Dogue Brasileiro - Raça ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

terça set 14, 2004 11:32 pm

Alguém já tinha ouvido falar desta ... "raça"???

Imagem

Imagem

Imagem

E tudo começou de uma forma acidental 8)

" Isto porque um vizinho meu pediu que eu permitisse a cobertura de um cão Bull Terrier de minha propriedade, com uma cadela Boxer que ele possuía. Como esse senhor não tinha espaço em sua casa para que sua cadela pudesse dar cria, pediu para que isso acontecesse em meu canil. Acabei me afeiçoando por uma filhotinha, que tinha por direito da ninhada, e dei a ela o nome de Tigresa." (Pedro Dantas)

Com o passar do tempo, percebi na jovem Tigresa qualidades excepcionais, físicas e psíquicas. Impressionou-me como se desvencilhava com facilidade do ataque das poderosas Bull Terriers, bem mais velhas que ela, sem, no entanto, possuir qualquer instinto de rinha, ou de agressão. Ao mesmo tempo era muito obediente e inteligentíssima, pois aprendia tudo com muita facilidade, em função, inclusive, de estar sempre procurando como me agradar.

Os irmãos de Tigresa fizeram fama como excelentes guardiões, pelo seu equilíbrio e coragem. Portanto, logo vieram outras pessoas com cadelas Boxers procurando meus Bull Terriers para cobertura.

Alguns anos depois, percebi que estávamos formando uma nova raça, pois as características psico-físicas se mantinham. Ha esta altura, já era árbitro da CBKC, e tinha condições para tal tipo de análise. Resolvemos, eu e mais outros colaboradores, cruzar entre si, os cruzamentos iniciais de Boxer e Bull Terrier, enquanto procurávamos maior variedade genética, com um maior número de cães.

O Dogue Brasileiro é um cão de guarda compacto, confiável e corajoso. Perfeito, dado seu temperamento amigável, para ser um cão de guarda que acompanhe seu dono, sem o perigo de ataques indesejáveis, uma vez que estes cães não tendem a ser desconfiados, no entanto, jamais se furtar de defender seu dono quando nota uma ameaça real. Sua função principal é proteger as pessoas em zona urbana, dentro de veículos como cão anti-assalto e anti-seqüestro, com grande eficiência prática preventiva, pois os malfeitores logo perceberão que este cão, além de ágil e forte, não irá recuar."

Assim se formou o Bull Boxer :D , hoje Dogue Brasileiro. Decidimos mudar o nome da raça quando verificamos que ela já estava totalmente formada, e o nome antigo sugeriria sempre se tratar de uma mistura, além de não trazer a todos a lembrança de nosso país, que já criou o Fila Brasileiro e o Terrier Brasileiro os quais podem ser comparados com vantagem, dentro de suas especificações, com os melhores cães do mundo
. "

http://www.dogbra.hpg.ig.com.br/historico.htm

Eu acho estranho mesmo :o , qualquer dia qualquer pessoa pode criar uma nova raça, bastando cruzar a raça x com a raça Y :| :o

Alguém é a favor das "novas raças" ?
Última edição por loba_lua em quarta set 15, 2004 12:18 am, editado 1 vez no total.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

terça set 14, 2004 11:37 pm

E porque não :?:
Tudo muda ;) tudo se inventa ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça set 14, 2004 11:42 pm

Já tinha ouvido falar... mas dai até ser raça ainda tem que pedalar um bocado...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça set 14, 2004 11:51 pm

se os filhotes desse animal mantem um padrão fisico e mental em todas as ninhadas consideradas puras ao meu ponto de vista é considerado raça...
outras raças também nasceram do cruzamento de uma raça X com Y.
Acho que a única raça que o Brasil tem registrada e o Cimarrom, raça gaúcha, e agora estamos brigando para por o ovelheiro brasileiro e o buldogue brasileiro como raças registradas,
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 15, 2004 12:49 am

Nebulosa Escreveu: se os filhotes desse animal mantem um padrão fisico e mental em todas as ninhadas consideradas puras ao meu ponto de vista é considerado raça...
outras raças também nasceram do cruzamento de uma raça X com Y.
Acho que a única raça que o Brasil tem registrada e o Cimarrom, raça gaúcha, e agora estamos brigando para por o ovelheiro brasileiro e o buldogue brasileiro como raças registradas,
Está enganado... as únicas raças que o Brasil tem registadas e uma delas provisóriamente são o Fila Brasileiro e o Terrier Brasileiro... as outras poderão estar em processo de reconhecimento tal como acontece em Portugal com o Cão de Gado Transmontano, que está reconhecido pelo CPC, mas cuja uniformização racial e consequente reconhecimento internacional ainda deve tardar uns bons 20 anos... Há o potencial genético para a criação de uma nova raça, mas ainda não está estabilizado o suficiente para ser considerado como tal.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 15, 2004 1:06 am

Aliás, estive a verificar no site do cbkc (www.cbkc.org) e o estatuto é exactamente igual ao do CGT, ou seja apenas reconhecido pelo clube brasileiro - que criou um grupo 11 - raças não reconhecidas pela FCI, onde engloba:
Bulldog Americano
Bulldog Campeiro
Dogue Brasileiro
Ovelheiro Gaúcho
Veadeiro Pampeano
Curiosamente uma das raças (a primeira) não é brasileira.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta set 15, 2004 11:58 pm

Assim qualquer pessoa cria uma raça não?? Bem, então eu que gosto tanto do meu cão branquinho que está no avatar ia criar agora uma nova raça 8) Ele é cruzado de Pastor Alemão e Samoiedo, só tinha que selecionar os que nascessem branquinhos, prontos :p :D Lá inteligente é ele e muito teimoso. E outras pessoas iam achar graça ao cruzamento de outras raças e criavam prai um montão der novas raças :o
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 12:26 am

Não tenho nada contra a criação de novas raças, agora, até que ponto é que estão estabilizadas, ai é que tenho dúvidas... pode ser que dentro de alguns anos sejm de facto novas raças, para já não acredito que estejam homogéneas o suficiente para lhes chamarmos isso.

Portugal já podia estar a reconhecer o "Pincha de Fão" se houvesse necessidade disso (para quem não sabe, o Pincha de Fão é o resultado do cruzamento de chihuahua com pinscher, e que se encontra perfeitamente estabilizado na zona de Espozende e de Fão)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta set 16, 2004 2:04 am

Amiga Nebulosa
a sua mente está, realmente, um pouco nebulosa. Além da correcção que fez o casadiscaes tenho-lhe a dizer que o Cimarrom é Uruguaio e não brasileiro.

Cumprimentos
Francisco Bica
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta set 16, 2004 7:29 am

pois eu tb ñ tenho nada contra a criação de novas raças se elas conseguirem trazer algo de novo á canicultura o que ñ me parece ser o caso da maioria !

temos o caso do

boulab - um melhoramento do labrador( pelos vistos os canadianos tb estão convencidos que é necessário fazer algo em relação ao labrador )

leão da ocitania - um leonberg para o guiness

bandog (este encontrei um individuo que possuia alguns no Oregon há uns anos atrás e na realidade eram formidaveis se colocados nas mãos certas )

bom isto só para citar alguns
;)

nelson
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 16, 2004 7:40 am

casadiscaes Escreveu: (...)
Portugal já podia estar a reconhecer o "Pincha de Fão" se houvesse necessidade disso (para quem não sabe, o Pincha de Fão é o resultado do cruzamento de chihuahua com pinscher, e que se encontra perfeitamente estabilizado na zona de Espozende e de Fão)...
Ai o nome é esse? Então e eu a pensar que tinha uma SRD lá em casa e afinal é uma 'Pincha de Fão'?!?! Sim Senhor...muito mais fino....que chique....agora posso dizer a toda a gente: "Eu tenho uma Pincha"....hehehehe!

Olhem ela aqui:
Imagem
Responder

Voltar para “Cães”