E daí?! Hitler era um homem extremamente inteligente, só foi pena a esperteza lhe dar para a malvadez...VascoV Escreveu:E Hitler também._Asterisco_ Escreveu: É verdade que Einstein era vegetariano?
Atenção:
nao tento converter ninguem em nada até porque isto do veganismo nao é uma religiao nem nenhum culto excentrico, tambem nao saio da mesa se alguem estiver ao meu lado a comer um bife ensanguentado... mas é curioso que os outros têm sempre algo a dizer sobre o facto de eu nao comer carne!
Normalmente olham de lado, fazem um sorrisinho sarcastico, como quem diz "é maluquinha dos animais!" quando eu só quero comer em paz... isto para mim é fazer troça e de novo, é uma atitude arrogante de quem nao aceita bem a mudança.
As pessoas que comem carne e que detestam ouvir falar de veganismo têm um motivo para isso: como sao normalmente pessoas inteligentes, custa-lhes ouvir os argumentos dos vegetarianos, porque no fundo os entendem e estão de acordo com eles. Mas aceitar isso implicaria uma mudança á qual nao se sentem preparados e nao estão dispostos a abdicar da carne, apenas pela gula (desculpem mas nao há outro motivo. Está mais que esclarecido que nao necessitamos de carne para nada!)
Nao é facil abdicar dos prazeres da mesa... um barbecue, mmm, que delicia! Tambem gosto, sabem? mas o que está por detrás desse grelhadinho? Dor, sofrimento, sangue. Uma vida tirada para o meu apetite ficar saciado. Nao quero isso, pah... Quantos aqui teriam coragem de olhar nos olhos de uma vaca que morre lentamente, por nossa causa, apenas para a comermos?
Porque, perante tudo o que a sociedade sabe que existe para além da nossa vista (as vidas miseraveis dos animais, o trato cruel nos matadouros, a morte agonizante), se as pessoas querem continuar a comer carne, das duas uma: ou sao pessoas insensiveis - que querem lá saber do porco a sangrar até á morte; ou são pessoas cobardes - custa-lhes muito saber que o animal sofre, por isso "mudemos de assunto, olha, vamos antes jantar no Porcão!"

Uma mensagem para quem come carne despreocupadamente, reafirmando que está no topo da cadeia alimentar:
a) por favor nao argumentem que o homem da pré-historia comia carne: já nao estamos na pre historia! As nossas necessidades e estilo de vida actual em nada se comparam ao do homem primitivo. Tambem nao venham cá comparar-se aos leoes, que matam, etc. Que eu saiba os leoes nao encarceram as suas presas durante longos periodos sob condiçoes anti naturais, nem essas presas vivem toda a sua vida sem dignidade, como se de objectos inanimados se tratassem; apenas o Homem faz isso, usa e abusa do seu poder perante os mais fracos e indefesos. Pessoalmente sempre achei grotesca essa manifestação de superioridade! Para além disso, o leao é um animal irracional e o homem afirma-se superior graças á sua racionalidade. Mas só se servem dela quando lhes convém? Se somos racionais, sejamos em todos os aspectos: se podemos optar em termos alimentares, porque nao faze-lo?
b) por favor nao venham dizer que as plantas e as frutas tambem sentem dor, e pior que isso, por favor nao comparem uma alface cortada a um porco degolado! O porco é um animal senciente, que tem um sistema nervoso complexo, identico ao do homem, e a sua experiencia com a dor em nada é comparavel a uma alface. Se não for arrancado da árvore ou do solo, a fruta e o vegetal vão cumprir o seu ciclo e se transformar.
c) o argumento "esses animais apenas servem para comida" tambem nao é valido. Na nossa sociedade a palavra ética nao se aplica a animais-comida, esses nunca adquiriram direitos como as pessoas ou até os nossos animais de estimação. Os animais-comida sao vistos mais como "coisas" do que como seres vivos e a unica coisa que importa é o lucro.
d) a industria da carne é um dos motivos de fome no mundo:
Carne é cara, normalmente não acessível a populações de baixa renda. A indústria da carne na verdade rouba alimentos dessas pessoas. O crescimento do consumo de proteína animal em países em desenvolvimento levou a um enorme aumento no consumo de grãos que alimentam o gado que alimenta as camadas mais prósperas da população. Ou seja, menos grãos vão para o povo - porque vão para o gado que apenas os ricos podem consumir. Atualmente, animais de abate consomem 36% dos grãos produzidos mundialmente, de acordo com estimativas do International Food Policy Research Institute (IFPRI). Enquanto isso, 840 milhões de pessoas passam fome (um número que pode subir, se aumentar a demanda para a carne) - segundo publicou a revista britânica New Scientist na edição de 18 de março de 2000. “A produção de grãos não aumentará rápido o bastante para suprir as necessidades dos animais de abate e da população”, diz Lester Brown, do Worldwatch Institute, em Washington. Nos Estados Unidos, os animais consomem mais de 80% do milho produzido, e mais de 95% de toda a aveia plantada. Um acre de pasto que produz cerca de 75 quilos de carne pode produzir 9.000 quilos de batatas.
e)Comer carne é prejudicial ao meio-ambiente.
“No mundo inteiro, florestas estão sendo destruídas para sustentar o hábito de comer carne nas nações desenvolvidas. Entre 1960 e 1985, quase 40% de todas as florestas da América Central foram transformadas em pasto para a criação de gado. (...) Muito do excremento de animais criados para serem comidos flui, sem ser filtrado, para lagos e rios. (...) Para produzir meio quilo de carne, são necessários mais de nove mil litros de água. Menos água é gasta para produzir um ano de comida para um vegetariano puro do que um mês de comida para um carnívoro”. (Dieta para uma nova América, de Jonh Robbins).
f) para terminar, esta é uma mudança individual. Baseada nestes argumentos, resolvi deixar de comer carne porque nao quero compactuar com este cenario especista. Mas cada qual é livre de optar. No entanto torna-se quase uma emergencia que as pessoa acordem rapidamente. Para bem dos animais e de nós mesmos!