domingo set 05, 2004 11:45 pm
Boa noite,
Caro Maktub, vou tentar-lhe responder no prisma de quem vai comprar o cão da raça que quer:
Há dois tipos de pessoas que pretendem o cão de raça X: os que por mais variados motivos se sentem atraídos pela raça em questão (caracter, temperamento, beleza, etc., etc.) e aqueles que compram o cão quer para dizer aos amigos que tem um animal da raça X, quer porque os pirralhos mimados lá de casa a quem se faz todas as vontades assim o exigem, quer porque é da moda ter um cão X (vejam por exemplo os pitbull ou até mesmo o retriever do labrador, e por arrastamento, o golden retriever - o boom que houve de pessoas a comprarem tudo o que se assemelhasse ao cão da Scottex!)
Os primeiros têm normalmente 2 dedos de testa e percebem que comprar um cão não é comprar uma t-shirt. Ou seja por impulso! Procuram aprofundar um pouco o seu conhecimento da raça em questão. Procuram falar com proprietários e criadores da raça. Vão a exposições onde podem encetar esses contactos. Procuram informação na net. procuram livros sobre o assunto, quer especificos, quer geral. E, então, quando se decidem que é esse realmente o cão que pretendem, que tem as condições necessárias para suportar o cão ao longa da vida deste e, talvez o mais importante, que tem o consenso geral de toda a familia de que esse cão é benvindo e desejado por todos. Aí, quem demonstra esse interesse pela raça, quem demonstra essa decisão ponderada normalmente procura então o seu cachorro no criador que melhores condições lhe dá. E não me refiro ao preço. Porque esse, entre os criadores "sérios" não varia assim tanto de um para outro (não é significativo dar 600 ou 800 euros pelo cão se acharmos que a diferença se justifica). Refiro-me à disponibilidade do criador em responder Às questões legítimas e pertinentes de quem, apesar da sua "ignorância" no tema, demonstra que está de facto, interessado em saber mais. A disponibilidade do criador no acompanhamento futuro da cria que vende. Conheço criadores que só não têm contacto com os cachorros que venderam cujos os donos cortaram por iniciativa própria o contacto e sem razão. Conheço criadores que vendem os cachorros a 600/800/1000 euros e, depois, quando este já tem 10/11 meses, um ano, dispenda de 100 euros só num dia para fazer 600 kms só porque esse cachorro que vendeu vai fazer a sua primeira exposição e ele quer estar lá. Quer ver. Quer apoiar.
É lógico que nem todos agem assim, mas conheço criadores que o fazem!
Depois, há o outro tipo de compradores. A esses o que importa é satisfazer o seu desejo impulsivo de ter o cão e ponto final. E depois há os problemas que sabemos.
[quote]-> Que contactem com os verdadeiros criadores, e façam lista de espera para 2007 (com sorte 2006) ? [/quote]
E por acaso tem prazo para ter o cachorro? Tem de ser até Novembro de 2004?
Mesmo num país pequeno como o nosso (e o exemplo que deu não é o melhor - há vários criadores de rottweiller) e mesmo em raças mais dificeis de encontrar, as ninhadas são mais frequentes do que diz. Pode acontecer é ter que esperar alguns meses pelo cachorro.
Dou-lhe um exemplo. Quando decidi em conjunto com a minha esposa adquirir o Gaspar, procurei durante alguns meses criadores da raça em Portugal. Fui a alguns, falei com outros pelo telefone, fui a exposições. Quando escolhi o criador este, por acaso, tinha uma ninhada nascida precisamente no dia anterior (quer acredite ou não foi simples coincidência). 3 machos e 2 fêmeas. Eu pretendia um macho. Sabe quantas pessoas já existiam em lista de espera para uma fêmea só nesse criador? 12. Pedi para me "reservar a o opção sobre um macho". Só passado um mês fiz 600 kms propositadamente para ver os cachorros pela primeira vez (o criador não me deixou ver as crias porque só tinham um dia) e indicar a minha preferência pelo macho que mais me interessava. Fiquei com a duvida entre 2 deles e fui alertado pelo criador que ele também iria ficar com um deles e, nessa altura, a preferência dele iria para um outro macho, mas ele teria sempre primeira escolha: ou seja, ele se assim o decidi-se poderia optar pelo macho preferido a qualquer altura. 4 dias antes de o ir buscar o criador telefonou a dizer que tinha decidido que o macho que iria ficar para ele era precisamente a minha primeira escolha, e convidou-me a ir a casa dele novamente para falar e ver novamente os cães e decidir se pretendia ficar com o outro macho que também tinha ficado na minha preferência ou se, pelo contrário, eu preferia ficar com 1ª escolha numa proxima ninhada. Optei (e não me arrependo por um segundo que seja) pelo o outro macho porque vi nele qualidades como no outro macho (a preferência até tinha a ver com a cor). Mesmo quando lhe entreguei o cheque o criador tornou a perguntar se era mesmo essa a minha decisão. Se não queria aguardar por uma proxima ninhada para decidir melhor. Eu disse que não.
Sabe o que isso demonstra? Caracter e seriedade. Nunca houve vontade em vender por vender. Não tratou os cães como mercadoria entende? É por isso que muita gente ficaria disposta a esperar o tempo necessario por um cão do criador que deseja. Eu ficaria à espera um ano e meio se necessário para ter no futuro outro Bull desse mesmo criador se me interessarem.
Espero que consiga agora entender que a distinção que fazemos entre criadores não é se tem ou não muitos cães, muitos campeões, se são ricos ou não. É se criam com o objectivo principal de aproximar o mais possível a raça ao estalão e procuram melhorar a cada geração ou se vendem os cachorros como qualquer outra mercadoria.
Um abraço
Bullie & Gaspar