Curiosidade...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 3:00 pm

repetido :oops:
Última edição por PauloC em quarta set 08, 2004 3:01 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 3:01 pm

Ola AnaCs,
Talvez a dificuldade em entender o nosso de vista tenha a ver com a forma como se colocam as perguntas ;).
De facto, a Ana pergunta:
Qual é o pecado de alguém querer ficar com um filho do seu cão/cadela?
Eu pergunto:
Qual é a vantagem de alguém ficar com um filho do seu cão/cadela? Ou melhor.....quer criar o seu cão/cadela, porquê?
Algumas respostas:
O nosso Cão/Cadela é tão lindo que todos os nossos amigos querem um cachorro como o nosso!

Então diga-lhes o nome do criador onde adquiriu o seu cachorro. A melhor maneira de ter um cachorro como o seu é obtê-lo do mesmo criador e de preferência dos mesmos pais.
Nem todos os cães 'de raça pura' têm qualidade para reprodução. Para nós, os nossos cães são sempre bonitos e não chega a concordância de alguns desconhecidos com quem nos cruzamos na rua para validar essa nossa opinião. Só o julgamento de alguém com a devida formação e conhecimento, permitirá saber se o seu cão merece ser reproduzido. Isto só se obtém participando em exposições, e eventualmente em provas de trabalho.
Para além disso, há ainda que avaliar se o seu cão tem condições de saúde. As doenças genéticas, e não só, são a causa de muitos problemas que ensombram certas raças ( quem não ouviu já falar em displasia, em problemas oculares, em problemas comportamentais, etc.).
Há quem diga que dispensa estas coisas, que não quer saber de exames de saúde, de exposições, etc., porque isso é só para quem quer e pode. Acho bem, cada um tem direito à sua opinião e ninguém é obrigado a nada! Mas se não estão dispostos a fazer o necessário e imprescidível, porque é que querem fazer reprodução? Por acaso para conduzir um carro basta querer? Não temos de nos sujeitar a exames e provas várias, exames médicos e a todo um processo de aprendizagem e treino?

Nesta prespectiva, tal como já referi, não faz sentido reproduzir cães SRD! Os rafeiros são uma panoplia de genes tal que não há o minimo de garantia que os filhotes dos nossos cães/cadelas sejam como eles ( nem morfologicamente nem a nível de caracter)! Se assim é, este argumento não terá qualquer validade em relação a cães SRD.
Para ter cães como os filhos dos nossos SRD vai-se aos abrigos de animais e aos canis municipais, que estão cheios de 'cães como os nossos'!
O velho mito de que "Todos os cães devem criar pelo menos uma vez' é apenas isso mesmo - UM MITO.

Quem realmente está preocupado com o 'bem estar' do cão e o eventual 'sofrimento' que a 'ausência de sexo' lhe pode provocar, então deverá saber que fisicamente e mentalmente o cão/cadela ficará melhor se for castrado/esterelizado. Terá mais saúde e viverá mais, não apenas pelo aspecto fisico, mas também porque um cão nestas circunstâncias terá menos tendência para fugir ou divagar pelas ruas sujeito a ser atropelado ou a outro tipo de acidentes.
Reproduzir não diminui a incidência de nenhuma doença.

Há ainda pessoas que buscam outras razões - Querem assistir e participar no milagre do nascimento

Se calhar quem pensa assim faria melhor em vistar um canil municipal para ver a miséria a que muitas vezes este 'milagre' conduz. Vejam onde os cães que estão 'a mais' neste mundo vão parar. Milhões de cães e gatos indesejados são mortos todos os anos, apenas porque as pessoas não fizeram 'o milagre' de controlar a reprodução dos seus cães.... isso sim é o verdadeiro milagre. Não se esqueçam também que por vezes há complicações durante os partos - natos mortos, cachorros deficientes, morte da cadela - e muitos problemas e complicações pós-parto, que não são 'milagres' muito 'bonitos' de se assistir.

Para aqueles que dizem que querem ter uma ninhada de cachorrinhos só 'para animais de companhia', "não é para essas vaidades de exposições', e por isso não se importam se o cão e/ou cadela tem pedegree, títulos ou certificados médicos...

Os cães 'só para companhia' têm de ser saudáveis do ponto de vista fisico e de comportamento. Ninguém quer um animal de companhia com uma qualquer desordem hereditária que possa causar-lhe doenças ou dor por toda a vida ( por exemplo Displasia). Um animal de companhia tem de ter um comportamento estável. Ninguém merece um cão agressivo e problemático. Estas coisas só se podem controlar minimamente se o criador for alguém que se importa com estes aspectos, que alguns julgam ser só vaidades mas que na realidade são o único meio de controlar a qualidade ( dentro do possível). Os cães com qualidade para reprodução com uma 'mente sã e um corpo são' não são resultado do acaso ou da sorte, não são um 'negócio' fácil. A criação poderá ser compensadora se escolher fazê-la de forma responsável. Se quer criar o seu cão discuta o assunto com um bom veterinário, com um criador responsável ou com alguém verdadeiramente informado. Só deverá criar para o melhoramento e manutenção da qualidade da raça de sua escolha. Não basta ter "Pedegree" para ser um cão apto para reprodução!

Para quem quer apenas 'fazer algum dinheiro para lucrar ou recuperar o investimento nos cães"

Tenho apenas a dizer que os criadores responsáveis não lucram com a venda de cachorros. Se alguém está a ganhar dinheiro com a venda de cachorros é porque está a fazer qualquer coisa mal! Porquê? Porque produzir uma ninhada saudável oriunda de pais de qualidade reprodutora exige muito planeamento, tempo e despesa. Quem se quer tornar um dono responsável deve estar disposto a aceitar a responsabilidade pelo bem-estar de todo e qualquer cachorro vendido, PELO RESTO DA VIDA DELE. Isto quer dizer que sempre que o comprador não se der com o cachorro ou não puder mantê-lo, você deverá estar disposto a aceitá-lo de volta para revenda ou para o colocar num bom lar (Isto para se assegurar que os animais que você produzir nunca acabarão num canil municipal ou abandonados). Tem de ter conciência que o acompanhamento veterinário é imprescindível e é caro. Tem de ter consciência que a avaliação e reconhecimento da qualidade dos seus cães exigem deslocações frequentes para exposições e monográficas, etc.

( Adaptado a partir da página - Http://www.rottpt.net - Artigos de Opinião - "Quer criar o seu cão/cadela, porquê?)

Abraços
Paulo C.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta set 08, 2004 3:08 pm

Mais uma vez digo o mesmo, é um acto de egoísmo, se existem tantos cães nos canis, com ou sem raça, para que deitar mais ao mundo??

Mesmo que tenha um filho dela nunca vai ser igual...adopte um cachorro e vai ver que se vai sentir melhor do que a sua cadela ter cachorros e depois a anacs saber de notícias que cachorros y ou z vão ser abatidos...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta set 08, 2004 3:11 pm

Antes de mais, eu não sou criadora, embora tenha neste momento uma cadela que estou a ponderar reproduzir. Dos vários pedidos de cruzar o meu gordo, ainda apenas aceitei e efectuei um, que considerei ser positivo, e estou a ponderar 2 outros, que a acontecer serão à partida os últimos. A posição da criadora que mo pediu em relação à raça foi um elemento importante.

Penso que o que o PauloC quer dizer, retirando sendo de raça ou não, é que a reprodução não se pode limitar a "quero um filhote do meu cão" ou "quero mostrar aos meus filhos o milagre da reprodução". A cruzar tem de ser com um objectivo, seja ele "estético" seja "funcional". Passo a explicar.

Estético, vejo mais em relação a manter a raça, o estalão definido. Para mim este engloba SEMPRE também o aspecto funcional do animal, ou seja, manter as caracteristicas de caracter e capacidade de trabalho (caça, pastoreio, etc...).

Funcional aplico em relação a reproduzir cães pelo aspecto funcional destes. Não importa de são SRD ou não. Vejo isso mais na caça e no pastoreio.

Conheci um caçador à muitos anos, louco peos seus cães, que nos diversos que tinha apenas 2 ou 3 não haviam nascido ali mesmo. Todos SRD. Ele procurava as caracteristicas que faltavam a cada cadela, ou que queria daquele macho e então fazia o cruzamento. Fazia o seu trabalho de casa vendo as capacidades do bicho para caçar, tal como um Criador vê as caracteristicas morfológias e tenta completá-las.

Para mim... é tão bom criador como outro que se dedique à criação de cães de raça. Era ponderado, esperava o tempo que fosse preciso, e se achasse que não valia a pena não ia em frente. E ai de quem fizesse mal aos seus meninos!!! Pegava neles e trazia-os de volta para casa!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
VERAPATRICIA
Membro
Registado: terça ago 10, 2004 4:29 pm

quarta set 08, 2004 3:11 pm

Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam :p porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? 8) AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol: :lol: ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 08, 2004 3:12 pm

leoa_nova_ Escreveu: Mais uma vez digo o mesmo, é um acto de egoísmo, se existem tantos cães nos canis, com ou sem raça, para que deitar mais ao mundo??

Mesmo que tenha um filho dela nunca vai ser igual...adopte um cachorro e vai ver que se vai sentir melhor do que a sua cadela ter cachorros e depois a anacs saber de notícias que cachorros y ou z vão ser abatidos...
E não é que tem feito bem à Leoa_nova andar por aqui...

É isso aí AnaCs. Para quê por mais animais neste mundo só porque quer ficar com o filho do boby? É que o boby não vai ser pai só de um que poderá eventualmente nascer, o pior é se nascem 10, o que vai fazer aos outros?
Afogá-los à nascença? Entregar a instituições? Tem 9 amigos que os queiram?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 3:39 pm

Conheci um caçador à muitos anos, louco peos seus cães, que nos diversos que tinha apenas 2 ou 3 não haviam nascido ali mesmo. Todos SRD. Ele procurava as caracteristicas que faltavam a cada cadela, ou que queria daquele macho e então fazia o cruzamento. Fazia o seu trabalho de casa vendo as capacidades do bicho para caçar, tal como um Criador vê as caracteristicas morfológias e tenta completá-las.
Olá,
Fiquei curioso! Se ele já fazia este 'apuramento' há muito tempo, acredito que ao fim de uns anos conseguisse fixar determinadas características.....mas o que fazia ele entretanto aos cachorros que iam nascendo? Ficava com todos? E então os que viessem a revelar que não tinham as características pretendidas?
Já o disse que um SRD é uma panoplia de genes. Um cão filho de um SRD pode sair MUITO diferente do pai ou da mãe em todos os aspectos! Se fosse desenvolvido um trabalho de apuramento ( com se de uma raça se tratásse), seleccionando durante vários anos apenas para reprodução cães que tivessem as características desejadas acredito que se viessem a obter cachorros como os que queremos, mas até lá.? O que se fez aos cachorros 'não seleccionados' ao longo do caminho?

Este é um problema que já existiu no apuramento de muitas das raças que temos hoje ( as que tiveram mão mais marcada do homem), mas os tempos eram outros e determinados problemas conjunturais e até morais não se colocavam. Os cães que sobravam eram eutanasiados ou dados e não existiam os numeros de cães abandonados de hoje ( os que existiam morriam que nem moscas).
Hoje em dia, na conjuntura actual e com os valores morais que temos hoje em dia, esta é uma das razões fundamentais porque me parece um erro "inventar" novas raças.
Última edição por PauloC em quarta set 08, 2004 3:54 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 3:39 pm

Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol:
Está a brincar, certo?
Os bichinhos não 'gostam', eles limitam-se a obedecer ao instinto. Por algum razão nós humanos estamos sempre dispostos a isso e os caezinhos apenas o fazem durante um período de tempo (cio) em que a cópula resultará em gravidez na certa. Eles fazem sexo obedecendo ao instinto de se reproduzirem e não por 'prazer'!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta set 08, 2004 3:45 pm

kitten Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: Mais uma vez digo o mesmo, é um acto de egoísmo, se existem tantos cães nos canis, com ou sem raça, para que deitar mais ao mundo??

E não é que tem feito bem à Leoa_nova andar por aqui...

É isso aí AnaCs. Para quê por mais animais neste mundo só porque quer ficar com o filho do boby? É que o boby não vai ser pai só de um que poderá eventualmente nascer, o pior é se nascem 10, o que vai fazer aos outros?
Afogá-los à nascença? Entregar a instituições? Tem 9 amigos que os queiram?
O que me fez bem foram umas visitas ao canil de Mafra, que tem péssimas condições :evil: E saber que todos aqueles cães foram lá postos por donos :evil: , por isso existe quem queira que o seu cãozinho tenha filhotes, mas depois quando crescem e ñ conseguem dá-los metade (ou mais) vão para o canil :evil:
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta set 08, 2004 4:09 pm

PauloC Escreveu: Fiquei curioso! Se ele já fazia este 'apuramento' há muito tempo, acredito que ao fim de uns anos conseguisse fixar determinadas características.....mas o que fazia ele entretanto aos cachorros que iam nascendo? Ficava com todos? E então os que viessem a revelar que não tinham as características pretendidas?
Já o disse que um SRD é uma panoplia de genes. Um cão filho de um SRD pode sair MUITO diferente do pai ou da mãe em todos os aspectos! Se fosse desenvolvido um trabalho de apuramento ( com se de uma raça se tratásse), seleccionando durante vários anos apenas para reprodução cães que tivessem as características desejadas acredito que se viessem a obter cachorros como os que queremos, mas até lá.? O que se fez aos cachorros 'não seleccionados' ao longo do caminho?
Eheheh... também achei que ia ficar....

Fixou caracteristicas... mas apenas algumas. Não fazia cruzamentos todos os anos, e era sempre um método de repor o stock com cães novos, ficando os velhotes em casa ou participando apenas em caçadas de "diversão", para não ficarem sempre nos canis. Geralmente eram cães de pequeno porte, maximo do tamanho de um cocker, bicho que ele tinha pena de não ver mais a caçar. Os canitos eram oferecidos a conhecidos, geralmente companheiros de caça, ou às comadres, para fazerem companhia lá por casa.

Ele tentava seleccionar sempre 1 ou 2 da ninhada, que ficava com ele e era posto a trabalhar. Por sorte, nunca teve ninhadas grandes, ou não sobreviviam todos. Se não os matava, também não fazia nada para que sobrevivessem. Tinham de ser rijos, e se a mãe os recusava lá teria as suas razões. Vacinas... era mesmo só a da raiva, e não me lembro de ter ouvido falar de outras. Se estavam feridos eram vistos e tratados pelo vet. Enfim... fazia uma selecção natural... tal como devia ser noutros tempos.
Verdade seja dita que não perguntei muitas coisas, pois na altura era considerado que era demasiado jovem (tinha 14, 15 anos) e era um conhecido do meu padrasto. Mas bem me lembro de ouvir contar isto. Tudo porque ele queria usar o meu cocker (paz à sua alma). Gostou de ver um cão da cidade levantar coelhos e perdizes sem nunca ter sido ensinado.

Pelo que me lembro, e do que sei agora, pens que era isso mesmo que fazia: um seleccionamento como se fosse uma raça, mas o que interessava era mesmo o trabalho.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
VERAPATRICIA
Membro

quarta set 08, 2004 4:43 pm

[quote=PauloC]
[quote] Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol: [/quote]
Está a brincar, certo?
Os bichinhos não 'gostam', eles limitam-se a obedecer ao instinto. Por algum razão nós humanos estamos sempre dispostos a isso e os caezinhos apenas o fazem durante um período de tempo (cio) em que a cópula resultará em gravidez na certa. Eles fazem sexo obedecendo ao instinto de se reproduzirem e não por 'prazer'!
[/quote]Nós tb nós obedecemos ao nosso instinto,ou voce é daquelas pessoas que o faz mesmo sem lhe apetecer?Já vi que aqui defende-se a reproduçao de RAÇAS,TODOS NÓS SOMOS ANIMAIS,UNS RACIONAIS OUTROS IRRACIONAIS,os SRD nao sao nada mais nada menos que caes sem raça definida,pena daqui a 1 tempo o meu rasteirinho nao encontrar 1 cadela sua na rua,que eu bem lhe dizia! ;) Neste forum só falta mesmo O DIÁCONO REMÉDIOS:-Ó MEUZ AMIGUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta set 08, 2004 5:27 pm

VERAPATRICIA Escreveu:
PauloC Escreveu:
Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol
Está a brincar, certo?
Nós tb nós obedecemos ao nosso instinto,ou voce é daquelas pessoas que o faz mesmo sem lhe apetecer?Já vi que aqui defende-se a reproduçao de RAÇAS,TODOS NÓS SOMOS ANIMAIS,UNS RACIONAIS OUTROS IRRACIONAIS,os SRD nao sao nada mais nada menos que caes sem raça definida,pena daqui a 1 tempo o meu rasteirinho nao encontrar 1 cadela sua na rua,que eu bem lhe dizia! ;) Neste forum só falta mesmo O DIÁCONO REMÉDIOS-Ó MEUZ AMIGUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se nós obedecesse-mos ao instinto, tal como os cães, só teríamos relações durante o periodo de ovulação das mulheres.
Mas não é o que se passa, pois não ?
Pois, mas com os cães é assim.
Não consegue ver a diferença ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
VERAPATRICIA
Membro

quarta set 08, 2004 5:59 pm

[quote=casadotrevo]
[quote=VERAPATRICIA]
[quote=PauloC]
[quote] Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol [/quote]
Está a brincar, certo?
[/quote]Nós tb nós obedecemos ao nosso instinto,ou voce é daquelas pessoas que o faz mesmo sem lhe apetecer?Já vi que aqui defende-se a reproduçao de RAÇAS,TODOS NÓS SOMOS ANIMAIS,UNS RACIONAIS OUTROS IRRACIONAIS,os SRD nao sao nada mais nada menos que caes sem raça definida,pena daqui a 1 tempo o meu rasteirinho nao encontrar 1 cadela sua na rua,que eu bem lhe dizia! ;) Neste forum só falta mesmo O DIÁCONO REMÉDIOS-Ó MEUZ AMIGUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[/quote]
Se nós obedecesse-mos ao instinto, tal como os cães, só teríamos relações durante o periodo de ovulação das mulheres.
[/quote]O QUE SERIA MTO MAU PARA SI NAO ERA SR. DIAMANTINO?Entao o meu york devia de ser algo fora do normal,pois qdo via uma cadela q lhe enchesse as medidas,lá ia ele feliz da vida,mas já agora responda-me o sr. é daquelas pessoas q nao tem instintos,o seu corpo nao tem necessidades,de vez em qdo nao lhe apetece algo?o nosso INSTINTO É diferente dos caes!AS Mulheres todos meses tem ovulaçao,as cadelas + ou -de 6 em 6 meses,o sr. q está deturpar completamente a conversa,e o cio é a altura em que a cadela pode engravidar para nascerem aquelas ninhadas lindas para voçe vender nao é verdade?O está aqui em causa é o facto de algumas pessoas acharem ridiculo o facto de 1 srd engravidar!!!!!!!!!!!!!!!Se houver condiçoes para q tal aconteça porque nao? [/b]
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 6:04 pm

VERAPATRICIA Escreveu:
casadotrevo Escreveu:
VERAPATRICIA Escreveu:
PauloC Escreveu:
Então?Não sejam tão mauzinhos...Até os bichinhos gostam porque não deixar uma SRD pelo menos vez,saborear os prazeres da vida? AFINAL TEMOS A BRIGADA ANTI SEXO AQUI NO FORUM?Deixem o meu SRD ter idade para essas coisas q vão ver como elas cantam!lol
Está a brincar, certo?
Nós tb nós obedecemos ao nosso instinto,ou voce é daquelas pessoas que o faz mesmo sem lhe apetecer?Já vi que aqui defende-se a reproduçao de RAÇAS,TODOS NÓS SOMOS ANIMAIS,UNS RACIONAIS OUTROS IRRACIONAIS,os SRD nao sao nada mais nada menos que caes sem raça definida,pena daqui a 1 tempo o meu rasteirinho nao encontrar 1 cadela sua na rua,que eu bem lhe dizia! ;) Neste forum só falta mesmo O DIÁCONO REMÉDIOS-Ó MEUZ AMIGUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O QUE SERIA MTO MAU PARA SI NAO ERA SR. DIAMANTINO?Entao o meu york devia de ser algo fora do normal,pois qdo via uma cadela q lhe enchesse as medidas,lá ia ele feliz da vida,mas já agora responda-me o sr. é daquelas pessoas q nao tem instintos,o seu corpo nao tem necessidades,de vez em qdo nao lhe apetece algo?o nosso INSTINTO É diferente dos caes!AS Mulheres todos meses tem ovulaçao,as cadelas + ou -de 6 em 6 meses,o sr. q está deturpar completamente a conversa,e o cio é a altura em que a cadela pode engravidar para nascerem aquelas ninhadas lindas para voçe vender nao é verdade?O está aqui em causa é o facto de algumas pessoas acharem ridiculo o facto de 1 srd engravidar!!!!!!!!!!!!!!!Se houver condiçoes para q tal aconteça porque nao? [/b]
Desisto, porque sinceramente às vezes fico farto de tanta ignorância.
Oh Paulo, uma vez que tem mais paciência, tente lá uma vez mais.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 08, 2004 6:22 pm

VERAPATRICIA Escreveu: Tá a chamar o PAULO porque?precisa de advogado de defesa?Ando no forum para partilhar ideias e nao para lidar com pessoas como o sr q pensam q sao sabiçoes e sabem tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!E já agora...IGNRANTE É VOCE,NAO VENHO PARA O FORUM PARA SER INSULTADA,POR UM criador, apartir de hoje simplesmente limite-se a nao meter o bedelho nos meus tópicos,ok? ;)
Aliás, corrijo, Ignorante de facto foi inapropriado.
Irracional, é o termo correcto.
Quanto ao Paulo, eu não perciso de advogado, é só porque ele normalmente tem mais pachorra.
Veja bem o que escreveu, antes de eu chamar-lhe ignorante e pense (se conseguir) quem é que ofendeu primeiro.
Fique bem, que para mim, já morreu.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”