Doenças Congénitas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 8:17 pm

E em Vairão ? Tenho ideia que a OAPR mandava para lá o materia.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 13, 2004 9:59 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:50 am, editado 1 vez no total.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça set 14, 2004 1:24 am

[quote=SeaLords]
Pois, por aí dá para perceber que o pessoal fala sem perceber o que é que está a dizer e que, na prática, não há garantia nenhuma. Congénito significa presente ao nascimento, logo no momento da compra está bem visível, não é preciso garantia para nada.

P.S. claro que a garantia se deveria referir a doenças genéticas e não congénitas.
[/quote]
Ao meu ponto de vista o pedgree pode evitar umas das piores (ao meu ponto de vista) a consaguinidade direta, tipo, tu compra um cachorro que é filho do proprio irmao com a mãe, tenho uma cadela que tem isso, ela simplismente é louca, agressiva ao extremo.
consanguinidades ocorrem na criação de uma raça, mas esta se não controlada pode criar verdadeiros "monstrinhos" em termos de personalidade, tirando o que pode causar de defeitos no corpo
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça set 14, 2004 8:09 am

Olha-me outra com a consanguinidade ...

Não confunda má escolha de reprodutores com consanguinidade. Quantos campeões em quantas raças e com que grau de consanguinidade quer que lhe mostre ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça set 14, 2004 8:37 am

Mas não é verdade que o "inbreeding" é extremamente arriscado ?
Podem sair com as qualidades ou com os defeitos, não é assim ?

Sem saber nada disto, acho que se devem evitar as consaguinidades.
No ser humano desde tempos imemoriais que a consaguinidade é proibida por via religiosa (é sabido que a família real inglesa sofre de uma doença genética que, diz-se, resulta de demasiados cruzamentos entre primos).

Além disso, parece-me que a diversificação contribui para o aumento das resistências genéticas e, portanto, é uma segurança quanto à saúde das crias - a mim, parece-me que é por esse motivo que os SRD são mais saudáveis que os cães de raça.

Será que isto são apenas mitos ?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça set 14, 2004 8:45 am

aisd Escreveu: Será que isto são apenas mitos ?
Já em tempos se falou aqui disto. Na altura incluí o mito na minha colecção, mas isso deu algum pano para mangas.
A ideia com que fiquei foi que a consanguinidade deve ser adoptada exclusivamente por quem sabe o que está a fazer, isto é, por quem tenha conhecimentos não apenas de canicultura mas também de genética.
SeaLords, se não é assim, não me puxe as orelhas... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça set 14, 2004 8:47 am

aisd Escreveu: Mas não é verdade que o "inbreeding" é extremamente arriscado ?

Isto é válido também para outcross.
O que interessa mesmo são as qualidades e defeitos (visíveis ou não) dos reprodutores.
Se abrissemos a diversidade genética de tal modo deixariamos de ter raças.
É que se formos a ver, as raças são isso mesmo: concentração em termos genéticos ( com as virtudes e os defeitos daí resultantes).

Se formos ver, os grandes criadores (aqueles com linhas de sangue internacionalmente reconhecidas) trabalham em inbreeding/linebreeding.
Claro que ao fim de determinadas gerações introduzem "sangue novo" para tentar eleminar os defeitos, mantendo as virtudes.
Mesmo um outcross não pode ser á toa neste casso (nem em nenhum...).
Última edição por fang em terça set 14, 2004 9:00 am, editado 1 vez no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

terça set 14, 2004 8:59 am

A minha dúvida referia-se a um Golden, tem agora 6 meses, sempre foi saudável. Entretanto, iniciou aulas de treino, mas ao fim de 5m está cansado. Tipo deita-se com a língua de fora, e a arfar demasiado rápido :( disse ao dono para o levar ao vet. Foi-lhe diagnosticado um pequeno sopro, mas que podia fazer a vida normal, incluíndo o treino.

[b]Com o meu Simão isso também acontecia.......e de facto morreu por causa do sopro no coração!
É uma situação que não deve ser ignorada, qualquer sinal deve ser um alerta.....
Já agora fico curiosa em relação aos pais desse cão, ás tantas o pai ou mãe eram os do meu meu....o mundo é tão pequeno![/b][/b]
<strong>Rosita</strong>
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça set 14, 2004 8:49 pm

[quote=aisd]
Mas não é verdade que o "inbreeding" é extremamente arriscado ?

Sem saber nada disto, acho que se devem evitar as consaguinidades.
No ser humano desde tempos imemoriais que a consaguinidade é proibida por via religiosa (é sabido que a família real inglesa sofre de uma doença genética que, diz-se, resulta de demasiados cruzamentos entre primos).

Além disso, parece-me que a diversificação contribui para o aumento das resistências genéticas e, portanto, é uma segurança quanto à saúde das crias - a mim, parece-me que é por esse motivo que os SRD são mais saudáveis que os cães de raça.

[/quote]

[quote]Olha-me outra com a consanguinidade ...

Não confunda má escolha de reprodutores com consanguinidade. Quantos campeões em quantas raças e com que grau de consanguinidade quer que lhe mostre ?

[/quote]
Os campeoes da raça sofrem uma consanguinidade controlada, a fim de só pegar o bom da raça, mas eles revezam.
Os genitores no caso são calmos e controlados, mas a ninhada em si saiu um tanto louca.
consanguinidade causa problemas geneticos, uma consanguinidade é algo muito perigoso se não controlada, os filhotes podem nascer mortos, deformados, loucos, extremamente agressivos entre outros.
os problemas geneticos vieram por causa da seleção manuseada pelos humanos e por causa da consanguinidade, por isso os rafeiros tem menos problemas, eles seguem a seleção natural na maioria das vezes.
Saarloos Wolfhound mostra o problema da consanguinidade, ela enfraquece a genetica, quando essa raça foi criada o motivo dela ser criada foi que os pastores alemães daquela época estavam com a genetica "viciada" devido a consanguinidade, então Saarloos resolveu remontar os curso do rio cruzando lobos com pastores.
eu concidero o Inbreeding como um tiro no escuro, assim como pode nascer um animal perfeito pode nascer um deformado e com outros problemas, em certas raças isso pode se tornar um graaaande problema, imaginem um rottweiler com a personalidade da Belinha (minha beagle).
Ia ser um caos total, provavelmente teria de ser sacrificado antes que atacasse alguém sem motivos, ou então teria de viver preso.
Responder

Voltar para “Cães”