Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 07, 2004 9:50 pm

artigos e decretos? livra, isto daqui a pouco está mais pesadque os tópicos da outra com as fotos da naná :p
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 08, 2004 1:38 am

SeaLords Escreveu: Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
Por acaso também acho. No entanto também acho super hipocrita estar contra as esterilizações e ser a favor dos cortes seja lá do que for, apenas por motivos estéticos, ou apenas e só, porque era assim que se fazia antigamente.

Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta set 08, 2004 8:36 am

Pedra Escreveu:
SeaLords Escreveu: Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
Por acaso também acho. No entanto também acho super hipocrita estar contra as esterilizações e ser a favor dos cortes seja lá do que for, apenas por motivos estéticos, ou apenas e só, porque era assim que se fazia antigamente.

Isabel
Isabel,

Leia com cuidado o Post do FBC.

Todos têm direito à sua opinião, afinal isto é uma democracia... agora, e tal como venho a reparar ao longo dos anos, os adeptos do castra a torto e a direito (normalmente os ditos "amigos dos animais") são normalmente contra os cortes de orelhas e de cauda... o que é mais cruel? um acto cirúrgico que altera a aparência do animal ou um acto cirúrgico que altera o próprio animal? o argumento que o cão na natureza não tem as orelhas ou a cauda cortadas não é válido porque o cão não existe na natureza, é um animal criado artifivialmente pelo homem para o seu serviço.

Note que sou contra operações comodistas como operações às cordas vocais ou abalação de unhas (excepto quando presunhos super desenvolvidos interferem de facto com a mobilidade do animal), estas caem no mesmo saco da castração sem fundamento médico ou funcional.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 10:08 pm

Gonçalo eu não sou contra nada desde que seja feito em condições quer de segurança, higiene e o menos penoso para o animal possivel.
Li com muita atenção o post do Francisco e foi até baseado nele que me lembrei das esterilizações, que se bem me lembro são em muitos casos condenadas pelos defensores dos cortes de orelhas e cauda apenas porque sim. A ver:

As orelhas direitas/cortadas têm vantagens na:

- ouvido. É obvio que as orelhas direitas/cortadas favorecem a audição e principalmente a localização dos sons.
Os cães têm um ouvido muito desenvolvido e conseguem mover as duas orelhas separadamente de modo a melhor identificar a origem do som. Os cães de orelhas caídas tentam, em vão, mover as orelhas quando ouvem algum som, de forma a localiza-lo. Tenho verificado, por experiência própria, que os cães de orelhas caídas, embora ouçam razoavelmente, têm bastante dificuldade em localizar os sons.

- infecções. É sabido que as orelhas caídas estão mais sujeitas a infecções e exigem mais cuidados de higiene.

- Danos. As orelhas, quando grandes e caídas tornam-se um apêndice muito vulnerável às feridas.
------------------------------------------------------------------------------------

Não vou discutir o facto de cães com orelhas caídas ouçam pior ou não, mas posso garantir-lhe que os meus (de orelhas caídas), são sempre os primeiros a dar sinal de que algo se passa de diferente, mesmo antes do podenguito de uma amiga minha que muitas vezes fica cá. Mas isso não interessa, para o que eu queria focar, que eram os outros 2 pontos seguintes.
E dando como argumentos as possiveis infecções e os danos, acho que valida a minha posição de por exemplo esterilizar uma cadela de forma a evitar possiveis problemas no futuro. Mas isto, muitos de vós não aceitam como válido.
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 11:07 pm

Pedra Escreveu: E dando como argumentos as possiveis infecções e os danos, acho que valida a minha posição de por exemplo esterilizar uma cadela de forma a evitar possiveis problemas no futuro. Mas isto, muitos de vós não aceitam como válido.
Isabel
Pois não, é quase como tirar o motor a um carro porque num futuro mais ou menos longínquo pode vir a gripar... não consigo concordar com isso, nem encontrar qualquer lógica nesse raciocínio. É como operar as ancas de todos os cães como forma de prevenir a displasia...

Entenda que se a veterinária que assiste aos meus cãe me disser que um deles, não importa qual ou quantos prémios ou títulos tem, necessita de ser castrado/a, eu nem sequer peço uma segunda opinião, tal a confiança que tenho nela... agora se ela me sugerir a castração porque pode prevenir uma coisa que nem se sabe que o bicho vai ter, bem a mando dar uma volta abaixo da ponte.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 11:24 pm

O Gonçalo está a exagerar. Não vejo o que o utero de uma cadela possa ser comparado a um motor de carro.
No entanto compreendo que fale assim pois nunca deve ter perdido nenhum animal com esse problema, pois se fosse o caso, provavelmente pensaria doutra forma. Eu já perdi 2 cadelas (uma com 18 meses e 2 meses após o 2º cio), de uma forma que eu própria achava não ser possivel. Em 2 dias. Nenhuma das minhas cadelas alguma vez tomou medicamentos para abortar ou para ter o cio mais tarde ou mais cedo. 2 outras consegui salvar, ou melhor, salvaram-se, pois a qualidade do tratamento foi igual.A ultima foi uma com 10 anos, e num domingo andava como de costume a ferrar nas outras, na 2ª mais calmita, na 3ª não se punha de pé. Foi operada nesse mesmo dia, correu bem, mas 24 horas depois, começou a bater a bota. Felizmente não bateu, uma semana internada, muita picadela, muito antibiotico, mas felizmente está cá. Mas poderia não estar.
Danos nos ouvidos, e infecções, são o quê comparados com algo cuja morte do animal pode estar em risco, por exemplo?
Pela minha experiencia, e posso andar com azar, cadelas não reprodutoras, esterilizadas. Não noto alteração no animal. As más, continuam más, as boas continuam boas.
Isabel
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 11:27 pm

:o Apenas um pensamento...

Já repararam que muitas das pessoas que se manifestam contra as esterilizações e cortes de orelhas/caudas (não necessariamente neste forum) são a favor da liberalização total do aborto?

Engraçado...

Cumprimentos

Bullie & Gaspar
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 11:33 pm

Bullie Escreveu: o Apenas um pensamento...

Já repararam que muitas das pessoas que se manifestam contra as esterilizações e cortes de orelhas/caudas (não necessariamente neste forum) são a favor da liberalização total do aborto?

Engraçado...

Cumprimentos

Bullie & Gaspar
Curiosamente sou contra essa liberalização, tendo votado não no referendo, e acho muito bem que as "women on waves" não tenham sido autorizadas a atracar.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 11:33 pm

Não sabia disso Bullie,

Gonçalo, esqueci-me de dizer, das 4 cadelas, não são aparentadas, não são da mesma linha sequer, e uma dela nem sequer da mesma raça, pelo que a predisposição genética aqui não se coloca.

Isabel
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 11:41 pm

[quote]Curiosamente sou contra essa liberalização, tendo votado não no referendo, e acho muito bem que as "women on waves" não tenham sido autorizadas a atracar.[/quote]

Eu disse...

[quote]não necessariamente neste forum[/quote]

E no resto, concordo consigo

P.S.: Adianto outra; pensem, num quadro alargado, na orientação política da maioria dos activistas pelos direitos animais e, por ideologia, incondicionalmente contra esterilizações e cortes de cauda/orelha. Agora pensem na orientação política (no mesmo quadro alargado) da maioria dos activista pró liberalização total do aborto.

Isto há com cada coisa...

Cumprimentos

Bullie & Gaspar
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 08, 2004 11:52 pm

activistas pelos direitos dos animais, contra a esterelização? onde? na concjchina? neste país atrasado, onde se emprenha mal se sai do berço, sabe-se lá o que é o controle da natalidade humana, quanto mais a animal. à excepção dos iluminados, claro. que se contam pelos dedos e que são a elite. a ralé, humana e animal, fica-se com as ninhadas que deus manda.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 11:53 pm

Pedra Escreveu: O Gonçalo está a exagerar. Não vejo o que o utero de uma cadela possa ser comparado a um motor de carro.
No entanto compreendo que fale assim pois nunca deve ter perdido nenhum animal com esse problema, pois se fosse o caso, provavelmente pensaria doutra forma. Eu já perdi 2 cadelas (uma com 18 meses e 2 meses após o 2º cio), de uma forma que eu própria achava não ser possivel. Em 2 dias. Nenhuma das minhas cadelas alguma vez tomou medicamentos para abortar ou para ter o cio mais tarde ou mais cedo. 2 outras consegui salvar, ou melhor, salvaram-se, pois a qualidade do tratamento foi igual.A ultima foi uma com 10 anos, e num domingo andava como de costume a ferrar nas outras, na 2ª mais calmita, na 3ª não se punha de pé. Foi operada nesse mesmo dia, correu bem, mas 24 horas depois, começou a bater a bota. Felizmente não bateu, uma semana internada, muita picadela, muito antibiotico, mas felizmente está cá. Mas poderia não estar.
Danos nos ouvidos, e infecções, são o quê comparados com algo cuja morte do animal pode estar em risco, por exemplo?
Pela minha experiencia, e posso andar com azar, cadelas não reprodutoras, esterilizadas. Não noto alteração no animal. As más, continuam más, as boas continuam boas.
Isabel
Pode ser azar... sobretudo nas cadelas novas... agora numa cadela com 10 anos... qual o tempo de vida média da raça? Operei, ou melhor, mandei operar um doberman a um cancro aos 11,5 anos e ele ainda viveu até aos 14. Quanto às alterãções de comportamento, eu sempre referi ser na castração precoce que havia maior alteração do temperamento.

Mantenho que a promoção da castração como prevenção é tão exagerado como operar todos os cães às ancas para acabar com a displazia...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta set 08, 2004 11:54 pm

O aborto é um acto consciente da mulher.
Não sou a favor do aborto como forma de contracepção, mas existem situações estremas em que o aborto é a única solução.

Sou favor da liberalização do aborto, porque deve caber à mulher fazer a escolha, e porque às vezes não existe outra escolha.

Dito isto... :roll: :roll:

- Será a amputação de caudas uma acto consciênte dos cães?
- E já agora :roll: ... qual é a situação extrema que a motiva?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 12:02 am

Guida__F Escreveu: - Será a amputação de caudas uma acto consciênte dos cães?
- E já agora :roll: ... qual é a situação extrema que a motiva?
É tão consciente como a esterelização ou como a trela que põe no snoppy tds os dias.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 09, 2004 12:11 am

[quote]O aborto é um acto consciente da mulher.
Não sou a favor do aborto como forma de contracepção, mas existem situações estremas em que o aborto é a única solução.

Sou favor da liberalização do aborto, porque deve caber à mulher fazer a escolha, e porque às vezes não existe outra escolha.

Dito isto...

- Será a amputação de caudas uma acto consciênte dos cães?
- E já agora ... qual é a situação extrema que a motiva?[/quote]

A não ser que as suas situações extremas sejam diferentes das minhas, elas já são hoje contempladas na lei.

Contudo, o tema não é este. E eu não estabeleci um parelelismo entre o acto "aborto" e o acto "esterilização/amputação". Apenas estabeleci o parelelismo entre as opiniões das mesmas pessoas para as duas situações.

Cumprimentos

Bullie & Gaspar
Responder

Voltar para “Cães”