100% de acordo.
Acho que os cães sofrem o mesmo que nós humanos, ou seja, o exterior vale mais que o interior. (porque será que as loiras burras são tão procuradas e as morenas donas do seu nariz, são consideradas umas chatas!

) (Sem ofensa para as loiras, morenas, burras ou chatas!

)
Eu por mim acho um absurdo que um campeão de Portugal, o seja apenas no aspecto (opinião de um leigo, claro!)
Eu para escolher o meu cachorro fiz uma serie de testes para tentar encontrar o par certo para mim. Admito que me senti um bocado idiota ali a fazer figura de urso em frente ao criador.
Não tenho grande interesse em fazer criação, não considero que o meu cachorro venha a ser um "fabuloso" exemplar ao nível do estalão, mas se ele vier a provar o seu "valor" em provas de trabalho, ai sim, acho que será um melhoramento para a raça, caso contrário é "apenas" o meu querido cachorro.
Mesmo aqui neste fórum, aonde sei que existem vários criadores sérios e responsáveis, quantos tentam fazer um par certo entre cão e dono através de testes de caracter/personalidade às suas ninhadas?
Um dos melhores livros que li chamava-se "the art of raising a puppy" (recomendo) e trata de um mosteiro em Inglaterra que se dedica à criação profissional de Pastores Alemães.
É óbvio que se trata de um mosteiro, por tal o tempo disponível para os cães é de certeza maior que os nossos criadores que normalmente ainda têm outro emprego para poder suportar o amor aos animais.
Nesse mosteiro os donos não escolhem os cães. Eles preenchem uma ficha tipo adopção, depois as ninhadas são testadas por um especialista em comportamento animal e cada cachorro é classificado pelas suas potencialidades. Então com as fichas e os testes os melhores pares são formados!
Não sei porque, mas não estou a ver isso a funcionar muito bem aqui em Portugal!
