Esta mania de se por raça aos rafeiros...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça set 14, 2004 2:50 pm

casadiscaes Escreveu: faz lembrar os tipos do chunning que tentam tranformar fiats panda em ferraris... por muito que tentem, vão ter sempre um fiat panda...
Só porque no registo de propriedade diz que é Panda.
Isso agora vai da honestidade de quem regista o automóvel...
Eu sei de quem tem dois carros diferentes, a circular com os mesmos documentos e embora já tenha sido mandado para em várias OPERAÇÕES STOP, continua a circula, e para todos os efeitos anda com os carros legais...até a nível de seguro.....e tudo porque lhe comprou duas carroçarias iguais....
Como é óbvio não se compram carroçarias para cães, mas arranjam-se LOP´s para charutos....alguns até já morreram....
Eu continuo a dizer que é uma questão de honestidade, ou como em muitos casos...a falta dela(honestidade)...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 14, 2004 3:56 pm

Meus amigos,
Eu continuo a não perceber! Das duas uma, ou a raça é algo importante para as pessoas, ou não é!
Se é importante, então devem aceitar que agregado ao facto dum cão ser de raça existe um documento cuja finalidade é 'garantir' esse facto. Não há cão de raça sem o tal 'papel'.
Dizer que o 'papel' não interessa é o mesmo que dizer que não interessa se o cão é de raça, e se é assim não digam que é da raça X ou Y, é um cão e pronto! Tanta coisa que 'são papeis e não servem para nada', mas de "o meu cão é de raça" não querem abdicar?
Além do mais, o "papel" é o que atesta o que é apenas a vossa palavra! É como se fossem donos de um terreno apenas "por boca" em vez de possuirem o respectivo título de registo de propriedade!

Abraços
Paulo C.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 14, 2004 5:25 pm

Num mundo melhor, em que todas as pessoas serão honestas e sinceras, em que o trabalho de um criador será respeitado em todos os seus aspectos e em que a canicultura será um campo do conhecimento comum, os LOPs não serão precisos, serão apenas a mera formalidade com que alguns de vós os encaram. No entanto, hoje o LOP é a única confirmação que temos de que o cão é de determinada raça em termos legais. Se há charutos com LOP são maus exemplares da raça e são afastados (até o supra sumo dos criadores pode ter um charuto numa ninhada).
Aqui o objectivo é fazer algumas pessoas perceber que: cão sem LOP é, para todos os efeitos, um rafeiro. Não é por ter raça que vai ser melhor ou pior, não é por ser uma mistura de raças que vai ser melhor ou pior. Quem adopta ou compra cães sem LOP tem um rafeiro e ponto assente!
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça set 14, 2004 6:06 pm

Éu acho que não vale apena continuar neste

COM LOP É DE RAÇA
SEM LOP NÃO É
...

Partindo do princípio que o criador é honesto, todo o cão com LOP, é puro.
O LOP, partindo sempre do princípio que o criador é honesto, é a garantia da raça e respectivas características a que um cão pertence, e das quais devemos estar à espera.
É sem dúvida um documento importante e como é também óbvio, precisamente por ser uma garantia, faz com que o animal possuir de LOP, seja mais caro.

O único problema, em meu ver, é a existÊncia de gente(alguns... claro) sem escrúpulos, que fazem 30 por uma linha e depois vêm-se LOP´s atribuídos a verdadeiros charutos, LOP´s esses, arranjados sabe-se lá como...

Penso que isto resume um pouco o que se discute neste tópico e penso também que estamos de acordo com estes pontos.(isto é só aquilo que eu penso..)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta set 15, 2004 9:38 am

P1TuXk4 Escreveu: Éu acho que não vale apena continuar neste

COM LOP É DE RAÇA
SEM LOP NÃO É
...

Partindo do princípio que o criador é honesto, todo o cão com LOP, é puro.
O LOP, partindo sempre do princípio que o criador é honesto, é a garantia da raça e respectivas características a que um cão pertence, e das quais devemos estar à espera.
É sem dúvida um documento importante e como é também óbvio, precisamente por ser uma garantia, faz com que o animal possuir de LOP, seja mais caro.

O único problema, em meu ver, é a existÊncia de gente(alguns... claro) sem escrúpulos, que fazem 30 por uma linha e depois vêm-se LOP´s atribuídos a verdadeiros charutos, LOP´s esses, arranjados sabe-se lá como...

Penso que isto resume um pouco o que se discute neste tópico e penso também que estamos de acordo com estes pontos.(isto é só aquilo que eu penso..)

Eu exponho aqui uma situação ( bem minha conhecida) :

Um cão duma ninhada que nasce com vários problemas, entre os quais uma deficiência no crescimento ( tem menos de 15cm que os restantes irmãos, e menos peso tb, cerca de 10 kilos a menos).

So não é igual aos irmãos, devido ao peso e tamanho, e foi supostamente registado.....

Neste momento o CPC não o reconhece com LOP tendo alegado que o que foi apresentado é uma falsificação.....

Então.... continuo sem perceber....

Se o cão não tem as caracteristicas normais da raça ( só a nivel de peso e tamanho), foi registado quando nasceu....e agora passado 2 anos, não é reconhecido???

Não consigo entender isto.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta set 15, 2004 9:43 am

Oskarina Escreveu: Neste momento o CPC não o reconhece com LOP tendo alegado que o que foi apresentado é uma falsificação.....
Em que situação é que se passou este não "reconhecimento" ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta set 15, 2004 9:46 am

casadotrevo Escreveu:
Oskarina Escreveu: Neste momento o CPC não o reconhece com LOP tendo alegado que o que foi apresentado é uma falsificação.....
Em que situação é que se passou este não "reconhecimento" ?

A não apresentação de caracteristicas especificas da raça..... :?
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta set 15, 2004 9:48 am

Os Charutos por vezes são azares da genética. Se cruzar uma macho muito grande com uma femea muito grande, transmitindo eles genes de cães grandes então os cachorros vão sair do estalão (ex: maximo permitido de 55 cm e os cachorros ficam com 60, ou 65 cm).

A genética é complicado. Com tanto cuzamento do Bobi com a Laica, mesmo tendo os 2 LOP acabam por sair mais cedo ou mais tarde coisas que da raça só tem a cor. Isto sem entrar na àrea da trafulhice de papeis.

O LOP diz que o cão é da raça W, filho de X com Y. Um criador preocupado com a raça pode a partir dai saber muito sobre o cão.

Oskarina, pelo que dizes, não dá para perceber muito bem o que se passou. Se realmente o cão está muito afastado do estalão da raça, não sei que medidas o CPC pode legalmente tomar. Foi excluida a hipotese de raquitismo?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 15, 2004 9:49 am

Oskarina,
Acho que não percebeu a minha pergunta.
Se o cão já tinha LOP, a unica maneira de ele ser retirado, seria numa exposição.
Os donos foram com ele a uma expo ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano

quarta set 15, 2004 9:52 am

casadotrevo Escreveu: Oskarina,
Acho que não percebeu a minha pergunta.
Se o cão já tinha LOP, a unica maneira de ele ser retirado, seria numa exposição.
Os donos foram com ele a uma expo ?
Não faço ideia!

Mas não me parece.....

Esta situação é um bocadinho estranha... e eu não percebo nada desta coisa dos Lops e dos Pedigrees... :(
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 15, 2004 9:54 am

Oskarina Escreveu: Não faço ideia!

Mas não me parece.....

Esta situação é um bocadinho estranha... e eu não percebo nada desta coisa dos Lops e dos Pedigrees... :(
Se puder, informe-se melhor, porque a história está mal contada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano

quarta set 15, 2004 9:58 am

ana_link Escreveu: Os Charutos por vezes são azares da genética. Se cruzar uma macho muito grande com uma femea muito grande, transmitindo eles genes de cães grandes então os cachorros vão sair do estalão (ex: maximo permitido de 55 cm e os cachorros ficam com 60, ou 65 cm).

A genética é complicado. Com tanto cuzamento do Bobi com a Laica, mesmo tendo os 2 LOP acabam por sair mais cedo ou mais tarde coisas que da raça só tem a cor. Isto sem entrar na àrea da trafulhice de papeis.

O LOP diz que o cão é da raça W, filho de X com Y. Um criador preocupado com a raça pode a partir dai saber muito sobre o cão.

Oskarina, pelo que dizes, não dá para perceber muito bem o que se passou. Se realmente o cão está muito afastado do estalão da raça, não sei que medidas o CPC pode legalmente tomar. Foi excluida a hipotese de raquitismo?

Raquitismo?

O Veterinário diz que ele é raquitico....

A partir dái.... não sei não...

Cá para mim, isto é mas é uma senhora trafulhice...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta set 15, 2004 10:08 am

Oskarina Escreveu: Raquitismo?

Então é porque não desenvolveu tudo, é uma espécie de "miniatura" da raça. Não deve ser nunca usado para reprodução. Se para o guarantir retirarem o LOP, optimo, embora não veja como tal possa ser possivel.

Informa-te lá melhor da história, que parece um pouco muito mal contada... :P
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Oskarina
Membro Veterano

quarta set 15, 2004 10:22 am

ana_link Escreveu:

Então é porque não desenvolveu tudo, é uma espécie de "miniatura" da raça. Não deve ser nunca usado para reprodução. Se para o guarantir retirarem o LOP, optimo, embora não veja como tal possa ser possivel.

Sincenramente, ou eu ando a ver um filme... ou então nao percebo nada de nada....

Lá está, sou mesmo leiga nestas coisas-....
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta set 15, 2004 10:25 am

ana_link Escreveu:

desculpem lá mas ou eu aloirei durante a noite ou ñ estou a ver o que tem de extraordinário o cão perder o lop ?
se ñ me engano está consagrado nas regras do cpc ( se ñ está devia de estar ).
se ele for apresentado em expo e ñ estiver minimamente dentro do estalão é certo e sabido que deve ser retirado e perder o lop ( penso eu de que ) .

se é uma questão de raquitismo então a culpa deve-se provavelmente á falta de cuidado do dono que ñ observou o seu crescimento para ver se havia algum problema e consequentemente tomar as medidas necessárias para o corrigir .

eu até ao ano de idade os meus cães são pesados e medidos semanalmente e se sairem fore das tabelas da raça é certinho que vai a correr ao vet para saber o que se passa

:?

Nelson
Responder

Voltar para “Cães”