Vegetarianismo - Problemas! (Ohou!)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta set 02, 2004 7:17 pm

VascoV Escreveu:
_Asterisco_ Escreveu: É verdade que Einstein era vegetariano?
E Hitler também.
E daí?! Hitler era um homem extremamente inteligente, só foi pena a esperteza lhe dar para a malvadez...

Atenção:
nao tento converter ninguem em nada até porque isto do veganismo nao é uma religiao nem nenhum culto excentrico, tambem nao saio da mesa se alguem estiver ao meu lado a comer um bife ensanguentado... mas é curioso que os outros têm sempre algo a dizer sobre o facto de eu nao comer carne!
Normalmente olham de lado, fazem um sorrisinho sarcastico, como quem diz "é maluquinha dos animais!" quando eu só quero comer em paz... isto para mim é fazer troça e de novo, é uma atitude arrogante de quem nao aceita bem a mudança.

As pessoas que comem carne e que detestam ouvir falar de veganismo têm um motivo para isso: como sao normalmente pessoas inteligentes, custa-lhes ouvir os argumentos dos vegetarianos, porque no fundo os entendem e estão de acordo com eles. Mas aceitar isso implicaria uma mudança á qual nao se sentem preparados e nao estão dispostos a abdicar da carne, apenas pela gula (desculpem mas nao há outro motivo. Está mais que esclarecido que nao necessitamos de carne para nada!)

Nao é facil abdicar dos prazeres da mesa... um barbecue, mmm, que delicia! Tambem gosto, sabem? mas o que está por detrás desse grelhadinho? Dor, sofrimento, sangue. Uma vida tirada para o meu apetite ficar saciado. Nao quero isso, pah... Quantos aqui teriam coragem de olhar nos olhos de uma vaca que morre lentamente, por nossa causa, apenas para a comermos?

Porque, perante tudo o que a sociedade sabe que existe para além da nossa vista (as vidas miseraveis dos animais, o trato cruel nos matadouros, a morte agonizante), se as pessoas querem continuar a comer carne, das duas uma: ou sao pessoas insensiveis - que querem lá saber do porco a sangrar até á morte; ou são pessoas cobardes - custa-lhes muito saber que o animal sofre, por isso "mudemos de assunto, olha, vamos antes jantar no Porcão!" :?

Uma mensagem para quem come carne despreocupadamente, reafirmando que está no topo da cadeia alimentar:
a) por favor nao argumentem que o homem da pré-historia comia carne: já nao estamos na pre historia! As nossas necessidades e estilo de vida actual em nada se comparam ao do homem primitivo. Tambem nao venham cá comparar-se aos leoes, que matam, etc. Que eu saiba os leoes nao encarceram as suas presas durante longos periodos sob condiçoes anti naturais, nem essas presas vivem toda a sua vida sem dignidade, como se de objectos inanimados se tratassem; apenas o Homem faz isso, usa e abusa do seu poder perante os mais fracos e indefesos. Pessoalmente sempre achei grotesca essa manifestação de superioridade! Para além disso, o leao é um animal irracional e o homem afirma-se superior graças á sua racionalidade. Mas só se servem dela quando lhes convém? Se somos racionais, sejamos em todos os aspectos: se podemos optar em termos alimentares, porque nao faze-lo?

b) por favor nao venham dizer que as plantas e as frutas tambem sentem dor, e pior que isso, por favor nao comparem uma alface cortada a um porco degolado! O porco é um animal senciente, que tem um sistema nervoso complexo, identico ao do homem, e a sua experiencia com a dor em nada é comparavel a uma alface. Se não for arrancado da árvore ou do solo, a fruta e o vegetal vão cumprir o seu ciclo e se transformar.

c) o argumento "esses animais apenas servem para comida" tambem nao é valido. Na nossa sociedade a palavra ética nao se aplica a animais-comida, esses nunca adquiriram direitos como as pessoas ou até os nossos animais de estimação. Os animais-comida sao vistos mais como "coisas" do que como seres vivos e a unica coisa que importa é o lucro.

d) a industria da carne é um dos motivos de fome no mundo:
Carne é cara, normalmente não acessível a populações de baixa renda. A indústria da carne na verdade rouba alimentos dessas pessoas. O crescimento do consumo de proteína animal em países em desenvolvimento levou a um enorme aumento no consumo de grãos que alimentam o gado que alimenta as camadas mais prósperas da população. Ou seja, menos grãos vão para o povo - porque vão para o gado que apenas os ricos podem consumir. Atualmente, animais de abate consomem 36% dos grãos produzidos mundialmente, de acordo com estimativas do International Food Policy Research Institute (IFPRI). Enquanto isso, 840 milhões de pessoas passam fome (um número que pode subir, se aumentar a demanda para a carne) - segundo publicou a revista britânica New Scientist na edição de 18 de março de 2000. “A produção de grãos não aumentará rápido o bastante para suprir as necessidades dos animais de abate e da população”, diz Lester Brown, do Worldwatch Institute, em Washington. Nos Estados Unidos, os animais consomem mais de 80% do milho produzido, e mais de 95% de toda a aveia plantada. Um acre de pasto que produz cerca de 75 quilos de carne pode produzir 9.000 quilos de batatas.

e)Comer carne é prejudicial ao meio-ambiente.
“No mundo inteiro, florestas estão sendo destruídas para sustentar o hábito de comer carne nas nações desenvolvidas. Entre 1960 e 1985, quase 40% de todas as florestas da América Central foram transformadas em pasto para a criação de gado. (...) Muito do excremento de animais criados para serem comidos flui, sem ser filtrado, para lagos e rios. (...) Para produzir meio quilo de carne, são necessários mais de nove mil litros de água. Menos água é gasta para produzir um ano de comida para um vegetariano puro do que um mês de comida para um carnívoro”. (Dieta para uma nova América, de Jonh Robbins).

f) para terminar, esta é uma mudança individual. Baseada nestes argumentos, resolvi deixar de comer carne porque nao quero compactuar com este cenario especista. Mas cada qual é livre de optar. No entanto torna-se quase uma emergencia que as pessoa acordem rapidamente. Para bem dos animais e de nós mesmos!
Última edição por deinhac em sábado set 04, 2004 11:17 am, editado 7 vezes no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 02, 2004 7:26 pm

Madonna Escreveu: A humanidade vai ganhar muito mais com os Vascos Vs que por aí andam :lol: :lol: .... a criarem cães 8)
Vai ganhar mais consigo concerteza a chamar burros aos que não partilham dos seus ideais e a fazer tatuagens como modo de vida...

Madonna Escreveu: Asterisco, cuidado com o lugares que frequentas para te aconselhares. Se queres realmente seguir um regime vegetariano, por razões que só a ti te dizem respeito, deverás fazê-lo com maturidade e não te deixares pender por opiniões retrógradas. Vires aqui a este fórum discutir vegetarianismo, é o mesmo que ires para Barrancos convencer aquela gente a não praticar touros de morte 8)
Tem razão, de facto estar num locl onde existem opiniões diferentes é perigoso... é melhor estar onde todos pensam igual...
Madonna Escreveu: Colocas todas as tuas questões no fórum pelos animais, onde pessoas sérias te saberão encaminhar, para além dum papel activo do moderador, que não permite que avantesmas andem por lá a descontrolar a comunicação de quem quer levar a sério um assunto.
Isso é verdade, lá concerteza você não chama burros, retrógradoe insensíveis aos outros.
Madonna Escreveu: Poderás continuar por aqui, se tiver veia de masoquista ;) .
Aliás, é essa a razão de você aqui andar, certo ?

Madonna Escreveu: Meu caro fang, eu não vou mais argumentar consigo, não porque os argumentos se me esgotem, mas porque, como diz o ditado e muito bem, “burro velho não aprende línguas”.
Madonna Escreveu: Estão a ver porque é que não dá discutir assuntos sérios, por aqui?
Porque você não permite que se fale seriamente de vegetarianismo por mais de 3 mensagens sem começar a insultar os outros.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta set 03, 2004 4:28 pm

VascoV Escreveu:
Madonna Escreveu: A humanidade vai ganhar muito mais com os Vascos Vs que por aí andam :lol: :lol: .... a criarem cães 8)
Vai ganhar mais consigo concerteza a chamar burros aos que não partilham dos seus ideais e a fazer tatuagens como modo de vida...
Uma única vez, para lhe dizer o seguinte:
Neste local, discute-se sobre animais, direitos dos animais, práticas e actividades relacionadas com.
Nunca, mas nunca tornei público, quaisquer situações do meu fórum íntimo, que não fossem relacionadas com o contexto, acima mencionado (Direitos dos Animais).
Já não é a primeira vez que se levantam falsos testemunhos contra a minha pessoa, vindos de si.
Caluniar e/ou difamar alguém, é crime.
Invocar factores particulares, fora do contexto da discussão, em público e em modo depreciativo, é igualmente crime.
Todas as situações indicadas estão devidamente registadas e são punidas por lei.
O facto de se apresentar por detrás de um teclado, não invalidade que a sua identidade seja devidamente reconhecida.

Deinhac,

Parabéns pela brilhante intervenção!
Obrigada por existires e por pensares como pensas.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 6:39 pm

Cara Mandonna...

Leva-se demasiado a sério na net. :)

Se não gosta do que escrevi, pare com a conversa de dizer que sou criador, que não é nada chamado para aqui, e de chamar a minha vida privada para este fórum, sem provocações como tem sido no passado e foi de novo mais acima seu costume. Não gostou ? Então limite-se a falar de vegetarianismo e a não falar de vida pessoal dos outros...

E evite chamar burros, assassinos, glutões, idiotas aos outros, como tem aqui feito por sistema e está neste momento a fazer ao Fang escondida por detrás desse computador. A sua intervenção neste tópico, para variar, foi para insultar quem não é vegetariano.

Como foi aqui referido uma vez, o melhor amigo dos malucos anti-vegetarianos é uma pessoa que dá pelo nickname de Madonna.

8)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 6:46 pm

deinhac Escreveu:
VascoV Escreveu:
_Asterisco_ Escreveu: É verdade que Einstein era vegetariano?
E Hitler também.
E daí?! Hitler era um homem extremamente inteligente, só foi pena a esperteza lhe dar para a malvadez...
E daí que Einstein foi dado como um exemplo positivo de um vegetariano...o que como pessoa, não era. E eu mostrei um exemplo negativo de uma pessoa que era vegetariana, nada mais que isso.

O que eu não percebo sinceramente, Deinhac é que sempre que se está a falar educadamente de vegetarianismo, aparece aqui a dona Madonna e desata a fazer ataques em provocação. Ou você gostava de ser chamada de burra ?
deinhac
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 8:45 pm

repetida
Última edição por deinhac em sexta set 03, 2004 8:52 pm, editado 1 vez no total.
deinhac
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 8:50 pm

VascoV Escreveu: O que eu não percebo sinceramente, Deinhac é que sempre que se está a falar educadamente de vegetarianismo, aparece aqui a dona Madonna e desata a fazer ataques em provocação. Ou você gostava de ser chamada de burra ?

Sinceramente VascoV, não vejo onde a Madonna possa ter ofendido quem quer que seja, ela nao chamou ninguem de burro, apenas fez uso de um ditado popular que nao pretende ofender mas sim reforçar uma posição. As pessoas ofendem-se porque neste tema já está predisposta uma certa tensão psicologica: é um assunto que mexe muito com a nossa consciencia, com a nossa conduta perante a vida e eu sei que ninguem aqui se sente feliz e dorme traquilo com o que se passa na industria da carne. Mas a relutancia em aceitar a mudança permanece...

Repare, nenhum vegetariano tem a ideia utópica de que o mundo todo um dia deixará de comer carne! Pelo menos eu nao tenho, mas a unica coisa que sei é que se um maior numero de pessoas deixar de comer carne, melhor será a vida de muitos animais deste mundo. Já nao é preciso ter milhares de frangos de aviário amontoados em cima ums dos outros, de bicos cortados para nao se bicarem devido ao stress, vacas a ter vidas miseraveis, a serem reproduzidas arteficialmente para darem leite á fartazana, vendo os seus recem nascidos a serem-lhe imediatamente retirados, nao podendo sequer dar-lhes a mama a que tinham direito, porcos que vivem num espaço minimo porque há que poupar na ração, por isso os pobres animais nao dão mais que dois passos para a frente e para tras toda a sua vida!

Outra coisa, nao vejo o espanto por a Madonna chamar burgessos a muitas das pessoas que levam uma vida que nao respeita alguns direitos dos animais... :o
atenção que ela nao chamou todos de burgessos, acho que ela foi bem explicita, disse que alguns sao burgessos...
o VascoV chama o quê a uma pessoa que abandona o cao na auto-estrada? Se se deparasse perante essa pessoa, tratava-a com miminhos?

Madonna, obrigada pelo elogio, mas a minha intervenção nada mais é do que o prolongamento da minha tentativa de aprender a seguir uma vida que proporcione maior dignidade aos animais. Sinto que a minha forma de poder ajudar os pobres animais é deixando de comer carne e sensibilizando os outros, como eu fui sensibilizada um dia, recentemente. Eu sei que é muito pouco... mas acho que já é qualquer coisa. Uma pessoa hoje, outra amanha, e por aí adiante, penso que muita coisa poderá ser mudada no futuro.

Há neste mundo pessoas que estão apenas adormecidas, mas com a devida informação, irão compreender a urgencia deste assunto. Muito do que aprendi foi contigo que és uma lutadora incansável dos direitos dos animais!Eu é que te agradeço! ;)
POr vezes enfureces-te, mas isso nao é mais do que o teu amor desabnegado pelos animais a falar mais forte. Eu nunca senti que as tuas palavras (por vezes azedas) soassem a arrogancia, sinceramente. Sempre as interpretei como sendo toda a tua determinação e sensibilidade a vir ao de cima. Penso que muitas vezes és mal interpretada aqui no forum, tu apenas desejas justiça e felicidade para todas as formas de vida e isso é absolutamente evidente! Fica bem!
Última edição por deinhac em sexta set 03, 2004 8:57 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 8:57 pm

deinhac Escreveu: Sinceramente VascoV, não vejo onde a Madonna possa ter ofendido quem quer que seja,
Olá

Então isto é educação primorosa ? ;)

Seguem-se citações da Madonna neste tópico :
Que vos faz viver na cobardia (...)você considera-se uma pessoa evoluída ?
Claro que ela não chamou covarde e pouco evoluído a quem come carne, é só uma figura de estilo... ;)
Meu caro fang, eu não vou mais argumentar consigo, não porque os argumentos se me esgotem, mas porque, como diz o ditado e muito bem, “burro velho não aprende línguas
Uma forma indirecta de insulto...
Ofendam-se ou não, isto chama-se egoísmo
Uma ofensa a quem não partilha das idéias da Madonna
Aliás basta dar uma vista d’olhos neste fórum para perceber como se vai de evolução, apenas no que toca ao tratamento e respeito que os animais merecem
Uma ofensa a quem não partilha das idéias da Madonna

e no meio dessa maioria não-vegetariana, cuja grande parte são burgessos, ainda consegue sobreviver e prosperar.
Claro, a maioria dos não-vegetarianos são burgessos, se viesse aqui um comedor de carne chamar burgesso aos vegetarianos caíam logo aqui as meninas...
Colocas todas as tuas questões no fórum pelos animais, onde pessoas sérias te saberão encaminhar, para além dum papel activo do moderador, que não permite que avantesmas andem por lá a descontrolar a comunicação de quem quer levar a sério um assunto.

Sim, quem aqui anda são aventesmas e não deram conselhos bons como ir a nutricionistas...
Poderás continuar por aqui, se tiver veia de masoquista
Democracia linda...
Estão a ver porque é que não dá discutir assuntos sérios, por aqui?
Claro, isto também não quer dizer nada...

Exemplos de boa educação, sinceramente...e isto só EM UM tópico onde se estava a falar até muito bem...

O que a Deinhac acha que pessoas neutras acham destas intervenções da Madonna num fórum onde nenhum vegetariano foi insultado e se deram conselhos úteis até se começara a dialogar sobre assuntos que ela não aceita ?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 03, 2004 9:12 pm

VascoV Escreveu: E evite chamar burros, assassinos, glutões, idiotas aos outros, como tem aqui feito por sistema e está neste momento a fazer ao Fang escondida por detrás desse computador. A sua intervenção neste tópico, para variar, foi para insultar quem não é vegetariano.
Vasco, estás a preocupar-te demasiado. Eu já vi que não dá para discutir amigavelmente com a Paula como antigamente. Se isso é sintomático de algo, não sei. Apenas me parece que discutir com base em argumentos e conhecimentos já não é o seu forte. :?
Respeito o regime vegetariano e considero-o válido sob o ponto de vista da sensibilidade individual. Como argumento para a "salvação do mundo" não o valorizo assim tanto. Não por não ter alguns argumentos válidos, mas pela postura algo radical de muitos vegans onde não cabe o regime omnivoro (segundo eles carnívoro... enfim...) e por "lavarem as mãos como pilatus" quando se trata de "investigação e denuncia" ao maus tratos a animais quer em explorações, transportes ou abates...
Eu ( e muitos outros) como onmívoros é que temos que andar no meio da bosta a fiscalizar as condições de bem estar animal. Onde anda o milhão de vegetarianos que pressupostamente o são por respeito á qualidade de vida animal?? A inventar petiscos á base de tofu e seitan, só pode!!

A deinhac por exemplo tem uma postura muito mais "democrática", trazendo argumentos (válidos ou não) mas sem recorrer ao insulto.

Por exemplo fiquei sem saber quais os alimentos NATURAIS ( compostos há muitos) a que recorrem os vegetarianos para superar a carencia de B12 porque simplesmente esta senhora achando que nunca me poderia converter, resolve acabar com a discussão por não valer a pena.
Por acaso até sei que recorrem muito aos frutos secos.

Deixa-os poisar... deixa-os poisar...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
deinhac
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 9:30 pm

VascoV, logicamente que nao vou entrar em posições de defesa da madonna, até porque ela nao precisa de advogado de defesa!... mas acho sinceramente que está a exagerar. Toda a gente aqui no forum ja ofendeu e foi ofendida, por isso deixemo-nos de sentimentaleira barata!

Acho que se criou aqui um ícone - a vegan Madonna - e todos têm algo a dizer a favor ou contra ela. Pelo menos ela pode gabar-se de nao passar indiferente. Posso dizer sinceramente o que acho? Eu acho que o VascoV sente uma enooooorme admiração por ela e simplesmente nao é capaz de admti-lo porque as intervençoes dela chocam com a sua forma de pensar! :lol: :lol: é uma especie de amor-odio! "A arrogante Madonna"... muitos queriam ter a lingua afiada que ela tem, essa é que é essa! E nao estou a ser facciosa: quando cheguei a este forum nao conhecia ninguem. A primeira vez que ouvi falar no nickname Madonna foi num topico tambem muito quente em que ela estava evidentemente exaltada e foi bastante criticada. Para que veja como nao sou facciosa, eu estava dentro das criticas dela, porque na altura ainda comia carne, mas mesmo assim compreendi perfeitamente que ela chamasse hipocrita a quem come carne mas tapa os olhos ao que sucede nos matadouros.

Porque é mesmo uma grande hipocrisia!!

Queremos o que?? que existam direitos de animais, mas nao pomos a nossa quota parte de responsabilidade no activo???Lamentamos a desgraça mas continuamos estáticos nos nossos habitos alimentares???
Eu lamento ter vivido na sombra tanto tempo! Eu era daquelas que dizia "coitadinhos dos animais, tenho nojo de quem trabalha nos matadouros!" ,mas comia carne, e dizia "só como carne porque nao fui eu que matei, se tivesse de ser eu a matar, nao comia!" Isto nao é uma tremenda hipocrisia???? E como eu há milhares de pessoas que pensam assim. Nao seriam capazes de matar, mas comem.
As palavras duras da madonna na altura cairam que nem uma bomba na minha consciencia. Fizeram-me acordar para a minha propria inercia. Hoje penso que ao comer carne sou tao ou mais assassina que o carrasco que degola o animal no matadouro; que em termos de sofrimento do animal, é igual matar um cao ou uma vaca; penso que a minha conduta alimentar tem de estar em sintonia com aquilo em que acredito. Só isso...

Só para concluir, a madonna nao representa a "classe vegan", ela é apenas uma pessoa com os seus ideais e se nao gostam da forma dela se expressar, critiquem-na como [b:55ccdc60f3]pessoa[/b:55ccdc60f3] e nao como [b:55ccdc60f3]vegan[/b:55ccdc60f3].
Porque uma coisa que está a incomodar por aqui é que se diga mal do veganismo, só porque nao gostam do que ela diz. Ela transmite as suas ideias ao seu jeito, tal como eu e todos aqui, e sabemos que nao podemos agradar ao mundo inteiro. Por ex, se conhecermos um catolico e nao gostarmos do que diz, nao vamos denegrir a imagem do catolicismo apenas baseados nesse catolico de que nao gostamos.
Última edição por deinhac em sábado set 04, 2004 5:51 pm, editado 2 vezes no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 10:21 pm

Para mim não passa de uma pessoa que teve algum problema, pois há 3 anos era uma pessoa normal e agora, é uma coisa lamentável de se ver.

E Deinhac, informe-se em sites idóneos e não em sites pró-movimento vegan. Para não se debater em frente a um médico como ontem um senhopra defensora da proibição do abôrto na televisão a ver desmontado os seus gumentos tirados de sites sem sentido...

Só espero que não existam pessoas a pensar que ela é uma vean típica. Tenho amigos vegans que não são associais nem mal educados por sistema com as ideias diferentes.

E espero que a jovem que veio aqui pedir ajuda não fique mal impressionada com uma vegan-fanática.

"Não se apanham moscas com vinagre" dito popular sem segundas intençõs ao contrário de outros.. 8)

Sem mais. 8)
Última edição por VascoV em sexta set 03, 2004 10:44 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 03, 2004 10:31 pm

deinhac Escreveu: Só para concluir, a madonna nao representa a "classe vegan", ela é apenas uma pessoa com os seus ideais e se nao gostam da forma dela se expressar, critiquem-na como pessoa e nao como vegan.
Mais uma coisa, ela é aqui criticada como pessoa fanática a defender o veganismo: Se em algum lado leu criticas ao veganismo, foi na sua cabeça... Mas sim criticas a uma tal pessoa que assina como Madonna e como argumento usa o insulto e o histerismo.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 04, 2004 1:50 am

Eu lamento ter vivido na sombra tanto tempo! Eu era daquelas que dizia "coitadinhos dos animais, tenho nojo de quem trabalha nos matadouros!" ,mas comia carne, e dizia "só como carne porque nao fui eu que matei, se tivesse de ser eu a matar, nao comia!" Isto nao é uma tremenda hipocrisia???? E como eu há milhares de pessoas que pensam assim. Nao seriam capazes de matar, mas comem.
Eu sou capaz de matar sim. Já matei vários (muitos) animais em prol de outros.
Já matei 2 ou 3 vezes animais para comer. Não é muito agradável é certo, mas creio que é apenas uma questão de hábito.
O que interessa aqui é mesmo o não provocar sofrimento. Haver uma morte rápida de forma a não despoletar os sentidos dos animais. Infelizmente isso não se passa nos matadouros. E ainda não vi nenhuma manif em frente a matadouros por parte dos vegans.

Quando bato com um rato no chão com toda a força para servir de alimento a uma águia nidicola, acham que ele chega a ter tempo de sofrer?
Desculpem lá mas chamar hipócrita para mim não pega. Que os há, há, mas eu não entro nesse saco.

E conheço sim especialistas ( 2 apenas infelizmente) em matar porcos e carneiros. Não demora 5 segundos.

Agora estes métodos não são viáveis em matadouros da maneira como estão estruturados.´Era aqui que se deveria intervir para que as coisas mudassem. Para não falar dos metodos de criação e engorda de animais.
Mas claro isso dá trabalho. É mais fácil deixar de comer carne e ficar de consciencia tranquila. E depois são os outros que são hipócritas. :?

Quanto a mim o ideal de uma sociedade ( e já o disse há 3 anos atrás) seria criar condições de bem estar animal na criação de animais domésticos (e aqueles que viessem a ser domesticados,) e criar um sistema de abate que causasse o minimo de tempo, dor e sofrimento.

Morte é morte!! Seja um leão a causa-la ou um humano!!
Agora como humanos, com a tecnologia e inteligencia que herdámos, temos obrigação de tornar essa morte digna e sem sofrimento.
Mas parece que não é verdadeiramente com isso que o pessoal está preocupado, mas sim com descargas de consciencia.

É disso que eu tenho pena...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
deinhac
Membro Veterano

sábado set 04, 2004 11:54 am

fang Escreveu: Eu sou capaz de matar sim. Já matei vários (muitos) animais em prol de outros.
Fang, deixe-me dizer que é um em mil... sao muito poucas as pessoas que seriam capazes de matar um animal e todos sabemos disso.
fang Escreveu: O que interessa aqui é mesmo o não provocar sofrimento. Haver uma morte rápida de forma a não despoletar os sentidos dos animais. Infelizmente isso não se passa nos matadouros. E ainda não vi nenhuma manif em frente a matadouros por parte dos vegans.
Há aqui uma certa contradição. Os vegans deixaram de comer carne precisamente porque sao contra a morte cruel dos animais nos matadouros!! É isso que mais se condena, falo por mim, o principal motivo que me levou a deixar de comer carne foi precisamente nao querer participar na vida e morte miserável dos animais! Aquela imagem da galinha que anda pelos campos, com a ninhada atráz, a debicar aqui e ali... essa imagem já quase nao existe!!!Só na quinta da nossa tia ou da nossa avó! E aquilo que eu condeno é a massificação da industria da carne, e consequentemente tudo o que ela envolve. Voces nao sao contra isso?? Que propoem que se faça para mudar o cenário? manifestações???? por amor de deus, como se isso tivesse algum resultado! :o
fang Escreveu: Era aqui que se deveria intervir para que as coisas mudassem. Para não falar dos metodos de criação e engorda de animais.
Mas claro isso dá trabalho. É mais fácil deixar de comer carne e ficar de consciencia tranquila. E depois são os outros que são hipócritas. :?

E Fang, acho que está equivocado: existem sim muitos vegans que lutam activamente para mudar a situação, nao apenas mudando a sua alimentação, mas atraves de outras acções. Eu nao sou certamente uma delas nem a isso me obrigo. Infelizmente nao tenho calibre para essas coisas e se alguma vez fosse a um matadouro para denunciar, presenciando o que lá se passa, decerto íria de seguida para o manicómio.
fang Escreveu: Quanto a mim o ideal de uma sociedade ( e já o disse há 3 anos atrás) seria criar condições de bem estar animal na criação de animais domésticos (e aqueles que viessem a ser domesticados,) e criar um sistema de abate que causasse o minimo de tempo, dor e sofrimento.
Será que percebi bem? Entao para si seriam apenas os animais domésticos a ter o privilegio de ter condições de criação? Aos outros (animais-comida) apenas interessa que o metodo de abate seja o mais indolor e rapido possivel?? Entao e as condições de vida destes? Por vezes sao tao macabras que considero a parte da morte a menos mal...
fang Escreveu: Morte é morte!! Seja um leão a causa-la ou um humano!!
Eu nao penso dessa forma. A nossa racionalidade permite-nos viver uma vida plena sem necessidade de matar. Ok, se houver uma praga de baratas em nossa casa temos de as matar senao estamos a por a nossa saude em perigo; mas as vacas nao representam nenhuma praga, nem os milhares de frangos de aviário. Aliás, parecem praga, mas foi criada propositadamente pela maozinha do homem.

Acho que continua a haver tanto sofrimento (humano e animal)precisamente porque o ser humano continua a sustentar essa ideia de que lhe é um direito matar. Apoia a sua racionalidade como privilegio para matar - e pior: para por e dispor da vida dos animais como se objectos se tratassem - quando deveria ser o contrario: a sua evolução já lhe deveria ter oferecido metodos de alcançar os seus objectivos sem causar sofrimento alheio.
fang Escreveu: Agora como humanos, com a tecnologia e inteligencia que herdámos, temos obrigação de tornar essa morte digna e sem sofrimento.
Pois, mas curiosamente deu-se precisamente o contrario. A evolução do Homem deu-lhe ferramentas cada vez mais elaboradas para atingir os seus objectivos, mas os direitos dos animais foram absolutamente esquecidos. Tudo é feito com vista a alcançar mais lucro.
fang Escreveu: Mas parece que não é verdadeiramente com isso que o pessoal está preocupado, mas sim com descargas de consciencia.
Está a ver como está a ser injusto? Acha que os vegans apenas o sao como descargo de consciencia?? Esse comentario revela bem como despreza toda a preocupação e desgosto que invade as pessoas que sao sensiveis com o sofrimento dos animais... NInguem aqui é herói e detentor da verdade absoluta. Se alguem tiver a solução para os problemas do mundo, por favor , apresente-as. Agora é triste que ache que o veganismo nao passa de um "descargo de consciencia", quando na realidade é a forma que certas pessoas encontraram de oferecer um futuro melhor para o mundo.
Última edição por deinhac em sábado set 04, 2004 2:21 pm, editado 2 vezes no total.
deinhac
Membro Veterano

sábado set 04, 2004 1:24 pm

VascoV Escreveu: E Deinhac, informe-se em sites idóneos e não em sites pró-movimento vegan.
Com isto está a querer dizer que a fonte de informação, quando provém de vegans, nao é credível? Isto é o quê, senão denegrir a imagem vegan? Mas voces julgam que os vegans têm pancada, que acham que são super stars em nao comer carne nem derivados??? Que o fazem para chamar á atenção de si mesmos? Confesso que nao conheço nenhuma outra conduta que seja tão pouco egocentrica como a causa vegan!
Como em qualquer filosofia de vida, há gente doida, mas tambem há gente séria, que transmite dados sérios. Todas as minhas fontes de informação me transmitiram seriedade.

Opah, eu aqui apenas falo por mim: nao quero infiltrar-me em grupo nenhum, aliás, sempre embirrei com rótulos. Se nao como carne nao é para me evidenciar, para me tornar especial, isto nao tem nada a ver comigo! Tem a ver com harmonizar as minhas ideias com a minha atitude. Se choro a ver uma vaca a morrer, nao posso continuar a come-la. E pronto! Eu sei perfeitamente, ao excluir a carne nao estou a salvar o mundo... há tantos outros problemas que necessitam de actuação, mas são-me inalcansáveis. No assunto "carne", está ao meu alcance poder fazer alguma coisa para mudar aquilo que me perturba. Eu sei que todos os dias se sacrificam milhares de animais em testes de laboratório, eu sei que há centenas de pittbulls neste momento, no nosso país, a lutar ou a servir de saco de pancada, tudo isso e muito mais é francamente perturbador, mas nao posso fazer nada, infelizmente.

Já agora, e como põe em causa as minhas fontes (provenientes de escritores que considero serios, mas claro, posso me enganar), se algum dos dados que aqui transmiti nao corresponder á verdade, agradeço que me diga qual delas é e me esclareça então. Quem me dera a mim estar profundamente enganada, acredite.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”