Não se compra nem se vende

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

domingo set 05, 2004 11:36 pm

Pedra Escreveu: Agora sou eu que pergunto.
Entregar os cachorros mais cedo, vai resolver o quê? Vai reduzir a lista de espera quanto tempo? 2 semanas, 3?
Ou será que ainda não entendeu o que se está a falar ou uma vez mais a querer dar a volta ao assunto?
Isabel
Tem razão, o tópico é só sobre o tempo dos cachorros.
Mas tendo em conta aquilo que li anteriormente dos vossos ideiais de criador, sempre fiquei curioso em fazer esta pergunta.
As minhas desculpas por lhe ter invadido o tópico. Mas também não é preciso armar pé de vento por causa disso!
Musky Escreveu:Adquirir um cachorro não é nunca uma urgência de morte.

Qualquer comprador consciente deve escolher o criador que mais lhe interessa, e pôe-se na lista de espera. Eu esperei 2 anos pela minha PA e não morri. E valeu a pena.

E ao fim e ao cabo, não é isso mesmo que fazem com os automóveis?
Isso é dicutivel musky. Por exemplo, se me der agora na cabeça ter um piriquito, não descanso enquanto não o tiver. Mas essa sua posição merece todo o respeito. Só que nem todas as pessoas pensam assim.
Porque é que o cliente normal escolhe um cão?
Ou é para cão de guarda, ou é para cão de companhia (esencialmente)
Daí que acredito que custe às pessoas, privarem-se durante 2 anos da companhia do animal que escolheram. É só isso.

Já com carros não sou nada assim. Adoro conduzir mas para mim são meros meios de transporte.

Mas vamos-nos focar no tópico, e só no assunto das 6 semanas, não quero ver aqui ninguém chateado :lol:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo set 05, 2004 11:37 pm

maktub Escreveu: Eu venho perguntar:
Já que vocês se andam a esforçar tanto, qual é a alternativa que vocês dão às pessoas? Ficar em lista de espera 2 anos? Mudar de raça? Optar por um rafeiro?

VascoV, se não quiser não responda, porque para me responder com carros... não vale a pena!
Esta pergunta é só para o forista VascoV, ou os outros também podem responder?

De qualquer maneira e como me suscitou a curiosidade, responda-me então ao seguinte:

Se quer muito ter um cão de uma raça e linha específicas, qual é o problema de esperar 2 anos? Se tem muita pressa em ter um cão, porque não optar então por uma outra raça? Ou até por um srd?

Acha então que a pressa justifica um má compra? Justifica o incentivar de uma má reprodução? Justifica comprar a 1ª coisa que lhe aparecer à frente para depois passar a vida a queixar-se de que foi enganado e muitas vezes descartar o pobre cão?

Eu sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição. E sendo um cão um ser vivo que irá partilhar a nossa vida durante muitos anos, a sua escolha deve ser, sempre, muito bem pensada.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 05, 2004 11:43 pm

maktub Escreveu:

Eu venho perguntar:
Já que vocês se andam a esforçar tanto, qual é a alternativa que vocês dão às pessoas? Ficar em lista de espera 2 anos? Mudar de raça? Optar por um rafeiro?

E porque não ?

É como os que aqui vêm colocar anúncios com urgência :D
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

domingo set 05, 2004 11:45 pm

Boa noite,

Caro Maktub, vou tentar-lhe responder no prisma de quem vai comprar o cão da raça que quer:

Há dois tipos de pessoas que pretendem o cão de raça X: os que por mais variados motivos se sentem atraídos pela raça em questão (caracter, temperamento, beleza, etc., etc.) e aqueles que compram o cão quer para dizer aos amigos que tem um animal da raça X, quer porque os pirralhos mimados lá de casa a quem se faz todas as vontades assim o exigem, quer porque é da moda ter um cão X (vejam por exemplo os pitbull ou até mesmo o retriever do labrador, e por arrastamento, o golden retriever - o boom que houve de pessoas a comprarem tudo o que se assemelhasse ao cão da Scottex!)

Os primeiros têm normalmente 2 dedos de testa e percebem que comprar um cão não é comprar uma t-shirt. Ou seja por impulso! Procuram aprofundar um pouco o seu conhecimento da raça em questão. Procuram falar com proprietários e criadores da raça. Vão a exposições onde podem encetar esses contactos. Procuram informação na net. procuram livros sobre o assunto, quer especificos, quer geral. E, então, quando se decidem que é esse realmente o cão que pretendem, que tem as condições necessárias para suportar o cão ao longa da vida deste e, talvez o mais importante, que tem o consenso geral de toda a familia de que esse cão é benvindo e desejado por todos. Aí, quem demonstra esse interesse pela raça, quem demonstra essa decisão ponderada normalmente procura então o seu cachorro no criador que melhores condições lhe dá. E não me refiro ao preço. Porque esse, entre os criadores "sérios" não varia assim tanto de um para outro (não é significativo dar 600 ou 800 euros pelo cão se acharmos que a diferença se justifica). Refiro-me à disponibilidade do criador em responder Às questões legítimas e pertinentes de quem, apesar da sua "ignorância" no tema, demonstra que está de facto, interessado em saber mais. A disponibilidade do criador no acompanhamento futuro da cria que vende. Conheço criadores que só não têm contacto com os cachorros que venderam cujos os donos cortaram por iniciativa própria o contacto e sem razão. Conheço criadores que vendem os cachorros a 600/800/1000 euros e, depois, quando este já tem 10/11 meses, um ano, dispenda de 100 euros só num dia para fazer 600 kms só porque esse cachorro que vendeu vai fazer a sua primeira exposição e ele quer estar lá. Quer ver. Quer apoiar.
É lógico que nem todos agem assim, mas conheço criadores que o fazem!

Depois, há o outro tipo de compradores. A esses o que importa é satisfazer o seu desejo impulsivo de ter o cão e ponto final. E depois há os problemas que sabemos.

[quote]-> Que contactem com os verdadeiros criadores, e façam lista de espera para 2007 (com sorte 2006) ? [/quote]

E por acaso tem prazo para ter o cachorro? Tem de ser até Novembro de 2004?
Mesmo num país pequeno como o nosso (e o exemplo que deu não é o melhor - há vários criadores de rottweiller) e mesmo em raças mais dificeis de encontrar, as ninhadas são mais frequentes do que diz. Pode acontecer é ter que esperar alguns meses pelo cachorro.

Dou-lhe um exemplo. Quando decidi em conjunto com a minha esposa adquirir o Gaspar, procurei durante alguns meses criadores da raça em Portugal. Fui a alguns, falei com outros pelo telefone, fui a exposições. Quando escolhi o criador este, por acaso, tinha uma ninhada nascida precisamente no dia anterior (quer acredite ou não foi simples coincidência). 3 machos e 2 fêmeas. Eu pretendia um macho. Sabe quantas pessoas já existiam em lista de espera para uma fêmea só nesse criador? 12. Pedi para me "reservar a o opção sobre um macho". Só passado um mês fiz 600 kms propositadamente para ver os cachorros pela primeira vez (o criador não me deixou ver as crias porque só tinham um dia) e indicar a minha preferência pelo macho que mais me interessava. Fiquei com a duvida entre 2 deles e fui alertado pelo criador que ele também iria ficar com um deles e, nessa altura, a preferência dele iria para um outro macho, mas ele teria sempre primeira escolha: ou seja, ele se assim o decidi-se poderia optar pelo macho preferido a qualquer altura. 4 dias antes de o ir buscar o criador telefonou a dizer que tinha decidido que o macho que iria ficar para ele era precisamente a minha primeira escolha, e convidou-me a ir a casa dele novamente para falar e ver novamente os cães e decidir se pretendia ficar com o outro macho que também tinha ficado na minha preferência ou se, pelo contrário, eu preferia ficar com 1ª escolha numa proxima ninhada. Optei (e não me arrependo por um segundo que seja) pelo o outro macho porque vi nele qualidades como no outro macho (a preferência até tinha a ver com a cor). Mesmo quando lhe entreguei o cheque o criador tornou a perguntar se era mesmo essa a minha decisão. Se não queria aguardar por uma proxima ninhada para decidir melhor. Eu disse que não.
Sabe o que isso demonstra? Caracter e seriedade. Nunca houve vontade em vender por vender. Não tratou os cães como mercadoria entende? É por isso que muita gente ficaria disposta a esperar o tempo necessario por um cão do criador que deseja. Eu ficaria à espera um ano e meio se necessário para ter no futuro outro Bull desse mesmo criador se me interessarem.

Espero que consiga agora entender que a distinção que fazemos entre criadores não é se tem ou não muitos cães, muitos campeões, se são ricos ou não. É se criam com o objectivo principal de aproximar o mais possível a raça ao estalão e procuram melhorar a cada geração ou se vendem os cachorros como qualquer outra mercadoria.

Um abraço

Bullie & Gaspar
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda set 06, 2004 12:06 am

Desculpem mas vi que entretanto apareceram outras respostas,

[quote]Para vocês são "maus criadores" aqueles que repitam 2 vezes a mesma ninhada, [/quote]

Desculpe mas está errado. Nunca vi aqui ninguém criticar quem quer que seja por houve uma repetição do mesmo cruzamento. Não há qualquer problema em, por exemplo, fazer uma ninhada do cão X com a cadela Y em 2002, ver que os resultados são plenamente satisfatórios e, um ano depois, voltar a repetir o mesmo cruzamento. Os resultados é que podem não ser forçosamente os mesmos. Mas, repito, não vejo no que isso define um bom ou um mau criador nem nunca vi que alguem aqui o tivesse dito. Talvez se referissem se no primeiro cruzamento se tiver verificado que a ninhada era de fraca qualidade. Se os progenitores fossem de fraca qualidade (mas aí critica-se logo a primeira cruza)

[quote]Tem um excelente exemplo do presidente do clube do retriever, que tem as ninhadas que tem por ano, e vocês dizem que os bons... não devem ter mais que duas![/quote]

Sabe, por acaso quantas cadelas esse senhor tem? Se não sabe ou se não divulga os dados todos não deve dar exemplo.
O que se diz é que uma cadela não deverá ter mais que 2 ou 3 (há quem vá as 4) ninhadas ao longo da vida. Se o criador X tiver 6 cadelas não vejo qual o problema de ter 3 ninhadas por ano...
Não andará a interpretar mal o que lhe dizem aqui ou a deturpar as coisas?!

[quote]Por exemplo, se me der agora na cabeça ter um piriquito, não descanso enquanto não o tiver[/quote]

Então o que está a dizer é que pertence ao segundo tipo de comprador que referi. É por impulso.
Diga-me lá, quando compra uma t-shirt por impulso e depois ela passa de moda ou deixa de gostar tanto dela ela vai ficando no fundo da gaveta, e ao piriquito? O que faz?

Cumprimentos

Bullie & Gaspar
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 06, 2004 1:38 am

up
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda set 06, 2004 8:42 am

Eu só tenho que vos agradecer, porque a mim o que me diziam era mesmo:

"Quanto mais cedo tiveres o cão melhor! Se ele ainda não comer dás-lhe biberão. Mas assim ele habitua-se melhor a ti e às pessoas."

Eu a parte do biberão achei ridicula, mas o resto até pensei que fosse verdade... É o que faz comprar-se primeiro o cão de depois o livro de instruções....

Mas o meu obrigado a vocês, porque não volto a cair no mesmo erro, apesar do Real estar óptimo! E espalho a palavra o mais que posso. É a unica coisa que posso fazer para combater o tais "criadores".
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 06, 2004 10:35 am

Bullie Escreveu: Desculpem mas vi que entretanto apareceram outras respostas,
Para vocês são "maus criadores" aqueles que repitam 2 vezes a mesma ninhada,
Desculpe mas está errado. Nunca vi aqui ninguém criticar quem quer que seja por houve uma repetição do mesmo cruzamento.
Por acaso há Bullie. Eu acho que um criador que se preze não faz mais do que duas vezes a mesma ninhada (aceito que em casos excepcionais, ou porque a ninhada foi pequena, ou porque há gente expressamente interessada naquele cruzamento, se repita uma boa ninhada). E o motivo é fácil de ver. Um criador a sério nunca se contenta. Pode ter uma belíssima ninhada e dizer "Sim senhor, estes enchem-me as medidas mas ..." . É que todos os cães têm um "mas" e a ninhada seguinte é que vai ser a "tal". É óbvio que quem repete várias vezes a mesma ninhada é porque não tem este objectivo de fazer melhor, e se não tem o objectivo de fazer melhor é porque o objectivo é simplesmente de fazer cachorros para vender.

Quanto ao exemplo dos 100 Rottweilers. Se calhar o problema está mesmo aqui, já que na Alemanha, país de origem da raça, e com não sei quantos mais milhões de habitantes, se registam apenas uns 400 Rotts por ano. É que na Alemanha quem quer um cão destes quere-o por motivos precisos e válidos e não porque o vizinho do lado tem um igualzinho. Quem fala de Rotts fala de Labradores, de Cockers, de Yorkies. Este conversa do maktub a falar em oferta para satisfazer a procura só me faz lembrar o agricultor a planear a próxima campanha de batata. Cachorros para um lado, facturação para o outro. Não, isto não é criação de cães. Isto é pecuária.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

segunda set 06, 2004 1:47 pm

òla,

Pois é , e eu que sempre quis um cão, e andei 2 anitos e "pesquisar" sobre a raça que queira e "chatear" vários Criadores, Criadores a serio, e vai o meu namorado a faz a asneira de comprar um nunca fábrica e ainda por cima com 6 semanas, ainda hoje lhe chamo ÓTARIO.
Não tive outro remedio senão ficar com ele,e com um monte de problemas que vierem com ele.
O mais recente é um problema nos joelhos, pelo que a vet me disse a rotula do canito sai do sitio quando ele faz um movimento mais brusco, o que faz com ele se movimente de uma maneira estranha e seja muito sossegado para um suposto boxer.
Foram 2 asneiras logo de uma vez, comprar o cão numa fábrica e com 6 meses.
A todos os IGNORANTES, que criticam os verdadeiros criadores, dizendo que só querem é rios de dinheiro por um cão igual aos outros todos, abram os olhos, porque o meu foi mais barato, mas o que já gastei e vou gastar com ele no vet dava para comprar 2 BOXERS, num CRIADOR a serio.
Apesar dos problemas que estou a ter com o meu cão no momento, não vou deixar de ter cáes por causa disto, mas o proximo ha-se vir de um CRIADOR a serio, que já escolhi.

Desculpem o testamento, mas estou com uma neura que só me aptece ir ao pé da BESTA que fabrica estes cães e dizer-lhe umas coisitas.

Susana
Tomi
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 1:49 pm

òla,

Pois é , e eu que sempre quis um cão, e andei 2 anitos e "pesquisar" sobre a raça que queira e "chatear" vários Criadores, Criadores a serio, e vai o meu namorado a faz a asneira de comprar um nunca fábrica e ainda por cima com 6 semanas, ainda hoje lhe chamo ÓTARIO.
Não tive outro remedio senão ficar com ele,e com um monte de problemas que vierem com ele.
O mais recente é um problema nos joelhos, pelo que a vet me disse a rotula do canito sai do sitio quando ele faz um movimento mais brusco, o que faz com ele se movimente de uma maneira estranha e seja muito sossegado para um suposto boxer.
Foram 2 asneiras logo de uma vez, comprar o cão numa fábrica e com 6 meses.
A todos os IGNORANTES, que criticam os verdadeiros criadores, dizendo que só querem é rios de dinheiro por um cão igual aos outros todos, abram os olhos, porque o meu foi mais barato, mas o que já gastei e vou gastar com ele no vet dava para comprar 2 BOXERS, num CRIADOR a serio.
Apesar dos problemas que estou a ter com o meu cão no momento, não vou deixar de ter cáes por causa disto, mas o proximo ha-se vir de um CRIADOR a serio, que já escolhi.

Desculpem o testamento, mas estou com uma neura que só me aptece ir ao pé da BESTA que fabrica estes cães e dizer-lhe umas coisitas.

Susana
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda set 06, 2004 2:12 pm

Pois é... quem quer espera.

Eu tinha uma cadela encomendada. Tinha (infelizmente) a 4ª opção na ninhada e felizmente os outros até nem queriam a mesma cor que eu. Digo infelizmente por uma simples razão: a cadela desenvolveu uma piometra e acabaram-se as ninhadas. Mas não me importava de esperar o tempo que fosse por uma cachorra daquele cruzamento. Porqué? para alem de conhecer os pais, tive oportunidade de ver os cachorros da ninhada anterior já perto do ano de idade. Tinham o que procurava num cão. E a ninhada só ia ser repetida exactamente pela qualidade demonstrada e pelos muitos pedidos efectuados.

Lamento não ter tido a cachorra, e alegro-me da "mãe" estar bem. E eu voltei a estudar para ver que cruzamento me interessa.

Isto para dizer, que quem quer qualidade espera o tempo que for preciso.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda set 06, 2004 2:15 pm

SeaLords Escreveu:
. Este conversa do maktub a falar em oferta para satisfazer a procura só me faz lembrar o agricultor a planear a próxima campanha de batata. Cachorros para um lado, facturação para o outro. Não, isto não é criação de cães. Isto é pecuária.
ó sra. dona Isabel mas vocemecês tem algo contra os agricultores ?

já ñ estou a gostar da conversa :D

em relação á pecuária a Isabel sabe tão bem como eu que é muito mais avançada a seleção que na canicultura alem de que envolve somas muito mais elevadas de dinheiro ;)

Nelson

p.s. ainda ñ percebeu que o sr. maktub é um pseudo byb ?
Tomi
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 2:28 pm

Pois mas eu não me importava de esperar, quem esperou 2 anos tambem esperava mais algum tempo, o tótó do meu namorado é que achava que cão era cão e eram todos iguais. Espero que lhe sirva de lição tb a ele.
:evil:
delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

segunda set 06, 2004 2:28 pm

Nelson, e ainda não percebeu que o maktub é uma pseudo byb bem conhecida aqui da arca?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 06, 2004 2:39 pm

Eu também fiz o meu trabalho de casa. Da primeira vez, confesso que não esperei muito porque até havia uma ninhada disponível que me satisfez, mas na segunda vez, para ter um filhote do mesmo macho ( que era quem eu achava maravilhoso) tive de esperar cerca de 2 meses ( os cachorros haviam nascido apenas há uns dias). Se fosse preciso esperar mais, eu também esperava. O que importa é ter o cão que queremos!
Responder

Voltar para “Cães”