Medo dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

sábado ago 28, 2004 1:14 am

Olá a todos!

Creio que, de facto, quanto maior for o cão, mais as pessoas fogem...
Tenha tal atitude lógica ou não... Creio que é mais instintivo...
Mas, acho que as pessoas não fogem só dos grandes... Eu tenho um Pequinês (ou seja, como alguns chamam, uma espécie de "cão a pilhas") e há pessoas que se afastam e fogem quando o vêem.

Contudo, muito sinceramente, eu às vezes até prefiro que fujam, pois quando se põem a mexer no cão sem mais nem para quê, irritam-me bem mais. Devem julgar que o cão é um peluche, mas não é.
Podem considerar que isto é algo "mau" da minha parte, mas eu explico...

1º) Já me aconteceu estar numa feira, com o cão ao colo (porque estava lá muita gente, o cão é pequeno e não era a primeira vez que o pisavam por não o verem), num malabarismo tremendo para retirar o porta-moedas da mala para pagar qualquer coisa, e de repente sinto alguém quase a apalpar-me, porque sem mais nem para quê lhe apeteceu fazer festas ao cão e ao que estiver de premeio! Digamos que por mais elogiada que me sinta por gostarem do meu cão, o facto de um(a) estranho(a) se pôr a mexer no cão, enquanto eu estou com ele ao colo a tentar fazer qualquer coisa, não dá lá muito jeito. Fora que o cão não gosta muito de colo e nem sempre gosta de estranhos. Ou seja, o cão agita-se quando isto acontece e o malabarismo complica-se!

2º) O cão nem sempre "vai com a cara" de toda a gente e, às vezes, chateia-se com as festas indesejadas e desata a ladrar e a rosnar. (Atenção: Ele faz barulho, mas nunca mordeu ninguém!) Poderão vocês perguntar qual é o mal... O mal é que quando isto acontece, as pessoas assustam-se e desatam a refilar comigo como se fosse eu que as tivesse mandado mexer no cão! O que até é algo irónico, porque geralmente estas pessoas nem sequer me perguntam antes se o cão morde, ou não; ou se lhe podem fazer uma festa; ou me dizem seja lá o que for! (O que seria o mínimo de boa educação, na minha opinião.)

3º) Por causa de tudo isto, se eu não estiver distraída, aviso as pessoas que o cão não gosta muito de festas. Porém, após eu fazer tal comunicado ou pegar no cão ao colo para evitar "chatices", há pessoas que se põem a mandar bocas pró ar, do género: "Não mexas, que a Srª não gosta que lhe mexam no cão". Pelo amor de Deus!!! Eu fico doida! Se mexem e o cão ladra/rosna, a culpa é minha; se eu aviso, a culpa também é minha! :evil:

[size=10][Há o promenor de que eu digo "se não estiver distraída", porque já por inúmeras vezes que isto aconteceu, quando eu estava descansada a tomar café numa esplanada, o cão estava deitado ao meu lado e, de repente já alguém lhe está a mexer (se ele gostar da pessoa) ou então ele a ladrar.][/size]

Com isto tudo só quero dizer o seguinte: é que as pessoas "desatarem a correr" quando vêem um cão, não tem lógica e é chato, mas, por outro lado, não terem medo nenhum e mexerem no cão, como se o dono não exitisse e o cão fosse um peluche, pode ser também bastante chato...

P.S. Provavelmente, haverão pessoas que me dirão que o cão está mal educado... Contudo, eu acho que ele simplesmente não gosta de algumas pessoas. Até porque, mesmo quando isso acontece, eu digo-lhe: "caluda" e ele pára de ladrar. ..
Quanto a fazê-lo gostar de toda a gente, é que já não sei que faça. O Boqui até é um cão bastante dócil e só reage assim com algumas pessoas. Porquê? Não sei.
Contudo, se alguém tiver alguma solução para tal, por favor, diga-me.
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

sábado ago 28, 2004 9:54 am

xabita Escreveu: Eu adoro quando as pessoas fazem isso com os meus,só tenho paciência é com os miudos,fazendo-lhes ver que não fazem mal etc.

Os outros estou-me a borrifar para eles.

Quando perguntam se mordem,digo que só quando fecham a boca,e ficam meio-parvos a olhar para mim,e eu lá continuo todo contente :lol:
Sim ,porque isto de criar cães a pão-de-ló para depois os misturar com "gentinha" foi chão que já deu uvas.
Ora nem mais,então já somos dois,quando eu passeio a minha Rott principalmente pela Av.Brazil na Foz ao domingo,pode andar muita gente quase a estorvarem-se uns aos outros,mas eu ando sempre á vontade como no anuncio que dava na Tv a fazer publicidade ao espaço interior do automovel,porque será 8)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado ago 28, 2004 1:07 pm

quando eu estava nos açores, passava-me com os ataques de histerismo/medo que as pessoas revelavam face ao max. se estava na esplnada, quase que saíam da praia. na rua, atravessavam para o outro lado. ele nem se mexia e sempre à trela. nunca revelou qualquer atitude agressiva. as coisas chegaram ao ponto de ter de levar os cães para a rua quando fiz a mudança. estavam no quintal, de estranguladora e trela. mas quem dizia aos homens para não terem medo? só consegui vender a casa quando os cães "desapareceram". cheguei a ter ataques de fúria com semelhante comportamento. aí, o animal perigoso, era eu...
em lx, o max faz um sucesso. toda a gente quer fazer festinhas no cão. ele que não é muito dado , lá se fica quieto.
há dias, levei-os à praia. estavam soltos. acredito que muita gente não goste e tenha medo de cães. mas achei degradante o espectáculo que uma velhota fez quando viu os bobis. começou a implorar de mãos postas para os levar. claro, que os ditos ficaram bastante excitados e só queriam atazanar a mulher. enfim :o
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 28, 2004 4:50 pm

Por mais impressão que nos possam fazer as reacções de medo e pânico que algumas pessoas têm face aos nossos ou a qualquer cão, acho que não podemos ser extremistas.
As pessoas lá terão as suas razões e temos de respeitar, pareça ou não pareça bem.
Tenho amigos que não gostam de cães e outros até que têm medo.... Uma amiga minha tem medo a sério! É das tais que muda de passeio.
Foi mordida enquanto criança por um Pastor Alemão e desde então ficou com aquele medo. Nunca conviveu nem me pareça que vá querer conviver com cães... Eu já sou o oposto; gosto muito de cães mas não a forço a perder o medo ou não a forço a conviver com o meu cão, por exemplo.
As pessoas não têm que gostar todas do mesmo...Desde que nos respeitem e nós os respeitemos também, acho que não há razões para olharmos de lado a quem "não gosta de cães".
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sábado ago 28, 2004 6:20 pm

Olá,
Eu também tenho amigas que não gostam de cães, então quando veêm cá a casa, é um filme lindo!
O Sniff mal ouve barulho na rua ladra para dar sinal, e só se cala se conhecer a voz, é aí que lhe digo:"sou eu, a dona", aí ele cala-se, mas quando abro a porta e ele vê alguém comigo (que seja estranho), ladra e depois farta.se de cheirar a pessoa... enquanto que as pessoas andam cá em casa ele de vez em quando lembra-se e lá manda um valente "Ão", só para dizer: "não te estiques que esta é a minha casa!"
Mas a cena com as minhas amigas é demais, eu ando pela casa e elas andam pelas minhas costas, tipo sombra, a dizerem:"Tira-o daqui, ai que ele tá a cheirar-me..." Enfim, o que eu lhes digo? "Ele não te faz mal, se fosse para o fazer já o teria feito, não lhe ligues, faz de conta que ele não está aqui."
Mas lá está, têm este medo porque já foram mordidas em crianças e acredito que não seja uma coisa fácil de esquecer... :(

Fiquem bem,
Ana
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo ago 29, 2004 10:24 pm

Eu desde pequena que tenho uma paixão por cães enorme. Sempre que via um cão ia logo ter com ele. Estava no meu prédio e no passeio do outro lado da rua ia a correr ter com o cão assim que o via. Mas, a minha mãe ensinou-me a perguntar primeiro às pessoas se ele mordia e se podia dar festas.

No entanto, aos 6 anos fui mordida por um PA, mas não foi por isso que deixei de adorar os cães.

Situação do PA:
Estava a ver uma escola quando estava lá os filhos e o cão da directora. Fui ter com os filhos e perguntei se o cão mordia e se podia dar festas. Ia a dar uma festa na cabeça e NHAMC. Fiquei com a crosta da ferida quase 1 ano. O que fizeram ao cão, não sei, mas que a directora pensou que eu n fui para aquela escola por causa do cão, pensou.

Boa noite
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo ago 29, 2004 11:02 pm

lá que haja gente a não gostar e a ter medo de cães... aceito. não posso concordar com histerismos colectivos. são muito reveladores de um certo tipo de mentalidade e cultura. :roll:
a propósito - o que hei-de fazer para que o max não tenha medo das pessoas? tb. foi muito traumatizado. tb. tem o seu direito a fobias. dos humanos, já se sabe :( de outros cães? quem sabe? ele sabe e até diz ;)
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

segunda ago 30, 2004 1:45 am

[quote=MNA]
Estava a ver uma escola quando estava lá os filhos e o cão da directora. Fui ter com os filhos e perguntei se o cão mordia e se podia dar festas. Ia a dar uma festa na cabeça e NHAMC.
[/quote]

Mas esperou pela resposta às suas perguntas ou não?
É que pelo que diz, parece que não...
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 1:15 am

maktub Escreveu: Isso realmente é complicado, mas o labrador é um cão tão bom, docil que nunca lhe passa pela cabeça fazer mal a alguém, por isso pode andar descansado que ele em principio não lhe dará desgostos.

Sobre o seu problema, há 2 coisas a fazer.

1- educar todas as pessoas que se cruzam com ele.
2- educar o cão

a primeira é impossivel, só lhe resta a segunda.

Mas como referiu que o cão anda junto de si, do mal o menos, mas posso recomendar-lhe uma coisa.

Nunca o deixe saltar quando vê as pessoas.
Se for necessário, evite que salte também para si, desencorage-o disso.
Vou regularmente a casa de pessoas que têm cães, labradores, e os piores, são aqueles que quando me vêem, saltam...
Isso aleija mesmo, porque eles saltam, não medem a força, dão com as patas na barriga, arranham etc.

Por não ser fácil, e por haver a tendencia de quando o cachorro é pequeno e baixinho, batermos palmas para ele saltar até à nossa cintura e fazermos festas, depois é dificil dissuadi-lo disso.
Quando tenho oportunidade de ver cães novos, que me saltam ponho-lhes sempre a mão no lombo, impeço-os e digo "NAO SALTA"

Sobre o resto é controlavel, se ele não saltar, só cheira e dá com a cauda (que também doi) mas daqui a nada já todos os vizinhos o conhecem...
Aqui enganaste a fazer o login, não foi ?
Responder

Voltar para “Cães”