Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 02, 2004 1:24 pm

oh! Nel então chamas de plebe aos outros participantes do fórum??? Ai ai! hoje isto vai dar sangue!!!!! he! he! :lol: :lol:

Também não sou a favor do corte, mas já uns brinquinhos ficavam um mimo não acham??? Já imaginaram um Rott com umas argolinhas de ouro?? Ficavam o máximo!!! :lol: :lol: :lol:

:oops: é melhor não dar ideias ou então aquela "loja" que vocÊs sabem começam a fazer esse serviço em conjunto com a carta astrológica do bicho...
:oops:

;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta set 02, 2004 1:29 pm

Jordan Escreveu: Também não sou a favor do corte, mas já uns brinquinhos ficavam um mimo não acham??? Já imaginaram um Rott com umas argolinhas de ouro?? Ficavam o máximo!!! :lol: :lol: :lol:
Argolinhas nunca vi, mas piercing já... não era um Rott era uma rafeirinha e foi ao ourives fazer como nós, de pistola...ficava o máximo ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 02, 2004 1:51 pm

Aragao Escreveu: mas concordo com a Nanci e outros, acho que este assunto já foi tão discutido que já não tenho muito fôlego… Relembro só a minha opinião: Corta a cauda e orelhas quem acha correcto (desde que mantido pela raça). É para mim muito mais grave, quem mutile um animal, RETIRANDO ÓRGÃOS INTEIROS, apenas para que o seu comportamento melhore ou o seu dono não tenha tantas chatices! (para quem ainda não adivinhou, estou a fazer de esterilizações!)
Aqui assino e subscrevo.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 02, 2004 1:52 pm

Aragao Escreveu: mas concordo com a Nanci e outros, acho que este assunto já foi tão discutido que já não tenho muito fôlego… Relembro só a minha opinião: Corta a cauda e orelhas quem acha correcto (desde que mantido pela raça). É para mim muito mais grave, quem mutile um animal, RETIRANDO ÓRGÃOS INTEIROS, apenas para que o seu comportamento melhore ou o seu dono não tenha tantas chatices! (para quem ainda não adivinhou, estou a fazer de esterilizações!)
Aqui assino e subscrevo.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Jordan
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 2:30 pm

Aragao Escreveu:
Mas concordo com a Nanci e outros, acho que este assunto já foi tão discutido que já não tenho muito fôlego… Relembro só a minha opinião: Corta a cauda e orelhas quem acha correcto (desde que mantido pela raça). É para mim muito mais grave, quem mutile um animal, RETIRANDO ÓRGÃOS INTEIROS, apenas para que o seu comportamento melhore ou o seu dono não tenha tantas chatices! (para quem ainda não adivinhou, estou a fazer de esterilizações!)
Para mim ambos os casos vão dar ao mesmo, é por opção, por sugestão, por gosto pessoal do dono ou criador, por necessidade (devido a algum problemas de saúde) no caso das esterilizações!
E para quem pensa que as esterilizações melhoram o comportamento do animal, pois eu por experiência própria não notei diferença nenhuma na gata, continua a mesma fera que sempre foi (talvez com 8 anos já não fizesse diferença, em mais nova talvez tivesse alguma melhoria), mas eu gosto dela mesmo assim de "cabresto difícil" :lol: :lol:
E se antes só miava á noite quando estava com o cio (e muito raramente, sempre foi peste, mas sossegada durante os cios) posso lhes dizer que agora não há uma única noite que não tenha de me levantar para a ir sossegar porque ela lembra-se de andar a zanzar pela casa a miar sejam 2 a.m. 4 a.m. ... Um mimo! :p

Por isso não posso classificar o que é mais grave ou menos grave a amputação das orelhas ou uma esterilização ou castração, varia da opinião, gosto pessoal e dos conhecimentos dos donos!

Fiquem bem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 02, 2004 2:36 pm

Também concordo com o facto de esterilizações por comodismo é bem pior. Só mesmo em casos em que um cão devidamente acompanhado não evolui para os minimos aceitáveis. E de qualquer modo, esterilizar um cão não significa que ele melhore. Pode ficar igual. E esterilizar para ele não marcar território em casa... é melhor nem dizer nada.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta set 02, 2004 2:43 pm

Boas!

Como sempre..lá estamos nós a levar as coisas para outros lados...

A meu ver existe o simples corte de orelhas por ficar esteticamente melhor...que em nada ajuda o cão..só o dono... com o qual descordo

E o corte de orelhas para trabalho...serve exactamente para ajudar o cão...dependendo do trabalho...concordo.

Quando falo do tipo de trabalho, não me refiro a morder mangas ou coisas do genro...aí não entendo o corte...refiro-me sim a raças que ainda cumprem aquilo para que foram criadas...como a caça..por exemplo.

Quanto às outras mutilações (esterilizações...capações..do verbo capar he he he he...abalações das cordas vocais...etc etc)....não me quero esticar muito...apenas dizer que só concordo com elas quando a vida do animal está em risco, ou para controlar a natalidade dos cães sem abrigo...o resto...que controlem os donos...e se não querem chatisses...então desculpem nunca deveriam ter tido um cão!!!

Abraços,

Arcanjo
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 3:03 pm

Guida__F Escreveu:
PS: Não tenho nada contra o uso de talas em raças de orelhas levantadas em que por motivos vários estão não sóbem, ou não sobe uma delas. Isto claro desde que nunca haja amputação.
Pois então lamento informá-la que o uso de talas e adesivos nas orelhas é bem mais incomodo e doloroso para o cão que o corte.
O corte é efectuado com anestesia (leia-se o cão não sente). Se efectuado num bom veterinário com conhecimento da morfologia das orelhas do cão, a cicatrização até é rápida. São receitados medicamentos para atenuar o incómodo/acelarar a cicatrização/evitar infecções. Em algumas raças são usadas também talas após a cirurgia, mas graças a todo o restante tratamento complementar e ao tempo necessário, não afectam por aí além o cão. Concluindo, passado um mês o dito cão já nem se lembra do que lhe aconteceu.

Passemos ao uso das talas e adesivos...
Por vezes demora 3 a 4 meses a corrigir as orelhas a um cão. Estes têm que ser colocados por um veterinário ou alguém que saiba o que está a fazer, pois a má colocação pode aumentar o sofrimento do animal. Imaginem-se lá a andar de talas nas orelhas ou adesivos durante tanto tempo...a sofrer!!!
A utilização sistemática de adesivo em contacto com a pele apodrece o pelo nessa área, o qual cai. Simultaneamente a pele fica mais sensivel e sujeita a feridas e fungos.
A taxa de sucesso não é grande coisa, segundo o que 3 veterinários já me disseram. Mas que o animal sofre, sofre!

Ainda no outro dia estava na sala de espera de um vet na zona de Mafra. E entra um sr. com um PA com cerca de 5 meses. Orelhas partidas - via-se á distância. O dito sr. era um burgeçozito e o vet lá colocou as talas pois ninguém tirava a ideia ao homem...lá vai o cão andar a sofrer para nada.

A minha cadela tem o vinco nas orelhas torto (para trás). Eu tentei corrigir com a utilização de adesivos. Desisti passado 1 mês. A Shiva hoje tem uma linda madeixa branca numa orelha (sexy bitch ;) ) graças á ferida e consequente fungo que o adesivo fez...

No entanto eu não sou contra o uso de talas ou adesivos. Cada um deve decidir em consciência. Só estou a chamar a atenção para o facto de que as pessoas não sabem, muitas das vezes, do que estão a falar :p
Kroz Escreveu: Bem, sobre isto a minha opinião é:

Cristina, é Nanci, com i.
É o hábito de teclar muito em Inglês. A Nanci deve ter-se importado tanto com isso como eu quando se enganam no meu nome ou no nick :)
Musky Escreveu: E por falar em humanização e em generalizações, alguns cães adoram ser abraçados e beijados.
Pois, mas alguns não gostam. Tal como alguns não gostam de festas na cabeça, e como rosnam é um ai cruz credo que o cão é mau. Infelizmente hoje em dia constata-se uma crescente humanização do cão e espera-se do cão atitudes e comportamentos que não dele - cão - animal.

há também a questão de que os cães ficam com um ar mais agressivo, e que dada a actual BSL, o facto de terem tudo inteiro - cauda e orelhas -torna mais fácil a aceitação por parte da restante comunidade...a agressividade de um cão não se mede pelas orelhas ou cauda. E um Dogo Argentino, um Amstaff, um Pitt, um Rott e outros, não são Lulus e não são cães para qualquer pessoa. Desmentir esta constatação é o mesmo que aceitar a BSL pois estão notoriamente a vergar-se a ela.
Há formas bem melhores de mostrar á sociedade que qualquer cão de uma destas raças pode ser um magnifico cão para a familia.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 3:04 pm

KROZ Escreveu: Também concordo com o facto de esterilizações por comodismo é bem pior. Só mesmo em casos em que um cão devidamente acompanhado não evolui para os minimos aceitáveis. E de qualquer modo, esterilizar um cão não significa que ele melhore. Pode ficar igual. E esterilizar para ele não marcar território em casa... é melhor nem dizer nada.
Olha já nem me lembro como é com os cães (quer a tuxa quer o snoopy, além de ter quintal para eles, era muito nova para me lembrar de como se comportavam) mas com os gatos é o máximo tive um gato que marcava território até nas pernas das visitas, o que era óptimo para nos vermos livres da visitas mais chatas ;)
nas visitas "boas", qd o gato começava a roçar-se nas pernas delas, retirávamos o gato logo do local, até as visitas irem embora :lol:

Com esta gata agora, bem posso vos dizer que foram 8 anos a aspirar a casa todos os dias (larga muito pelo) e a advinhar o que teria sido mijado desta vez (quando da altura do cio), nem o microondas escapou uma vez que me esqueci a porta aberta... :lol: :lol: :lol: era giro numa semana chegava a lavar tapetes uma 3 vezes, ah! os sofás (capas e almofadas) também foram brindados duas vezes; até que aprendi que se deixasse a porta da casa de banho aberta ela ia ao polyban ou ao lavatório das mãos ;) ; depois de me casar o meu marido é que não achava muita piada a entrar em casa e sentir o cheiro do mijo dela (que diga-se de passagem é cá um aroma :p )
Bem, resumindo, continuo munida do aspirador :D com os mijos não me chateio mais, mas perdi qualidade de sono! :roll:

ah! a gata foi operada devido a começarem a surgir-lhe tumores nas maminhas e após muitos exames e conversas com as vets, lá me resolvi por ser operada ás maminhas e ser esterilizada! (Lá a Vet conseguiu me convencer, e o meu marido fiando-se na conversa de que ela ficava menos brava...)
Penso que se não fosse isso, ela continuava inteira!

Fiquem bem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 02, 2004 3:19 pm

Isto é um fórum de cães :D E só me referia a cães. Não faço a minima ideia que como se processa isto com os gatos por isso nem sequer poderia dar a minha opinião em relação a esterilizações de gatos.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 3:34 pm

Respondendo à Nynf e à CindelP e pondo um pouco de parte o corte das orelhas, o que está realmente em causa é a forma de intervir no fórum e foi em relação a isso que eu reagi.
Muito sinceramente, eu também já perdi a pachôrra de responder a certas questões. Mas o defeito não é (apenas) das pessoas que colocam as questões, é também a dos restantes participantes, que devem ser sempre interventivos pela simples razão de se pertencer a um fórum.
É assim que eu entendo o funcionamento de um fórum. Se uma opinião for dada noutro meio de comunicação como num jornal ou numa transmissão televisiva, eu não me sentirei tanto na obrigação de responder, quanto mais não seja porque na maior parte das circunstâncias nem sequer é possível. Aqui não, isto aqui é uma pequena comunidade em que cada membro julgo que deveria ter o dever de trocar ideias e opiniões.
... Por outro lado, para quê repetir opiniões que já foram dadas tantas vezes??...
Eu e muitos outros participantes já andamos aqui há anos a repetir opiniões que já foram dadas tantas vezes! Este, aliás, é um dos motivos por que passei a participar muito menos. Por falta de paciência. Mas, repito, o defeito está em mim. E o facto de já ter aprendido isto ou aquilo não me dá o direito de ser sobranceiro e prepotente e classificar as pessoas que não concordam comigo ou que desconhecem determinadas coisas de mentes fechadas. Ou tomar a atitude: "se não sabem, que perguntem". Esta realmente não é a minha forma de estar no fórum.

De facto, este tema muitas vezes é levado para a lamechice, é verdade, e também concordo que muitos defensores dos animais são hipócritas. Mas isso não lhes retira o direito de de se manifestarem.
... O facto de eu ter ideias diferentes e de respeitar outras formas de estar na Natureza e com os animais faz de mim um monstro??? Mas tem piada que não vejo repeito nenhum no sentido contrário...
Julgo que há aqui algum exagero. E é exactamente em relação a este radicalismo que eu me insurjo.
Eu, por princípio, sempre defendi esta posição, sou contra os cortes, esterilizações e castrações. Em termos gerais. Mas admito que em determinadas circunstâncias elas façam sentido:
noInfo Escreveu: ... para ser mais concreto eu acho que as amputaçoes devem ser efectuadas em qualquer caso onde uma raça ainda matenha o seu papel funcional original, visto que todas as amputaçoes foram pensadas em funçao do bem estar do cão perante a sua funcionalidade especifica,logo, sao beneficas para o animal quando ele delas usufrui! ...
Esta também é a minha posição, mas tal não significa que TODA a gente concorde com isto e muito menos vou colocar-lhes o rótulo de estúpidas:
Isso, além de revelar mentes fechadas revela estupidez!

O motivo por que não tenho uma posição mais "radical", ou antes, mais segura em relação a isto, deve-se ao simples facto de não ser suficientemente entendido em cinofilia para discutir o assunto com alguma profundidade e substância. E também porque nestas discussões não estão só envolvidos conhecimentos de cinofilia em maior ou menor grau e aqui é que as coisas se complicam. Há uma forte vertente de carácter ideológico ou, se preferirem, cultural, cuja discussão não cabe certamente num fórum como este.
Mas não é por isso que a discussão perde interesse. Na minha opinião, o interesse reside exactamente aí, embora dificilmente se chegue a uma conclusão final absoluta. E o erro é reduzir-se o problema apenas a uma das vertentes, a primeira.

Na maior parte das minhas intervenções aqui no fórum eu defendi mais as castrações e esterilizações do que o contrário. E também sempre considerei que é muito mais grave as pessoas humanizarem estupidamente os cães ou deixá-los sozinhos horas a fio ou dar-lhes uma porcaria de uma ração do que cortar-lhes a cauda, mesmo até que o façam por motivos meramente estéticos ou supérfluos. Mas ao tomar uma posição contra a castração, por exemplo, isso deve-se fundamentalmente a uma questão essencialmente ideológica. E isso não tem nada a ver, no caso da castração, com qualquer espírito machista de querer prolongar no cão a virilidade do dono. É pura questão de princípio que nem eu próprio sei explicar. Mas mente fechada não é, assim como não o é a posição contrária.

Só para terminar, há aqui duas observações na mensagem da CindelP que eu não entendi:
...Coloquei os links pq acho que contêm informação util .. agora se se acham ameaçados, não tenho culpa...
Ameaçados? :?:
Não nel? Olhe, azar .... A mim irrita-me aquelas pessoas que têm demasiado tempo livre
E esta, muito sinceramente, também não entendi, nem percebo o que é que o tempo livre tem a ver com o corte das caudas...
Mas pronto, também não faço muita questão de entender.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 4:35 pm

nel Escreveu: E esta, muito sinceramente, também não entendi, nem percebo o que é que o tempo livre tem a ver com o corte das caudas...
Mas pronto, também não faço muita questão de entender.
É esse o problema de muita gente, nel. Não entende e não faz questão de entender!

Não percebe? Simples, ter muito tempo livre faz com que se escreva muita asneira sem pensar e sem fundamento ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 6:59 pm

CindelP Escreveu: ... É esse o problema de muita gente, nel. Não entende e não faz questão de entender!

Não percebe? Simples, ter muito tempo livre faz com que se escreva muita asneira sem pensar e sem fundamento ;)
Bem, CindelP, não vou entrar por esta via. Tento ser sempre bem educado e responder correctamente às pessoas cordial e seriamente. E quando reconheço que não tenho razão, dou muito facilmente o braço a torcer, que é uma atitude de humildade que infelizmente nem toda a gente tem, como é o seu caso.
Sabe, e é também uma manifestação de inteligência, passe a presunção.
Vou apenas sugerir-lhe o seguinte (embora duvide que aceite o conselho, como é bom de ver): quando lhe faltarem argumentos, como também é aqui o caso, não insinue que as pessoas são burras ou que não têm nada que fazer e que só dizem asneiras.
Mas que arrogância e que prepotência!!! Não vê que assim cai no ridículo?
É que, para além de tudo o mais, essas suas expressões, para além de serem muito infelizes, são de muito, mas muito mau gosto.
Será que não dá mesmo para entender?
Vá lá, faça lá um esforço.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 02, 2004 10:27 pm

nel Escreveu:
Bem, CindelP, não vou entrar por esta via. Tento ser sempre bem educado e responder correctamente às pessoas cordial e seriamente. E quando reconheço que não tenho razão, dou muito facilmente o braço a torcer, que é uma atitude de humildade que infelizmente nem toda a gente tem, como é o seu caso.
Sabe, e é também uma manifestação de inteligência, passe a presunção.
Vou apenas sugerir-lhe o seguinte (embora duvide que aceite o conselho, como é bom de ver): quando lhe faltarem argumentos, como também é aqui o caso, não insinue que as pessoas são burras ou que não têm nada que fazer e que só dizem asneiras.
Mas que arrogância e que prepotência!!! Não vê que assim cai no ridículo?
É que, para além de tudo o mais, essas suas expressões, para além de serem muito infelizes, são de muito, mas muito mau gosto.
Será que não dá mesmo para entender?
Vá lá, faça lá um esforço.
Oh nel,

Leia lá esta sua afirmação e logo verá

Mas acaba com a leitura das TUAS intervenções anteriores? É isso?

Alguma vez eu disse que acabava com os meus posts anteriores?

Leia o meu primeiro post e verá que o que disse, foi que para não me repetir novamente colocava os topicos anteriores referentes ao mesmo assunto. Prático, não?

Agora, se quer entrar pela perseguição e armado em cavaleiro andante, defensor dos bons costumes, é consigo ....

Humilde? Nâo sei se serei ou não. Mas sinceramente pouco me interessa se sou simpatica, humildade, arrogante, se caio no ridiculo ... isso de pratico pouco tem. Ou será que andamos cá para agradar alguem?

Mas diga lá, onde é que deveria ser humilde? Mais, porquê?

Sobre a falta de argumentos, conhece a expressão, dar perolas a porcos?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 02, 2004 11:00 pm

eu estava para ficar caladinha, mas não resisto. porque será que os defensores dos cortes têm de ser espertos e os outros estúpidos? ou vice versa. no fundo, a conclusão que se chega de novo, é que uns concordam porque sim e outros porque não.
se discutissem a validade do aborto ou da esterelização, do abandono e dos maus tratos, eu percebia, embora o último aspecto seja discutível,. afinal, o que é tratar bem um animal? agora, cortes de orelhas e caudas? :o enfim, a discussão a propósito do sexo dos anjos :evil:
Responder

Voltar para “Cães”