Bébés
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
Cada um é livre de aceitar a designação da raça ou não. Penso que está a dar demasiada importância à palavra "Pedigree". Não sei como acontece com os cães, que penso eu tenham um LOP atribuido por uma entidade oficial, mas no caso dos porquinhos o Certificado é um Bilhete de Identidade com a linhagem. Para os associados do clube é um documento válido, mas claro como não existe em Portugal um livro oficial de raças reconhecido, os documentos são emitidos pela experiencia do criador. Para além disso qualquer pessoa com o minimo de conhecimento em porquinhos-da-índia saberá identificar a raça a que pertença o porquinho. Um porquinho pertence a uma determinada raça, mesmo não tendo papeis ou pedigree. Pelo menos para mim não existe o conceito de "rafeiro" no que diz respeito a eles.
Última edição por miklos em quarta set 08, 2004 2:19 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm
Caro Miklos:
Obrigado pela explicação dada.
Percebi o que explica, mas não percebo bem o que a cavilândia poderá ganhar em cruzar porquinhos bonitos e bem tipados, que se encaixam perfeitamente dentro do estalão, com os porquinhos que não se encaixam neste mesmo estalão. Os bebés não irão ter tendência para saírem cada vez piores (em relação ao que deviam) ?
Estes porquinhos não deveriam ser "eliminados" ( não mortos) em termos de criação, claro?!
Como diz que a grande maioria dos porquinhos existentes cá em Portugal, infelizmente não se enquadram no estalão, não caberá a vocês criadores e membros de um clube, que penso que queiram que seja creditado, começarem a preocuparem-se mais com a qualidade dos porquinhos que criam?
Quanto ao termo: "pedigree" penso que significará o mesmo que "árvore genealógica", que talvez seja o termo mais correcto a ser usado nestes casos pois o termo "pedigree" poderá levar algumas pessoas ao engano, pensando que poderá significar o mesmo que LOP para os cães.
Obigado outra vez pelas explicações dadas.
Obrigado pela explicação dada.
Percebi o que explica, mas não percebo bem o que a cavilândia poderá ganhar em cruzar porquinhos bonitos e bem tipados, que se encaixam perfeitamente dentro do estalão, com os porquinhos que não se encaixam neste mesmo estalão. Os bebés não irão ter tendência para saírem cada vez piores (em relação ao que deviam) ?
Estes porquinhos não deveriam ser "eliminados" ( não mortos) em termos de criação, claro?!
Como diz que a grande maioria dos porquinhos existentes cá em Portugal, infelizmente não se enquadram no estalão, não caberá a vocês criadores e membros de um clube, que penso que queiram que seja creditado, começarem a preocuparem-se mais com a qualidade dos porquinhos que criam?
Quanto ao termo: "pedigree" penso que significará o mesmo que "árvore genealógica", que talvez seja o termo mais correcto a ser usado nestes casos pois o termo "pedigree" poderá levar algumas pessoas ao engano, pensando que poderá significar o mesmo que LOP para os cães.
Obigado outra vez pelas explicações dadas.
Ninguem aqui disse que a Cavilandia está a cruzar porquinhos "menos bons" com outros de qualidade. Aliás o projecto está no inicio e não sei
onde está essa criação desenfreada de cruzamentos de porquinhos de que fala (que eu saiba até agora só tivemos 2 ninhadas).
Neste momento temos duas linhas de criação, uma com porquinhos adquiridos aqui em Portugal e outra com porquinhos importados do estrangeiro, esses sim com pedigree reconhecido nos seus paises por entidades oficiais. Penso que antes de criticar deveria tentar informar-se melhor.
Quanto à palavra pedigree é esse isso mesmo, arvore genealógica. No
entanto não vejo que haja problema com a palavra. Um LOP é um LOP
e um pedigree é um pedigree, quer dizer que se conhecem os ancestrais dos porquinhos. Para além de que se um dia houver uma associação de criadores realmente forte e se decidir estabelecer um LOP ou um Pedigree reconhecido oficialmente é sempre bom que exista já uma boa base e conhecimento dos ancestrais dos porquinhos candidatos a tal estatuto. Pelo que se cada criador e clube de porquinhos tiver registos destes todo o trabalho fica claramente facilitado.
onde está essa criação desenfreada de cruzamentos de porquinhos de que fala (que eu saiba até agora só tivemos 2 ninhadas).
Neste momento temos duas linhas de criação, uma com porquinhos adquiridos aqui em Portugal e outra com porquinhos importados do estrangeiro, esses sim com pedigree reconhecido nos seus paises por entidades oficiais. Penso que antes de criticar deveria tentar informar-se melhor.
Quanto à palavra pedigree é esse isso mesmo, arvore genealógica. No
entanto não vejo que haja problema com a palavra. Um LOP é um LOP
e um pedigree é um pedigree, quer dizer que se conhecem os ancestrais dos porquinhos. Para além de que se um dia houver uma associação de criadores realmente forte e se decidir estabelecer um LOP ou um Pedigree reconhecido oficialmente é sempre bom que exista já uma boa base e conhecimento dos ancestrais dos porquinhos candidatos a tal estatuto. Pelo que se cada criador e clube de porquinhos tiver registos destes todo o trabalho fica claramente facilitado.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Olá novamente;
Peço desculpa, mas parti do pressuposto que quando um criador adquire porquinhos, terá sido para os usar no seu projecto de criação.
Não fazia ideia que só tinham tido até agora duas ninhadas, o que não invalida o que eu disse anteriormente.
Simplesmente passei no vosso site e fiquei curiosa com a grande variedade de aspectos que lá encontrei. Acho os coroados muito bonitos, principalmente os de côr de fogo.
Saudações.
Peço desculpa, mas parti do pressuposto que quando um criador adquire porquinhos, terá sido para os usar no seu projecto de criação.
Não fazia ideia que só tinham tido até agora duas ninhadas, o que não invalida o que eu disse anteriormente.
Simplesmente passei no vosso site e fiquei curiosa com a grande variedade de aspectos que lá encontrei. Acho os coroados muito bonitos, principalmente os de côr de fogo.
Saudações.
Temos porquinhos porque gostamos deles. Se gostamos de um, compramos, independentente de pensar se vamos fazer criação ou não.
Temos varios grupos de femeas e machos independentes que não pensamos usar para criação, adquirimo-los apenas porque passámos num sitio e gostámos do animal, aliás daí a ideia para a página e para o clube, os Amigos dos Porquinhos-da-índia, pois os nossos porquinhos são nossos amigos. De momento os unicos machos e femeas que temos juntos são os que importámos para criação, de resto os outros fazem-nos companhia. Aliás aconselhamos a qualquer pessoa que queira ter porquinhos como animal de estimação a ter 2 machos ou 2 femeas, dessa maneira os porquinhos têm sempre companhia e não existem criações indesejáveis ou irresponsáveis.
Temos varios grupos de femeas e machos independentes que não pensamos usar para criação, adquirimo-los apenas porque passámos num sitio e gostámos do animal, aliás daí a ideia para a página e para o clube, os Amigos dos Porquinhos-da-índia, pois os nossos porquinhos são nossos amigos. De momento os unicos machos e femeas que temos juntos são os que importámos para criação, de resto os outros fazem-nos companhia. Aliás aconselhamos a qualquer pessoa que queira ter porquinhos como animal de estimação a ter 2 machos ou 2 femeas, dessa maneira os porquinhos têm sempre companhia e não existem criações indesejáveis ou irresponsáveis.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Correcção:mosquito01 Escreveu: Quanto ao termo "pedigree" penso que significará o mesmo que "árvore genealógica",
Pedigree = Linhagem conhecida de raça pura
Ou seja, pode-se ter uma árvore genealógica de um rafeiro, que não é um Pedigree.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
[/quote]
Ou seja, pode-se ter uma árvore genealógica de um rafeiro, que não é um Pedigree.
[/quote]
O que ainda fortalece mais a minha sugestão de falar em "árvore genealógica" em vez de "pedigree", já que parte dos porquinhos têm ascendência desconhecida.
Quanto a ninhadas, penso que espera para Outubro uma (TinaxBalou), que de certo não terão ascendência conhecida, já que são de criador português desconhecido.
Também estes terão "pedigree"? Quanto muito poderão ter "árvore genealógica" em que entrará apenas uma geração (a dos pais).
Não quero com todo este "paleio" aborrecer ninguem, mas penso que o mais importante, será a criação de exemplares com qualidade, tendo estes ou não "pedigree".
[/quote]
O que ainda fortalece mais a minha sugestão de falar em "árvore genealógica" em vez de "pedigree", já que parte dos porquinhos têm ascendência desconhecida.
Quanto a ninhadas, penso que espera para Outubro uma (TinaxBalou), que de certo não terão ascendência conhecida, já que são de criador português desconhecido.
Também estes terão "pedigree"? Quanto muito poderão ter "árvore genealógica" em que entrará apenas uma geração (a dos pais).
Não quero com todo este "paleio" aborrecer ninguem, mas penso que o mais importante, será a criação de exemplares com qualidade, tendo estes ou não "pedigree".
As suas questões divertem-me em vez de aborrecer lol .Parece que a Cavilândia conseguiu picar alguém que resolveu se inscrever na Arca incógnito (6 de Setembro) para nos aborrecer com as suas questões sem sentido. Ainda por cima chama-se mosquito, para picar ainda mais D . Penso que está a fazer uma tempestade num copo de água, afinal são só nomes e algum dia o pedigree ou registo genealógico tem de começar. Não vamos confundir porquinhos com cães, pois não é a mesma coisa, enquanto um cão com pedigree ou LOP pode valer uma pequena fortuna, um porquinho não é assim, a não ser que alguem pense que deveria, mas não tem nenhuma comparação.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Não me parece que as questões colocadas por mim sejam sem sentido!
Mas ainda bem que se tem divertido!
Ainda mais porque tem se contrariado constantemente. Não sei bem se reparou que disse que nos seus planos de criação não pensava para já(pelo menos) cruzar porquinhos comprados em Portugal, quando afinal, sempre parece que o fez...
Não tenho nada contra si, mas gosto de pessoas sinceras acima de tudo. Tambem não vejo mal em vender porquinhos que não sejam uns "modelos" de beleza, mas penso que deverão ser vendidos como "pets", e os compradores serem bem avisados da "qualidade" dos porquinhos, tal como fazem os bons criadores, quer se tratem de cães, gatos ou outro qualquer animal.
Mas ainda bem que se tem divertido!
Ainda mais porque tem se contrariado constantemente. Não sei bem se reparou que disse que nos seus planos de criação não pensava para já(pelo menos) cruzar porquinhos comprados em Portugal, quando afinal, sempre parece que o fez...
Não tenho nada contra si, mas gosto de pessoas sinceras acima de tudo. Tambem não vejo mal em vender porquinhos que não sejam uns "modelos" de beleza, mas penso que deverão ser vendidos como "pets", e os compradores serem bem avisados da "qualidade" dos porquinhos, tal como fazem os bons criadores, quer se tratem de cães, gatos ou outro qualquer animal.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Apesar da resposta não ser para mim, acho que devido à sua referência aos cães, devo esclarecer umas coisas. Estou de acordo com o/a "mosquito", no seguinte:miklos Escreveu: As suas questões divertem-me em vez de aborrecer lol .Parece que a Cavilândia conseguiu picar alguém que resolveu se inscrever na Arca incógnito (6 de Setembro) para nos aborrecer com as suas questões sem sentido. Ainda por cima chama-se mosquito, para picar ainda mais D . Penso que está a fazer uma tempestade num copo de água, afinal são só nomes e algum dia o pedigree ou registo genealógico tem de começar. Não vamos confundir porquinhos com cães, pois não é a mesma coisa, enquanto um cão com pedigree ou LOP pode valer uma pequena fortuna, um porquinho não é assim, a não ser que alguem pense que deveria, mas não tem nenhuma comparação.
Acho abusivo, chamarem Pedigree (e não é só nomes, a palavra tem um significado), à arvore familiar que vocês passam, constando nela exemplares de ascendência desconhecida, e que não foram "classificados" como dentro do estalão por ninguém creditado para tal.
Quanto às opiniões desse fórista em relação à criação do Miklos, não tenho opinião, simplesmente porque não percebo nada de Porquinhos.
Quanto aos cães com LOP valerem pequenas fortunas, isso dava para conversa a mais e penso que não é assunto para este fórum.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Acho que já se fugiu ao assunto principal do tópico: BéBés.
Poderão sempre continuar a "discussão" em mensagens privadas!
Cumprimentos

Poderão sempre continuar a "discussão" em mensagens privadas!

Cumprimentos
"De momento os unicos machos e femeas que temos juntos são os que importámos para criação, de resto os outros fazem-nos companhia."
O que escrevi foi isto, não fiz referência a mais nada, não falei em cruzamentos.
E assim acontece, pois a Tina e o Balu não estão juntos, já foram separados à mais de 2 semanas.
Aliás os cruzamentos são publicos e estão no site.
E mais acima referi que temos duas linhas de criação, por isso como vê tudo o que diz continua sem sentido, pois começou para aí a dizer que cruzávamos uns com outros.
Se lê-se o item 'O que é a Cavilândia' ficaria mais informada sobre os nossos propositos e que o nosso objectivo é fazer criação de Porquinhos de Qualidade. Aliás informamos todos os interessados o que estão a comprar, tanto em qualidade como em descrição detalhada das caracteristicas dos porquinhos, se calhar está é habituada a que certos criadores não o façam.
Quanto se é abusiva ou não a utilização da palavra pedigree tem todo o direito de o pensar assim, é a sua opinião. Como já disse, se se informásse um pouco de como é a criação de porquinhos noutros paises verificava que não é como os cães, por isso não confundamos termos que noutros animais são usados por que se definiu assim, com criações de animais que têm uma cultura diferente. Por exemplo noutros paises a maioria dos Criadores de Porquinhos passa certificados criados por si própios e ninguem põe isso em causa. Parte tudo da responsabilidade do criador.
O que escrevi foi isto, não fiz referência a mais nada, não falei em cruzamentos.
E assim acontece, pois a Tina e o Balu não estão juntos, já foram separados à mais de 2 semanas.
Aliás os cruzamentos são publicos e estão no site.
E mais acima referi que temos duas linhas de criação, por isso como vê tudo o que diz continua sem sentido, pois começou para aí a dizer que cruzávamos uns com outros.
Se lê-se o item 'O que é a Cavilândia' ficaria mais informada sobre os nossos propositos e que o nosso objectivo é fazer criação de Porquinhos de Qualidade. Aliás informamos todos os interessados o que estão a comprar, tanto em qualidade como em descrição detalhada das caracteristicas dos porquinhos, se calhar está é habituada a que certos criadores não o façam.
Quanto se é abusiva ou não a utilização da palavra pedigree tem todo o direito de o pensar assim, é a sua opinião. Como já disse, se se informásse um pouco de como é a criação de porquinhos noutros paises verificava que não é como os cães, por isso não confundamos termos que noutros animais são usados por que se definiu assim, com criações de animais que têm uma cultura diferente. Por exemplo noutros paises a maioria dos Criadores de Porquinhos passa certificados criados por si própios e ninguem põe isso em causa. Parte tudo da responsabilidade do criador.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O termo "Pedigree", nasceu na canicultura, e o resto chame-lhe o que quizer.miklos Escreveu: Quanto se é abusiva ou não a utilização da palavra pedigree tem todo o direito de o pensar assim, é a sua opinião. Como já disse, se se informásse um pouco de como é a criação de porquinhos noutros paises verificava que não é como os cães, por isso não confundamos termos que noutros animais são usados por que se definiu assim, com criações de animais que têm uma cultura diferente. Por exemplo noutros paises a maioria dos Criadores de Porquinhos passa certificados criados por si própios e ninguem põe isso em causa. Parte tudo da responsabilidade do criador.
Na definição do que é "Pedigree", não cabe "ascendências desconhecidas de 2ª geração. Isto é assim.
Eu não estou a pôr em questão as suas "Árvores familiares", mas que quando só têm ascendência conhecida de um dos pais, não são Pedigrees, isso é um facto. Se tiverem dos dois, toda a gente compreesnde que pode usar o termo, agora só de um tenha paciência ...
E um Pedigree, tanto o é num cão, num gato, como numa Vaca, num Porco, etc.
O que está a passar para esta ninhada, não são Pedigrees, são árvores familiares incompletas. Facto que não deixa de ter o seu mérito, obviamente, porque conhece parte da linhagem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Se isso o faz feliz fique a saber que todos os porquinhos que estão em criação na Cavilândia são todos porquinhos com arvore genealogica até à 3ª geração e anterior e com Certificados de Pedigree emitidos pelos criadores estrangeiros válidos nos respectivos países. Com excepção
dos porquinhos de linhagem portuguesa, no entanto é intenção ter um registo semelhante e não vejo qualquer problema em começar agora a registá-los, de forma a que a qualidade das raças seja apurada. Algum dia terão descendentes até à 3ª geração. O exemplo dos cães não tem que ser seguido obrigatoriamente até porque nos outros países isso não acontece.
Eis uma definição encontrada no dicionário e como vê a palavra não é exclusiva para cães ou para identificação de linhagens de raças puras como diz, mas sim é o mesmo que linhagem e arvore genealogica. Em termos caninos pode não ser assim e quem sou eu para contestá-lo, mas pela enésima vez, não estamos a falar de cães. Se o pedigree ou arvore genealogica é incompleta isso é informado e ninguem aqui está a tentar enganar ninguem.
pedigree -
Do Inglês pedigree ("genealogia; linhagem"), que foi buscar no Francês antigo pié de grue ("pé de grou" - o grou é uma ave de perna e pescoço comprido, com a silhueta semelhante à de uma garça. A pegada dessa ave, com três traços retos, assemelha-se ao grafismo que era desenhado nos livros de linhagem para representar os ramos de uma árvore genealógica. O termo chegou a ser usado para pessoas, mas hoje refere-se preferencialmente a animais.
dos porquinhos de linhagem portuguesa, no entanto é intenção ter um registo semelhante e não vejo qualquer problema em começar agora a registá-los, de forma a que a qualidade das raças seja apurada. Algum dia terão descendentes até à 3ª geração. O exemplo dos cães não tem que ser seguido obrigatoriamente até porque nos outros países isso não acontece.
Eis uma definição encontrada no dicionário e como vê a palavra não é exclusiva para cães ou para identificação de linhagens de raças puras como diz, mas sim é o mesmo que linhagem e arvore genealogica. Em termos caninos pode não ser assim e quem sou eu para contestá-lo, mas pela enésima vez, não estamos a falar de cães. Se o pedigree ou arvore genealogica é incompleta isso é informado e ninguem aqui está a tentar enganar ninguem.
pedigree -
Do Inglês pedigree ("genealogia; linhagem"), que foi buscar no Francês antigo pié de grue ("pé de grou" - o grou é uma ave de perna e pescoço comprido, com a silhueta semelhante à de uma garça. A pegada dessa ave, com três traços retos, assemelha-se ao grafismo que era desenhado nos livros de linhagem para representar os ramos de uma árvore genealógica. O termo chegou a ser usado para pessoas, mas hoje refere-se preferencialmente a animais.
Última edição por miklos em quinta set 09, 2004 3:12 pm, editado 1 vez no total.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Acho muito bem e lógico, ninguém está a criticar isso, até os cumprimento por tal.miklos Escreveu: Se isso o faz feliz fique a saber que todos os porquinhos que estão em criação na Cavilândia são todos porquinhos com arvore genealogica até à 3ª geração e anterior e com Certificados de Pedigree emitidos pelos criadores estrangeiros válidos nos respectivos países. Com excepção
dos porquinhos de linhagem portuguesa, no entanto é intenção ter um registo semelhante e não vejo qualquer problema em começar agora a registá-los, de forma a que a qualidade das raças seja apurada.
Parabéns pela iniciativa.
Nesse dia, poderá dizer, que os descendentes têm Pedigree, até lá.miklos Escreveu:Algum dia terão descendentes até à 3ª geração.
Nos outros países, dizem que Porcos com ascendência desconhecida têm Pedigree ? Desculpe lá, mas não acredito.miklos Escreveu: O exemplo dos cães não tem que ser seguido obrigatoriamente até porque nos outros países isso não acontece...
É que é isso que estamos a discutir entre nós.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>