cães apanhados pela carroça do canil municipal

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

terça ago 17, 2004 11:57 am

olá a todos ,

eu vivo em Quarteira no Algarve , e hoje ás 11.30 da manhã deparei-me com um espectáculo nunca visto , imaginem a carroça da câmara a apanhar tudo o que era cão solto numa rua calcetada que praticamente só tem lojas e bancos , cheia de gente ! , liguei para o canil e disseram-me que os animais fogem para a estrada e provocam acidentes e ninguem é responsável , o que não deixa de ter lógica , mas será legal fazer um trabalho destes em plena hora de calor e com toda a gente a ver ?
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 17, 2004 2:14 pm

sonja Escreveu: olá a todos ,

eu vivo em Quarteira no Algarve , e hoje ás 11.30 da manhã deparei-me com um espectáculo nunca visto , imaginem a carroça da câmara a apanhar tudo o que era cão solto numa rua calcetada que praticamente só tem lojas e bancos , cheia de gente ! , liguei para o canil e disseram-me que os animais fogem para a estrada e provocam acidentes e ninguem é responsável , o que não deixa de ter lógica , mas será legal fazer um trabalho destes em plena hora de calor e com toda a gente a ver ?
Não percebo muito bem o sentido do seu tópico... acha que seria mais legal (ou ético) fazer esse serviço á noite e longe do olhar de todos??
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça ago 17, 2004 3:11 pm

E eu a pensar que esta era a função dos serviços camarários! Apanhar os animais soltos, para não provocarem acidentes na estrada, entre as pessoas e entre si... Afinal estou errada, os animais não devem ser apanhados de dia. Só de noite para ninguém ver.

Sinceramente, qual o sentido disto! Afinal, criticamos os serviços por não apanharem os cães vadios. Criticamo-los por apanharem os cães vadios. Afinal... que sentido tem?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 17, 2004 5:06 pm

De facto, quer-me cá parecer que o que está em causa para a forista é a imagem.
Imagine-se os estrangeiros a verem...
Se calhar parece 3º mundo - que é que somos, por mais voltas que deêm à questão.
sonja
Membro Veterano

sexta ago 20, 2004 9:19 am

Secalhar não me expliquei muito bem ,
eu sou completamente contra esse sistema estupido , ainda para mais os cães que foram apanhados todos tinham dono e tinham vindo dar a sua voltinha , isto sem coleira nem nada , os donos foram buscá-los ao canil , pagaram multa , e quem sabe para a próxima não deixam os lulus virem sozinhos á rua , mas se querem saber fiquei com o dia estragado , porque sem duvida nenhuma não é um espectáculo muito bonito de se ver para quem gosta de animais como eu , portanto se me expliquei mal peço desculpa ok ?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 20, 2004 9:29 am

Bem feito, para os donos aprenderem a não soltar o animal no meio da rua, sem coleira!
Mas, sinceramente, qual é o problema de uma câmara (por uma vez na vida!) estar a prestar um serviço público? E se os animais fossem vadios? Sabia que o cão pode transmitir doenças ao homem? Sabia que os cães podem morder as pessoas? Se os animais fossem vadios o que lhes fazia: deixava-os continuar a viver por ali?
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta ago 20, 2004 12:05 pm

sonja, a título informativo, eis o que consta da lei:

Decreto-Lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro

Artigo 8.º

Captura de cães e gatos vadios ou errantes

1 - Compete às câmaras municipais, actuando dentro das suas atribuições nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, proceder à captura dos cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, utilizando o método de captura mais adequado a cada caso, estabelecido em conformidade com o previsto no Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, fazendo-os recolher ao canil ou gatil municipal.

2 - Para efeito do disposto no número anterior, as câmaras municipais devem munir-se de infra-estruturas e equipamento adequados e de pessoal devidamente preparado para o efeito, bem como promover a correcção das situações que possibilitam a subsistência destes animais na via ou quaisquer outros lugares públicos.
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 5:57 pm

Os donos que os deixaram dar uma «voltinha»,sem coleira e trela é que deviam ir parar num canil.
As coisas menos bonitas só podem ser feitas á noite para os menos preparados não ficarem chocados!Mesmo que se adore animais todos têm de saber o que acontece.Caso contrario seria tapar o sol com a peneira.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda ago 23, 2004 10:29 am

AlexFaria Escreveu: Os donos que os deixaram dar uma «voltinha»,sem coleira e trela é que deviam ir parar num canil.
As coisas menos bonitas só podem ser feitas á noite para os menos preparados não ficarem chocados!Mesmo que se adore animais todos têm de saber o que acontece.Caso contrario seria tapar o sol com a peneira.
Nem mais.
sonja
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:15 pm

Concordo plenamente , os donos é que deviam ir para o canil , porque nós andamos com os nossos cães atrelados ,pagamos lisenças , andamos com sacos plásticos para apanhar os cócós e depois temos que nos deparar com espectáculos destes ,devido a pessoas inconscientes que não deveriam poder ter cão !
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta set 02, 2004 8:08 pm

VascoV Escreveu:
AlexFaria Escreveu: Os donos que os deixaram dar uma «voltinha»,sem coleira e trela é que deviam ir parar num canil.
Nem mais.
entao já que nao se deve tapar o sol com a peneira, que tal organizarmos uma visita de estudo a um canil municipal onde centenas de caes aterrorizados aguardam a morte? será um passeio de domingo á tarde muito interessante para levar as criancinhas, nao?

Compreendo perfeitamente a indignação da forista que abriu o topico. Eu nunca vi a carrocinha em acção, e tambem sei que os caes sao levados para os canis e o que lhes sucede a seguir... mas se for possivel gostaria de nao assistir nunca a tal espectaculo. Porque por muito organizado que seja o sistema e por muito correcto que seja eutanasiar animais vadios, a perspectiva deixa-me absolutamente desconsolada.
Nao nos podemos esquecer que na rua estão nao só adultos como crianças que certamente ficaram bastante perturbadas com a situação. Se eu fosse criança e assistisse a algo do genero, os meus pais bem que me teriam de aturar a chorar a tarde inteira! aliás, já sou crescida e se visse os caes a ser apanhados ficava com o dia estragado de certeza.
Há coisas que é mesmo melhor tapar o sol com a peneira... caso contrario ainda vivo dependente de anti depressivos... :cry:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 02, 2004 8:18 pm

deinhac Escreveu:
Há coisas que é mesmo melhor tapar o sol com a peneira...
Por se tapar o sol com a peneira é que existe tanto cão abandonado.

As vistas de estudo que menciona até são uma boa idéia.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta set 02, 2004 9:12 pm

Era mesmo, eu fui a um canil quando era pequena e nos 3 dias que se seguiram nunca parei de pensar do que era feito dos cães, fiquei mesmo :o :o
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”