Srª VERAPATRICIA:
Calma, por favor!
Não há motivos para exaltações!
É do debate de ideias, que nasce o conhecimento.
_____
Quando coloquei a questão, queria apenas compreender um ponto de vista diferente e não lutar pelo meu. Até, porque uma decisão racional tem que ter em consideração os prós e contras e compreender o problema a fundo...
Eu pretendia apenas elucidar-me e vocês possibilitaram-me isso.
Agardeço a todos, pela explicação.
_____
Senhor PauloC:
PauloC Escreveu:
Bem.. se calhar os meus professores do secudário enganaram-me!! Sempre achei que o ser humano não tem 'instintos' ! Tem vontade, tem reflexos....mas instinto...não! Olhe...vivendo e aprendendo
Lamento informá-lo, mas os seus professores enganaram-no, mesmo...
Não o digo para o chatear, nem para reforçar o ponto de vista de quem quer que seja.
Digamos que é um "off topic" de uma estudante de Psicologia que não conseguiu resistir à tentação...
Espero que não fique chateado comigo, mas vou ter de o contrariar...
Os humanos têm instintos e comportamentos instintivos. Isto é comprovado e estudado por vários psicólogos de renome, como por exemplo Freud, Piaget, Maslow...
Vejamos:
-
Piaget afirma que não há pensamento lógico antes da linguagem, o que significa que, só após o segundo ano de vida da criança, é que esta começa a ter os primórdios do pensamento como o entendemos. Antes disso, a criança vai construindo as suas futuras estruturas cognitivas através da acção, das suas percepções e da descentração progressiva de si própria.
A criança tem, inicialmente, comportamentos instintivos, que se constituem hábitos, porque de algum modo satisfazem as suas necessidades básicas (instintivas).
Por exemplo: a necessidade básica de fome, faz com que, por instinto, a criança procure o mamilo da mãe. Deste modo, o comportamento de sucção é adquirido devido a uma motivação/necessidade instintiva.
Logo, ainda que seja só nos nossos primórdios, também temos comportamentos instintivos.
-
Freud afirma que a estrutura da personalidade do indivíduo é constituida por três componentes: o
id, o
ego e o
superego (na primeira tópica corresponderiam, respectivamente, ao consciente, inconsciente e ao sub-consciente).
O
id corresponde às motivações instintivas/pulsões do sujeito, não socializadas e inatas, que seriam controladas pelo
superego - correpondente à interiorização das normas sociais, funcionando como um
polícia da moral que desaprova os instintos do
id. O
ego surge como mediador entre o
id e o
superego, restringindo a energia instintiva para proteger e integrar o indivíduo na sociedade.
Freud refere ainda os actos falhados, o simbolismo do sonho, etc., como exemplos da prevalência do
id - instintivo - sobre as outras componentes. E,no que toca a Freud, isto não acontece só na infância, mas sim ao longo da vida.
-
Maslow criou um modelo hierárquico das necessidades motivacionais subjacentes ao comportamento humano: a Pirâmide das Necessidades.
Segundo Maslow, no fundo da pirâmide estariam as necessidades básicas, i.e., aquelas que derivam de impulsos/instintos primários, como por exemplo: a fome, a sede, o sono, o sexo, etc.
Concluindo, para não o aborrecer mais: Os instintos estão presentes quer no nosso desenvolvimento cognitivo (Piaget), quer no da personalidade (Freud), quer no motivacional (Maslow).
Convém lembrar que não estou a falar de Pavlov, logo, estas teorias referem-se a pessoas e não a cães.
Ou seja, não há comparação possível e, volto a afirmar que isto é um "off-topic".
Digamos que é um modo de retribuir a sua paciência e o tempo que dispendeu para me elucidar, explicando-lhe um pouco do que sei.