Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

terça set 07, 2004 9:47 pm

Bom, vou só tentar mais uma vez (embora ache que é mesmo trabalho inglório ...) :roll:

Decreto n.° 13/93

de 13 de Abril


Nos termos da alínea c) do n.° 1 do artigo 200.° da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único.

1-É aprovada, para ratificação, a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia, aberta à assinatura dos Estados membros do Conselho da Europa em 13 de Novembro de 1987, cujo texto original em francês e a respectiva tradução para português seguem em anexo ao presente decreto.

2-Nos termos do disposto no n.° 1 do artigo 21.° da Convenção, declara-se a não aceitação da alínea a) do n.° 1 do artigo 10.° da Convenção.
_________

ANEXO

CONVENÇÃO EUROPEIA PARA A PROTECÇÃO DOS ANIMAIS DE COMPANHIA

Preâmbulo

(...)
Artigo 10º Intervenções cirúrgicas

1 - As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial:
a) O corte da cauda; b) O corte das orelhas;
c) A secção das cordas vocais;
d) A ablação das unhas e dos dentes.


etc etc etc

Artigo 21º
Reservas

1 - Qualquer Estado pode, no momento da assinatura ou no momento do depósito do seu instrumento de ratificação, de aceitação, de aprovação ou de adesão, declarar que faz uso de uma ou várias reservas relativamente ao artigo 6.1 e à alínea a) do n.I 1 do artigo 10.' Nenhuma outra reserva pode ser feita.

etc etc etc
____________

Olhe, amanhã de manhãzinha, telefona para a DGV, OK? Para ver se nos livra destas estopadas, tá bem? Olhe, leve lá a bicicleta, eu acho que o Snoopy é um Pastor de Brie puríssimo . E se tivesse as orelhas cortadas, então é que dava mesmo para ver a parecença :D
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça set 07, 2004 10:12 pm

SeaLords Escreveu: , eu acho que o Snoopy é um Pastor de Brie puríssimo . E se tivesse as orelhas cortadas, então é que dava mesmo para ver a parecença :D
Com o tamanho dele (56 cm) e peso (18 Kg) sé for um Pastor de Brie Anão :lol: :lol: :lol:

Bolas, ainda bem que é rafeiro 8)
Livrou-se de boa :p
Imagine-se o pobrezinho a andar de tala e cola nas orelhas até aos 8 meses. :evil:
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

terça set 07, 2004 11:59 pm

Vou escrever exactamente o que escrevi noutro tópico de igual nome, o que me parece razoável, pois se o assunto é o mesmo

.
Começo por dizer que sou a favor do corte, ou melhor da não proibição do corte. e as razões são várias:

- Em primeiro lugar desconfio sempre dessas ideias vanguardistas de alguns pseudo defensores dos animais que pensam que descobriram o elixir da felicidade animal e acham que os nossos antepassados e as tradições são uma cambada de bárbaros e como tal deve-se proibir tudo e fazer um mundo novo ( bem sei que esta minha desconfiança, só por si não é uma razão válida para defender ou atacar seja o que for).
Mas é curioso verificar que os países principais promotores destas ideias são os que mais têm feito pela discriminação das raças “potencialmente perigosas”, muitos deles têm mesmo feito tudo para extinção de certas raças.
Sei que temos feito muitas atrocidades aos animais e penso que se deve mudar muita coisa, mas as mudanças devem ter em conta sempre o porquê de determinadas praticas, pois os antigos não eram uma cambada de imbecis. O mesmo não se pode dizer de certos urbano-depressivos que actuam em bando (tipo Maria vai com as outras) com slogans populistas e muito “primeiro-mundistas” e que se caracterizam por ser anti tudo o que não seja comer erva (geralmente fumam mais do que o que comem).

Agora sim vou tentar apresentar algumas razões que me parecem válidas para o corte das orelhas:

Porquê que se cortam as orelhas? Se a natureza as faz assim não é assim que elas devem ficar?
Em primeiro lugar cortar as orelhas não é (salvo raras excepções) amputa-las completamente, mas sim talha-las de modo a que elas possam ficar direitas.
E quais são a vantagem de ter as orelhas direitas/cortadas?
Todas.
É por essa razão que todos os animais selvagens, em particular os canídeos, têm as orelhas direitas. De facto quem inventou as orelhas caídas foi o homem e não a natureza.

As orelhas direitas/cortadas têm vantagens na:

- comunicação. Os cães usam muito as expressões faciais para a comunicação e o que mais se destaca na cabeça do cão (quer pela visibilidade quer pela mobilidade) são as orelhas. Razão pela qual as orelhas são uns dos principias elementos de comunicação.
As orelhas quando grandes e caídas perdem muita da sua visibilidade e mobilidade (por vezes perdem a mobilidade toda) pelo que prejudicam as expressões faciais dos cães. Já toda a gente viu um cão de orelhas caídas a fazer um esforço, em vão, para as por direitas quando está atento ou numa situação em que quer realçar a sua dominância, ou por outro lado, a tentar baixar ainda mais as orelhas quando cumprimenta o dono, numa atitude de submissão.

- ouvido. É obvio que as orelhas direitas/cortadas favorecem a audição e principalmente a localização dos sons.
Os cães têm um ouvido muito desenvolvido e conseguem mover as duas orelhas separadamente de modo a melhor identificar a origem do som. Os cães de orelhas caídas tentam, em vão, mover as orelhas quando ouvem algum som, de forma a localiza-lo. Tenho verificado, por experiência própria, que os cães de orelhas caídas, embora ouçam razoavelmente, têm bastante dificuldade em localizar os sons.

- infecções. É sabido que as orelhas caídas estão mais sujeitas a infecções e exigem mais cuidados de higiene.

- Danos. As orelhas, quando grandes e caídas tornam-se um apêndice muito vulnerável às feridas.


Se só trás vantagens ter as orelhas direitas quais as razões de termos seleccionado cães com orelhas caídas?
A meu ver são três as razões pelas quais a maioria dos cães tem as orelhas caídas

1 De todas as qualidades dos cães, a que mais seduziu o homem, principalmente na caça, foi o seu faro. Por esta razão o homem, na selecção de várias raças de caça, tentou desenvolver ao máximo o faro e para isso tentou aniquilar o outro principal sentido usado na caça ( o ouvido) de forma a que o cão se concentre unicamente no faro como único sentido a usar. É por esta razão que os cães que têm as orelhas maiores e mais caídas são os cães de caça,. Nomeadamente os cães de parar e principalmente os cães de rastro.

2 O homem foi seleccionando cães de orelhas caídas porque estes se parecem mais humanos (cabeça redonda), mais submissos (as orelhas erguidas são sinal de dominância) e mais infantis ( os lobos nascem com as orelhas caídas).

3 O cruzamento entre um cão de orelhas erguidas e um de orelhas caídas dá, em geral, um cão de orelhas caídas. Logo o nº de cães de orelhas caídas tende a aumentar.



Por todas estas razões, e porque as orelhas caídas não têm qualquer utilidade (só desvantagens) a não ser para certo tipo de cães de caça (como atras referi), era comum os nossos antepassados cortarem as orelhas à maioria dos cães que têm as orelhas caídas. Essa pratica era comum não só nas raças que hoje conhecemos com as orelhas cortadas mas também em quase todos os cães de campo e de trabalho.
Por exemplo:
- os pastores costumavam cortar as orelhas aos seus cães. Ainda nestas férias vi um Serra e alguns Cães do Gado Transmontano com as orelhas cortadas. Também já vi mastins espanhóis com as orelhas cortadas.
- Era comum, no Brasil, cortarem-se as orelhas ao Fila Brasileiro.
- Nas matilhas de caça ao javali cortam-se as orelhas a todos os cães que as tenham caídas ( excepto aos cães de rastro)





Outra razão que me parece válida para o corte das orelhas, é que certas raças (principalmente aquelas que incluem o corte no estalão) têm sido seleccionadas tendo em conta que as orelhas são para cortar e isso implica duas coisas:
1 os cães têm sido “desenhados” (principalmente a cabeça) tendo em conta que as orelhas vão ser cortadas.
2 Nunca houve nenhum cuidado em seleccionar um certo tipo de orelha e por essa razão é natural que os cães apresentam orelhas que não servem para o cão quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional.


Cumprimentos
Francisco Bica
Lara_
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Localização: Ivy (Yorkshire Terrier)

quarta set 08, 2004 7:33 am

FAbarm Escreveu:O problema é que opiniões como a sua valem o que valem...
CindelP Escreveu:Ou seja, nada ... já que não são fundamentadas.
Gostava que me explicassem qual o fundamento então de cortar as orelhas a um cão por uma razão meramente estética? Ah, já sei o que vão dizer. 'Razão meramente estética' é uma razão para o fazer. Na vossa opinião!
A minha não vale nada porque é diferente da vossa? Acham isso lógico? Pensei que viviamos numa democracia e que cada um tinha direito às suas próprias escolhas e opiniões. Pelos vistos enganei-me.
A arca devia servir para nos ajudarmos uns aos outros e partilharmos experiências e não para gozarem e criticarem alguns apenas porque têm uma opinião diferente da vossa.
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta set 08, 2004 8:47 am

As orelhas caídas têm grandes vantagens:

Comunicação:

Um cão com orelhas caídas e com a cauda inteira tem mais expressão:

- Apreensivo - Orelhas para baixo e puxadas para trás
- Triste - Orelhas murchas ou seja caídas para baixo.
- Muíto Contente - orelhas espetadas
- Contente - levantadas moderadamente.

Cauda:
- Triste - Cauda entre as pernas
- Descontraído - cauda para baixo, mas com a ponta ligeiramente levantada para cima.
- Contente - Cauda ligeiramente encaracolada para cima.
- Muito contente - Cauda enrolada para cima, quase tocando no lombo.


PS - Caro amigo, pretendo refutar cada um dos seus pontos, mas ogora não tenho tempo, mas não se preocupe que depois eu volto.
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

quarta set 08, 2004 9:03 am

Guida__F Escreveu: As orelhas caídas têm grandes vantagens:

Comunicação:

Um cão com orelhas caídas e com a cauda inteira tem mais expressão:

- Apreensivo - Orelhas para baixo e puxadas para trás
- Triste - Orelhas murchas ou seja caídas para baixo.
- Muíto Contente - orelhas espetadas
- Contente - levantadas moderadamente.

Cauda:
- Triste - Cauda entre as pernas
- Descontraído - cauda para baixo, mas com a ponta ligeiramente levantada para cima.
- Contente - Cauda ligeiramente encaracolada para cima.
- Muito contente - Cauda enrolada para cima, quase tocando no lombo.


PS - Caro amigo, pretendo refutar cada um dos seus pontos, mas ogora não tenho tempo, mas não se preocupe que depois eu volto.
Bem guida, há coisas que realmente não vale a pena. Estamos aqui a discutir o sexo dos anjos.

senão vejamos.
A hanna não tem as orelhas compridas, como tal é inexpressiva é isso? ou anda sempre muito contente?
traz sempre a cauda enrolada sobre o dorso, anda sempre muito contente?
Resumindo, é uma cadela muito contente.

Neste momento só tenho cadelas em que o estalão diz que têm que ter cauda e orelhas. Mas já tive cockers spaniel e posso garantir-lhe que nunca teria nenhum de cauda inteira. Parecem umas salsilhas tamanho familiar com um pelo estranho.
Se tivesse um rott um um boxer porde crer que lhes cortaria as caudas.

Mas como já disse anteriormente estamos aqui a discutir o sexo dos anjos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta set 08, 2004 9:22 am

Lara_ Escreveu:
FAbarm Escreveu:O problema é que opiniões como a sua valem o que valem...
CindelP Escreveu:Ou seja, nada ... já que não são fundamentadas.
Gostava que me explicassem qual o fundamento então de cortar as orelhas a um cão por uma razão meramente estética? Ah, já sei o que vão dizer. 'Razão meramente estética' é uma razão para o fazer. Na vossa opinião!
A minha não vale nada porque é diferente da vossa? Acham isso lógico? Pensei que viviamos numa democracia e que cada um tinha direito às suas próprias escolhas e opiniões. Pelos vistos enganei-me.
A arca devia servir para nos ajudarmos uns aos outros e partilharmos experiências e não para gozarem e criticarem alguns apenas porque têm uma opinião diferente da vossa.
O que são razões meramente estéticas?
A forma é a imagem plástica da função
Lara_
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Localização: Ivy (Yorkshire Terrier)

quarta set 08, 2004 9:31 am

FAbarm Escreveu:O que são razões meramente estéticas?
Porque é que não fez esta mesma pergunta quando respondeu ao PauloC?!
FAbarm Escreveu:PauloC escreveu:

Nós fazemos aos cães aquilo que NÓS achamos que é o melhor para eles e o que é mais conveniente para nós. Se há pessoas que fazem os cortes porque acham que é necessário e por isso melhor para os cães, ou se o fazem por questões meramente estéticas ( e por isso conveniente apenas para si mesmos) isso não nos diz respeito nenhum.


Pois, o problema passa por aí precisamente.
Enquanto não houver respeito pela identidade de cada raça, tudo será permitido na cabeça de alguns.
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta set 08, 2004 9:49 am

Lara_ Escreveu:
FAbarm Escreveu:O que são razões meramente estéticas?
Porque é que não fez esta mesma pergunta quando respondeu ao PauloC?!
FAbarm Escreveu:PauloC escreveu:

Nós fazemos aos cães aquilo que NÓS achamos que é o melhor para eles e o que é mais conveniente para nós. Se há pessoas que fazem os cortes porque acham que é necessário e por isso melhor para os cães, ou se o fazem por questões meramente estéticas ( e por isso conveniente apenas para si mesmos) isso não nos diz respeito nenhum.


Pois, o problema passa por aí precisamente.
Enquanto não houver respeito pela identidade de cada raça, tudo será permitido na cabeça de alguns.
Assim não vale... mudar de assunto de forma tão arcaica...

Explique lá, pf, o que são essas tais razões estéticas?
A forma é a imagem plástica da função
Lara_
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Localização: Ivy (Yorkshire Terrier)

quarta set 08, 2004 10:12 am

Questões estéticas = mais bonito de se ver
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta set 08, 2004 12:10 pm

Guida__F Escreveu: As orelhas caídas têm grandes vantagens:

Comunicação:

Um cão com orelhas caídas e com a cauda inteira tem mais expressão:
Tem mais expressão aos seus olhos ( humana), aos dos cães não!

- Apreensivo - Orelhas para baixo e puxadas para trás
Um cão de orelhas cortadas também as consegue puxar para trás! aliás, a diferença de estado é muito mais notória na passagem de orelhas erectas para puxadas para baixo e para trás do que no que nas orelhas caídas!
- Triste - Orelhas murchas ou seja caídas para baixo.
O mesmo que disse acima!
- Muíto Contente - orelhas espetadas
Ainda me há-de dizer como é que um cão de orelhas caídas as espeta! ( por exemplo um Basset)
- Contente - levantadas moderadamente.
Idem ao que disse acima!
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

sexta set 10, 2004 5:18 am

Guida F

Está a dar tiros no pé. As vantagens que disse que tinham as orelhas caídas na comunicação ( ou seja a mobilidade, puxadas para tras, erectas,etc) são precisamente as vantagens das orelhas erectas.
As orelhas erectas/cortadas são muito mais moveis e como tal mais expressivas. Se assim não fosse os Lobos tinham-nas caídas.
O que se passa é que deve estar a pensar no seu cão que apenas tem as orelhas semi-caídas e portanto aínda apresenta alguma mobilidade de orelhas.

Apesar das vantagens que tem um cão com orelhas cortadas/erectas, nunca me passou pela cabeça defender a obrigatoriedade de cortar as orelhas aos cães.

O que me irrita em alguns ditos defensores dos animais é que fazem questão de obrigar os outros a agir de acordo com as ideias deles, ideias essas que a maior parte das vezes são completamente idiotas.
Por exemplo: Proibir o corte das orelhas ou rabos por conciderar que são maus tratos aos animais é o cumulo. Se todos os maus tratos fossem esses ia o mundo feliz.



Cumprimentos
Francisco Bica
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta set 10, 2004 9:20 am

Mas se um cão de orelhas caidas não apresenta mobilidade nas orelhas... coisa que não sabia que podia acontecer, pois os meus cães sempre tiveram total mobilidade. Então não será a amputação e as talas que lhe vão dar mobilidade. Isto é: se o cão não tem as ligações que permitem ao cérebro controlar as orelhas então, elas nunca vão existir, mesmo que as mesmas sejam esticadas artificialmente.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta set 10, 2004 10:27 am

Guida,

Não tinha abandonado a arca?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta set 10, 2004 10:51 am

De facto há aqui umas ligações ao cérebro um bocado defeituosas.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Responder

Voltar para “Cães”