PEDIGREE TER OU Ñ TER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda set 13, 2004 8:32 pm

bom com esta discussão toda resolvi tb dar o meu ponto de vista !

para começar que se ñ me engano é a maior desculpa de quem compra um cão sem lop o preço

um cão com lop mais caro que um cão sem lop ?

nem sempre conheço vários casos em que estar ou ñ inscrito no livro de origens ñ lhe faz baixar preço mas por norma é bastante mais barato .

Na realidade ñ são os papeis que custam caro mas sim os cuidados respeitantes ás regras impostas pelo cpc e pelos clubes de raça que fazem subir o preço de um cachorro isso e o tempo que deve ser ser disponibilizado aos cachorros alem de ter certeza de que as progenitores sao sujeitos a todos os exames de seleção, exames veterinários, despistes de taras a que cada raça está sujeita.
tudo isso custa dinheiro mas garante a saude do cachorro assim como o seu caracter que será sem sombra de duvidas aquele da raça escolhida e ñ uma questão de sorte como acontece quando se adquire um cão sem papeis , já que nada nos garante que os pais são na realidade bons exemplares da raça ( ou muitas vezes se são mesmo da raça )!

porque é que um cão só deve sair ás 8 semanas ?

pelo simples facto que é o tempo necessário á sua educação pela parte da mãe e de perceber o seu lugar na matilha e isso só pode ser feito se estiver em contacto com os irmãos . a verdade é que esse tempo vai condicionar o seu caracter e a sua saude para o resto da vida .

e para acabar uma daquelas coisa que toda a gente diz mas ñ se sabe de onde apareceu !

um srd é mais saudavel e mais resistente a doenças que um cão de raça puro ?

bom e aqui como ñ sou veterinário vou falar por experiencia propria .

e a resposta é NÂO de forma alguma num cão de raça nós sabemos quais a doenças a que aquela raça especifica é mais susceptivel de sofrer e temos o cuidado de as eliminar ( ou pelo menos diminuir as probabilidades ) enquanto num srd contamos com o factor sorte e todos nós sabemos que a sorte ñ está sempre do nosso lado :?

e tudo isto para dizer que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa quando está a comprar um cão por meia duzia de tostões mais ñ está a fazer que a financiar um negócio de milhões que explora milhares de cães por essa europa fora !
mais ñ estão a fazer que dar dinheiro a ganhar ao traficantes e ignobeis exploradores !

mas isto claro é a minha opinião mas para ressalva eu ñ sou criador e tenho cães de raça e srds logo espero que ñ me venham acusar de estar a fazer o jogo deste ou daquele

Nelson
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda set 13, 2004 8:36 pm

nelsonk Escreveu: Na realidade ñ são os papeis que custam caro mas sim os cuidados respeitantes ás regras impostas pelo cpc e pelos clubes de raça que fazem subir o preço de um cachorro isso e o tempo que deve ser ser disponibilizado aos cachorros alem de ter certeza de que as progenitores sao sujeitos a todos os exames de seleção, exames veterinários, despistes de taras a que cada raça está sujeita.
tudo isso custa dinheiro mas garante a saude do cachorro assim como o seu caracter que será sem sombra de duvidas aquele da raça escolhida e ñ uma questão de sorte como acontece quando se adquire um cão sem papeis , já que nada nos garante que os pais são na realidade bons exemplares da raça ( ou muitas vezes se são mesmo da raça )!
Nelson
Você aqui parte do princípio que o criador, é um bom criador e não um simples produtor, certo????
É que para todos os efeitos, o LOP apenas lhe garante, pelo menos perante o CPC, que o canito é de raça.
Nada mais.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda set 13, 2004 8:39 pm

Hoje estavas inspirado, hein? :D

Até ao meu regresso! Ou 6ª ou sábado :roll:
nelsonk
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 8:41 pm

P1TuXk4 Escreveu:
nelsonk Escreveu: Na realidade ñ são os papeis que custam caro mas sim os cuidados respeitantes ás regras impostas pelo cpc e pelos clubes de raça que fazem subir o preço de um cachorro isso e o tempo que deve ser ser disponibilizado aos cachorros alem de ter certeza de que as progenitores sao sujeitos a todos os exames de seleção, exames veterinários, despistes de taras a que cada raça está sujeita.
Nelson
Você aqui parte do princípio que o criador, é um bom criador e não um simples produtor, certo????
É que para todos os efeitos, o LOP apenas lhe garante, pelo menos perante o CPC, que o canito é de raça.
Nada mais.

meu amigo para mim só existe uma espécie de Criador o resto é *** desculpe o termo

Nelson
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 9:53 pm

Há aqui dois aspectos que gostaria de comentar.
Um tem a ver com o comceito de que um SRD é mais resistente a doenças do que um cão de raça.
Se um SRD for descendente de cães SRDs que tiveram os meus cuidados em termos de manutenção que um cão de raça, não há motivos para que seja mais resistente. Se um SRD vive livre e sujeito àquilo a que normalmente se chama "selecção natural", muito provavelmente e naturalmente será mais "apto" para resistir a diversos agentes adversos.
Mas, de qualquer forma, isto é sempre discutível.
No entanto, como realmente a maioria dos SRDs não vivem nessas condições e foram tendo de geração em geração a mãozinha do homem a protegê-los, essa teoria deixa de fazer sentido.

O registo no LOP é a única forma de se poder atestar que um cão é de raça pura.
Por exemplo, se um casal de cães, ambos registados no LOP, tiverem uma ninhada mas o criador não registar os cachorros, estes nunca poderão ser considerados de raça pura. Sê-lo-ão, quando muito, "moralmente", mas nunca legalmente.
Se assim não fosse, muitas mais falcatruas haveria para além das existentes que, mesmo assim, não são tão poucas como isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
P1TuXk4
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 10:46 pm

nelsonk Escreveu: meu amigo para mim só existe uma espécie de Criador o resto é *** desculpe o termo

Nelson
Meu amigo, o problema, é que seja criador ou seja m***da, todos registam cães, ou seja, todos têm LOP´s...
O problema é esse, daí eu já ter referido, acho que noutro tópico, que eu a comprar um cão, preferia comprar pelo trabalho do criador e não pelo documento(LOP), em si.
Quando digo comprar um cão, falo, para tê-lo comigo, não para ir a exposições e fazer criação....pois sem LOP...já se sabe que nada feito....
delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

segunda set 13, 2004 10:53 pm

E caberá na cabeça de alguém que haja um criador a fazer um bom trabalho a cruzar cães sem LOP? Isso é basicamente impossível. Sem estudar linhagens não dá para fazer nada, só para destruir raças.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda set 13, 2004 11:06 pm

O LOP diz quem são os ascendentes do cão. É como o meu BI dizer que sou filha do meu pai e da minha mãe.

Quem me guarante que seja filha deles? A honestidade dos envolvidos.

Nos cães é o mesmo. Diz que é filho de X com Y. Ou a pessoa foi honesta e o registo é verdadeiro ou então.... balelas. Aí entra o trabalho de casa que tanto se apregoa. Registar ninhada, basta ter uma cadela. Criar como deve de ser, é outra coisa. O comprador que veja e faça as perguntinhas todas, e se disponha a esperar se necessário. E que refile quando é enganado, e tenha sentido critico para ver que o que tem é um "charuto" em termos de raça (ou que da raça só tem a cor...).
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça set 14, 2004 1:32 am

[quote]um cão com lop mais caro que um cão sem lop ?

nem sempre conheço vários casos em que estar ou ñ inscrito no livro de origens ñ lhe faz baixar preço mas por norma é bastante mais barato .

Na realidade ñ são os papeis que custam caro mas sim os cuidados respeitantes ás regras impostas pelo cpc e pelos clubes de raça que fazem subir o preço de um cachorro isso e o tempo que deve ser ser disponibilizado aos cachorros alem de ter certeza de que as progenitores sao sujeitos a todos os exames de seleção, exames veterinários, despistes de taras a que cada raça está sujeita.
[/quote]
Mas na hora da compra tu tem escolha entre comprar o animal com o pedigree ou não, caso a pessoa não queira criar o animal ele não precisa comprar o pedigree,basta o cão ter os pais com o pedigree que o filhote será de qualidade, acho que o pedigree é só para quem quer criar a raça ou cruzar para vender bem "quando cruzar" ou simplesmente expor.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 14, 2004 7:43 am

Mas na hora da compra tu tem escolha entre comprar o animal com o pedigree ou não, caso a pessoa não queira criar o animal ele não precisa comprar o pedigree,basta o cão ter os pais com o pedigree que o filhote será de qualidade, acho que o pedigree é só para quem quer criar a raça ou cruzar para vender bem "quando cruzar" ou simplesmente expor.
Isto é um bom argumento de venda que normalmente usam as pessoas que querem vender filhotes sem pedegree, mas na realidade não é assim. Com efeito, o pedegree não é só para quem quer criar cachorro ou participar em exposições! O pedegree serve para atestar que o cachorros que estamos a comprar, bem como os seus ascendentes, eram cães de raça ( com todas as características morfológicas e de caracter que isso encerra). É claro que podem dizer que existe desonestidade, como infelizmente em tudo na vida, mas à partida é a única "garantia" minima que temos e por isso devemos usá-la.
Se os pais têm pedegree, é lógico que os filhos são de raça pura, quer sejam ou não registados, mas não há como provar isso!
Mas.... digam-me lá....se os pais têm pedegree porque raio não se registam os filhos? Para poupar uns miseros tostões que o registo custa? Se o registo não importa, se a raça não importa, então tudo bem...mas depois também não façam questão de afirmar que o cão é da raça X ou Y como se isso lhe desse sangue nobre e o tornásse melhor que os outros ;)
De qualquer forma, em muitos casos ( não todos) DIZ-SE que os pais têm pedegree e que não se registou a ninhada por este ou aquele motivo.....mas na realidade os pais não têm pedegree nenhum. Especialmente quem VENDE cachorros tem todo o interesse em vender de forma o mais lucrativa possivel, e sendo assim se pode vender um filhote registado mais caro, porque carga de água não o regista e é obrigado a vender mais barato? ;) Não acham nada estranho nisso?

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Estou a usar o termo pedegree no sentido de "Registo num Livro de Origens oficial". No seu verdadeiro sentido, "pedegree" é apenas um registo de ascendência, e isso pode ser feito de muitas formas.
P1TuXk4
Membro Veterano

terça set 14, 2004 11:22 am

Em minha opinião, o LOP tem valor apenas legalmente e perante as entidades responsáveis.
É que embora me digam que sem LOP um cão é SRD, o seu ADN, as suas características genéticas, transmitidas dos seus antecedentes, estão lá e isso ninguém as tira.
nelsonk
Membro Veterano

terça set 14, 2004 11:44 am

P1TuXk4 Escreveu: Em minha opinião, o LOP tem valor apenas legalmente e perante as entidades responsáveis.
É que embora me digam que sem LOP um cão é SRD, o seu ADN, as suas características genéticas, transmitidas dos seus antecedentes, estão lá e isso ninguém as tira.
olhe a sua conversa sinceramente faz-me lembrar aquela " o tamanho ñ importa " conversa tipica de quem a tem pequena ;)

e neste caso você tem razão as suas caracteristicas genéticas estão todas lá mas vão-se perder porque a partir desse momento o seu cão deixa de puder beneficiar a raça logo alem de srd é um cão sem qualquer utilidade para a evolução da especie !

Nelson
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 14, 2004 12:42 pm

por mim, só posso falar em rafeiros, porque é o que tenho. também não conheço a "família". em termos de saúde, não sei se são ou não mais resistentes. o max parece de ferro. nock!nocK! nock! com a carlota, estou farta de gastar dinheiro. duvido que o problema dela não possa afectar qualquer cão. aliás, éla é uma florzinha de estufa. os problemas têm a ver com alergias. hoje em dia, afectam a maior parte das pessoas. tb. os animais.
quanto ao temperamento, etc. embora o factor hereditário e de socialização materna, sejam importantes, o contacto com o dono não são de somenos importância. pode-se trazrer o melhor cachorro do mundo e o dono dar cabo dele. e o inverso tb. é verdadeiro. o max, por exemplo, é super medroso. isso levá-o a ter "problemas de personalidade". não me parece nada de muito grave, embora seja cansativo. penso que poderia estar muito pior, atendendo ao que já passou.
concluindo. tudo é relativo. não é só a sorte de encontrar um bom exemplar canino. tb. se deve contar com a sorte humana. as coisas passam em muito pela interacção.
Responder

Voltar para “Cães”