Lara_ Escreveu:
nynf já reparei, depois do post do PauloC que usei mal a palavra (escolha). O que eu queria dizer, e que acho que todos entenderam independentemente da forma como o fiz, era que se o cão pudesse escolher de certeza que não queria que lhe cortassem as orelhas tal como não queria que lhe fizessem nada que o fizesse sofrer. Tal como nós. A vantagem é que nós temos essa capacidade de escolha.
Acho isso muito relativo, tal como é infrutifuro estarem a pensar o que o cão gostava ou deixava de gostar...
Acham que o cão não sofre quando se perde do dono? Então porque é que ele foge? Há casos de cães fujões, que mesmo depois de más experiÊncias voltam a fugir uma e outra vez...
Acha que os cães não sentem dor quando se envolvem numa luta? Mas eles escolhem ir á luta...
Acredita realmente que os cães sentem a dor como nós humanos? Que sentem as emoções como nós? Que recoradam e associam as experiências como nós?
... ... ... Handbook of Applied Dog Behavior and Training, Volume Two: Etiology and Assessment by Steven R. Lindsay . Está disponivel no Amazon e ajuda algumas pessoas a perceberem porque é que um cão NÂO deve ser tratado como uma pessoa, nem nele devem reflectir expectativas/comportamentos humanizados... Há mais livros, mas neste momento não estou em casa.