ensinar o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cat_lucas
Registado: terça jul 13, 2004 11:20 am

sexta set 10, 2004 3:00 pm

olá!
Preciso da vossa ajuda!
Gostava de ensinar o meu cão, a permanecer sentado ou deitado até outra ordem minha.... como o posso fazer???
Outra questão é que o meu cão adora mimos e quando vez uma criança, corre para ela com alguma brutidade, apesar de o chamar e de o tentar acalmar!!! O que posso fazer?

Obrigado desde já quem me possa ajudar.
:)
catarina
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta set 10, 2004 3:13 pm

Olá, catarina.

Isso é uma grande chatice. Pode tentar ensiná-lo em casa, com uma grande dose de paciência e recompensas (biscoitos de cão). Por exemplo, um bom truque para o fazer sentar é repetir a ordem "senta" enquanto faz pressão dos quadris do cão para ele se sentar, ou então mostrar-lhe o biscoito e levantá-lo para trás da cabeça dele (geralmente os cachorros sentam-se ao levantar o focinho e erguê-lo para trás). Quando ele aprender a sentar-se, passe para o "fica". E, cada vez que ele fizer uma coisa bem, dê-lhe uma recompensa. Há quem não goste do método do biscoito, porque o cão está a obedecer à guloseima e não ao dono... Até concordo, mas costuma funcionar.

A melhor solução, mesmo, é levá-lo para uma escola! ;)
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

sexta set 10, 2004 3:49 pm

:oops: ola,gostava de saber se podemos ensinar um cão com 1 ano a obedecer qdo dou ordens,leva tudo em tom de brincadeira... :(
cat_lucas
Registado: terça jul 13, 2004 11:20 am

sexta set 10, 2004 4:52 pm

o problema não é faze-lo sentar/deitar, isso já faz!
o problema é que não fica quieto.... sai logo so sitio....
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

sexta set 10, 2004 6:15 pm

olá Catarina

Este texto sobre adestramento básico, tem algumas explicações que te podem ser úteis. Está em espanhol mas percebe-se bem ;)

"SENTADO: o sit. Con el perro atraillado y siempre colocado a nuestra izquierda, presionamos con nuestra mano izquierda en la parte trasera de la grupa, la derecha sujeta la correa tirando hacia atrás y pronunciamos SIT o SIENTA, conseguimos que se siente y premiamos con MUY BIEN y golosina. Repetimos hasta que con tan solo pronunciar la orden el perro se siente. Una vez conseguido pasamos a pronunciar la orden acompañándola de un gesto de mano, por ejemplo levantamos el brazo extendido, hacemos esto hasta conseguir que con solo el gesto el perro se siente, esto nos pude venir bien para hacer sentar al perro a distancia.

ECHADO: o platz. Partimos de la posición de sentado, perro atraillado, con la correa tirante, con la mano derecha cogemos las dos patas delanteras del perro y arrastramos hacia delante a la vez que decimos ECHADO o PLATZ, llegamos a la posición de echado, premiamos. Poco a poco pasamos a no tirar de las patas, simplemente indicando con la mano hacia abajo y pronunciando la orden. Requiere de paciencia, muchas repeticiones pero sin cansar al perro, 10 minutos es suficiente y en pocos días aprenderá la orden. Nunca empezar el ejercicio de echado hasta no tener bien consolidado el sentado.

CAMINAR AL PASO: o fus. Perro atraillado a nuestro lado izquierdo y pegado a nuestra pierna izquierda, para ello correa tirante con la mano derecha, con la izquierda corregimos adelantos del perro a través de tirones bruscos. Necesitaremos collar estrangulador o incluso de castigo (de púas) dependiendo de la aceptación del perro y de su terquedad. Un truco que viene bien, son los cambios de sentido de la marcha cuando el perro tira alocadamente, habrá momentos en que prácticamente no haremos otra cosa que dar vueltas de 360º. Siempre repitiendo el comando JUNTO o FUS o LADO, bueno siempre que el perro quiera adelantarnos o ir hacia otra dirección. Para los giros a la derecha nos ayudamos de tirones de correa con la mano derecha, para giros a la izquierda nos ayudamos de nuestra pierna izquierda que le empujará a la altura de sus patas delanteras a la vez que tiramos con la mano izquierda de la correa.

Podemos compaginar este ejercicio para recordar el sentado y el echado y comenzar con el QUIETO. Según vamos caminando le damos la orden de QUIETO, tirón de correa que lo pare y seguido SIT. Después de un par de días podemos empezar con el QUIETO. Hacemos lo anteriormente expuesto, una vez con el perro quieto y sentado, le repetimos QUIETO y avanzamos un paso para después rodear al perro (siempre atado con la correa), pronunciamos QUIETO constantemente. Esto suele poner muy nervioso al perro, que intentará romper la posición de sentado, corregimos con NO y tirón de correa. Cuando consigamos que el perro permanezca impasible a nuestros rodeos, podemos empezar a alejarnos, siempre atado el perro con correa larga para corregir con un tirón y un NO si se mueve. Cuando domine bien el comando QUIETO en esta posición, no tendrá problemas para hacerlo en echado o de pié y por supuesto sin estar atado.
"

in www.club-caza.com

Tomé
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

sexta set 10, 2004 6:26 pm

marioalbuquerque Escreveu: oops ola,gostava de saber se podemos ensinar um cão com 1 ano a obedecer qdo dou ordens,leva tudo em tom de brincadeira... (
Claro que pode! Haja paciência que eles acabam por colaborar ;)
faça com que o cachorro entenda que brincadeira é brincadeira e aulitas são aulitas.

Tomé
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 10, 2004 6:29 pm

Eu penso que o tom de voz aplicado tambem é muito importante.
Pois se eu digo senta com um sorriso nos lábios não me obedece.
Mas se eu digo senta com um ar sério e voz forte não sai de lá até eu lhe dar um sorriso.
Neste caso é a recompensa dele.
;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta set 10, 2004 7:09 pm

No site do PauloC: http://www.rottpt.net/ , na secção "Treino Básico" há dicas óptimas para o treino de obediencia do cachorro.
Ainda há, no mesmo site, um link para o site do Claudio Nogueira: www.amigodorottweiler.com que tem tambem dicas e até vídeos explicativos para o treino básico.

Acho que vou ter que cobrar uma percentagem a estes dois gajos pela publicidade dos sites, não acham? 8) 8) 8)

Alicia
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 10, 2004 7:17 pm

aligra Escreveu: No site do PauloC: http://www.rottpt.net/ , na secção "Treino Básico" há dicas óptimas para o treino de obediencia do cachorro.
Ainda há, no mesmo site, um link para o site do Claudio Nogueira: www.amigodorottweiler.com que tem tambem dicas e até vídeos explicativos para o treino básico.

Acho que vou ter que cobrar uma percentagem a estes dois gajos pela publicidade dos sites, não acham? 8) 8) 8)

Alicia
Desde que seja p bem dos canitos.....
:D Toca lá com as percentagens.... hehehehehhe
barrosaneves
Membro Júnior
Registado: sábado set 04, 2004 7:39 pm

sexta set 10, 2004 10:19 pm

Já agora uma dúvida estúpida ou não não sei, mas ainda não encontrei nenhum artigo que me permita obter uma resposta. A partir de que idade é que se pode começar a treinar um cão? :?: :?:

Tiago
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta set 10, 2004 10:28 pm

barrosaneves Escreveu: Já agora uma dúvida estúpida ou não não sei, mas ainda não encontrei nenhum artigo que me permita obter uma resposta. A partir de que idade é que se pode começar a treinar um cão? :?: :?:

Tiago
Desde que chega a casa, tendo sempre em conta a capacidade de aprendizagem/concentração do cão. Não se pode esperar que um cachorro de 2 meses tenha a mesma capacidade de concentração que um cão adulto. Nas escolas, regra geral é a partir dos 4 meses, altura da vacina da raiva.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 10, 2004 10:36 pm

para não haver asneira, o melhor é levar o cão para uma escola. aí aprende isso tudo e a dona fica apta a controlar o cão
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado set 11, 2004 8:58 am

anjjazul Escreveu: para não haver asneira, o melhor é levar o cão para uma escola. aí aprende isso tudo e a dona fica apta a controlar o cão
Ora isso é verdade, depende da capacidade do dono para ensinar ao cão, acho eu. Eu propria não conseguia ensinar nada ao meu pestinhas, e como não há escolas de treino cá em Faro, tirei umas aulas com um treinador particolar para o ensinar o básico, quando o Dylan era cachorrinho. Acho que fui eu a que mais aprendeu nas aulas ;)

Alicia
barrosaneves
Membro Júnior
Registado: sábado set 04, 2004 7:39 pm

sábado set 11, 2004 9:21 am

O meu cão tem dois meses e com uns dias de treino e quando concentrado já obedece ao "aqui" e ao "senta". Tudo em prol de um bom biscoito mas obedece! (e é um são bernado que está longe de ser um cão dos mais inteligentes, pelo menos pelo que vejo nos rankings)
O ir para uma escola de treino também depende da capacidade económica de cada um, penso eu que o treino de um cão é uma coisa dispendiosa!

Tiago :)
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sábado set 11, 2004 10:12 am

barrosaneves Escreveu: O meu cão tem dois meses e com uns dias de treino e quando concentrado já obedece ao "aqui" e ao "senta". Tudo em prol de um bom biscoito mas obedece! (e é um são bernado que está longe de ser um cão dos mais inteligentes, pelo menos pelo que vejo nos rankings)
O ir para uma escola de treino também depende da capacidade económica de cada um, penso eu que o treino de um cão é uma coisa dispendiosa!

Tiago :)
Exactamente. Tudo depende sobretudo da capacidade do dono transmitir o que quer ao cão. A tecnica do biscoito funciona muito bem, depois é só ir retirando essa recompensa lentamente, substituindo por brincadeira com o brinquedo ou melhor ainda com o dono. O meu agora das raras vezes que treina é recompensado com o brinquedo ou comigo (correr atrás de mim, "lutar", etc...).
Quanto aos preços, depende de escola para escola. Existe desde os 10 € mensais. Agora... é uma questão de ver métodos utilisados e resultados alcansados e ver qual é melhor para nós e o nosso menino...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”