MOROSIDADE DOS SERVIÇOS DO C.P.C.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

quinta set 09, 2004 11:38 pm

Boa noite a todos,

Gostaria de lançar para debate uma situação que me aconteceu há aproximadamente um mês atrás, perto do final do período de inscrições para a exposição do Estoril.

Nessa altura desloquei-me às instalações do C.P.C. com o objectivo de inscrever o meu cão na referida exposição e, por ter sido alertado para isso pelo criador, pedir os certificados definitivos referentes aos C.A.C.’s que o Gaspar anteriormente já tinha obtido em outras exposições, pois como alguns de vocês saberão, o papel que nos é entregue ainda em ringue pelo comissário do C.P.C. e assinado pelo Juiz é de carácter provisório e sujeito a homologação pelo C.P.C.
Colocando a pergunta à pessoa que me atendeu no, para meu espanto, recebi a seguinte resposta:
“Nós não damos muita importância aos certificados, é uma situação que se arrasta. Por vezes, se os tivermos prontos enviamo-los por correio mas, na maioria das vezes, não. Mas damos é atenção aos diplomas de Campeão de Beleza que enviamos, mais ou menos, no espaço de um mês para casa das pessoas.”

Ou seja, o C.P.C. não dá “muita importância” a um qualquer “papelucho” que, somente, homologa e oficializa o C.A.C. que o mesmo C.P.C. atribui em ringue, em exposições organizadas pelo (ou em parceria com o) C.P.C., e quando o próprio C.P.C. chama a atenção no mesmo “papelucho” para o seu carácter provisório com a seguinte menção: “Proposto para C.A.C. – sujeito a homologação pelo C.P.C.”
Sou só eu ou algo confuso aqui?!

Entretanto, a pessoa que me atendeu (simpatiquíssima, não tenho nada a apontar-lhe) perante o meu pedido confirmou nos arquivos do C.P.C. se, porventura, já haveria algum dos certificados definitivos emitidos em nome do meu cão e – surpresa! – havia um(!) relativo ao primeiro C.A.C. que o Gaspar vencera… 4 meses antes!!!!
E quando me questionava o porquê de tão extraordinário atraso e pouca vontade do C.P.C. em emitir e enviar tais documentos (Será que são talhados em tábuas de madeira nobre envernizada?! Ou um diploma emoldurado em raiz de nogueira?!) eis que me pespegam como esperado uma cartolina A5 impressa a 4 cores numa das faces (feito em série numa gráfica) e com a outra face em branco onde, então está imprimido através de uma normalíssima impressora de PC, os dados do cão, a exposição a que se refere e o nome do proprietário.

Ora, perante isto gostaria de colocar as seguintes questões:

•Se o certificado definitivo é uma cartolina A5 impressa em série numa das faces e individualizada no verso através de uma simples impressora (e não é necessário mais que isso – só se pretende um documento que oficialize o C.A.C.), que dá o mesmo trabalho que imprimir uma factura, uma venda a dinheiro, um recibo ou uma carta, qual a razão para tal demora e “desprezo” por algo que, apesar de tudo, é uma oficialização de um documento?

•Se o C.P.C. envia para casa um folheto/programa da próxima exposição com o respectivo boletim de inscrição, porque não faz o mesmo com os certificados de C.A.C. como é a sua obrigação?

•Eu pude, porque moro em Lisboa, deslocar-me pessoalmente ao C.P.C. e pedir que me entregassem o certificado (o que de resto farei com os outros) mas e os que não o podem fazer? O criador/expositor que vive em Freixo de Espada À Cinta ou em Portalegre ou em Manteigas como faz para receber os certificados a que tem direito?

•Se têm o cuidado, como me informaram, de enviar como é a sua obrigação o Diploma de Campeão de Beleza (se bem que não demora um mês mas sim 5, 6, 7 ou 8 meses) porque não aproveitam e juntamente com esse diploma não enviam os respectivos certificados definitivos de C.A.C.? É por causa do peso? Para poupar nos selos de correios?

•E afinal de contas será que a responsabilidade pelos atrasos (ainda maiores) de envio de certificados de C.A.C.I.B. pela F.C.I. se devem a esta entidade ou será que o C.P.C. também demora a enviar os resultados das exposições internacionais que organiza?

Eu percebo que, como em qualquer empresa, por vezes a sobrecarga de trabalho deve ser imensa mas, bolas, com método e organização tudo se consegue! Estamos a falar do C.P.C. cumprir a sua obrigação e não de fazer um qualquer favor. As nossas exposições caninas não têm assim tantos exemplares a concorrer nem atribui tantos C.A.C. / C.A.C.I.B.’s que justifique os tamanhos atrasos que se verificam, muito menos o “não darem muita importância a isso”.
Que saiba as pessoas que trabalham no C.P.C. não o fazem como voluntariado; são pagas para trabalharem. São funcionários do C.P.C. e como tal são profissionais. A direcção do C.P.C. se é ou não renumerada (não sei) tem, como direcção que é, de ser ela própria em primeiro lugar profissional na sua atitude e não originar ou pactuar com estas situações.

Repito uma vez mais: Indigna-me o facto de o C.P.C. não cumprir com as suas obrigações que é a de oficializar os resultados obtidos em exposições do C.P.C. atribuídos por juízes do, ou convidados pelo C.P.C., e que o próprio C.P.C. alerta para o facto de esses mesmos resultados não serem válidos até obterem a sua homologação.

Cumprimentos a todos


Bullie & Gaspar
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta set 10, 2004 12:09 am

Pois, isso é verdade, está cada vez pior.
Mas olha, em Espanha, é pior ainda e... fiquem com os papeluchos todos, pois já me aconteceu Cac´s que não constavam... já para não falar dos 20 ou mais eurositos que eles pedem pelo diploma, que por enquanto ainda vai sendo á borliu por cá ;)

Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta set 10, 2004 8:54 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:04 pm, editado 1 vez no total.
P1TuXk4
Membro Veterano
Mensagens: 515
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
Localização: 1 Frango, 2 Cágados

sexta set 10, 2004 10:15 am

O CPC está numa salgalhada tal, que neste momento acho que o deviam encerrar e só voltar a abrir quando estivesse preparadfo para funcionar correctamente.


Bem, se calhar é melhor...podia nunca mais abrir...
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta set 10, 2004 11:04 am

P1TuXk4 Escreveu: O CPC está numa salgalhada tal, que neste momento acho que o deviam encerrar e só voltar a abrir quando estivesse preparadfo para funcionar correctamente.


Bem, se calhar é melhor...podia nunca mais abrir...
Por acaso e se há área que funciona bem é a dos certificados, que podem não chegar a casa do dono do cão, mas que estão bem registados nos arquivos do CPC... tá bem que não recebemos logo o papelucho, mas a contabilidade dos pontos é impecável e não precisamos de nos chatear a fazer contas para qualquer que seja a competição de beleza a que se esteja a concorrer.

Pode-se gostar ou não da direcção do CPC, mas que é um dos mais rápidos do mundo na emissão de pedigrees, homulgação de títulos (que seria impossível se não tivessem um bom registo de todos os pontos) e na cobertura das necessidades básicas de quem lida com cães de raça, é... mesmo com algumas falhas que podem ocorrer de vez em quando mas que são raras (já tive que alterar 3 vezes o nome de um cão num pedigree porque nunca ficou como eu escolhi).

Quanto à política, essa não é para aqui chamada...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

sexta set 10, 2004 11:15 am

Se acham que o CPC, funciona mal, haviam de ver o Kennel Club Holandês.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta set 10, 2004 11:21 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:05 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta set 10, 2004 11:37 am

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 4:26 pm, editado 1 vez no total.
baiha
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Localização: Perdigueiros e rafeiros
Contacto:

sexta set 10, 2004 12:57 pm

Eu também acho ainda no outro dia recebi :p 15 de uma assentada e também não lhes dou grande importância.... ;)

Daniel
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 10, 2004 1:04 pm

baiha Escreveu: Eu também acho ainda no outro dia recebi :p 15 de uma assentada e também não lhes dou grande importância.... ;)

Daniel
Garganeiro!!! :lol:
Eu só recebi 2 o mês passado. :(

Mas que já nem me lembrava delas é verdade. Se fossem 4 e uma delas QC, não me esquecia de certeza! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
baiha
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Localização: Perdigueiros e rafeiros
Contacto:

sexta set 10, 2004 3:01 pm

Pois é a lei da vida há uns que têm a mais e outros de menos...:lol:
RMarques
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta set 10, 2004 4:26 pm

casadotrevo Escreveu: Se acham que o CPC, funciona mal, haviam de ver o Kennel Club Holandês.
Secalhar é uma doença hereditária :lol: ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
monte_de_goyos
Membro
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 08, 2004 11:18 am
Localização: Great Japanese Dog
Contacto:

sexta set 10, 2004 4:54 pm

Quem lidar com a Real Sociedad Canina de Espanha não se atreverá a reprovar a celeridade com que os serviços administrativos do CPC dão resposta às solicitações...

Os certificados de campeão dos meus cães foram recepcionados em menos de um mês após a obtenção dos últimos pontos...
Nos funcionários do CPC sempre encontrei "know how", simpatia e brio profissional...

Portanto, é minha opinião que, desde que este nível de qualidade se mantenha, estamos bem servidos...
Canil__Daktari
Mensagens: 6
Registado: sexta set 10, 2004 6:47 pm

sexta set 10, 2004 6:53 pm

Diz o amigo :
Infelizmente é uma constante desagradável e porque não dizer, de facto ignóbile, essa morosidade que não se verifica em França ou na Espanha em países ditos de mais civilização.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

sexta set 10, 2004 7:41 pm

Olá,
Felizmente só precisei dos serviços do CPC para a transferência dos registos dos meus cães ( há 'muitos' anod atrás), por isso não tenho conhecimento nenhum se eles nestas coisas funcionam bem ou mal.
No entanto, acho que as coisas se devem comparar com o que funciona mal ! Falar que um clube funciona mal, mas até nem nos podemos queixar porque existem outros que funcionam pior, não me parece uma coisa muito razoável! ;)
Mas...não se pode agradar a todos, e se realmente há quem se importe mas também há quem não se importe e ache que outras coisas são mais importantes...o que fazer?
Responder

Voltar para “Cães”