Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

sexta ago 27, 2004 4:33 pm

Deixe ver se eu sei a diferença, o matilheiro anda para aí com uns vinte cães que têm como função levantar o javali para que este possa ser abatido pelos caçadores, mas por vezes os cães fazem mais que levantar o javali e agarram-no e então nesta situação como não é permitido os caçadores atirarem sobre o javali entra em ação o matilheiro que tem como função rematar o porco agarrado.
Não o que estou a falar é um indivíduo sair sem armas de fogo, com 4 ou 5 dogos seus, estes agarram o javali e o indivíduo remata o porco com faca ou com uma lança, este tipo é que é proíbido mas como já disse há quem o faça em Portugal...
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta ago 27, 2004 4:49 pm

E deixe cá adivinhar, o sr. é um dos que faz isso?
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta ago 27, 2004 5:03 pm

Ó Anjo já tava com saudades suas !

teve de férias ou voltou ao nick antigo ?

tb concordo consigo em relação a isso e melhor ainda é matar o javali á dentada e dp chegar a casa e dar um enxerto de porrada á mulher antes de desenhar uns hierogliflos na sala de jantar !

porra e eu é que sou o bronco de trás os montes ó M ;)

Nelson
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 5:04 pm

:D :D :D :D :D :D :D
FallenAngel
Membro

sexta ago 27, 2004 5:11 pm

Por acaso não, apenas sou um daqueles que vive num sitio onde isso acontece, onde há pessoas que fazem este tipo de caça.
Mas posso lhe dizer sem qualquer problema que se esse tipo de caça fosse legal provávelmente a praticaria, eu não gosto de quebrar a lei, vivo em sociedade e como tal cumpro as leis vigentes.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta ago 27, 2004 5:12 pm

FallenAngel Escreveu: Por acaso não, apenas sou um daqueles que vive num sitio onde isso acontece, onde há pessoas que fazem este tipo de caça.
Mas posso lhe dizer sem qualquer problema que se esse tipo de caça fosse legal provávelmente a praticaria, eu não gosto de quebrar a lei, vivo em sociedade e como tal cumpro as leis vigentes.

então como bom cidadão que é devia apresentar queixa ás autoridades competentes que é o que se deve fazer quando se tem conhecimento que uma ilegalidade é cometida !

Nelson
MMPA
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 5:13 pm

Ok, ganham-se umas perdem-se outras... :D
FallenAngel
Membro

sexta ago 27, 2004 5:46 pm

É engraçado, vim aqui emitir uma opinião sobre um determinado tipo de caça e a coisa tem que ir logo descambar para idiotices, mas pronto tudo bem se é dentro desse nível de bocas e ofensas que querem andar continuem, mas sem mim.

Boa tarde e bem hajam....
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado ago 28, 2004 12:29 am

MMPA Escreveu: noinfo, penso que não fui arrogante, se pareci, peço desculpa. Continuo a bater na mesma tecla, caça furtiva não obrigada. Não estive com rodeios, disse-lhe o que tinha a dizer. Por mim o assunto está encerrado.

Quanto às explorações agrícolas que referiu, só lhe posso dizer que o noinfo é mesmo "um menino da cidade". Aproveite o fim de semana e dê um saltinho ao Alentejo (p.e.), e veja com os seus próprios olhos se os animais são maltratados.
Mas isto já era assunto para outro tópico.

Bom fim de semana!
Mas onde isto já vai...
ou voçe nao sabe ler...ou nao le com interesse e com a devida atençao..ou tem uma necessidade incontrolada de apurar factos, a partir de simples afirmaçoes(desconfio que seja esta ultima)...
sinceramente nao a entendo...
eu falo duma simples situaçao que acompanhei para presenciar a funcionalidade de um cão..e voçe já vem toda lançada a falar em caça furtiva...como se eu a praticasse....e fosse um assassino letal de javalis...(esta parte aqui acho que já foi explicada de mais..qualquer pessoa com o minimo de bom senso a entendeu, por isso the end!)
dps eu falo num facto veridico da exploraçao animal para fins de consumo...
onde voçe ja me intitula de "menino da cidade....
voçe conhece-me de algum lado para me estar a fazer juizos desses com tamanha afirmaçao?
e depois o mais engraçado é que se enterra...
quer ir ao Alentejo entao??para eu lhe mostrar..alias a qualquer zona do país tal como disse o Nelson e bem!
mas voçe pelo menos a afirma ser menina da cidade..diz que é realista..esse realismo parte de onde???

eu sou neto de agricultores! toda a minha vida soube e sei o que é o "campo"...e o campo nao é nenhum "paraíso" no situaçao que estamos a falar..como voçe parece que idealiza...como em todo o lado existem pessoas conscientes e outras que nao! e infelizmente o segundo caso é o mais comum!
dps eu só abro a bocarra para falar do que sei! ao contrario de algumas pessoas! neste caso, do que assisti N de vezes durante toda a minha vida!
a minha familia paterna tem uma vasta tradiçao de agricultura, (só o meu velho é que degenerou, e eu estou no msm caminho!)
os meus avós possuem herdades..onde no passado tal como os seus antepassados, sempre viveram da agricultura Frutícola e vegetal! tanto para produçao exterior como para consumo pessoal!
bem isto só para ter a noçao do meio em que estou a falar...
agora vamos ao que interessa...o que rodeia este meio...
eram e sao! enumeros os vizinhos que praticam exploraçao animal, Ovina,Suína,Bovina etc....mas ensencialmente suina!(zona do Montijo,....zonas ribatejanas)
e a consciencia das pessoas varia..isto é como em tudo..e para nao fugir á regra existiam produçoes bem feitas e outras que nem vale a pena olhar sequer...
mas a realidade..é que o que é mau e podre na sociedade..tende a ser superior..! se nao tem consciencia disso...era bom que tivesse!
um simples exemplo...
voçe por acaso sabe o metodo mais comum de como sao criados porcos para consumo em Portugal?
ja alguma vez entrou num aviário??
se nao sabe a resposta destas questoes diga-me que eu tenho todo o gosto a responder-lhe! assim pode ser que se torne realista mas sim de uma coisa VALIDA!
e pelo que já pude presenciar no Alentejo que foi o local por si indicado...as coisas passam-se exactamente da mesma maneira! Existem bom e mau em todo o lado...

bem mas o Nelson já lhe deu uma luz antes...e espero que esta venha acentua-la!
a única coisa positiva que ainda posso tirar da sua atitude é o mérito que as suas palavras dão a minha família que como consciente que é e sempre foi no seu trabalho trabalho agricula (embora não de produção animal para consumo, "produçao" animal só mesmo a criaçao de perdigueiro portuges!;)que o meu avo fez durante anos)

sinceramente as suas atitudes...cada vez sao menos compreesiveis...
gostava de a entender a serio que sim!
e eu que apenas exemplifiquei um facto que quanto a mim é mt mais grave que o simples abatimento de um javali...o que msm assim ja me mete alguma impressao...
eu até já tenho medo de abordar uma coisa nova, com receio que voçe pegue nisso e leve sabe-se lá para onde.. ;)
se eu digo que nao gosto de sopa...voçe ainda começa a me insultar referindo que sou um destruidor do meu proprio organismo, que nao tenho uma alimentaçao saudavel....e que nao tenho o minimo de bom senso por causa da fome na Itiopia!

ai ai.....cmp
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 1:02 am

MMPA Escreveu: Ok, ganham-se umas perdem-se outras... :D
E quem ganha sempre é quem vende :D
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda set 06, 2004 4:03 am

Não sou caçador, mas só não sou porque infelizmente em portugal não se pode praticar aquela que eu considero ser a mais nobre e bela de todas as formas de caça - a caça do javali à faca com poucos (3 ou 4) cães de agarre.

Sou louco por Dogos e por este tipo de caça, que se pratica na Argentina, EUA, algumas zonas de Espanha, França, Itália, etc..
Infelizmente em portugal caçar é sinónimo de dar tiros e como tal é permitido estar sentadinho numa cadeira com as botas engraixadas, no posto de uma montaria, a dar tiros e assim matar por vezes dezenas de javalis, mas andar com os Dogos, só com uma faca, para ao fim do dia caçar, na melhor das Hipoteses, um javali , já é proibido. Ou seja a lei favorece os betinhos da cidade que vão para ali dar uns tirinhos e mostrar a roupa de marca e as carabinas de milhares de euros e prejudica aqueles que gostam de emoções fortes e de disfrutar da natureza em estado puro.

Eu também não concordo com a caça furtiva, mas ainda concordo menos com certas leis.

Cumprimentos
Francisco Bica
MMPA
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 10:10 am

Zebedeusoueu Escreveu:
MMPA Escreveu: Ok, ganham-se umas perdem-se outras... :D
E quem ganha sempre é quem vende :D
?
MMPA
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 10:10 am

repetida
Última edição por MMPA em segunda set 06, 2004 10:11 am, editado 2 vezes no total.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo set 12, 2004 4:02 am

Andei a pesquizar sobre a nova lei da caça e encontrei o seguinte:(vou transcrever porque não deu para copiar)
[b]
Caça ao javali

artigo (105)

1- a caça ao javali pode ser exercida à espera, de salto (novo), de aproximação, de montaria e com lança.

2- Em terrenos cinegeticos não ordenados, a caça a esta espécie sóp pode ser permitida, de batida e de montaria, nos meses de Outubro a Fevereiro, nos locais e nas condições establecidas pelo edital DGRF. (alterado, deixa de estar previsto a caça de espera).

3- Em terrenos cinegeticos ordenados, com exepção da caça de salto, de batida e de montaria, que só pode ser permitida nos meses de Outubro a Fevereiro, inclusive, a caça ao javali pode ser permitida durante toda a época venatória [/b]

Daqui concluo que o javali pode ser caçado ( e já anteriormente podia)
com lança. Não sei que tipo de caça é esta mas penso que seja conveniente o uso de cães de agarre. Actualmente tambem é permitido a caça de salto e, que eu saiba, posso praticar a caça de salto só com Dogos e faca ( ou será que é obrigatório levar arma de fogo).

Fiquei feliz com este artigo 105!!!

Cumprimentos
Francisco Bica
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 1:49 am

Boas,

A lei apenas contempla os seguintes meios de caça:
Artigo 78.º
Meios de caça
1 - No exercício da caça e dentro dos limites fixados nos artigos seguintes apenas são permitidos os seguintes meios:
a) Armas de caça;
b) Pau;
c) Negaças e chamarizes;
d) Aves de presa;
e) Cães de caça;
f) Furão;
g) Barco;
h) Cavalo.
Como armas de caça apenas são consideradas as seguintes:
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos do presente diploma, considera-se:
...
e) «Armas de caça», armas de fogo, legalmente classificadas como de caça, o arco, a besta e a lança;
A defenição de lança vem na alínea p) do mesmo artigo:
p) «Lança», arma de caça constituída por uma lâmina curta adaptada a uma haste suficientemente longa que possibilite ser empunhada com as mãos afastadas uma da outra ou o conjunto formado por punhal e haste amovível de adaptação, destinada a prolongar o seu punho para ser utilizado como lança;
;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”