Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta set 02, 2004 11:00 pm

casadiscaes Escreveu:
Aragao Escreveu: mas concordo com a Nanci e outros, acho que este assunto já foi tão discutido que já não tenho muito fôlego… Relembro só a minha opinião: Corta a cauda e orelhas quem acha correcto (desde que mantido pela raça). É para mim muito mais grave, quem mutile um animal, RETIRANDO ÓRGÃOS INTEIROS, apenas para que o seu comportamento melhore ou o seu dono não tenha tantas chatices! (para quem ainda não adivinhou, estou a fazer de esterilizações!)
Aqui assino e subscrevo.
Também assino e subscrevo...

Apenas quero acrescentar que concordo com as esterilizações quando se trata de controlo de natalidade de cães abandonados ou em casos de saude especifica... E que concordo plenamente com os cortes de orelhas quando é feito competentemente por veterinario que o saiba fazer com todas as condições que uma cirurgia exige e que tenha minimamente conhecimento do que é um corte de uma raça especifica.... agora que existem por aí muitos talhantes a fazer cortes existem... e esses sim deveriam ser punidos....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta set 02, 2004 11:36 pm

Agora esterelizar é mutilar?
Humm...no meu entendimento mutilar está associado a dor e essa mutilação é igual fazendo o corte de orelha/cauda ou esterelizando. Vê-se mais cortes de orelhas feitos a sangue frio do que castrações, por exemplo, porque será? Talvez porque um rafeirote de orelhas cortadas pareça mais um cão de luta, isto é apenas um exemplo, claro está.
Cada um que faça o que bem entender, por questões de funcionalidade e estalão, fazendo tudo bem feito, ainda posso concordar, mas agora dar a impressão de que a esterelização é uma coisa má, pior que o corte de orelhas e cauda...só demonstra uma visão redutora de um problema sério.
Ter o nosso animal esterelizado, hoje em dia, é praticamente uma "obrigação" cívica, perdoem-me o exagero.
Se o seu cão anda a passear e encontra uma cadela, os cachorros que nascerão vão ser culpa sua também e acidentes destes acontecem mais frequentemente do que se possa imaginar; uma cadela com cio nas redondezas leva um cão a fazer tudo e mais alguma coisa para conseguir o que quer.
Animais com fins lucrativos, vulgo de criação/exposição, são os que não deveriam estar esterelizados.
Se acha que é comodismo esterelizar, eu digo-lhe que o oposto também acontece, afinal é fechar os olhos a um problema de todos. Cadelas com cio? É chato sim, mas mais chato é vermo-nos com uma ninhada nas mãos...
É uma questão de investimento a curto ou a longo prazo...
Compreendo que já me estou a desviar do assunto, mas foi apenas um aparte ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta set 03, 2004 12:03 am

Então segunda a sua opinião a nossa obrigação é esterilizar os cães para que não haja acidentes... humm.. e eu a pensar que a nossa obrigação era andar com os cães à trela para não haver acidentes.

Viva o comodismo... para quê andar com o cão preso se ele pode andar solto se o castrar. E ainda falam mal de quem corta as orelhas... :o
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta set 03, 2004 12:13 am

Boas!!

Vamos todos capar os nossos cães...e já agora cozer-lhe o rabinho...e por-lhes uma argalia...sejamos civicos...

Quem não tem paciencia...não quer chatisses...preocupações...e responsabilidade...simplesmente...NÃO TENHA CÃES!!!!

Abraços.

Arcanjo
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta set 03, 2004 12:30 am

Boa noite,

Antes de mais peço que não me apedrejem já por cometer a afronta e prepotência de ter e (mais grave) manifestar a minha opinião, ainda para mais sendo eu um leigo (então é que merecias a pena de morte...), uma vez que o unico estalão que conheço razoavelmente é o do Bull Terrier, e por isso mesmo é bem provável que diga algumas baboseiras (mas ninguém traz a cadeira eléctrica para fritar este gajo?!)

Agora fora de brincadeiras...

A esmagadora maioria das raças actuais têm de uma forma mais ou menos preponderante a intervençao humana na sua origem. Ou seja, o homem foi criando novas raças ou alterando as já existentes de forma a que estas melhor se adaptassem às funções pretendidas, quer fossem para condução de gado, caça, guarda, combate, etc. Em algumas dessas raças de facto, e de forma a melhor a se adaptarem a essa funçao, era (e é) praticada a amputação quer de caudas quer de orelhas.
Hoje em dia essas funções originais praticamente desapareceram (salvo algumas excepções) e a criação dessas raças mantém-se para fornecer essencialmente animais de companhia, o que na realidade é o que hoje a grande maioria dos cães são.
Mas, contudo, esses cães que hoje são de companhia continuam a ser criados de acordo com o estalão respectivo, e nesse mesmo estalão, devido às suas origens, esse mesmo corte está lá previsto.
O que eu quero dizer é o seguinte: Penso que ninguém duvida que o estalão é a base fundamental da criação de qualquer raça e, na minha opinião, se nesse estalão é prevista a amputação então, como forma de não descurar o objectivo da criação, a amputação deverá ser efectuada, quer o animal em questão seja criado tendo em vista a função para a qual a própria raça foi criada, quer seja um cão de companhia/exposição.
Isto é a minha opinião porque considero que a amputação, desde que devidamente efectuada, por pessoa competente (leia-se veterinário), com as devidas condições de higiéne, não é uma violência para com o animal. E de modo algum uma mutilação ou tortura.
Acho que querer equiparar a amputação em devidas condições com touros de morte é o mesmo que comparar uma pessoa que faz um piercing ou fura as orelhas com homícidio... é totalmente absurdo.

Bem sei que há casos (como o que o Arcanjo levantou) em que o estalão é modificado. Mas é modificado porquê? E isso é o cerne da questão.
É modificado porque se concluíu que não traz benefícios à raça em questão e lhe é prejudicial? Ou é simplesmente modificado para se poder enquadrar na legislação que no momento vigora?

[quote]nynf[/quote]Pois então lamento informá-la que o uso de talas e adesivos nas orelhas é bem mais incomodo e doloroso para o cão que o corte.

Apesar de concordar com o seu ponto de vista de um modo geral, aqui acho que está errada. Garanto-lhe que, porque eu próprio o fiz ao meu cão, que a aplicação de talas não é nada doloroso para o animal. Incomodativo sim, até este se habituar, durante as primeiras 2 ou 3 horas no máximo. Mas doloroso nunca. Mas, lá está, é como a amputação, desde que devidamente executada.

Cumprimentos a todos e depois digam à minha família o que fizeram com o meu corpo ;)

Bullie & Gaspar
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta set 03, 2004 12:57 am

Boas!!

He he he he he he he Bullie....não poderia estar mais de acordo contigo...

Em termos do Dogue Alemão...a cabeça é uma das coisas mais valorizadas numa expo...logo...o corte de orelhas..pode muito bem disfarçar orelhas que inteiras não seriam correctas ou seja são truques de quem sabe...isto sem falar do proprio acentuamente do Stop (acreditem que parece mais vincado...mas é ilusao de optica)e do ar de alerta que sejamos francos..é sempre lindo de se ver num Dogue.

Como disseste e bem...não é o corte que me chateia...é sim o mesmo não fazer parte do estalão, é por ele que todos se têm obrigatoriamente que guiar...sejam eles Criadores...Expositores...Juizes...se o desaparecimento do corte das orelhas desde 2001 no estalão está correcto...não me cabe a mim discutir isso...mas provavelmente foi pela conjugação de factores ou seja, não viram nenhuma beneficiação na raça, pois a mesma deixou de ter provas de trabalho...como a lei assim o diz. Mas NUNCA poderemos por o estalão em causa...isso seria a morte dos ditos cães de raça...sem regras é a Cãonarquia!!

Abraços,

Arcanjo
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta set 03, 2004 8:48 am

pois eu estou de acordo com a esterelização das cadelas se esta for feita antes dos primeiros calores e se a cadela claro ñ se destinar á criação !

então no caso de cães abandonados nem vale a pena falar !

mas eu ñ consigo perceber qual é a confusão que faz a muita gente a esterelização das cadelas já que tem muito mais vantagens que desvantagens ?!
evita-se gravideses nervosas , piometras ,tumores mamários , corrimentos indesejados , os cães dos visinhos a ladrar a noite inteira , alem de que se evita meter mais uns quantos cães indesejados no mundo ! e acima de pode-se dar mais algum tempo de vida á cadela pelo menor desgaste fisico que acarreta !
eu ñ sei como é para vocês mas nem que fosse mais uma semana na companhia de uma das minhas meninas já valia a pena !

e qual é a desvantagem ? o aumento de peso ?

mas se são contra a esterelização das cadelas o que acham sobre a nova medida nos paises anglofonos em que grande parte das mulheres com historial na familia de cancro da mama mal tem os filhos optam por retirar os peitos já que é mais ou menos certo que tb elas o vão ter dado ser uma doença hereditária !
e neste caso estamos a falar de pessoas será que ñ vale a pena pensar nas doenças antes de elas aparecerem ?

mas isto era um desbafo , cada um com a sua opinião .

Nelson
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta set 03, 2004 8:57 am

Também não percebi muito bem essa das esterilizações e castrações...

Tantos casos de "acidentes" que aqui aparecem e todos criticam (e com razão). Não acham que se certas pessoas castrassem e esterilizassem os seus animais nada disso acontecia?

Também concordo que se deve ter atenção e tomar conta dos animais, mas segundo contam (eu ainda não sei), as cadelas com o cio fazem coisas e fazem os machos fazerem coisas que por vezes não lembram ao diabo!!!

Logo se os animais são apenas para companhia, se não são para reprodução/criação, qual é o problema de castrar/esterilizar? Traz algum problema de saude ou psicológico aos animais?
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 8:59 am

Quanto ao assunto do tópico, sou da opinião que quem acha correcto cortar corta e quem não acha não corta. Desde que seja feito em condições!
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta set 03, 2004 9:03 am

nelsonk Escreveu: pois eu estou de acordo com a esterelização das cadelas se esta for feita antes dos primeiros calores e se a cadela claro ñ se destinar á criação !

então no caso de cães abandonados nem vale a pena falar !

mas eu ñ consigo perceber qual é a confusão que faz a muita gente a esterelização das cadelas já que tem muito mais vantagens que desvantagens ?!
evita-se gravideses nervosas , piometras ,tumores mamários , corrimentos indesejados , os cães dos visinhos a ladrar a noite inteira , alem de que se evita meter mais uns quantos cães indesejados no mundo ! e acima de pode-se dar mais algum tempo de vida á cadela pelo menor desgaste fisico que acarreta !
eu ñ sei como é para vocês mas nem que fosse mais uma semana na companhia de uma das minhas meninas já valia a pena !

e qual é a desvantagem ? o aumento de peso ?

mas se são contra a esterelização das cadelas o que acham sobre a nova medida nos paises anglofonos em que grande parte das mulheres com historial na familia de cancro da mama mal tem os filhos optam por retirar os peitos já que é mais ou menos certo que tb elas o vão ter dado ser uma doença hereditária !
e neste caso estamos a falar de pessoas será que ñ vale a pena pensar nas doenças antes de elas aparecerem ?

Nelson
Concordo plenamente!
É por causa da mentalidade de muita gente que continuam a aparecer ninhadas indesejáveis e as clínicas veterinárias estão cheias de cadelas e gatas com problemas...
KROZ
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 9:13 am

Epa... esterilizem à vontade os vossos cães, mas nem todos são irresponsáveis e andam a meter crias na rua por isso não digam que devia ser uma obrigação.
Obrigação para quem não sabe cuidar de cães e nem tem a paciência para o fazer. Tenho um cão e uma cadela e não tenho qualquer problema em andar com eles na rua.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 03, 2004 9:50 am

irra que há gente que não se enxerga mesmo. eu castrei e esterelizei os meus animais por comodismo. e depois? sou irresponsável e não sei tomar conta deles? só posso :evil:
para quem gosta tanto de atirar pedras, convido a passar uma semanita aqui em casa para ver o que é comodismo. de preferência quando a cadela estiver com crises de coceira e o gato com problemas de rins. convem que venha com a carteira cheia e com uma boa dose de detergentes. pelo menos.
a racionalização para o corte de orelhas é a castração, tal como a justificação para o abandono são as crianças. há sempre bodes expiatórios.
eu por mim, vou comprar um cinto de castidade à cadela e uma fisga e carabina para acertar no toutiço dos mais afoitos.
KROZ
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 9:53 am

:?: Há com cada um...
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta set 03, 2004 9:59 am

nelsonk Escreveu:

Nelson
Nelson,

Está a falar da abalação dos seios, que em última análise, na mulher, podem ser substituidos por próteses, e dependendo dos gostos, beneficiando as mesmas significativamente, não da abalação do útero.... Também prefiro operar alguma das minhas cadelas aos seios que optar pela castração... se um Fila me desenvolve um tumor mamário aos 8 anos, embora seja operada, não me preocupa muito porque a vida média é de 9 anos... sue um amstaff me desenvolve um tomor mamário aos 11, apesar de ser operada ao mesmo também não me preocupa... não é a questão de mais uma ou menos uma semana, mas sim a qualidade de vida que vão ter, e p+ode ter a certeza que têm muito mais qualidade de vida inteiras do que castradas.

Operei um macho dobermann a um tumor aos 11,5 anos e ele viveu até aos 14 inteiro... A única cadela que tive que castrar, infelizmente morreu aos 5 anos de torção do estômago
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 10:04 am

casadiscaes Escreveu: não é a questão de mais uma ou menos uma semana, mas sim a qualidade de vida que vão ter, e p+ode ter a certeza que têm muito mais qualidade de vida inteiras do que castradas.
Eu por acaso perguntei isto, mas ainda ninguém me explicou...

Afinal o que muda num cão (macho ou femea) quando é castrado/esterilizado?
Responder

Voltar para “Cães”