Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 03, 2004 10:11 am

[quote]Afinal o que muda num cão (macho ou femea) quando é castrado/esterilizado?

[/quote]

nada. claro que para as cabeças bem pensantes, os bichos devem tornar-se lobisomens. enfim, a carlota engordou. não me venham dizer que foi da esterelização. eu diria que foi da falta de exercício. vou já comprar um chicote para me penetenciar. devia ter cães se não posso ter um quintal para eles correrem o dia inteiro?
eu tb. estou mais gorda. não é da idade. é falta de exercício. portanto, estabelecer falsas relações é no mínimo ridículo.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado set 04, 2004 5:32 pm

KROZ Escreveu: Então segunda a sua opinião a nossa obrigação é esterilizar os cães para que não haja acidentes... humm.. e eu a pensar que a nossa obrigação era andar com os cães à trela para não haver acidentes.

Viva o comodismo... para quê andar com o cão preso se ele pode andar solto se o castrar. E ainda falam mal de quem corta as orelhas... :o
O Kroz concerteza não percebeu o que eu disse, ou então expliquei-me mal.
Já reparou como a maioria das pessoas passeiam os cães?
Pelo menos onde vivo, eles andam soltos, por isso tem pertinência a minha questão. Contudo nem sequer foquei esse aspecto, realmente passou-me.
Mas um cão que foge do dono, sim porque a maioria está mal sociabilizado e treinado, se anda solto quando é passeado, se, como vejo por aqui, os donos os mantêm presos e depois os soltam e esperam que o cão volte, tem até muita pertinência. Isto porque não há semana que não dê de caras com uma ou outra destas situações.
Basta uma cadela pelas ruas e sabe-se o resultado. Acredite que lido com isto bastante de perto, pois não é a primeira nem última vez que me vejo com ninhadas de gatos e cães nas mãos.
Por tal, é normal que me chateie profundamente virem-me falar em retirar orgãos internos como sendo uma mutilação, quando é uma das mais comuns intervenções e quando sai do meu bolso com animais que não são meus, mas isso é uma opção minha e que acarreto com gosto.
Como já disse nada contra o corte de cauda e orelhas para manter a funcionalidade, agora a esterelização está a tornar-se um problema de todos, quando mais não seja de higiene pública, só não vê quem quer.
Isto não é nenhum discurso fundamentalista, atenção, eu mesma pedi para terem atenção ao meu exagero de "obrigação", cada um faz como quiser, mas realmente em vez de as coisas melhorarem vejo cada vez mais irresponsabilidade nos donos de animais.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 04, 2004 8:17 pm

oh last não gastes o teu latim. às vezes, parece que vivo noutro planeta. ou então que o mundo se resume à arca. quando em portugal, um dos maiores flagelos no mundo animal é a sobrepopulação, critica-se a esterelização/castração. por fim, durante largos e bons acabavam-se às ninhadas :evil:
outra que me deixa banzada, é virem dizer que quem não quer ter chatices não tem animais. aliás, donos escontram-se ao virar da esquina. basta olhar.
critica-se quem opera, mas os que maltatam e abandonam ficam impunes. enfim, já me faz lembrar os padres e as almas caridosas que são contra o aborto. vêem meninos (e animais), mas quando é preciso, está quieto. eutanasia para uns, prisa e colégios de reeducação para os outros. e assim, vai o país.
aliás, é tudo pelo bem dos animais. quando se manda o cão para o treino, é para bem do bobi e não por comodismo do dono :p que hipocrisia :roll: haja pachorra. e com tantos problemas, preocupam-se com corte e costura :evil:
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado set 04, 2004 8:46 pm

anjjazul Escreveu: aliás, é tudo pelo bem dos animais. quando se manda o cão para o treino, é para bem do bobi e não por comodismo do dono p que hipocrisia roll haja pachorra. e com tantos problemas, preocupam-se com corte e costura evil
Pois... mas o que está aqui em causa são dois procedimentos cirúrgicos diferentes; um altera o aspecto exterior do cão e o outro altera o comportamento, nomeadamente nos machos tornando-os mais ",oles" e nas fêmeas, normalmente e sobretudo quando realizado precocemente, mais agressivas.

Os defensores do segundo teimam que o primeiro é uma crueldade e uma mutilação e defendem o acto que praticam não só como meio de evitar a superpopulação mas também como panaceia contra todos os males, tipo banha da cobra, não sei se está a ver...

Na minha opinião o segundo é infinitamente mais cruel que o primeiro, sobretudo quando é realizado por comodismo dos donos (não tenho nada a dizer em 3 situações: saúde em risco do animal, ou desvios comportamentais que possam beneficiar da alteração, mas estamos a falar de doença, não?, cães de trabalho, nomeadamente cães guias, e cães de companhia de pessoas idosas por razões óbvias) e compreendo a praticada pelas associações de recolha de animais.

Quanto à primeira, há suficientes razões funcionais, históricas e culturais para continuar a ser praticada nas raças que o estalão o permite. É uma opção do dono e não altera o que é fundamental no cão, ou seja, o próprio cão.

Agora o que eu não posso aceitar é que quem é infinitamente pior do que eu, que nos meus cães cujo estalão o permite, faço o corte de orelhas e/ou de cauda, me venha acusar de crueldade... mais do que ser um contracenso, é insultuoso.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anjjazul
Membro Veterano

sábado set 04, 2004 8:55 pm

[quote]Os defensores do segundo teimam que o primeiro é uma crueldade e uma mutilação e defendem o acto que praticam não só como meio de evitar a superpopulação mas também como panaceia contra todos os males, tipo banha da cobra, não sei se está a ver...
[/quote]

cada um diz e faz o que bem lhe aprouver. até estamos em democracia. mas tb. é normal que cada um responda à letra, quando a propósito das esterelizações, se fazem generalizações abusivas.
eu não mandei castrar e esterelizar cães e gatos, porque tenho dentes afiados e uma capa preta. tive bons motivos. para mim. quem quiser aceita, quem não gostar... não fale do que não sabe.
eu posso entender o corte de orelhas e caudas em certas condições, mas não as aceito porque o dono acho estético. ou antes, aceito. mas então, não me venham dizer que o animal está em primeiro lugar.
anjjazul
Membro Veterano

sábado set 04, 2004 9:06 pm

já agora... a carlota foi operada há uns 3 anos. não lhe vejo nenhuma agressividade. enfim, não gosta do carteiro e quando sai com o "avô", atira-se às pernas se puder. com o vet.. está farta. mas este, "chega-lhe a roupa ao pelo". :p :D
o max foi castrado há pouco tempo. cola? sooocoro :D tenho de comprar um anti-repelente.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado set 04, 2004 11:08 pm

Boas!!

Primeiro que tudo e como sempre desviamo-nos sempre dis topicos.

Este topico era sobre o corte de orelhas...certo??

As questões do esterilizar ou não...bem...isso é outra historia, nesse aspecto existem muitos factores que podem levar a que o dono decida a fazer, mas a MEU ver (cada um é como cada qual) o comodismo não deverá ser uma delas.

Quando se tem um cão ou cadela...tem-se um todo...tem-se o bom e o mau...tem-se as satizfações...e as amarguras....a alegria e a tristeza..

Ultimamente existe uma maneira de pensar pro dono...ou seja..o cão terá que ser tipo robot...previamente programado...se possivel por outros...ui dá tanto trabalho fazermo nós.... Eu...talvez seja parvo mas prefiro um cão que nem sempre que o chame venha até mim (não sei se preceberam o que quiz dizer...).

As pessoas compram cão e nem sequer previamente sabem (nem querem saber) que tipo de cão é e muito menos saber quem são os pais...e como são...simplesmente compram...querem lá saber se ladram muito..."ui se isso acontecer ...fazemos uma abalação das cordas vocais"...querem lá saber se é um cão dominante..."ui se isso acontecer...capamos"...querem lá saber o que fazer quando vão de férias "ui...se não pudermos arranjar alguem que fique com ele...abandonamos.." querem la saber se a cadela pode engravidar..."ui...esterilizamos já...assim já o cão da vizinha não chateia"...querem la saber da saúde "ui...sr vet..isso fica caro??...se ficar é melhor abater" querem la saber....mas a unica coisa que querem saber...é...Quero um cão.

Concordo e já o disse varias vezes que concordo com as esterilizações em alguns casos...como os da saúde e não me refiro aqueles que poderão eventualmente acontecer se não se esterlizar...essa coisa da esterilização como medicina de prevenção...provavelmente estupidamente não me entra na cabeça...para mim...tanto as doenças...como...esterilizações são dois males...mas como é obvio se dependesse disso a vida do meu cão ou cadela...preferia o menor... esterilização, concordo como é obvio no controlo de natalidade nos cães vadios...apesar de achar que é um mal menor...a solução mais facil...

Temos sempre a tendencia de comparar pessoas com cães...é impossivel comparar...pois aí estariamos a considerar que também os cães têm o poder de decisão...infelizmente não têm..comprar leis do aborto a esterilizações ou sequer falar disso aqui é....

Eu tenho a minha opinião...rabos e orelhas cortadas não concordo...abrindo exepções para cães de trabalho ou quando o mesmo se encontra no estalão.
Esterilizações..só em alguns casos...saude...controlo de natalidade e outros que não o Comodismo

Chamem-me o que quizerem...eu penso assim...o tempo e os ensinamentos da vida logo me dirão se tenho ou não razão.

E continuo a dizer...um cão é um "conjunto"...de coisas boas e "más"...quem não quiser este conjunto que obrigatoriamente vem sempre junto num cão....simplesmente não os tenha.

Abraços.

Arcanjo
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo set 05, 2004 2:42 am

Olá pessoal

Confesso que li o tópico na diagonal, pelo que espero não estar a repetir ideias de alguém.
Começo por dizer que sou a favor do corte, ou melhor da não proibição do corte. e as razões são várias:

- Em primeiro lugar desconfio sempre dessas ideias vanguardistas de alguns pseudo defensores dos animais que pensam que descobriram o elixir da felicidade animal e acham que os nossos antepassados e as tradições são uma cambada de bárbaros e como tal deve-se proibir tudo e fazer um mundo novo ( bem sei que esta minha desconfiança, só por si não é uma razão válida para defender ou atacar seja o que for).
Mas é curioso verificar que os países principais promotores destas ideias são os que mais têm feito pela discriminação das raças “potencialmente perigosas”, muitos deles têm mesmo feito tudo para extinção de certas raças.
Sei que temos feito muitas atrocidades aos animais e penso que se deve mudar muita coisa, mas as mudanças devem ter em conta sempre o porquê de determinadas praticas, pois os antigos não eram uma cambada de imbecis. O mesmo não se pode dizer de certos urbano-depressivos que actuam em bando (tipo Maria vai com as outras) com slogans populistas e muito “primeiro-mundistas” e que se caracterizam por ser anti tudo o que não seja comer erva (geralmente fumam mais do que o que comem).

Agora sim vou tentar apresentar algumas razões que me parecem válidas para o corte das orelhas:

Porquê que se cortam as orelhas? Se a natureza as faz assim não é assim que elas devem ficar?
Em primeiro lugar cortar as orelhas não é (salvo raras excepções) amputa-las completamente, mas sim talha-las de modo a que elas possam ficar direitas.
E quais são a vantagem de ter as orelhas direitas/cortadas?
Todas.
É por essa razão que todos os animais selvagens, em particular os canídeos, têm as orelhas direitas. De facto quem inventou as orelhas caídas foi o homem e não a natureza.

As orelhas direitas/cortadas têm vantagens na:

- comunicação. Os cães usam muito as expressões faciais para a comunicação e o que mais se destaca na cabeça do cão (quer pela visibilidade quer pela mobilidade) são as orelhas. Razão pela qual as orelhas são uns dos principias elementos de comunicação.
As orelhas quando grandes e caídas perdem muita da sua visibilidade e mobilidade (por vezes perdem a mobilidade toda) pelo que prejudicam as expressões faciais dos cães. Já toda a gente viu um cão de orelhas caídas a fazer um esforço, em vão, para as por direitas quando está atento ou numa situação em que quer realçar a sua dominância, ou por outro lado, a tentar baixar ainda mais as orelhas quando cumprimenta o dono, numa atitude de submissão.

- ouvido. É obvio que as orelhas direitas/cortadas favorecem a audição e principalmente a localização dos sons.
Os cães têm um ouvido muito desenvolvido e conseguem mover as duas orelhas separadamente de modo a melhor identificar a origem do som. Os cães de orelhas caídas tentam, em vão, mover as orelhas quando ouvem algum som, de forma a localiza-lo. Tenho verificado, por experiência própria, que os cães de orelhas caídas, embora ouçam razoavelmente, têm bastante dificuldade em localizar os sons.

- infecções. É sabido que as orelhas caídas estão mais sujeitas a infecções e exigem mais cuidados de higiene.

- Danos. As orelhas, quando grandes e caídas tornam-se um apêndice muito vulnerável às feridas.

Se só trás vantagens ter as orelhas direitas quais as razões de termos seleccionado cães com orelhas caídas?
A meu ver são três as razões pelas quais a maioria dos cães tem as orelhas caídas

1 De todas as qualidades dos cães, a que mais seduziu o homem, principalmente na caça, foi o seu faro. Por esta razão o homem, na selecção de várias raças de caça, tentou desenvolver ao máximo o faro e para isso tentou aniquilar o outro principal sentido usado na caça ( o ouvido) de forma a que o cão se concentre unicamente no faro como único sentido a usar. É por esta razão que os cães que têm as orelhas maiores e mais caídas são os cães de caça,. Nomeadamente os cães de parar e principalmente os cães de rastro.

2 O homem foi seleccionando cães de orelhas caídas porque estes se parecem mais humanos (cabeça redonda), mais submissos (as orelhas erguidas são sinal de dominância) e mais infantis ( os lobos nascem com as orelhas caídas).

3 O cruzamento entre um cão de orelhas erguidas e um de orelhas caídas dá, em geral, um cão de orelhas caídas. Logo o nº de cães de orelhas caídas tende a aumentar.

Por todas estas razões, e porque as orelhas caídas não têm qualquer utilidade (só desvantagens) a não ser para certo tipo de cães de caça (como atras referi), era comum os nossos antepassados cortarem as orelhas à maioria dos cães que têm as orelhas caídas. Essa pratica era comum não só nas raças que hoje conhecemos com as orelhas cortadas mas também em quase todos os cães de campo e de trabalho.
Por exemplo:
- os pastores costumavam cortar as orelhas aos seus cães. Ainda nestas férias vi um Serra e alguns Cães do Gado Transmontano com as orelhas cortadas. Também já vi mastins espanhóis com as orelhas cortadas.
- Era comum, no Brasil, cortarem-se as orelhas ao Fila Brasileiro.
- Nas matilhas de caça ao javali cortam-se as orelhas a todos os cães que as tenham caídas ( excepto aos cães de rastro)

Outra razão que me parece válida para o corte das orelhas, é que certas raças (principalmente aquelas que incluem o corte no estalão) têm sido seleccionadas tendo em conta que as orelhas são para cortar e isso implica duas coisas:
1 os cães têm sido “desenhados” (principalmente a cabeça) tendo em conta que as orelhas vão ser cortadas.
2 Nunca houve nenhum cuidado em seleccionar um certo tipo de orelha e por essa razão é natural que os cães apresentam orelhas que não servem para o cão quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional.

P.S. Sou totalmente contra a castração, salvo razão de força maior.
Quem tem condições e responsabilidade para ter um cão deve um cão macho ou femea como manda a natureza. Quem não tem condições (porque o macho marca o território no sofá, etc, etc...) deve ter um peluche que é para isso que os fabricam.

Cumprimentos
Francisco Bica
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo set 05, 2004 8:49 am

bem Francisco depois deste testamento todo percebo que tenha lido diagonalmente !
percebi o que quiz dizer embora nalguns pontos ñ esteja de acordo com a sua opinião , mas pelo menos colocou-a de uma forma correcta !

ñ vou voltar a falar das amputações que por muito que custe a muita gente com o tempo vai deixar de existir embora como muitos já tenham dito isso vai levar á perca de funcionalidade de muitas e logo á adulteração da raça ( são sinais do tempo )

na minha modesta opinião bsl e afins só tem tendencia a aumentar e duvido que haja muito a fazer todas aquelas raças que actualmente estão na lista vão concerteza receber a companhia de mais alguma dezenas e mais tarde vão todas elas ser pura e simplesmente banidas !

em relação ás esterelizações mais cedo ou mais tarde a sociedade civil vai acordar para o problema e aí os politicos vão ter que agir e das duas uma ou se esterelizam todos os cães que ñ forem destinados á procriação ou simplesmente vão ter que abater todos aqueles que enchem as ruas e os canis ! porque a verdade é que a situação começa a ser insuportavel para muitos municipios e associações .

é muito bonito ser contra a esterelização das cadelas mas virar a cara para o lado quando acontece um acidente e abandonar os animais á sua sorte depois de nascidos :| .

eu escolho ter cadelas por gosto ( ñ gosto de machos ) mas a verdade é que tenho condições para as ter e nunca tive o infortunio de nenhuma delas empranhar nem ter gravidezes nervosas , mas já me aconteceu perder uma por por ter feito um tumor mamário em que os vets nada conseguiram fazer e nesse caso perdi uma amiga alguns anos antes do tempo pk ñ a quis esterelizar !

espero ñ ter chocado ninguem com estas ideias meio neo nazis mas infelizmente mais cedo ou mais tarde é o que vai acontecer se continuarmos a pensar da maneira que pensamos , todos os amantes dos animais tem de uma vez por todas de pensar o que é melhor para o futuro deles e ñ olhar só para o seu umbigo e fazer o que acha do seu interesse sem olhar ao que se passa á sua volta .

Nelson
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 05, 2004 10:03 am

Parabéns Francisco, pelo excelente post.

Assino por baixo ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 05, 2004 10:18 am

Eu não li o tópico, porque já sei que nunca se chega a lado nenhum. Apenas vou lançar mais uma acha para a fogueira. Sabiam que nos países nórdicos, aqueles que inventaram a proibição do corte das caudas e das orelhas, também proibem as esterilizações ?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 05, 2004 10:24 am

SeaLords Escreveu: Eu não li o tópico, porque já sei que nunca se chega a lado nenhum. Apenas vou lançar mais uma acha para a fogueira. Sabiam que nos países nórdicos, aqueles que inventaram a proibição do corte das caudas e das orelhas, também proibem as esterilizações ?
E estão a pensar em re-introduzir o corte de cauda nos cães de caça...

São demasiados os cães com caudas partidas ou gravemente feridos devido a acidentes com caudas inteira...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo set 05, 2004 12:26 pm

A minha cadela foi esterelizada há quase meio ano e o seu comportamento não se alterou, tal aconteceu com outras cadelas ao meu cuidado. Penso ser mais significativa a mudança nos machos.
Já tinha tido um cio, embora a nossa ideia fosse esterelizar sem ter tido cios.
A cadela tem um jardim vedado preparado até para os gatos não deambularem pelas ruas, ninguém entra, nem ninguém sai se não for connosco. Mesmo assim apreciamos os passeios diários, é uma maneira de fazer exercício nas nossas corridas e de nos sentirmos mais perto uma da outra, treinar, etc.
Torna-se muito perturbante o passeio quando há vários outros cães na via pública, como podem imaginar. Nada contra o convívio saudável entre animais, mas quem me garante a saúde dos animais? quem me garante que os dejectos deixados na via pública não contém doenças?quem me garante que não se aventurem com outras cadelas e procriem? Temos um canil, sim senhora, sei que existe porque de um dia para o outro desaparecem os cães, que andam normalmente em grupos grandes todos unidos. Mas é sol de pouca dura, já que passadas umas semanitas aparecem outros...
Bem sei o futuro que têm, mas esterelizo os que posso na mesma, isto porque enquanto o canil actua ou não, há mais ninhadas errantes. Podem considerar idiota esta posição, quer dizer gastar bastante dinheiro a esterelizar para possivelmente alguns acabarem por morrer?
É que a maioria consegue arranjar donos, toda a gente já praticamente me conhece por aqui e também tentam tirar vantagens disso, não posso mentir.
Todos os cães que recolho uma vez por outra são tratados, alimentados convenientemente e esterelizados, posteriormente são dados para adopção, facto que tem sido alvo de sucesso até agora, pelo menos na parte canina.

De qualquer maneira, compreendo o comodismo na castração/esterelização, afinal acaba por ser para o nosso benefício individual, por outro lado também é um benefício colectivo, como já o expliquei acima e não vou estar a repetir.
Sealords, penso que é mais ou menos claro que nos países nórdicos em geral há uma percentagem mínima de animais abandonados, logo a esterelização não aparece como uma resposta ao problema da sobrepopulação e este handicap que estamos a enfrentar é o que me preocupa a mim.
anjjazul
Membro Veterano

domingo set 05, 2004 12:52 pm

[quote].S. Sou totalmente contra a castração, salvo razão de força maior.
Quem tem condições e responsabilidade para ter um cão deve um cão macho ou femea como manda a natureza. Quem não tem condições (porque o macho marca o território no sofá, etc, etc...) deve ter um peluche que é para isso que os fabricam.
[/quote]

o snr. e muitos outros pensam e não lhes passa pela cabeça que nem todos os cães e gatos, que tb. são animais, sejam comprados. muitos veem de canis, aa, da rua. neste caso, obviamente é muito melhor deixá-los a vaguear pelas ruas, passarem uma vida miserável ou serem atropelados. bem pensado.
de facto, há quem só veja o seu umbigo. o melhor é deixar as coisas como estão, que estão muito bem. é isso que pensam os nossos políticos. afinal, são só animais. nem votos dão. quando chateiam, injecção atrás da orelha. para os mais felizardos.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo set 05, 2004 1:06 pm

SeaLords Escreveu: aqueles que inventaram a proibição do corte das caudas e das orelhas, também proibem as esterilizações ?
Cá eu esterelizava tudo o que era cadela apartir dos 8 anos, caso sejam usadas para procriar. E todas as outras que não fossem.
Já vi demasiadas piometras, tumores mamários, etc.
Responder

Voltar para “Cães”