displasia de cotovelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

quarta set 08, 2004 11:12 pm

Ao falar com um criador esta semana, perguntei sobre a displasia de cotovelo e ele disse que não fazia radiografias de cotovelo porque quando um cão tem este problema tem sintomas visíveis (tem dores e manca) . Isto é verdade ? Os meus cães não têm problema nenhum, não há necessidade de radiografar? Eles não vão reproduzir, por isso deduzo que só precisaria de radiografar caso houvesse algum sinal de dor.
O cão pode ter displasia de cotovelo e não demonstrar nenhum sintoma?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 08, 2004 11:28 pm

Bem, há caes com displasia da anca que também não mostram sintomas.
Qual é a raça? Alguma com predisposição a esse tipo de doença?

Isabel
delfim
Membro

quarta set 08, 2004 11:35 pm

A raça deste criador é Serra da Estrela, ele radiografa as ancas mas não os cotovelos. As ancas eu sei que há muitos cães com displasia que nunca têm dores e fazem uma vida normal, conheci alguns casos, incluindo de um cão com grau E. Os cotovelos ainda não pesquisei bem nem tenho dados concretos de ninguém que faça este controlo há tempo suficiente. O que este criador me disse (e já mais outra pessoa me tinha dito) é que a displasia de cotovelo é diferente por o cão ter sintomas, daí não ser necessário radiografar cães sem sintomas.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 08, 2004 11:39 pm

Não sei, Delfim.
Pode ser que amanha a Sealords diga qlqr coisita sobre isso. Ou que entretanto alguém que o saiba se manisfeste.

Isabel
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

quinta set 09, 2004 8:43 am

O que eu posso acrescentar é que tive um cachorro (Serra da Estrela) com graves problemas de mobilidade (frente e a trás). Aos 6 meses foi radiografado (ancas e cotovelos). As radiografias dos cotovelos não revelaram nada: o que percebi na altura é que os problemas a nível de cotovelo são mais difíceis de detectar através da radiografia e são necessárias mais projecções...
Pois a nível das ancas foi imediatamente detectado o problema mesmo antes da radiografia; só por apalpação.
Foi-me também dito que se me decidisse por uma intervenção cirúrgica deveria repetir os exames dos cotovelos...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 09, 2004 9:32 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:59 pm, editado 2 vezes no total.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta set 09, 2004 10:23 am

Displasia do cotovelo? Desconhecia, pensava que só existia displasia da anca. Então se o cão não coxeia, como sabemos de tem? Devemos fazer o raio X, em todos os cães?
O meu cão tem displasia da anca, sera que as probabilidades de ter tambem no cotovelo são grandes?
Sealord, um canito operado a anca fica mesmo bom, ou há empre o risco de não ficar mesmo bem?
A minha vet explicou-me o que vão fazer na operação, mas a mim faz-me um bocado de confusão na mesma, por isso tenho falado com pessoas que já passaram pelo mesmo. Aquilo de cortar um bocadito do osso faz-me mesmo confusão,pensava que o osso da perna tinha que encaixar no osso da anca, mas ele no osso da anca não tem "buraco" onde o osso da perna possa encaixar, por isso vai ficar só encostado, é isso que me faz confusão.
Desculpem lá o vocabulario, mas não sei os nomes certos.
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 09, 2004 10:40 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:00 pm, editado 1 vez no total.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta set 09, 2004 10:55 am

Sim, eu sei que um cão operado nunca é normal, e não gosto menos dele por causa disso, só me preocupa se ficam bem, ou sem sentem dores, não me importa que ele ande de uma maneira diferente, não queria era que ele tivesse dor.
Acho que vou chatear ainda mais a vet com perguntas. Já lhe perguntei muita coisa, mas quando chego a casa surgem um montão de perguntas.

Como é que faço para procurar os pots da angel?
delfim
Membro

quinta set 09, 2004 5:36 pm

Obrigado Sealords. Mas sendo assim, os criadores teriam obrigação de radiografar também os cotovelos? Se a displasia do cotovelo é a mesma coisa que a displasia da anca, porquê só radiografar a anca? Mas se há estes dois problemas que têm um factor hereditário, não haverá mais problemas articulares nos cães para serem radiografados? Até que ponto um criador tem que andar a radiografar as articulações todas dos cães?Se este dia chegar, acredito que deixe de haver criadores. Porque é que pouquíssimos criadores fazem controlo do cotovelo?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 6:02 pm

delfim Escreveu: Obrigado Sealords. Mas sendo assim, os criadores teriam obrigação de radiografar também os cotovelos? Se a displasia do cotovelo é a mesma coisa que a displasia da anca, porquê só radiografar a anca? Mas se há estes dois problemas que têm um factor hereditário, não haverá mais problemas articulares nos cães para serem radiografados? Até que ponto um criador tem que andar a radiografar as articulações todas dos cães?Se este dia chegar, acredito que deixe de haver criadores. Porque é que pouquíssimos criadores fazem controlo do cotovelo?
Porque não é tão falada. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 09, 2004 6:14 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:00 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 09, 2004 6:19 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:01 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 09, 2004 6:37 pm

SeaLords Escreveu: Já agora, as raças com maior incidência do problema, e onde os despistes deviam ser rotina, são:

- Basset Hound
Isto é uma grande gafe minha, também não faço. É aquela treta de que como nunca vi nada de mal ...
Mas este + as taras oculares, tenho que fazer.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 09, 2004 6:46 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:02 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”