Pedinchices na cozinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda set 13, 2004 5:06 pm

Olá!
O meu novo e tão pouco problemático gatinho decidiu sair-nos com uma pedinchice sem comparação na hora de cozinhar: fica sentado a miar como um louco, pedindo (ou melhor, exigindo) que a gente lhe dê o que quer que esteja a ser cozinhado nesse momento. Para o calar o meu pai (cozinheiro de serviço) acaba por dar-lhe uns bocados de carne e de gordura. Parece-me que isso, juntado à ração, não lhe faça bem. Assim, gostaria que ele deixasse de perder esta mania.
Há alguma maneira de "treinar" o gato a esperar pacientemente na sala ou noutra divisão? Ou, mesmo que ele entre na cozinha (que não tem portas), que não mie incessantemente?
Obrigado por qualquer conselho.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda set 13, 2004 6:01 pm

experimente dar-lhe a ração uns minutos antes de se fazer a comida, assim estará já satisfeito e vai pedinchar menos ;) . Realmente a gordura não é bem-vinda e se der carne pelo menos que não tenha tempero ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda set 13, 2004 6:33 pm

Evite dar especialmente a carne crua, dê sempre já cozinhada. E tb convém evitar a carne de porco.
A maneira dos educar é ignorá-los e pô-los no chão se subirem para a bancada. É preciso coerência e persistência mas consegue-se.
Paroca
Membro Júnior
Registado: segunda set 30, 2002 4:29 pm

segunda set 13, 2004 6:47 pm

Depois de ter aturado uns quantos saltos mortais para dentro do meu prato, uns bons ralhetes fizeram efeito...
a parte do prato está resolvida, agora falta a parte do lava loiças...
tiga_rx
Membro
Registado: domingo dez 28, 2003 3:43 pm

segunda set 13, 2004 7:42 pm

Primeiro deixe de lhe dar carne ou gordura. D epois arranje lhe umas "goluseimas" para gato. Dê-lhe as goluseimas antes das refeições. Até pode fazer pequenos treinos como sentar. É preciso ter muita paciência, e nunca pôr raçao na sala de jantar, obviamente.

Boa Sorte ;)
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 7:48 pm

Aqui em casa um valente não seguido de uma palma (palma não palmada) resultou lindamente, aqui não há gulosos, comem a ração deles e isso é suficiente :) não há gatos a pedinchar :p

Guida
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 14, 2004 5:54 pm

A comida dele é servida logo pela manhã, numa única refeição. Acho que não será fome, mas sim mania... :roll: Os nossos ralhetes consistem em "vai embora gato!" ou "pára de chatear!". Vamos ver se as "palmas" funcionam.
tiga_rx
Membro
Registado: domingo dez 28, 2003 3:43 pm

terça set 14, 2004 6:12 pm

POdia-lhe dar duas refeições: uma de manhã e outra antes de jantar
Paroca
Membro Júnior
Registado: segunda set 30, 2002 4:29 pm

terça set 14, 2004 7:41 pm

Boa noite.

Acho que tem muito a ver com o tom de voz. Os meus ao fim de duas semanas, já sabem quando é mimo ou quando é ralhete.

O sonoro "Não" funciona muito bem. O "sai daí JÁ" também.

O truque que de vez em quando uso, para não ter que me chatear com eles é pô-los a jantar ao mesmo tempo que eu, cada um na sua divisão, claro. Resulta sempre.

Paroca
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça set 14, 2004 7:45 pm

O truque da/o Paroca tambem resulta cá em casa às vezes....

Tambem concordo com o forista que diz para dividir a comida em duas vezes.

Já li algures que é melhor para a saude dos gatos, especialmente para os rins mas sinceramente já não sei explicar porquê
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta set 17, 2004 3:36 pm

Eu habituei desde sempre a Bê a ter comida à disposição, ou seja, conforme vai diminuindo a quantidade, quando já não tem quase nada, volto a pôr mais comidinha. E então ela própria come quando lhe apetece. Sei que come de manhã e ao longo do serão vai petiscando. Aliás nunca come muito de uma só vez, mas sim pouco muitas vezes. E segundo consta, é assim que deve ser. No entanto, às vezes fica curiosa com o que estou a preparar para mim. Então, limito-me a levar-lhe ao nariz um bocadinho para ela cheirar e satisfazer a curiosidade. Cheira e a maior parte das vezes desiste e vai comer a ração dela. ;)
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta set 17, 2004 7:21 pm

A minha gata ontem, fez uma que já não fazia à mais de 9 anos :D , saltou para cima da bancada da cozinha e toca de arreganhar um bife que eu estava a temperar :lol: :lol: ... ontem ainda fui a tempo de salvar o bife, agora da 1ª vez, ela fugiu com ele na boca :p

Nenhum deles mia ou salta enquanto estamos a preparar o jantar, excepto se estivermos a cozer/assar peixe :p , aí é impossível, são os gatos dum lado e o cão do outro :p
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 17, 2004 8:42 pm

um gato a comer só uma vez por dia? agora é o mesmo sistema dos cães? sempre há cada uma :o é natural que o bicho tenha fome. os gatos gostam de comer pouco de cada vez e várias vezes por dia.
ladyxzeus
Membro Veterano

sexta set 17, 2004 11:36 pm

Céus, parece que cometi um imenso sacrilégio! Descobri que, contrariamente às minhas ordens, o meu pai dava duas doses de comida ao gato, uma de manhã e outra à noite.
Mas de certeza que é mais saudável a divisão das refeições? É que a mim não me interessa do que é que gostam, mas sim o que lhes faz bem. Também não gosto de deixar comida à disposição (normalmente ele come sempre tudo de uma vez), porque as formigas atacam tudo.
Desculpem lá estar a perguntar estas coisas todas, mas ninguém nasce ensinado e os últimos gatos que tive faleceram há quase 12 anos, nunca soube como eram tratados (os meus pais cuidavam deles e, conhecendo-os como conheço, acredito que os alimentavam a peixe e a sopinhas de mel).
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 18, 2004 12:46 pm

é evidente que a comida dos gatos deve ser distribuída ao longo do dia. para mim, em 3 doses.
Responder

Voltar para “Gatos”