KIKA e KIKO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 10, 2004 4:57 pm

Olá
Tenho + dois novos membros na familia, um casalinho de piriquitos.
São da minha filhota, no intuito de lhe criar responsabilidades, e como gostamos muito de animais juntamos o util ao agradavel.

A verdade é que não estou muito a par do que deve ser feito, por isso aqui estou para aprender.

:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

domingo set 12, 2004 9:20 pm

Em relação à alimentação ?

Mistura para Periquitos
Água limpa
Grit
Papa para Periquitos (é um complemento à alimentação)
Espinafres
Cenoura
Maçã

Não dês Alface e/ou Abacate, porque são bastante problemáticos para os periquitos.

Em relação a outros cuidados ?

Não deixes que apanhem sol forte, nem correntes de ar, nem frio, nem chuva ou humidade excessiva.

Espero ter ajudado.

Peter
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda set 20, 2004 10:53 am

Li não-sei-onde que quando os piris estão a pôr ( ovos) não se deve dar espinafres porque são muito ricos em ferro e impedem a formação/assimilação de cálcio. Que dizes disto?
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

segunda set 20, 2004 3:41 pm

Penso que não existe problema desde que não haja sobredosagem de ferro.

O Ferro serve por exemplo para combater a anemia e para aumentar a resistência ás doenças, enquanto que o Cálcio serve por exemplo para a formação dos ossos e no caso das fêmeas, ajuda no revestimento dos ovos.

Não conheço nenhuma interacção (grave) entre o Cálcio e o Ferro.

Os únicos problemas que conheço é em relação a uma sobredosagem de Ferro, o Ferro em excesso torna-se um veneno e provoca necrose dos tecidos (morte dos tecidos).
Isto aplica-se também ás pessoas (e eu que o diga, que ultimamente tenho tomado bastante e com bastante cuidado).

Eu não costumo dar espinafres todos os dias (2 a 3 máx. p/ semana), por isso em principio sobredosagem de ferro é impossivel de acontecer, para além disso dou poucas folhitas de cada vez.
Responder

Voltar para “Periquito”