...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta ago 26, 2004 2:42 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 9:46 pm, editado 1 vez no total.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 26, 2004 2:45 pm

Experimenta por este post no fórum do PA (há um aqui na arca), pode ser de mais utilidade.

Fica bem!
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 26, 2004 3:29 pm

Golden_ Escreveu: 2ª Tenho comigo por um período de 3 semanas um PA com 10 meses. Tenho tentado sociabilizá-lo (q tenho conseguido). Mas, sempre que lhe ponho a trela para poder passear c ele, é um drama. Apesar da experiência que tenho, levo imenso tempo porque morde a trela (sem ser por maldade, pura brincadeira), salta (parece uma gazela, mas sempre a brincar). Já tentei vários truques e nada funciona. Relativamente ao resto, tudo está a correr muito bem.

Só que se não consigo ultrapassar esta situação, quando ele fôr para casa, sei que os donos não o vão passear devido a isto.

Será que me podem dar alguma dica?
Bom, trela… (sobre a 1ª não posso ajudar em nada…)
Quando é por brincadeira é muito mais difícil! Se fosse simplesmente puxar…

Bem vamos a isso… estamos a falar de um comportamento inteiro que precisa de ser modificado, ou seja não simplesmente que ele puxa ou foge quando passeia, mas sim que o próprio passeio é uma brincadeira! Logo, todo a forma de encarar o passeio tem de ser alterada radicalmente. Não para sempre, note-se, mas se formos um bocado ao extremo completo, pode ser que consigamos (nós e o cão) encontrar um meio-termo.
Pelo o que descreveste, tens de mudar esse comportamento em muito pouco tempo, logo não há tempo para fazer as coisas da melhor maneira para o cão e por tal temos de recorrer a formas evitáveis se houvesse mais tempo…

Primeiro, o passeio deixa de ser uma brincadeira, não há conversas, brincadeiras, festas.
Segundo, estranguladora colocada correctamente, ou seja fazendo um P à nossa frente (assumindo que o cão vai ficar à esquerda do dono).
Terceiro, as melhores guloseimas que o cão gostar, no bolso direito.
Quarto, a trela molhada com tabasco. (IMPORTANTE: antes disso molhar MUITO LEVEMENTE o dedo em tabasco e deixar o cão cheirar e lamber! Senão o cão dá uma grande lambidela na trela e fica seriamente à rasca durante uns minutos!! Só tem piada depois do cão acalmar! :) )

Ok, vamos ao passeio. Colocar trela, garanto que ele não a vai querer morder! Ignorar o animal e fazer passo militar (ou seja mesmo ritmo, mesmas passadas). Se a trela esticar ao máximo de imediato afrouxar e esticar (verificar se a coleira está correcta). Se o cão não vier logo junto, repetir até à exaustão. Em caso algum puxar o cão pela trela, isso despoleta brincadeira!
Se pelo o contrário o cão pincha, corre de um lado para o outro, quer vir para o nosso colo, então: ignorar completamente o cão. Se ele saltar levantar o joelho, de forma a evitar que ele salte. Fora isso não se mexer, não interagir com o cão, nem olhar para ele. Ou seja, fazer precisamente o inverso do que ele está a fazer. Se ele correr de um lado para o outro dar esticões na trela (esticões não é puxar o cão!). Aguardar, aguardar, contar até 1000 em japonês (ou noutra língua, caso saiba japonês). Quando cão acalmar, não recompensar, não falar, nada! Assim que ele acalma, inicia o passeio (ver ponto acima).
Repetir estes pontos até que o cão dê meia dúzia de passos de uma forma calma. Nessa altura dar uma recompensa ao cão (sem falar, nem nada), dar apenas a recompensa sem interagir com o cão, se fizeres festas, falares o cão vai voltar aos pinotes e todo o exercício foi desperdiçado, pois ele aprendeu apenas que se ficar quieto uns segundos pode brincar, enquanto que o que queremos é que ele se comporte durante todo o passeio. Repetir, repetir, repetir!

Espero que isto ajude. :?
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2004 3:49 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 9:47 pm, editado 1 vez no total.
zizi
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 2:56 pm

sexta ago 27, 2004 10:04 am

Golden_ Escreveu:2ª Tenho comigo por um período de 3 semanas um PA com 10 meses. Tenho tentado sociabilizá-lo (q tenho conseguido). Mas, sempre que lhe ponho a trela para poder passear c ele, é um drama. Apesar da experiência que tenho, levo imenso tempo porque morde a trela (sem ser por maldade, pura brincadeira), salta (parece uma gazela, mas sempre a brincar). Já tentei vários truques e nada funciona. Relativamente ao resto, tudo está a correr muito bem.

Só que se não consigo ultrapassar esta situação, quando ele fôr para casa, sei que os donos não o vão passear devido a isto.

Será que me podem dar alguma dica?

Obrigada
Veja estes links:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=2161
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=18100

Pode ser que ajude... :)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 27, 2004 11:18 am

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 10:06 pm, editado 1 vez no total.
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 12:23 am

[quote=Golden_] ). Sei que se deve dirigir ao CPC, mas as listagens incluem criadores e não criadores, e a triagem não é fácil). [/quote]

Parece que para ti é bem fácl.
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 1:16 am

:)
Responder

Voltar para “Cães”