Ataques de cães contra cães - Notícia do jornal da Região Cascais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda set 13, 2004 11:26 am

Eis a notícia da 1ª página do jornal da Região dazona de Cascais de 08 de Setembro de 2004:

" Tem crescido a insegurança entre os donos de canídeos residentes na Costa da Guia. Dois ataques recentes por cães da raça Pit Bull americana, que resultaram na morte de dois animais de estimação do bairro, relançaram o problema das raças potencialmente perigosas e da fiscalização dos seus proprietários. Na freguesia de Cascais há apenas registo de 12 Rotweiller.

São de PROFUNDA REVOLTA e impotência para conter actos criminosos como o que testemunharam na passada quinta-feira, os sentimentos dos donos dos dois cães que pereceram após ataque comandado pelos donos de quatro Pit Bull americanos. " Mataram o meu cão, já com 14 anos, que estava simplesmente a passear na Rua dos Castanheiros", lamenta uma moradora, ainda bastante emocionada com o sucedido. " Estraçalharam-no todo. Ainda o levei ao veterinário, mas não havia nada a fazer", lamenta. A mesma residente confirma que, " na Rua das Cameleiras, os mesmos cães mataram outro cão que estava a passear, pela trela com o respectivo dono". Descrevendo os donos dos cães atacantes como " dois jovens negros que ali costumam passar a correr", a moradora confirma que esta não é a primeira vez que tal acontece, adiantando que " os indivíduos em causa percorrem o bairro todo com os cães sempre em corrida, numa espécie de treino".
Fonte policial garante " estar atenta ao caso", que considera pontual, mas não adinata pormenores, susceptíveis de prejudicar qualquer investigação. No entanto os moradores relatam que, " provavelmente na sequência das queixas apresentadas na passada semana pelos donos dos cães mortos, hopuve uma rusga no bairroa<li próximo, para procurar cães da raça em questão".
Certo é que, apesar da lei que esntrou em vigor em Julho último, sobre raças perigosas e cães potencialmente perigosos, cuja posse obriga a registo e cadastro, na Junta de Freguesia de CAscais não há registo de qualquer cão Pit Bull americano. Segundo fonte daquela Junta, existem apenas 12 cães registados, todos Rotweiller, com moradas na Quinta da Marinha, Torre, Cascais, Costa da Guia, Birre, Quinta do Rosário e Bairro de Sant'Ana. Todavia, é de reter que não será apenas a raça que torna o cão violento, mas sim a forma como este é treinado/ensinado"
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 11:34 am

São este tipo de ocorrência que fazem com que os cães fiquem mal vistos, ainda mais sendo eles das "famosas" raças potencialmente perigosas... Enfim... :(
Sabendo que existem donos suspeitos, nessa zona específica, que tal uma maior fiscalização? Digo eu...

Fiquem bem,
Ana
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda set 13, 2004 11:48 am

A fiscalização não é maior porque os policias tem MEDO!!! de entrar em determinados bairros, é que apesar de ser Cascais terra de tias, também existem bairros degradados onde se trafica, onde se fazem ainda lutas de cães, onde se escondem criminosos. Porque é que acham que o vergonhoso bairro do fim do mundo ou marianas ainda existe?
:evil:
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 11:55 am

anavaz Escreveu: A fiscalização não é maior porque os policias tem MEDO!!! de entrar em determinados bairros, é que apesar de ser Cascais terra de tias, também existem bairros degradados onde se trafica, onde se fazem ainda lutas de cães, onde se escondem criminosos. Porque é que acham que o vergonhoso bairro do fim do mundo ou marianas ainda existe?
evil
Olá,
então qual seria a sua sugestão para terminar com este tipo de ocorrências?
Quer dizer, por os policias terem medo (que é justificável), as marianas e afins não deixam de existir?
Eu acho que todas as pessoas que por lá passam acham uma vergonha aquele tipo de cenário ainda existir, mas que fazer? Quem o pode mudar?
Tem que haver uma solução, ou anda tudo de olhos fechados? (ent.responsáveis)

Fiquem bem,
Ana
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda set 13, 2004 11:56 am

Olá a todos ,

infelizmente continuam a acontecer cenas destas , só acho triste que as pessoas vejam filmes a mais e depois quem se " lixa" são os pobres dos cães , que não tem culpa dos " animais " que tem como dono , sim porque estes é que deveriam ser abatidos em caso de ataque , porque eles sim são responsáveis devido ao treino que lhes dão !
Desculpem o desabafo , mas para alguem que gosta de animais estas histórias são realmente muito tristes !
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda set 13, 2004 12:00 pm

Parece-me, amim, que infelizmente não existem só numa determinada zona esse tipo de pessoas....

Estão por todo o lado.

Aqui onde moro, na zona de Sintra, há mais que muito cães desses ditos perigosos, nas mãos de perfeitos marginais....

Enquanto as autoridades, ou lá o quem é que faz esse tipo de leis, não perceber que os perigosos são os donos não há nada a fazer.

Os policias são capazes de dizer a alguem para não alimentar um animal desgarçado na via publica mas para abordar esse tipo de gente não têm aquilo que todos sabemos...

Vejo um futuro negro para o nosso país se não se começarem a castigar devidamente as pessoas. Não mandar os animais para abate e deixar os meliantes cá fora que dias depois já estão a treinar outro infeliz.

Esta é a minha modesta opinião.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

segunda set 13, 2004 12:24 pm

Isso é triste mas existe...
Já na rua da minha Maria há 2 boxer's que o dono não quer saber delas e que já me disse que nem a ele lhes respeitam, e essas mesmas à 1 mês +/- atacaram um labrador de um vizinho e ainda à 1 semana atacaram um SRD serra da estrela com setter irlandês e foi necessário o cão levar pontos no focinho, o dono nada fez pq o cão dele andava solto na rua.
Por essa mesma razão, eu arranjei um pau de vassora com 50cm de comprimento, basta eles se tentarem aproximar levam logo na cabeça, é para matar mesmo, esses boxer's não fazem nada às pessoas mas a outros cães atacam.
Nesse caso essa gente devia andar de catana, se os pitt se apróximassem, era logo ZÁSS e acabou a história.
Enfim, viva portugal :?
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda set 13, 2004 12:50 pm

sem comentários PJ !

Nelson :?
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 12:52 pm

Quanto á noticia em si, nem vou comentar.
Mas vou falar do meu caso pessoal...
Eu moro na fronteira com um bairro complicado, o Bairro do Pombal em Oeiras.
Ora nesse bairro existem vários pits e Rotts... duvido que a maioria esteja registada, embora saiba de alguns casos que estão.
A verdade é que nunca se soube de nenhum ataque aqui na zona. A verdade é que a policia também faz o seu trabalho (mal por mal, a PSP aqui de Oeiras até funciona, e são muitas as vezes que entram no bairro para patrulha).
Mas penso que a maior diferença é feita pelos moradores e donos dos cães nas imediações: andam á trela, e não têm medo dos " marginais " que vivem no bairro. Eu faço queixa sempre que presencio alguma coisa ilegal. Já me partiram a janela da cozinha 2 vezes (moro num terceiro andar), e apresentei queixa. Não dá em nada? Não. Mas o registo fica feito e obriga as autoridades a actuarem, ou pelo menos a serem mais vigilantes.
Tal como eu, várias pessoas daqui fazem o mesmo.
Desta forma consegue-se ter um pouco de paz ;) é que os "marginais" não querem levar com a Policia a toda a hora, e já aprenderam que se não nos chatearem, nós também não chateamos.
Medo? Todos temos os nossos medos, não podemos é deixar que o medo comande a nossa vida.
Quanto aos cães e ataques. O único ataque que presenciei foi feito ao cão do meu namorado por uma matilha de srds que é alimentada pelos seguranças do Oeiras Forum (condominios in aqui perto). Eles eram 5, o nosso já estava no chão (andava sem trela, daí não ter apresentado queixa) e eu corri e meti-me ao barulho. Podia ser mordida? Claro que sim, mas não ia deixar que trucidassem o meu cão. Ficou só com a orelha ferida, ams podia ter sido pior.
Ando a ver se os ditos seguranças (da tanga) resolvem o problema. Se não telefono para o canil. Fazer o quê? A matilha em questão ataca qualquer cão que passe, á trela ou sem ela, e até já quiseram morder em 2 ou 3 pessoas.
Mas são srds, logo não são noticia de jornal...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda set 13, 2004 12:53 pm

Nesse caso essa gente devia andar de catana, se os pitt se apróximassem, era logo ZÁSS e acabou a história.
Pois, mas se eu saísse à rua com uma catana era logo preso!...
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda set 13, 2004 1:16 pm

Boas!!

PJFS...que tal usar essa raiva toda....e....
Violencia gera violencia...qual seria a diferença entre o acto do cão que é instintivo ou forçado por má educação desleixo e irresponsabilidade do dono. do seu que seria um acto completamente pensado?..pois bem a meu ver voce tornaria-se bem pior do que qualquer besta.

Existem neste país leis...quer queiram quer não queiram nós somos obrigados a cumprir...como os agentes de autoridade serão obrigados a fazer cumprir...

Sim...eu tb usaria um pau ou outra coisa qualquer para me proteger a mim aos meus e ao meu cão....mas nunca iria de certeza com intuito de matar seja lá o que for...

Sabendo quem são os donos dos ditos boxers..nada como uma queixa à PSP...já agora metam isto na cabeça...Os Cães são para andar com trela na rua!

Abraços

Arcanjo
PJFS
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 2:34 pm

nelsonk Escreveu: sem comentários PJ !

Nelson :?
Queria ver o que tu fazias se estivesses a ver o teu cão a ser mordido por dois boxer's cheios de raiva...
P.s.- eu não disse mas na altura o labrador que falei e que foi atacado ainda nem tinha 3 meses :? e o dono tb ficou com umas calças rasgadas, e foi lá falar com o dono dos boxer's, ele perguntou se era necessário pagar alguma coisa e tal, o homem disse que não, mas que prendesse os cães, ele aceitou e durante uns tempos não se viu os boxer's, mas ultimamente já lá andam outra vez :?
MDogster Escreveu:
Pois, mas se eu saísse à rua com uma catana era logo preso!...
Qd eu disse catana foi no sentido figurado, como é óbvio não se pode andar de catana na mão, mas um pau sim...
Arcanjo Escreveu: Boas!!

PJFS...que tal usar essa raiva toda....e....
Violencia gera violencia...qual seria a diferença entre o acto do cão que é instintivo ou forçado por má educação desleixo e irresponsabilidade do dono. do seu que seria um acto completamente pensado?..pois bem a meu ver voce tornaria-se bem pior do que qualquer besta.
Existem neste país leis...quer queiram quer não queiram nós somos obrigados a cumprir...como os agentes de autoridade serão obrigados a fazer cumprir...
Sabendo quem são os donos dos ditos boxers..nada como uma queixa à PSP...já agora metam isto na cabeça...Os Cães são para andar com trela na rua!

Abraços

Arcanjo
Violência gera violência? já pensas-te o que fazias se fosses a passear de trela o teu canito e aparecessem assim dois boxer's? Ias lá separar-los com festinhas?!!!
Arcanjo Escreveu: Sim...eu tb usaria um pau ou outra coisa qualquer para me proteger a mim aos meus e ao meu cão....mas nunca iria de certeza com intuito de matar seja lá o que for...
Queria-te ver a pensar numa situação daquelas, os boxer's a morder o teu canito todo e tu a pensares onde lhe ias dar para não o matar :roll: , se isso acontece comigo dou onde calhar e se possivel na cabeça para o arrumar de vez, óbvio que não tem culpa mas é o mundo em que vivemos que para muita gente ter um cão é "cool" :evil:
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda set 13, 2004 2:46 pm

Pois eu sempre que vou passear o meu cão, levo um pau, com cerca de 1.30m, tipo queijado, que até já está lascado numa das pontas, pois já teve de ser utilizado para bater no chão para afugentar um cão. Pois aqui onde moro, não há cá cães de raça, é mesmo tudo rafeiros... todos soltos pelas ruas fora :evil:

E é raro ir sozinha, pois já houve alguns assaltos a pessoas que vão passear o cão sozinhas. Vou eu mais a minha vizinha, cada uma com o seu cão e cada uma com o seu pau ;)

E se eu ou o meu cão formos atacados por algum destes cães soltos, podem crer que vou utilizar o pau :evil:
PJFS
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 3:12 pm

Tchinho Escreveu: E se eu ou o meu cão formos atacados por algum destes cães soltos, podem crer que vou utilizar o pau evil
Claro, o que interessa são os nossos, tb que gostemos que cães mas se alguns são raça do crl :?
Responder

Voltar para “Cães”