Isto é o que dá andar a revolver em tralha antiga. Descobrem-se coisas das quais já não nos lembravamos e despertam as nossas memórias.
Não morro de amores pela raça Serra D`aires. Não é o meu tipo de cão.
No entanto, gostaria de deixar aqui expresso o meu agradecimento ao Robin, falecido o ano passado vítima de leishmaniose.
O Robin era um Serra D`aires que alguem não qiz e abandonou. Foi recolhido e dado a um colega meu de profissão.
Foi companheiro incansável nas nossas lides de trabalho de prospecção ornitológica. Palmilhou centenas de quilometros connosco em vários locais do país. Passou sede como nós passamos. Ficou dorido das patas como nós ficamos dos pés. Para 2 pessoas que trabalhavam sozinhas dias a fio no "fim do mundo", era o 3º elemento. Era um companheiro de trabalho. Várias vezes detectámos novas espécies graças ás suas incursões nos matagais. Á noite era sempre uma mais valia, um companheiro que nos dava ânimo para superar o cansaço.
Obrigado Robin pelos momentos que passamos e que recordo com saudade!! Isto não é lamechice, é respeito!
Deixo aqui 2 fotos tiradas pelo dono na minha máquina, durante trabalhos efectuados em pleno coração do Gerês durante o inverno. Não se vê bem o cão mas são as únicas.