Cães de exposição ou de carácter?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Akbash
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

quinta set 26, 2002 9:31 am

Saudações a todos :D

Sabem dizer-me se para se escolherem os animais reprodutores em Portugal se efectuam testes de carácter?
E se não os existem, os criadores realizam-nos para determinar qual o animal que deve perpétuar a raça?
O CPC parece-me uma entidade pouco interventiva neste aspecto...estou enganado?

Na minha opinião deviam ser extensivéis a todas as raças principalmente as de trabalho.
Temos belíssimas raças Portuguesas com excelentes aptidões, mas receio que com a mudança de função do cão motivada pelas mudanças na sociedade nem todos mantenham esta preocupação...
Talvez se nós os exigissemos aos criadores no acto de compra fossem despoletadas acções nesse sentido...quem sabe...

Nunca me hei-de esquecer da beleza imensa que é ver um Serra de Aires em plena acção e gostava que os meus descendentes o pudessem testemunhar tb!!! ... Inspirou-me respeito admiração e profissionalismo!! :-)
margarido
Membro
Mensagens: 92
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

quinta set 26, 2002 10:09 am

Que eu saiba, não se realizam quaisquer testes de carácter, neste campo só funciona o critério do criador.
O CPC neste, como noutros aspectos importantes, não tem qualquer intervenção.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta set 26, 2002 10:09 am

Eis um dos assuntos mais controversos que eu conheço.
Para mim o carácter e comportamento previsíveis num cão são os critérios fundamentais na sua selecção.
Infelizmente a maioria das pessoas não têm qualquer critério a que se possa chamar critério : compram por impulso (que cahorrinho tão querido !),por moda (é igualzinho ao cão daquele filme, anúncio,etc - veja-se o Labrador (muita gente já me disse ,olhando para a minha labradora, "é igualzinha àquele anúncio da Scottex"), para fazerem catarse de problemas próprios (este é feroz' !Com este ninguém se mete !),etc.

Mesmo os que procuram raças puras aquando da escolha pouco sabem sobre o cão que adquiriram (depois, aí está, ladra demais, não pára quieto, é tão teimoso,rói tudo, suja tudo, etc).

Lá fora (nos EUA,pe) um cão adulto, já educado e treinado, é mais caro.
Aqui procuram-se recém-nascidos.
Criadores preocupados com o equílibrio do temperamento contam-se pelos dedos.
Para quem só vê o aspecto, é um tiro no escuro.

Quando vejo cães de raça pura a serem oferecidos a 1ª pergunta que me ocorre é : que há de errado com ele?
Só Deus sabe os desiquilíbrios psicológicos que o animal pode ter (pela génese e pela experiência de vida) !
Nesse aspecto acho a adopção de um SRD menos arriscada que a de um cão puro.
Ao menos, dos SRD nós sabemos que são abandonados sem razões especiais (apenas não lhes dão valor).
De um puro (que custou dinheiro) o que sabemos ?

Mais, revolta-me a adaptação que se procura fazer de certas raças ao mercado.
Como as pessoas só olham para o aspecto, criam-se cães mais pequenos, mais magros (mais elegantes), desta ou daquela cor
através de cruzamentos que não tem em consideração o temperamento.

Vamos ter rott de apartamento (cobardes ?), vamos ter labradores magros (com mau feitio ?), etc ?
Quando vemos os prémios das exposições a serem distribuídos quantos deles têm a ver com as aptidões e carácter do cão ?
Que me interessa que um cão seja tal qual o estalão, se o seu carácter estiver corrompido?
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 26, 2002 10:14 am

Amem !

Há pessoas mais interessadas em ganhar BISs consecutivos, a fazer campeões a torto e a direito, mas com cães que por mais bonitos que sejam não seriam capazes de fazer o trabalho para o qual foram criado !

Falando na "minha" raça, qual é a logica de ter um Serra da Estrela campeão se ele lambe a mão de um ladrao enquanto este assalta a casa ?

Infelizmente não há testes de temperamento para todas as raças, e uma solução para este problema era que todos os cães para se reproduzirem ou serem declarados campeão de portugal, teriam que passar por um TT (teste de temperameto) especifico para a raça, só para testar mesmo os seus instintos.
Estes testes não exigiriam ao cão que fizesse o trabalho na perfeição, mas apenas que mostrasse instintos necessarios para tal.Por exemplo, nao podiamos exigir que um Serra de Aires que nunca tenha visto um rebanho, o conduza atraves de vales e montanhas, mas que apenas mostre aptidão !

Como cada raça tem o seu trabalho ancestral, cada raça teria o seu teste especifico.

Isto era também uma maneira de selecionar criadores Vs produtores e de preservar o caracter orginal de cada raça, que como sabemos está ligado às suas funções originais !

Mas enfim, estamos em Portugal, isto cada um por si, onde todos querem é chegar lá cima sem olhar a meios (excepto uma minoria)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta set 26, 2002 11:36 am

Na minha opinião, a morfologia só serve para alguma coisa se ao serviço da funcionalidade; quer isto dizer que todas as raças foram criadas para alguma função, um cão como o rottweiller que foi utilizado durante centenas largas de anos para conduzir gado, não pode ter medo a vacas, quanto mais a pessoas, um fila brasileiro que sempre foi um cão de protecção de povoados, não pode ser agressivo para nenhuma das pessoas da familia com quem vive, um caniche que foi criado para ser de companhia deve ser um cão com um carácter simpático, um perdigueiro deve seguir rastos e ser insensível ao disparo...

Quando isto não acontece será que estamos a falar de duas raças? olhem para o que aconteceu com o Pastor Alemão ou com o Pastor Belga Malinois em que há duas linhas distintas: a de beleza e a de trabalho, que são morfológicamente diferentes... é grave, ou melhor, é uma aberração!!! :evil:

O cão deve ser a soma da funcionalidade com a morfologia, pois esta é uma decorrência da primeira... senão temos umas cascas ocas parecidas com...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quinta set 26, 2002 2:25 pm

Totalmente de acordo com o Casadiscaes.
Por isso em tópico anterior eu dizia que se calhar até é bom o Boerboel não ser reconhecido pela FCI pois a proliferação de shows que logo vão surgir, é uma grande tentação para a criação de linhas de beleza o que significa ,com grande probabilidade , na destruição das aptidões de trabalho da raça.Infelizmente é o que aconteceu com o Pastor Alemão , o Malinois, o Cano Corso e até já com o Rottweiler, para não falar noutras.
Saudações
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 26, 2002 2:50 pm

100% de acordo.

Acho que os cães sofrem o mesmo que nós humanos, ou seja, o exterior vale mais que o interior. (porque será que as loiras burras são tão procuradas e as morenas donas do seu nariz, são consideradas umas chatas! :( ) (Sem ofensa para as loiras, morenas, burras ou chatas! :) )

Eu por mim acho um absurdo que um campeão de Portugal, o seja apenas no aspecto (opinião de um leigo, claro!)

Eu para escolher o meu cachorro fiz uma serie de testes para tentar encontrar o par certo para mim. Admito que me senti um bocado idiota ali a fazer figura de urso em frente ao criador.

Não tenho grande interesse em fazer criação, não considero que o meu cachorro venha a ser um "fabuloso" exemplar ao nível do estalão, mas se ele vier a provar o seu "valor" em provas de trabalho, ai sim, acho que será um melhoramento para a raça, caso contrário é "apenas" o meu querido cachorro. :)

Mesmo aqui neste fórum, aonde sei que existem vários criadores sérios e responsáveis, quantos tentam fazer um par certo entre cão e dono através de testes de caracter/personalidade às suas ninhadas?

Um dos melhores livros que li chamava-se "the art of raising a puppy" (recomendo) e trata de um mosteiro em Inglaterra que se dedica à criação profissional de Pastores Alemães.
É óbvio que se trata de um mosteiro, por tal o tempo disponível para os cães é de certeza maior que os nossos criadores que normalmente ainda têm outro emprego para poder suportar o amor aos animais.
Nesse mosteiro os donos não escolhem os cães. Eles preenchem uma ficha tipo adopção, depois as ninhadas são testadas por um especialista em comportamento animal e cada cachorro é classificado pelas suas potencialidades. Então com as fichas e os testes os melhores pares são formados!
Não sei porque, mas não estou a ver isso a funcionar muito bem aqui em Portugal! :)
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

quinta set 26, 2002 4:46 pm

Olá a todos!

Esta situação é de facto preocupante, mas felizmente acho que já estamos a andar no bom caminho. ;) Ainda que a passos muito lentos!!
O Associação Dobermann de Portugal e o Rottweiler Clube de Portugal já promovem algumas provas de trabalho, como é o caso do ZTP nos Dobermanns e do CAR nos Rottweilers.
Também já se realizam há algum tempo em Portugal provas de trabalho (BH, IPO) realizadas pelo CPC 4ª Comissão - Subcomissão de Cães de Utilidade e por alguns Clubes de Treino.
A culpa desta situação não é só dos criadores que apenas se preocupam com a morfologia dos cães, ainda que tenham um péssimo carácter; mas também de quem compra os cachorros sem se preocupar com o carácter dos pais, se têm problemas de saúde hereditários (displasia, etc).
Noutros países, como é o caso da Alemanha e Bélgica, os cães sujeitos a provas de trabalho têm que obrigatóriamente ter superado uma prova de trabalho para poderem cruzar.
Aqui isto não acontece.... :evil:
Talvez um dia o CPC faça o mesmo...
Por outro lado, também não há muitas pessoas que se preocupem, ou que disponibilizem algum tempo para treinar o seu cão. :(
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

quinta set 26, 2002 4:46 pm

Olá a todos!

Esta situação é de facto preocupante, mas felizmente acho que já estamos a andar no bom caminho. ;) Ainda que a passos muito lentos!!
O Associação Dobermann de Portugal e o Rottweiler Clube de Portugal já promovem algumas provas de trabalho, como é o caso do ZTP nos Dobermanns e do CAR nos Rottweilers.
Também já se realizam há algum tempo em Portugal provas de trabalho (BH, IPO) realizadas pelo CPC 4ª Comissão - Subcomissão de Cães de Utilidade e por alguns Clubes de Treino.
A culpa desta situação não é só dos criadores que apenas se preocupam com a morfologia dos cães, ainda que tenham um péssimo carácter; mas também de quem compra os cachorros sem se preocupar com o carácter dos pais, se têm problemas de saúde hereditários (displasia, etc).
Noutros países, como é o caso da Alemanha e Bélgica, os cães sujeitos a provas de trabalho têm que obrigatóriamente ter superado uma prova de trabalho para poderem cruzar.
Aqui isto não acontece.... :evil:
Talvez um dia o CPC faça o mesmo...
Por outro lado, também não há muitas pessoas que se preocupem, ou que disponibilizem algum tempo para treinar o seu cão. :(
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

quinta set 26, 2002 4:47 pm

Olá a todos!

Esta situação é de facto preocupante, mas felizmente acho que já estamos a andar no bom caminho. ;) Ainda que a passos muito lentos!!
O Associação Dobermann de Portugal e o Rottweiler Clube de Portugal já promovem algumas provas de trabalho, como é o caso do ZTP nos Dobermanns e do CAR nos Rottweilers.
Também já se realizam há algum tempo em Portugal provas de trabalho (BH, IPO) realizadas pelo CPC 4ª Comissão - Subcomissão de Cães de Utilidade e por alguns Clubes de Treino.
A culpa desta situação não é só dos criadores que apenas se preocupam com a morfologia dos cães, ainda que tenham um péssimo carácter; mas também de quem compra os cachorros sem se preocupar com o carácter dos pais, se têm problemas de saúde hereditários (displasia, etc).
Noutros países, como é o caso da Alemanha e Bélgica, os cães sujeitos a provas de trabalho têm que obrigatóriamente ter superado uma prova de trabalho para poderem cruzar.
Aqui isto não acontece.... :evil:
Talvez um dia o CPC faça o mesmo...
Por outro lado, também não há muitas pessoas que se preocupem, ou que disponibilizem algum tempo para treinar o seu cão. :(
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo set 29, 2002 1:16 am

"Noutros países, como é o caso da Alemanha e Bélgica, os cães sujeitos a provas de trabalho têm que obrigatóriamente ter superado uma prova de trabalho para poderem cruzar." - Ainda ia um pouco mais longe... Qualquer cão, para ostentar o titulo de Ch, também deveria ser submetido a uma simples prova de trabalho.

Confesso que de outras raças, fora do 7º grupo, pouco sei. Mas é-me impossivel imaginar um cão de parar, que não tenha qualquer apetência para o mesmo.
É assim que concebo o meu tipo de cão: A melhor Morfologia para o Melhor desempenho.

Tiago
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

domingo set 29, 2002 10:52 am

Olá

Sim as duas vertentes não deviam estar de costas voltadas.
Um abra&ccedil;o
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 24, 2003 11:03 pm

puxar ... ok, hoje podem me matar, mas acho que isto são topicos que convem relembrar ... pode ser que os novatos aprendam algo com eles
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda fev 24, 2003 11:11 pm

Pois.......... :D :D
Està tudo muito bem, mas o que me dizem a um cão de agua que é um espectaculo a trabalhar, sempre o foi desde novo, é tb um cão de exposição, e.... para grande espanto de todos, principalmente meu, um juiz, com responsabilidade na raça, aconselhou o dono a: OU AGUA, OU Exposição....
Razão: O cão é preto mas tem as pontas um pouco acastanhadas da agua e do sol. È um cão de trabalho, tem o pêlo comprido, tem a tosquia de raça.
Depois admiram-se que as pessoas caiam na tentação de pintar o pêlo dos caes.... ou será que eles não estarão a pedir isso mesmo?
Cumps,
Isabel
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

terça fev 25, 2003 10:39 am

Està tudo muito bem, mas o que me dizem a um cão de agua que é um espectaculo a trabalhar, sempre o foi desde novo, é tb um cão de exposição, e.... para grande espanto de todos, principalmente meu, um juiz, com responsabilidade na raça, aconselhou o dono a: OU AGUA, OU Exposição....
Acho vergonhoso que um juiz com responsabilidade numa raça que ainda por cima já atravessou e que talvez ainda atravesse momentos dificeis tenha tido um comentário deste... :evil:
O que querem eles afinal?? Transformar todos os cães de trabalho em cães de "aquecer pantufas"? Cães que nunca saem de casa nem apanham sol porque podem sujar ou estragar o pêlo? Digam-me qual é a vantagem de ter um Cão de Água com um pêlo espectacular se depois tem medo da água???

Imagem

Digam-me qual a vantagem dos Pastores Alemães de beleza terem aquela linha dorsal??? É que com aquela linha dorsal não conseguem trabalhar.... São única e exclusivamente cães de beleza... Bonitos e inúteis....
Será isto que os juizes querem para todas as raças de cães?????
É uma vergonha! :evil:
Responder

Voltar para “Cães”