê lá que houve pessoas que ficaram muito indignadas porque eu sou a favor da caça e reconheço quer os seus beneficios, quando feita em determinados moldes, e adoro ver o trabalho das raças Portuguesas de caça a caçar mesmo, e não a brincar.
E isso faz com que o trabalho que tenho todo o orgulho em desenvolver com animais abandonados se perca??? O facto de eu ter ideias diferentes e de respeitar outras formas de estar na Natureza e com os animais faz de mim um monstro??? Mas tem piada que não vejo repeito nenhum no sentido contrário...
Acho que já me alonguei o suficiente. ;)

Subscrevo e assassino :roll: em baixo, e deixo uma achega, será que para as pessoas que são contra os cortes que se fazem, pensam que maus tratos se resumem a amputações, ou seja coisas visiveís mas feitas com todo o respeito pelo animal, em condições assépticas e controladas???

Cumprimentos,

Daniel
baiha
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 11:17 am

Repetida
Última edição por baiha em quinta set 02, 2004 11:38 am, editado 3 vezes no total.
baiha
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 11:17 am

repetida
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 02, 2004 11:26 am

Bem, sobre isto a minha opinião é:

Cristina, é Nanci, com i.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 02, 2004 11:41 am

Eu concordo com o corte de orelhas e caudas por razões funcionais - trabalho.

Também concordo com as razões estéticas nalgumas raças, já que alguns cães inteiros ficam algo esquisitos. Mas aqui, se a cirurgia for puramente estética, tal como nas pessoas, então estamos a humanizar os cães.

No entanto, há uma questão que me deixa um bocado indecisa. Os problemas de sociabilização dos cães. É que ao fazermos a ablação de dois dos seus principais orgãos de comunicação social - as orelhas e as caudas - estamos a retirar-lhes uma grande parte da sua capacidade de transmitir aos outros cães as suas intenções. Não levará isto a maiores problemas no convívio social?

E por falar em humanização e em generalizações, alguns cães adoram ser abraçados e beijados. ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 02, 2004 11:44 am

Agora mais a sério...

Não cortei as orelhas ao Spot pois elas também podem ficar erectas (para além de dobradas) naturalmente e fiquei à espera... No fim não levantaram e ficaram dobradas. Agora sempre que ele se pega com outro macho fico sempre a pensar que é desta que ele fica sem uma orelha... por acaso até agora só tem tido arranhões, mas já tem tido problemas nas orelhas.

Para a próxima já sei...

Isto é como o aborto. Quem é contra que seja contra e quem não é que não seja. Mas não se metam na vida dos outros. Se um individuo tem um cão e quer amputar as orelhas ou a cauda, está no seu direito e nenhum de nós pode negar-lhe esse direito. Podem dar a opinião e mais nada. Mas dar opinião não é atirar pedras.

Muitos de vós dão uma porcaria de ração ao cão e ninguém vos atira pedras, e é bem pior dar uma má ração do que cortar orelhas. Se querem dar uma ração má... dêem.. quero lá saber se o vosse cão morre ou não por causa disso. Não é meu...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta set 02, 2004 11:53 am

Boas

Adquirir determinada raça, exige um compromisso com tudo que a "envolve", logo o estudo do estalão bem como da sua historia deve ser um dos primeiros passos a dar.`É uma questão de respeito sobretudo.

Por isso não compreendo quem fala em rotts e outras em cuja a amputação é feita e que tenta reverte-la, para seu belo prazer próprio e egoismo.

Ter um cão não é a mesma coisa que ter uma casa.... a casa podemos pintar conforme a nossa vontade, um cão, uma raça, não!

Por isso e para acabar, se quem não se identifica com as amputações, que deixe essas raças em paz... pois há tantas outras nas quais isso não se verifica.
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 02, 2004 12:15 pm

nel Escreveu:Já comecei a comer as pipocas :lol:
Nel, passa lá as pipocas, deixa um bocado para os outros… ;)
Guida__F Escreveu:Era uma vez...

...Um dia os Donos decidiram que os seus humanos necessitavam de sofrer uma alteração estética funcional.
Desculpa lá, mas isso não é num mundo imaginário, é mesmo no nosso. Os pezinhos das chinesas, são precisamente isso!
(Para quem não sabe, as chinesas usam “tamancos” especiais para evitar que o pé cresça, o que causa muita dor e outros problemas, e existe uma grande discussão à volta disso por ser uma tradição secular vs problemas que causa)

Mas, porquê ir tão longe? Aqui tão perto, na lei portuguesa, que quer queiramos ou não representa a vontade da maioria (afinal ainda somos uma espécie de democracia), temos que devido à tradição foi permitida a morte do touro em barrancos!

Mas concordo com a Nanci e outros, acho que este assunto já foi tão discutido que já não tenho muito fôlego… Relembro só a minha opinião: Corta a cauda e orelhas quem acha correcto (desde que mantido pela raça). É para mim muito mais grave, quem mutile um animal, RETIRANDO ÓRGÃOS INTEIROS, apenas para que o seu comportamento melhore ou o seu dono não tenha tantas chatices! (para quem ainda não adivinhou, estou a fazer de esterilizações!)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 1:02 pm

nel Escreveu:

Mas estejamos ou não de acordo, não é isso que eu ponho aqui em causa.
O que se passa nel é que de certeza que nunca me viu a proibir nada, pois nao ?

Nunca me viu a obrigar as pessoas a concordarem comigo, pois não?

Nunca obriguei ninguem a cortar as orelhas, pois não?

O que viu foi de certeza, como a Crisitna disse, o povo a criticar e a condenar o corte das orelhas e da cauda sem perceber a razão da sua existencia!

Isso, além de revelar mentes fechadas revela estupidez!

Tolerante? De certeza que não foi a mim que viu chamar de carniceiros e afirmar que não gostamos dos cães só enquanto cortamos ...

Pergunte a metada das pessoas pq se corta a cauda ou as orelhas. Acha que sabem que tem origem funcional e isso td? Não, não sabem ...
Podiamos ser simpaticos e ensinar? Não... não sabem, perguntassem.

Por isso, nunca me viu recusar nada, nem obrigar nada. Só não admito que venham com mariquiçes sem conhecerem o que está por trás e dizerem que são contra só pq fica bem.

Quem disse que acaba com as minhas intervenções? Anda a ler mal, nel ..
Coloquei os links pq acho que contêm informação util .. agora se se acham ameaçados, não tenho culpa...
É a forma arrogante e presunçosa como alguns membros se dirigem à "plebe".
Não nel? Olhe, azar .... A mim irrita-me aquelas pessoas que têm demasiado tempo livre

Cristina, mais logo mando uma PM a contar as desventuras ;)

Nanci
Última edição por CindelP em quinta set 02, 2004 1:05 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta set 02, 2004 1:04 pm

Aragao Escreveu:
nel Escreveu:Já comecei a comer as pipocas :lol:
Nel, passa lá as pipocas, deixa um bocado para os outros… ;)
Guida__F Escreveu:Era uma vez...

Desculpa lá, mas isso não é num mundo imaginário, é mesmo no nosso. Os pezinhos das chinesas, são precisamente isso!
(Para quem não sabe, as chinesas usam “tamancos” especiais para evitar que o pé cresça, o que causa muita dor e outros problemas, e existe uma grande discussão à volta disso por ser uma tradição secular vs problemas que causa)

Para que saiba os "pezinhos das chinesas" foram proíbidos pelo governo chinês.

Se estas situações continuam na China, são feitas de forma ilegal.

Mas, porquê ir tão longe? Aqui tão perto, na lei portuguesa, que quer queiramos ou não representa a vontade da maioria (afinal ainda somos uma espécie de democracia), temos que devido à tradição foi permitida a morte do touro em barrancos!

O touro ia morrer de qualquer maneira, se não fosse na arena era no matadouro, para onde seria levado após a tourada. Na prática a morte em palco é mais rápida e misericordiosa.

Agora diga-me lá...
Se não mandar cortar as orelhas ou cauda a um cão...
... Será que depois elas caem sózinhas?

PS: Não tenho nada contra o uso de talas em raças de orelhas levantadas em que por motivos vários estão não sóbem, ou não sobe uma delas. Isto claro desde que nunca haja amputação.
Responder

Voltar para “Cães”